Cabo de Embreagem com Gambiarra

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
EzequielBP
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Qui Abr 20, 2017 8:32 am
Nome: Ezequiel
Localização: Irati - Paraná
Modelos Citroën: Xsara Picasso Ex 2.0 2002 Manual

Cabo de Embreagem com Gambiarra

#1

Mensagem por EzequielBP » Dom Abr 30, 2017 12:04 am

Prezados
Desvendando ainda os segredos do meu Xsara Picasso Ex 2002 adquirido não faz um mês, agora achei uma como que gambiarra na ponta do cabo de embreagem. Tem uma porca entre a ponta do cabo e o garfo da embreagem! Já vi até um vídeo no youtube mostrando isso num peujeot. Não sei exatamente o intuito disso. Talvez pra corrigir a altura do pedal. Sei lá. Alguém já viu algo assim?! Vejam as fotos!
Ainda a respeito do cabo da embreagem, a minha faz um pequeno barulho no início do curso do pedal, tipo como que se o cabo fosse escapar daquela peça plástica do pedal. Aí tirei a porca lá do garfo e ao sim, é como que se o cabo escapasse do pedal! Inclusive ele, o pedal afunda e não volta sozinho! Tem que 'pescar' com o pé! :suor: :lol: Aí coloco de novo a 'bendita' porca lá na ponta do cabo e volta a funcionar normal só com aquele pequeno barulho que inicialmente falei!
Será que meu cabo é original!? Existe alguma regulagem/ajuste a fazer naquela peça plástica que fica no pedal?!
Fotos aqui!
Anexos
20170423_141625.jpg
20170423_141552.jpg
20170423_140426.jpg


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Cabo de Embreagem com Gambiarra

#2

Mensagem por Munhoz » Dom Abr 30, 2017 12:16 am

Acho que esse cabo está montado errado.. amanhã tiro uma foto e posto.

Adicionado a 2 minutos 14 segundos:
O pêndulo vai na ponta do cabo
Avatar do usuário
vitorcam
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Abr 09, 2017 12:38 am
Nome: Vitor
Localização: Arinos - MG
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2003 2.0 16v Exclusive MT

Cabo de Embreagem com Gambiarra

#3

Mensagem por vitorcam » Dom Abr 30, 2017 12:19 am

Tá meio estranho esse cabo mesmo.

Sobre o barulho no pedal de embreagem, o meu carro também fazia um "tec" no início do curso do pedal. Observei que era o parafuso "eixo" do pedal, que tinha se desgastado. Ao pisar no pedal, ele dava uma jogada pequena para o lado, fazendo o barulho. Arrumei outro parafuso, tirei a rosca da área que tem contato com o pedal, e coloquei no lugar. Ficou ok depois disso.
Avatar do usuário
vitorcam
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Abr 09, 2017 12:38 am
Nome: Vitor
Localização: Arinos - MG
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2003 2.0 16v Exclusive MT

Cabo de Embreagem com Gambiarra

#4

Mensagem por vitorcam » Dom Abr 30, 2017 12:28 am

No meu carro tá assim o cabo:
Anexos
WhatsApp Image 2017-04-30 at 00.25.16.jpeg
EzequielBP
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Qui Abr 20, 2017 8:32 am
Nome: Ezequiel
Localização: Irati - Paraná
Modelos Citroën: Xsara Picasso Ex 2.0 2002 Manual

Cabo de Embreagem com Gambiarra

#5

Mensagem por EzequielBP » Dom Abr 30, 2017 11:38 am

Munhoz, Vitorcam! Obrigado pelas informações!

Munhoz,
O pêndulo q vc fala é aquela peça prata, correto!? Ela não alcançaria o garfo por nada. Ela também não tem o formato para encaixar no garfo. Por isso acho que ela não chegaria lá mesmo!

Vitorcam,
Teu cabo está mais normal pois tem regulagem de comprimento e/ou altura do pedal! Parece que o meu não tem ou fizeram uma adaptação. Por isso acho que o meu não é original gostaria de saber se o cabo original tem regulagem.
Vou dar uma olhada nesse barulho do pedal conforme você falou também!

Hoje vou mexer de novo e posto o resultado depois!

Vlw!
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Cabo de Embreagem com Gambiarra

#6

Mensagem por Munhoz » Seg Mai 01, 2017 3:23 pm

Olhando na Internet tem cabos diferentes e igual ao seu.. veja este http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -18-97-_JM
EzequielBP
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Qui Abr 20, 2017 8:32 am
Nome: Ezequiel
Localização: Irati - Paraná
Modelos Citroën: Xsara Picasso Ex 2.0 2002 Manual

Cabo de Embreagem com Gambiarra

#7

Mensagem por EzequielBP » Qui Mai 25, 2017 2:55 am

Munhoz obrigado pela dica. Obrigado também a todos q comentarem !
Felizmente meu cabo arrebentou hoje! Felizmente porque assim eu me obrigo a tocar ele o quanto antes! hehe.
Alguém tem o código do cabo original do Picasso Ex 2.0 2002!? Não sei nada sobre cabos de outras marcas se são bons e quais marcas seriam recomendadas!
Curiosamente no mesmo instante que o cabo arrebentou começou a vazar água do radiador por um tubo que fica atrás do motor! A meu ver parece ser um tubo relacionado ao ar quente que inclusive não estava funcionando. Vejam as fotos e se alguém tiver o código desse tubo eu agradeço muito se disponibilizar também!
Obrigado e vejam as fotos!
Anexos
Alguém sabe o código do cabo original!?
Alguém sabe o código do cabo original!?
Cabo de embreagem arrebentado.
Cabo de embreagem arrebentado.
Tubo rompeu na parte de baixo onde conecta perto do motor. Parece q este tubo vai para dentro do painel do carro.
Tubo rompeu na parte de baixo onde conecta perto do motor. Parece q este tubo vai para dentro do painel do carro.
Tubo atrás do motor. É o tubo com esse tipo parafuso em cima
Tubo atrás do motor. É o tubo com esse tipo parafuso em cima
EzequielBP
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Qui Abr 20, 2017 8:32 am
Nome: Ezequiel
Localização: Irati - Paraná
Modelos Citroën: Xsara Picasso Ex 2.0 2002 Manual

Cabo de Embreagem com Gambiarra

#8

Mensagem por EzequielBP » Sex Mai 26, 2017 1:16 am

Pessoal!
Alguém sabe dizer como desencaixar o cabo de embreagem da chapa da lataria logo ali atrás do pedal. Estou tentando trocar o cabo de embreagem mas não estou conseguindo tirar dali. Do pedal tirei fácil. Da chapa da dureza! Tirei até o pedal do ligar mas não consigo puxar o cabo lá pela frente. Alguém já passou por isso!? Tem alguma dica!?
Vejam aí o cabo q comprei.
Anexos
20170525_185307.jpg
20170525_185323.jpg
20170525_185542.jpg
20170525_185647.jpg
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Cabo de Embreagem com Gambiarra

#9

Mensagem por Munhoz » Sex Mai 26, 2017 10:47 am

A mangueira que entra na parede corta fogo é a do aquecedor interno mesmo.
Acho que é só puxar o cabo.. não parece ter nada prendendo ele.
EzequielBP
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Qui Abr 20, 2017 8:32 am
Nome: Ezequiel
Localização: Irati - Paraná
Modelos Citroën: Xsara Picasso Ex 2.0 2002 Manual

Cabo de Embreagem com Gambiarra

#10

Mensagem por EzequielBP » Sex Jun 02, 2017 7:56 pm

Obrigado Munhoz!
Enfim, sofri um pouco mas consegui trocar o cabo no fim de semana passada.
O cabo era preso por umas linguetas no furo de acesso ao interior do veículo (veja fotos)! Foi bem difícil destravar. Tive que desparafusar o pedal de embreagem. Mas para afastar o pedal para o lado tive q afrouxar o pedal do freio por causa do bendito montador que montou o parafuso do eixo da entregarem pelo lado mais difícil. Com a cabeça para o lado do pedal do freio! Só nessa desmontagem foram umas boas horas de descanso affffe!
Após isso saiu fácil. A montagem do outro não foi tão difícil a não ser pela ponta de encaixe dele com algo tipo 2 milímetros maior no diâmetro e não ter as tais linguetas de encaixe. Nesse caso ficou no local por pressão mesmo. O resto foi normal. Talvez alguém com experiência, já sabendo da forma de fixação não iria encontrar dificuldade. Talvez nem nos pedais fosse necessário mexer. Mas digo que o acesso tanto pelo interior quanto pela parte do motor é a pior que já vi. O cabo q comprei também só recomendo se não houver outra opção, pois a ponta de encaixe na lataria, além de maior não tem as linguetas de fixação. Na minha pequena cidade foi o único que achei. Fotos! Obs. A primeira imagem está estacionada 90°.
Anexos
Furo de encaixe do cado. Acesso muito difícil. Tem q pressionar as linguetas de fixação para remover o cabo.
Furo de encaixe do cado. Acesso muito difícil. Tem q pressionar as linguetas de fixação para remover o cabo.
Cabo original com mola de ajuste automatico e cabo comprado
Cabo original com mola de ajuste automatico e cabo comprado
Cabo original tem linguetas de encaixe. Cabo comprado tem encaixe curto e sem linguetas
Cabo original tem linguetas de encaixe. Cabo comprado tem encaixe curto e sem linguetas
Diferença na ponta do pedal: tive q arregaçar a borracha para o outro lado. Alem de ter q encaixar ela primeiro e depois o cabo.
Diferença na ponta do pedal: tive q arregaçar a borracha para o outro lado. Alem de ter q encaixar ela primeiro e depois o cabo.
Cabo novo montado
Cabo novo montado
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Cabo de Embreagem com Gambiarra

#11

Mensagem por Munhoz » Sex Jun 02, 2017 8:18 pm

Maravilha!
Obrigado pela explicação e pelas fotos. Como ficou o acionamento??
EzequielBP
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Qui Abr 20, 2017 8:32 am
Nome: Ezequiel
Localização: Irati - Paraná
Modelos Citroën: Xsara Picasso Ex 2.0 2002 Manual

Cabo de Embreagem com Gambiarra

#12

Mensagem por EzequielBP » Sáb Jun 03, 2017 8:48 am

Ficou normal. Nem leve nem pesado em relação ao outro. Pelo q aprendi sobre embreagem eu sei q com o tempo ela tende a ficar pesada. A minha digamos então que estaria com meia vida. Mas dos carros q já tive esse é o q tem a embreagem mais pesada. Particularmente achei fraco o desenvolvimento da Citroen no item pedal de embreagem. Podia ser bem melhor o curso e o design do pedal. Tenho um GM Tigra de colecionador (não que eu seja né rsrs). Eu nem sinto que tem pedal de tão leve!
Dúvida! Pra que serve a peça com mola aí da foto abaixo! Não vi utilidade! Deixei sem! hahaha! :suor:
Anexos
Qual a utilidade desse negócio aí com uma mola! kkkk
Qual a utilidade desse negócio aí com uma mola! kkkk
Avatar do usuário
PauloErico
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Jun 03, 2017 8:46 am

Cabo de Embreagem com Gambiarra

#13

Mensagem por PauloErico » Sáb Jun 03, 2017 8:58 am

Bom Dia

tenho uma xsara picasso 2001, e de uns tempos pra ca ela esta cheirando gasolina dentro do carro, principalmente quando esta com 2 piques marcados no painel, alguem poderia me dar uma dica?

grato,
Paulo Érico
EzequielBP
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Qui Abr 20, 2017 8:32 am
Nome: Ezequiel
Localização: Irati - Paraná
Modelos Citroën: Xsara Picasso Ex 2.0 2002 Manual

Cabo de Embreagem com Gambiarra

#14

Mensagem por EzequielBP » Sáb Jun 03, 2017 9:30 pm

Olá Paulo Érico!
Sobre tanque de combustível vazando tem um post que trata um pouco disso. Veja o link abaixo! Mas lá o problema era o de vazar quando se enche totalmente o tanque. Veja lá se te ajuda em alguma coisa. Ou então faça uma busca no fórum por tanque ou combustível. Ok!?
viewtopic.php?f=29&t=6817

Abraço!
Responder