Tanque de combustível vazando quando cheio

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
EzequielBP
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Qui Abr 20, 2017 8:32 am
Nome: Ezequiel
Localização: Irati - Paraná
Modelos Citroën: Xsara Picasso Ex 2.0 2002 Manual

Tanque de combustível vazando quando cheio

#1

Mensagem por EzequielBP » Sex Abr 21, 2017 11:11 pm

Amigos!
Primeira vez que completei o tanque da Xsara Picasso que comprei há 15 dias atrás e no posto mesmo vi que derramou combustível por alguma parte de cima do tanque. A pingadeira só parou depois de tirarmos um pouco de gasolina do tanque com uma mangueira. Levantamos o carro num elevador e de fato, é em alguma parte em cima do tanque. Pelo q li aqui e também vi, não dá pra acessar o tanque por baixo do banco traseiro. Amanhã, sábado, vou levar no mecânico meu pela primeiras vez. A pergunta aqui seria, tem alguma peça na parte de cima do tanque que pode estar solta, ou estragada!?. Tem algum segredo ou diga para o meu mecânico acessar a parte de cima do tanque sem causar estrago no carro. Meu mecânico é de confiança mas ainda não sei qual o conhecimento dele em Citroen!
Um dado estranho é q o carro estava já na reserva, mas no abastecimento a bomba do posto marcou 57 litros de combustível! Mas o tanque não é de 55 litros!? :think:

Obrigado!


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Tanque de combustível vazando quando cheio

#2

Mensagem por rgdl » Sáb Abr 22, 2017 10:15 am

O problema de vazamento do tanque mais comum é o fechamento errado da porca plástica que prende o conjunto da bomba de gasolina.

Isso acontece porque o tanque é feito de um polímero plástico e deforma com o peso da gasolina quando não está devidamente preso o que acaba afetando a rosca e, por isso, a porca plástica não aperta corretamente nem por um decreto.

Para que o tanque não deforme o mecânico tem se certificar de que o tanque está realmente vazio e recolocar a porca imediatamente no lugar após retirá-la, só que praticamente ninguém faz isso.

Se for esse o problema a solução é bem simples, basta esvaziar o tanque e deixá-lo no sol por umas duas horas até que ele tome novamente a forma original.

É também importante trocar o anel de vedação.

Agora, para saber ao certo só tirando todo combustível e olhando seu tanque, pois ele pode estar furado também, ou com uma mangueira rompida.

Imagem

Realmente o tanque de combustível do Xsara Picasso tem 55 litros, está no manual inclusive, então fique atento, pois eu ando constantemente na reserva e mesmo assim nunca abasteci mais do que 51 litros, então esse posto pode estar roubando na bomba.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
EzequielBP
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Qui Abr 20, 2017 8:32 am
Nome: Ezequiel
Localização: Irati - Paraná
Modelos Citroën: Xsara Picasso Ex 2.0 2002 Manual

Tanque de combustível vazando quando cheio

#3

Mensagem por EzequielBP » Sáb Abr 22, 2017 10:42 am

Obrigado amigo!
Meu mecânico não pôde me atender hoje. Mas disse que se eu rodar com o tanque com a metade da capacidade não terei problemas de vazamento, o que de fato já constatei na prática. Então vou deixar perto próximo fim de semana!
Vou ficar atento na horta q o mecânico subir o carro pra ele prestar atenção no que você comentou!
No entanto, ainda no posto, nós elevamos o carro e o escorrimento vinha de cima do tanque. Então acredito que o mais provável seja alguma peça em cima do tanque. Que peça que pode existir em cima dele?! Geralmente é por cima que se acessa a o conjunto da bóia correto!? Deve ter alguma abertura mal fechada ali eu imagino!
Obrigado!
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Tanque de combustível vazando quando cheio

#4

Mensagem por rgdl » Sáb Abr 22, 2017 4:23 pm

Se o vazamento vem de cima do tanque então é quase certo ser da porca do conjunto da bomba de combustível, pois é lá que ela fica. Ela não deve estar rosqueada direito ou o anel de vedação está ruim.

A imagem abaixo é mais ilustrativa do que a que postei antes.

Imagem

A porca é o item 3 o anel de vedação o item 4, imagem do tanque está completa aqui então dá para ver na porca ele desde pelo escoadouro que tem no tanque.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
EzequielBP
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Qui Abr 20, 2017 8:32 am
Nome: Ezequiel
Localização: Irati - Paraná
Modelos Citroën: Xsara Picasso Ex 2.0 2002 Manual

Tanque de combustível vazando quando cheio

#5

Mensagem por EzequielBP » Qua Abr 26, 2017 8:08 am

Obrigado pelas informações amigo! Fim de semana q vem vou ver tudo isso! Vlw!
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Tanque de combustível vazando quando cheio

#6

Mensagem por gjvialta » Qua Abr 26, 2017 4:33 pm

rgdl escreveu:Se o vazamento vem de cima do tanque então é quase certo ser da porca do conjunto da bomba de combustível, pois é lá que ela fica. Ela não deve estar rosqueada direito ou o anel de vedação está ruim.

A imagem abaixo é mais ilustrativa do que a que postei antes.

Imagem

A porca é o item 3 o anel de vedação o item 4, imagem do tanque está completa aqui então dá para ver na porca ele desde pelo escoadouro que tem no tanque.
Pode ser também a mangueira do respiro mal conectada, ou ressecada. Também causa vazamento quando tanque cheio.
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

Tanque de combustível vazando quando cheio

#7

Mensagem por friba.rj » Sáb Abr 29, 2017 10:19 am

Eu também estava com esse problema de vazamento ao encher o tanque. Espero ter resolvido ontem. O problema foi o mau posicionamento do anel de vedação, conforme demonstrado a seguir.
Queria ter adquirido outro anel de vedação, mas não encontrei igual (cidade pequena é complicado). O jeito foi reaproveitar.
Ainda tenho que encher o tanque para verificar se foi, de fato, resolvido o problema do vazamento.


Segue:

1) Tanque no chão
O mecânico notou marca de gasolina no local indicado pela seta. Com isso, concluiu que o vazamento estava ocorrendo ali na tampa do tanque, fazendo com que a gasolina acumulasse ao redor dela (da tampa).
Imagem


2) Retirada a tampa, o problema
Assim que retirou a tampa, notou o problema: o anel de vedação foi mal colocado e foi "mordido" pela tampa.

Anel de vedação com as marcas da tampa.
Imagem


Marcas deixadas pelo anel de vedação mal colocado
Imagem


Anel de vedação mal instalado
Imagem


Agora, corretamente posicionado
Imagem


3) Bônus: motivo da instalação errada do anel de vedação
O mecânico constatou que a bomba de gasolina havia sido trocada, haja vista a presença daquela presilha (não original). Forte indício de que o anel de vedação tenha sido mal posicionado quando dessa troca.

Imagem
Editado pela última vez por friba.rj em Seg Jul 03, 2017 1:32 am, em um total de 1 vez.
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
EzequielBP
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Qui Abr 20, 2017 8:32 am
Nome: Ezequiel
Localização: Irati - Paraná
Modelos Citroën: Xsara Picasso Ex 2.0 2002 Manual

Tanque de combustível vazando quando cheio

#8

Mensagem por EzequielBP » Sáb Abr 29, 2017 9:57 pm

Pô q show de detalhes friba.rj! Muito elucidativa sua postagem! Juntando com as informações anteriores dos outros colegas que também responderam tenho bastante evidências de onde pode estar o problema! Vou levar o meu só no próximo fim de semana pra já verem outros detalhes pra mim!
Uma pergunta! Foi difícil descer o tanque!? O meu mecânico já me disse q não conhece muito de citroen, mas é um bom mecânico. Teria alguma dica pra prestarmos atenção durante esse procedimento?!
Obrigado
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

Tanque de combustível vazando quando cheio

#9

Mensagem por friba.rj » Dom Abr 30, 2017 1:17 pm

ATUALIZAÇÃO
Confirmado! Problema de vazamento resolvido. Enchi o tanque ontem e nada de vazamento ainda.

Foram 57,3l para encher o tanque até o desarme da bomba (imagino que cada bomba desarma num ponto diferente).
Antes de abastecer, havia menos de 1l de gasolina no tanque.
O posto em que abasteci tem boa reputação, sem histórico de adulteração de qualidade ou de quantidade.
A capacidade declarada do tanque é de 55l.
Pergunta a quem puder ajudar: considerando os dados acima, esses 2,3l a mais são normais? Ou o posto não merece a boa reputação?


EzequielBP escreveu:Pô q show de detalhes friba.rj! Muito elucidativa sua postagem!
É que eu sou leigo. Fiz a postagem pensando em outro leigo como eu. Sabe aquela história de "me explique como se estivesse falando com uma criança de 7 anos"? :lol:

EzequielBP escreveu:Uma pergunta! Foi difícil descer o tanque!?
O mecânico usou apenas um macaco jacaré para levantar o carro (veja o macaco verde na primeira foto, posicionado à frente do tanque para não atrapalhar o acesso lateral a ele).
Naturalmente, teve que desconectar todas as mangueiras e esvaziar o tanque por completo, mas não foi necessário sequer mexer no escapamento. Para isso, ele analisou o local e traçou uma estratégia, visto que era a primeira vez que fazia esse serviço (em Citroën).
Não foi um trabalho apenas manual. É o jeito dele de trabalhar. Sempre passa um tempo pensando em como fazer da melhor forma possível.

EzequielBP escreveu:O meu mecânico já me disse q não conhece muito de citroen, mas é um bom mecânico. Teria alguma dica pra prestarmos atenção durante esse procedimento?!
Obrigado
O primeiro contato do meu mecânico com Citroën está sendo esse com o meu XP. Mas ele é um profissional excelente, além de ser muito sagaz e disposto a aprender. É normal ter alguma dificuldade inicial por ser novidade, mas isso é contornável, especialmente com as experiências contidas aqui no CCdoB, as quais você pode levar a ele. (Ninguém sabe tudo, mas tem mecânico que simplesmente não ouve, não quer aprender. Isso é um complicador.)
Sugiro imprimir a imagem postada pelo rgdl no posto #4, a fim de deixar o mecânico a par do esquema das conexões.

Dicas:
1) Aproveite para calibrar a sua boia e o marcador de combustível. Somente pensei nisso quando o tanque já estava no chão, pois, nesse momento, percebi que o meu está todo errado. Infelizmente, não sei como faz isso.
2) Busque pela tubulação do canister que passa por ali e vai até o bocal do tanque. A experiência diz que vai estar rompido/ressecado e precisa fazer o reparo. Veja mais em:
viewtopic.php?f=29&t=5287&p=39721#p39721
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

Tanque de combustível vazando quando cheio

#10

Mensagem por friba.rj » Dom Abr 30, 2017 7:59 pm

RichardPlut escreveu: (...)
Uma maneira de acabar com isso é promover uma alteração simples no Fórum: exigir um tempo mínimo de inscrição para ser possível postar nos tópicos.
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
EzequielBP
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Qui Abr 20, 2017 8:32 am
Nome: Ezequiel
Localização: Irati - Paraná
Modelos Citroën: Xsara Picasso Ex 2.0 2002 Manual

Tanque de combustível vazando quando cheio

#11

Mensagem por EzequielBP » Seg Mai 01, 2017 9:07 am

[quote="RichardPlut"]qkeiaji

Pô q chato isso ali fribarj!
Não sei se eu fiz alguma coisa errada no tópico ou não ativei algo pra evitar esse abuso! Tem alguma coisausa que eu possa fazer!? De início vou denunciar aqueles anúncios ali pro moderador!
Obrigado por suas respostas!
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

Tanque de combustível vazando quando cheio

#12

Mensagem por friba.rj » Seg Mai 01, 2017 3:39 pm

EzequielBP escreveu: Pô q chato isso ali fribarj!
Não sei se eu fiz alguma coisa errada no tópico ou não ativei algo pra evitar esse abuso! Tem alguma coisausa que eu possa fazer!? De início vou denunciar aqueles anúncios ali pro moderador!(...)
Relaxa, Ezequiel. Não foi algo que você tenha feito.
Minha mensagem foi só uma sugestão aos moderadores.

EzequielBP escreveu:Obrigado por suas respostas!
Fico feliz em ajudar, pois me beneficio muito da ajuda dos demais membros do Fórum.
Abraço!
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Tanque de combustível vazando quando cheio

#13

Mensagem por Munhoz » Seg Mai 01, 2017 4:21 pm

Obrigado por reportar Claudio e Ezequiel.
Isso é spam, alguns robôs acabam passando pelos meios de segurança da plataforma. Hoje é preciso responder umas perguntas para fazer o cadastro e ainda ativar a conta por e-mail.
Uma das formas mais simples de evitar spam é manter a plataforma atualizada.
Estamos sempre de olho e procuramos remover essas mensagens e usuários o mais rápido possível.
EzequielBP
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Qui Abr 20, 2017 8:32 am
Nome: Ezequiel
Localização: Irati - Paraná
Modelos Citroën: Xsara Picasso Ex 2.0 2002 Manual

Tanque de combustível vazando quando cheio

#14

Mensagem por EzequielBP » Ter Mai 02, 2017 8:37 am

friba.rj escreveu:
EzequielBP escreveu: Pô q chato isso ali fribarj!
Não sei se eu fiz alguma coisa errada no tópico ou não ativei algo pra evitar esse abuso! Tem alguma coisausa que eu possa fazer!? De início vou denunciar aqueles anúncios ali pro moderador!(...)
Relaxa, Ezequiel. Não foi algo que você tenha feito.
Minha mensagem foi só uma sugestão aos moderadores.

EzequielBP escreveu:Obrigado por suas respostas!
Fico feliz em ajudar, pois me beneficio muito da ajuda dos demais membros do Fórum.
Abraço!
Ok Friba.rj! Obrigado novamente. Eu pensei q eu tivesse deixado alguma brecha no tópico e alguém se aproveitou disso.
Vlw!
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Tanque de combustível vazando quando cheio

#15

Mensagem por rgdl » Ter Mai 02, 2017 9:21 am

friba.rj escreveu: Foram 57,3l para encher o tanque até o desarme da bomba (imagino que cada bomba desarma num ponto diferente).
Antes de abastecer, havia menos de 1l de gasolina no tanque.
O posto em que abasteci tem boa reputação, sem histórico de adulteração de qualidade ou de quantidade.
A capacidade declarada do tanque é de 55l.
Pergunta a quem puder ajudar: considerando os dados acima, esses 2,3l a mais são normais? Ou o posto não merece a boa reputação?
friba, essa diferença é por conta do duto que leva combustível até o tanque. Quando enchemos o tanque e o bico da bomba do posto desarma esse duto já está cheio.

No caso de vcs deu isso tudo porque o tanque estava completamente vazio.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder