AL4 Só em primeira
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 20
- Registrado em: Dom Mar 20, 2016 5:27 pm
- Nome: Paulo M Junior
AL4 Só em primeira
Olá, meu carro esta apresentando o seguinte problema, começou a ter dificuldades de engatar a terceira marcha, após esquentar a terceira não engata, hoje indo ao mecânico somente andava em primeira, as outras marchas não entram, aparenta que esta patinando e não traciona.
Me informaram que devo refazer a caixa por completo devido a alta km, alguém já passou por algo parecido? Somente refazendo o cambio?
Não apresenta nenhum sinal no painel. Percebi óleo na água do radiador, o que me disseram é que deve ser óleo do cambio, procede essa informação?
Obrigado.
Me informaram que devo refazer a caixa por completo devido a alta km, alguém já passou por algo parecido? Somente refazendo o cambio?
Não apresenta nenhum sinal no painel. Percebi óleo na água do radiador, o que me disseram é que deve ser óleo do cambio, procede essa informação?
Obrigado.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 20
- Registrado em: Dom Mar 20, 2016 5:27 pm
- Nome: Paulo M Junior
AL4 Só em primeira
Para constar meu carro é automático, pesquisando na Net, vi que tem um trocador de calor dentro da caixa e provavelmente é ele o problema.
Pois o óleo dentro do motor esta OK, somente na água apresenta óleo( Reservatório), e fui verificar e é MUITO óleo.
Pois o óleo dentro do motor esta OK, somente na água apresenta óleo( Reservatório), e fui verificar e é MUITO óleo.
- renan97ar
- Mestre Curioso
- Mensagens: 994
- Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
- Nome: renan97ar
- Localização: Jundiaí - SP
- Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch
AL4 Só em primeira
Eu verificaria o trocador. Como ele é simples de trocar e não precisa abrir a caixa, é algo fácil de ver. Se estiver ruim, troque. Não vá na onda de mecânico porco de isolar, pois ele é a única forma de refrigeração dessa caixa. Troque ele e faça uma boa troca de óleo do câmbio, com intervalos curtos para tirar qualquer contaminação.
Talvez ainda tenha salvação, mas casos de óleo muito contaminado podem fazer um grande estrago na caixa.
Talvez ainda tenha salvação, mas casos de óleo muito contaminado podem fazer um grande estrago na caixa.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
- gjvialta
- Muito Curioso
- Mensagens: 537
- Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
- Nome: gjvialta
- Localização: Campinas - SP
- Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
- Contato:
AL4 Só em primeira
Olá! Problema clássico do trocador de calor do câmbio. Os cuidados mencionados pelo Renan, cuidado com os mecânicos "experts". O trocador é componente fundamental para o bom funcionamento do AL4.prmjunior13 escreveu:Para constar meu carro é automático, pesquisando na Net, vi que tem um trocador de calor dentro da caixa e provavelmente é ele o problema.
Pois o óleo dentro do motor esta OK, somente na água apresenta óleo( Reservatório), e fui verificar e é MUITO óleo.
Uma inspeção minuciosa deve ser feita para ver a contaminação dos dois lados: câmbio e sistema de refrigeração.
Boa sorte e depois posta aqui a solução para agregar conhecimento no fórum.
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2887
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
AL4 Só em primeira
Isso a gente tem que ter bastante cuidado. Vejam o estrago que água pode causar no cambio, no vídeo a água entrou pelo trocador de calor.
[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=rcWuvg0zDuE[/bbvideo]
[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=rcWuvg0zDuE[/bbvideo]
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 20
- Registrado em: Dom Mar 20, 2016 5:27 pm
- Nome: Paulo M Junior
AL4 Só em primeira
Olá pessoal,
O mecânico informou que é o radiador de óleo do motor, e não do cambio, mas que o cambio também se foi.
Bom, aqui na região o tal radiador esta 700 reais, creio que na concessionaria, ele vai desabilitar no momento e vou comprar na internet e depois mando trocar.
Orçamento do cambio + limpeza do sistema de refrigeração e um dos coxins do motor esta em 5100, mas ele me alertou que pode ter danificado a válvula termostática também e poderia ter danificado o radiador, será que pode ter detonado o radiador? Eu sentia que o carro esquentava muito, mas muito mesmo, como é meu primeiro picasso não sabia se era normal ou não. A experiencia não esta sendo muito legal, até agora só não tive que fazer o motor, já foi caixa de direção, troca da ventoinha, bomba de combustível, isso depois da primeira revisão logo que peguei o carro que troquei freios, dentada, bomba de água e mais algumas coisas. Com esse orçamento + 4 pneus estou passando os 10 mil em apenas 1 ano e meio.
Isso que comprei o carro de um conhecido.
O mecânico informou que é o radiador de óleo do motor, e não do cambio, mas que o cambio também se foi.
Bom, aqui na região o tal radiador esta 700 reais, creio que na concessionaria, ele vai desabilitar no momento e vou comprar na internet e depois mando trocar.
Orçamento do cambio + limpeza do sistema de refrigeração e um dos coxins do motor esta em 5100, mas ele me alertou que pode ter danificado a válvula termostática também e poderia ter danificado o radiador, será que pode ter detonado o radiador? Eu sentia que o carro esquentava muito, mas muito mesmo, como é meu primeiro picasso não sabia se era normal ou não. A experiencia não esta sendo muito legal, até agora só não tive que fazer o motor, já foi caixa de direção, troca da ventoinha, bomba de combustível, isso depois da primeira revisão logo que peguei o carro que troquei freios, dentada, bomba de água e mais algumas coisas. Com esse orçamento + 4 pneus estou passando os 10 mil em apenas 1 ano e meio.
Isso que comprei o carro de um conhecido.
- lenz.andré
- Sem Habilitação
- Mensagens: 38
- Registrado em: Seg Jun 27, 2016 8:52 pm
AL4 Só em primeira
Isso é resultado de negligência na manutenção desse carro. Nunca deve ter trocado o óleo do câmbio. Se as trocas são feitas corretamente este câmbio dificilmente apresenta problemas.
Enviado de meu SM-G903M usando Tapatalk
Enviado de meu SM-G903M usando Tapatalk
- Munhoz
- Zumbi
- Mensagens: 2721
- Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
- Nome: Vitor Munhoz
- Localização: São Paulo
- Modelos Citroën: Xsara VTS
- Contato:
AL4 Só em primeira
na verdade a corrosão de ambos os trocadores de calor acontece por não usar aditivo correto no sistema de arrefecimento ou água de torneira/mineral.
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2887
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
AL4 Só em primeira
Pera ai? Quanto ele te cobrou para isso? R$ 5100,00 ou R$ 510,00? Se for 510,00 tudo bem, já que também trocou coxim mas R$ 5100,00 tá um absurdo.
Realmente munhoz, agua mineral/torneiral só ferra as peças do motor, nesse e em qualquer carro só aditivo + água desmineralizada.
Realmente munhoz, agua mineral/torneiral só ferra as peças do motor, nesse e em qualquer carro só aditivo + água desmineralizada.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- renan97ar
- Mestre Curioso
- Mensagens: 994
- Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
- Nome: renan97ar
- Localização: Jundiaí - SP
- Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch
AL4 Só em primeira
Sinceramente, tu pegou um abacaxi, infelizmente. Dá para ver que o antigo dono era negligente.
Mesmo assim, eu faria o seguinte: análise e troca dos trocadores de calor, conforme necessário. Uma mega lavada nesse sistema de arrefecimento. E por último, esgotar o óleo da caixa de câmbio e verificar a real situação interna.
Fica esperto com mecânico que quer condenar câmbio. Já caímos numa dessa aqui em casa, com um Ford Focus, e o cara que era considerado o melhor na região só fez cagada... Melhor coisa é abrir e inspecionar a real necessidade!
Mesmo assim, eu faria o seguinte: análise e troca dos trocadores de calor, conforme necessário. Uma mega lavada nesse sistema de arrefecimento. E por último, esgotar o óleo da caixa de câmbio e verificar a real situação interna.
Fica esperto com mecânico que quer condenar câmbio. Já caímos numa dessa aqui em casa, com um Ford Focus, e o cara que era considerado o melhor na região só fez cagada... Melhor coisa é abrir e inspecionar a real necessidade!
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
- gjvialta
- Muito Curioso
- Mensagens: 537
- Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
- Nome: gjvialta
- Localização: Campinas - SP
- Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
- Contato:
AL4 Só em primeira
prmjunior13 escreveu:Olá pessoal,
O mecânico informou que é o radiador de óleo do motor, e não do cambio, mas que o cambio também se foi.
Bom, aqui na região o tal radiador esta 700 reais, creio que na concessionaria, ele vai desabilitar no momento e vou comprar na internet e depois mando trocar.
Orçamento do cambio + limpeza do sistema de refrigeração e um dos coxins do motor esta em 5100, mas ele me alertou que pode ter danificado a válvula termostática também e poderia ter danificado o radiador, será que pode ter detonado o radiador? Eu sentia que o carro esquentava muito, mas muito mesmo, como é meu primeiro picasso não sabia se era normal ou não. A experiencia não esta sendo muito legal, até agora só não tive que fazer o motor, já foi caixa de direção, troca da ventoinha, bomba de combustível, isso depois da primeira revisão logo que peguei o carro que troquei freios, dentada, bomba de água e mais algumas coisas. Com esse orçamento + 4 pneus estou passando os 10 mil em apenas 1 ano e meio.
Isso que comprei o carro de um conhecido.
Prezado,
Desconheço também que o radiador de óleo do motor cause problemas no câmbio. Ele te evidenciou qual trocador de calor estava falando?
Verificou através do bujão de inspeção inferior as reais condições de óleo do câmbio? Essa era uma atitude fundamental para se ter certeza do que estava falando.
Att,
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 20
- Registrado em: Dom Mar 20, 2016 5:27 pm
- Nome: Paulo M Junior
AL4 Só em primeira
O Carro esta com 203 mil, e o que aconteceu com o cambio eu não sei dizer exatamente, o orçamento de 5100 é com o cambio sendo refeito.
Os sintomas foram que a 3 marcha não entrava, e depois a quarta e a segunda também não, ficando só em primeira.
Só o cambio aqui na região é 4500, aqui em Blumenau não temos muita opção de mecânicos, só para trocar as solenoides e óleo cobram em média 1800 reais. E para fazer na concessionaria sairia 8 mil. No início deste ano troquei as válvulas e o óleo, pois estava apresentando a mensagem de anomalia e vários trancos e agora antes de parar de vez, no scanner apresentou que estava com falta de pressão segundo o mecânico.
Infelizmente não tenho muito o que fazer, não tenho como comprovar nada infelizmente, e comprei um carro detonado, uma pena.
Os sintomas foram que a 3 marcha não entrava, e depois a quarta e a segunda também não, ficando só em primeira.
Só o cambio aqui na região é 4500, aqui em Blumenau não temos muita opção de mecânicos, só para trocar as solenoides e óleo cobram em média 1800 reais. E para fazer na concessionaria sairia 8 mil. No início deste ano troquei as válvulas e o óleo, pois estava apresentando a mensagem de anomalia e vários trancos e agora antes de parar de vez, no scanner apresentou que estava com falta de pressão segundo o mecânico.
Infelizmente não tenho muito o que fazer, não tenho como comprovar nada infelizmente, e comprei um carro detonado, uma pena.
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2887
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
AL4 Só em primeira
Ai o preço é condizente com a realidade, a reforma de u ma caixa AL4 costuma ser em torno disso mesmo, eu paguei em 2014 R$ 4000,00 na reforma dessa caixa.
Pelo que vc falou sua caixa está com problema semelhante a minha, só que a sua, pelo visto, é pela longa quilometragem, comigo foi porque fiquei adiando a troca das solenides depois que veio o aviso e usando o carro mesmo assim. Com a perda de pressão há o desgaste acentuado da sintas de freio F, que são bem fininhas no AL4, com isso há também o desgaste dos demais discos de embreagem que tem na caixa, o resultado é que não aplica mais marcha nenhuma.
É uma pena que sua experiência no Picasso não esteja sendo boa, se vc decidir por reformar a caixa não vai se arrepender pois esse carro é bom de viajar e é também muito seguro.
Pelo que vc falou sua caixa está com problema semelhante a minha, só que a sua, pelo visto, é pela longa quilometragem, comigo foi porque fiquei adiando a troca das solenides depois que veio o aviso e usando o carro mesmo assim. Com a perda de pressão há o desgaste acentuado da sintas de freio F, que são bem fininhas no AL4, com isso há também o desgaste dos demais discos de embreagem que tem na caixa, o resultado é que não aplica mais marcha nenhuma.
É uma pena que sua experiência no Picasso não esteja sendo boa, se vc decidir por reformar a caixa não vai se arrepender pois esse carro é bom de viajar e é também muito seguro.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.