Tem como verificar a rotação do motor.

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Tem como verificar a rotação do motor.

#1

Mensagem por Edson0 » Qui Abr 27, 2017 3:45 pm

Boa tarde pessoal,

Me tira uma dúvida por favor. Ha mais ou menos duas semanas, eu levei o carro para trocar os retentores do motor, assim que eu peguei o carro eu notei que o motor está levemente mais acelerado que de costume e quando fui para o trabalho com ele, ele esquenta ao ponto de disparar no painel o aviso de 'TEMPERATURA PARAR CARRO', e a ventoinha arma muito rápido e demora muito a desarmar, notei também que o carro as vezes perde foça em subidas e até mesmo em ruas planas. Tem como eu verificar a rotação do motor para ver se ele está fora do ponto, ou não tem como? Eu até voltei na oficina e expliquei tudo ao mecânico, ai ele passou o scanner e falou que não achou nada, mesmo no meu painel estando com o alerta de 'DEFEITO MOTOR' que inclusive apareceu logo após as trocas dos retentores. Ele me jurou que o carro não está fora do ponto e eu falei pra ele que conheço o carro e que ele está acelerado de mais em relação o que era e que o motor está esquentando muito rápido. Eu não sei mais o que fazer, estou com medo de ferver e queimar a junta. O que vocês me aconselham??

Abraço.


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Tem como verificar a rotação do motor.

#2

Mensagem por Munhoz » Sex Abr 28, 2017 12:45 am

Edson, respondendo a pergunta do tópico, sim tem como verificar a rotação do motor usando um scanner obd2 simples e um smartphone.
Sobre seu outro problema, nosso amigo rgdl já respondeu neste outro tópico: viewtopic.php?p=39523#p39523

Vou contar uma experiência que, por coincidência, tivemos hoje com a Picasso do meu irmão. Ele comprou o carro com 69 mil km e sem histórico de manutenções, por conta disso levamos pra trocar a correia dentada.
O mecânico disse que ela já tinha sido trocada pois não era mais a original, até ai ok, foi feita a troca mesmo assim. Sentimos o carro muito, mas muito mais silencioso e macio de andar. Isso nos leva a crer que ele devia estar um "pelinho" fora do ponto antes, não esquentava, não estava fraco, não apresentava os problemas que o seu apresenta. Mas pela diferença que deu no comportamento do carro, nos leva a crer que estava um pouco fora do ponto, sabendo que a correia já tinha sido mexida.

É o que acreditamos ser o seu problema, como você disse, você conhece o comportamento do seu carro. Existe uma ferramenta própria pra travar o motor e se não usar é 99% de chance de nao ficar bom.
Volta lá e pede pra conferir o ponto na sua frente, tenho certeza que vão inventar um monte de desculpas.
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Tem como verificar a rotação do motor.

#3

Mensagem por Edson0 » Sex Abr 28, 2017 10:38 am

Bom dia,

Obrigado Munhoz, eu havia lido a resposta do nosso amigo rgdl, na verdade eu criei esse novo tópico para tirar a dúvida sobre se teria como eu verificar a rotação do motor de alguma forma, pelo próprio carro não ter a informação no painel. Eu marquei com o mecânico amanhá cedo, para ele conferir o ponto. Você teria alguma dica para me passar, como por exemplo: em que eu devo ficar de olho na hora que ele estiver conferindo o ponto?

Obrigado.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Tem como verificar a rotação do motor.

#4

Mensagem por Munhoz » Sex Abr 28, 2017 1:30 pm

As ferramentas tem que entrar por completo e travar o motor, se não entrar alguma delas, está fora do ponto.
Tem algum tópico que tem a foto e a explicação dessas ferramentas, acho que o Miau postou
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Tem como verificar a rotação do motor.

#5

Mensagem por Edson0 » Sex Abr 28, 2017 1:57 pm

Muito obrigado pela ajuda Munhoz, eu irei procurar por essa postagem!
Amanhã eu estarei postando aqui se o carro melhorou ou não depois do procedimento!

Abraço.
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Tem como verificar a rotação do motor.

#6

Mensagem por Edson0 » Dom Abr 30, 2017 1:00 pm

Bom dia pessoal,

É Munhoz, eu conferi que ontem o ponto com o mecânico e está ok, mas eu sinto ainda o motor levemente acelerado e esquentando rápido de mais, mostrei pra ele e o mesmo falou que o barulho do motor está normal, ele falou que o problema de aquecimento pode ser alguma falha elétrica, mas eu já passei o scanner com ele e não acusou nada, nada mesmo , aí ele falou que pode ter queimado uma parte pequena da junta e me aconselhou a trocar a junta!!!! Pessoal eu não sei mais o que fazer, esse mecânico que eu vou é o meu mecânico de confiança, ele realmente não inventa defeito e é bom e barateiro, mas conheço a vocês que nessa caso específico, eu não sei o que fazer!
Ele também falou de colocar um aparelho no motor na hora em que ele estivar quase no máximo da temperatura, para ver se está marcando certo a temperatura, eu esqueci do nome desse aparelho que ele tem, pois ele falou que pode estar marcando errado!! O meu problema todo é que isso tudo veio acontecer exatamente depois que ele trocou os retentores só motor!

Abraço.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Tem como verificar a rotação do motor.

#7

Mensagem por Munhoz » Seg Mai 01, 2017 4:14 pm

Poxa, pena que ainda não resolveu. E ainda mais tem a coincidência para nos deixar com a pulga atrás da orelha.
Será que um teste de compressão dos cilindros pega essa parte da junta que está queimada?
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Tem como verificar a rotação do motor.

#8

Mensagem por Edson0 » Ter Mai 02, 2017 9:27 am

Bom dia,

Munhoz, eu não sei responder a sua pergunta, mas pata todos os efeitos eu estarei trocando a junta e vamos ver no que vai dar, assim que eu conseguir resolver e espero que eu resolva, estarei postando aqui.

Abraço.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Tem como verificar a rotação do motor.

#9

Mensagem por gjvialta » Qui Mai 04, 2017 4:32 pm

Ok!

Estamos curiosos para saber também qual é o defeito, mas eu não acredito ter relação com a mencionada junta.
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Tem como verificar a rotação do motor.

#10

Mensagem por Edson0 » Dom Mai 07, 2017 4:32 pm

Gjvialta, esses dias eu descobri um vazamento de água em um tubo de ferro que passa atras do motor, estava vazando por um tampão de borracha presa com presilha, eu troquei ontem o tampão, vamos ver durante a semana como o carro vai se comportar. Eu acho que o problema pode ser esse, pois isso explica a rapidez para esquentar!

Eu irei postar aqui o comportamento do carro se resolvem ou não!!

Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
Paulo Silva - RJ
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Mai 11, 2017 7:47 pm
Nome: PAULO SILVA
Localização: RIO DE JANEIRO
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v 2010-2011 aut.

Tem como verificar a rotação do motor.

#11

Mensagem por Paulo Silva - RJ » Qui Mai 18, 2017 10:26 pm

Primeiramente Boa Noite a todos!!!
Acredito que minha dúvida não tenha muita relevância com o assunto em pauta aqui, mas teve uma passagem do colega "Munhoz" que tem haver com uma dúvida minha.

"2 Sex Abr 28, 2017 12:45 am
Edson, respondendo a pergunta do tópico, sim tem como verificar a rotação do motor usando um scanner obd2 simples e um smartphone "

Então Munhoz, eu comprei um dispositivo OBD (CarroRama da Multilaser) e baixei o aplicativo, ocorre que ao após instalação e conexão aparecere a seguinte mensagem:

DADOS INDISPONÍVEIS
Infelizmente a montadora do seu veículo não disponibiliza dados para leitura pelo dispositivo OBD.

Como faço pra ter acesso aos dados, e qual dispositivo seria compatível ?

Carro: X.P, 2.0, 2010-2011
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Tem como verificar a rotação do motor.

#12

Mensagem por rgdl » Sex Mai 19, 2017 9:25 am

Cara baixe outro aplicativo e tente parear com o dispositivo. Esse tal de carrorama da multilazer tá parecendo um ELM327 genérico que a Multilaser tacou o nome dela.

Qualquer scanner baratinho tipo ELM327 se comunica perfeitamente com a BSI e te dá os dados básicos.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Tem como verificar a rotação do motor.

#13

Mensagem por Munhoz » Sex Mai 19, 2017 10:22 am

Aqui tem um tópico bem detalhado sobre scanner bluetooth Scanner OBDII ELM 327 bluetooth
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Tem como verificar a rotação do motor.

#14

Mensagem por Edson0 » Qui Jun 08, 2017 11:38 am

Pessoal, problema resolvido, eu resolvi o problema do vazamento de água por uma tubulação de ferro atras do motor e também reparei que o meu radiador está vazando muita água, lasquei durepox, e o carro voltou a normalidade!!! Sei que tenho que trocar o radiador, pois ele continua vazando, muito pouco mas vaza!!! Alguém por aqui tem um radiador pra vender??????


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Tem como verificar a rotação do motor.

#15

Mensagem por rgdl » Qui Jun 08, 2017 4:14 pm

Rapaz, eu coloquei um radiador da Notus, me custou R$ 350,00 na época. No início não levei muita fé mas não é que o bendito está dando conta do recado e muito bem e já está fazendo dois anos.

Comprei no Mercado livre e hoje vc encontra até por menos, veja http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... e-novo-_JM
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder