Tanque de combustível vazando quando cheio

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
buck
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Qui Mai 18, 2017 4:32 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v Manual

Tanque de combustível vazando quando cheio

#16

Mensagem por buck » Qui Mai 25, 2017 4:17 pm

Pessoal,

Troquei a bóia da XP em garantia da loja hoje, peguei o carro, enchi o tanque (até a primeira trava, como sempre faço), rodei uns 20 km, cheguei em casa e veio o cheirão de gasolina. Abaixei e o carro tava assim:

https://youtu.be/aD384b-ynUw

Provavelmente foi o cara que não montou a vedação da bomba direito, correto?


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Tanque de combustível vazando quando cheio

#17

Mensagem por rgdl » Qui Mai 25, 2017 4:45 pm

Provavelmente foi o mesmo erro de montagem que afetou o colega que iniciou o post. Esses tanques feios de plástico tem que tirar a rosca e colocar no lugar imediatamente, se deixar ele entorta e a rosca não dá aperto correto novamente mas nem por um decreto, isso sem falar na possibilidade de acontecer o que aconteceu com o colega friba.rj de colocarem o anel de vedação da maneira errada.

Se for problema da rosca que não vai até o final tem que fazer o procedimento que falei, esvaziar o tanque deixar no sol e depois rosquear.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
buck
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Qui Mai 18, 2017 4:32 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v Manual

Tanque de combustível vazando quando cheio

#18

Mensagem por buck » Sex Mai 26, 2017 8:05 am

Levei ontem para o mecânico da loja que me vendeu, fiz questão de conhecer a boqueta oficina.

Como é de praxe, o mexânico tentou inverter o ônus da prova, jogando a culpa no frentista que encheu demais, em mim que encho o tanque até a boca, no "respiro" entupido.

Deixei ele falar, aí no final mostrei o vídeo que fiz mostrando claramente o vazamento da rosca da bomba. Só respondeu com: "É Doutô, cagada minha na montagem mesmo" kkkk.

Tá lá, internada. Acho que, se tudo der certo, pego hoje e amanhã vou colocar na estrada.

Obrigado!
tomobom
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Set 01, 2014 8:39 am
Nome: tomobom
Localização: Gravatai RS
Modelos Citroën: Xsara GLX 2001 1.6 16v - Prata

Tanque de combustível vazando quando cheio

#19

Mensagem por tomobom » Ter Mai 30, 2017 9:06 am

Bom dia galera... tive este problema na minha 2005 também, não podia encher o tanque senão além do derramamento de gasolina o carro ficava inabitável...e o problema foi resolvido trocando o anel de vedação que fica em cima dele, mas para isso é necessário retirar o tanque fora ( dica: esvaziar ele primeiro, senão você terá um bocado de trabalho em função do peso... ).

Depois disso dava pra encher até as güela que não vasava e nem dava cheiro dentro do carro.

Abraço. :vg: :ok:
Avatar do usuário
buck
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Qui Mai 18, 2017 4:32 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v Manual

Tanque de combustível vazando quando cheio

#20

Mensagem por buck » Ter Mai 30, 2017 1:16 pm

Peguei o carro na segunda, aparentemente parou de vazar, não está cheirando.
Enchi o tanque até a trava e estou vendo agora a questão de quantos litros tem cada um dos 8 quadradinhos.
Até agora rodei 175 km e baixaram apenas 2 quadrados, o consumo médio está em 8 km/l, então teoricamente já se foram 21.875 litros. Óbviamente cada quadradinho não tem 10 litros, mas imagino que pelo formato do tanque ele deva abaixar mais rapidamente agora.

Espero não ter pane seca, pois vou até a reserva apitar para ver se marca direito kkkkk
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Tanque de combustível vazando quando cheio

#21

Mensagem por gjvialta » Sex Jun 02, 2017 1:38 pm

Olá!
Penso que deveria ter apagado e terceiro quadradinho e já ter consumido 20% do quarto, que deverá se apagar com 27,5 litros consumidos. Aproximadamente 220km rodados, em se mantendo o mesmo consumo por km. 21,875l consumidos, representam 39,7% do tanque de combustível nas condições que informou.

Att
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Tanque de combustível vazando quando cheio

#22

Mensagem por rgdl » Sex Jun 02, 2017 2:13 pm

O momento em que esses quadrinhos acendem e apagam podem ser customizados via lexia, vejam o tópico abaixo

viewtopic.php?f=60&t=6507

Mas antes de fazer qualquer mudança eu aconselho severamente a dar um print na tela com os parâmetros originais para poder restaurar depois. Eu não fiz isso e o meu está meio bagunçado.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
buck
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Qui Mai 18, 2017 4:32 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v Manual

Tanque de combustível vazando quando cheio

#23

Mensagem por buck » Qui Jun 08, 2017 8:16 am

Olá pessoal! Novidades um tanto quanto boas, pra mim rsrs

Primeiro vou explicar meu esquema de rodagem e abastecimento:
Sou chato, não consegui deixar chegar na reserva kkkkk. Ando sempre com tanque cheio e, para controle, nunca deixo passar de meio tanque para baixo (já perdi uma bomba de combustivel de um IDEA por rodar sempre com o tanque baixo, melhor prevenir). Abasteço sempre em um posto BR aqui do lado da empresa, super confiável.
Bom, enchi o tanque até a primeira trava, como de costume. Não vazou nada e nem pintou cheiro de gasolina! Zerei o odômetro parcial e bora rodar. Meu trajeto se resume, durante a semana, em 100% de cidade, porém, como rodo em horários fora de pico, dificilmente pego trânsito, o que facilita bem a minha vida no quesito consumo. Enfim, enchi o tanque, fui rodando e observando a cadência de descida do marcador, segue:

Primeiro quadrado: Apagou com 74,3 km rodados.
Segundo quadrado: Apagou com 152,5 km rodados.
Terceiro quadrado: Apagou com 227,8 km rodados.
Quarto quadrado: Apagou com 312,8 km rodados.

Dei sorte do quarto quadrado apagar na rua do posto, então fui lá já encher e descobrir se o CB estava marcando certo o consumo. Enchi até a primeira trava (mesmo posto, mesma bomba, mesmo frentista) e, pra surpresa geral da nação, entraram 33,4 litros de gasolina. Ora, 312,8 km rodados divididos pelos 33,4 litros de gasolina me deram um consumo exato de 9,37 km por litro. Na cidade. Em um carro 2.0. Pesado pra caramba. Tô Feliz! hahahahah

Cheguei na conclusão de que o marcador pode não estar tão afiado, pois, na média, ele abaixa um tracinho a cada 74 km, o que dá uns 8,5 litros a cada quadradinho, mais ou menos. Mas, para mim, está ótimo.

Final de semana vou pegar uma estrada e posto aqui o resultado do consumo da Manga.

Abraços!
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Tanque de combustível vazando quando cheio

#24

Mensagem por Munhoz » Qui Jun 08, 2017 10:55 am

Sem transito é essa a média mesmo!
Mas só para comparação, nessa mesma medição de 9,4 km/l na bomba, quanto o CB marcou?
Avatar do usuário
buck
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Qui Mai 18, 2017 4:32 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v Manual

Tanque de combustível vazando quando cheio

#25

Mensagem por buck » Qui Jun 08, 2017 11:32 am

Munhoz, parece mentira. Tirei até foto agora para comprovar. CB tá marcando 10,3 litros por 100. 9,7 km por litro, quase cravado.

Imagem
EzequielBP
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Qui Abr 20, 2017 8:32 am
Nome: Ezequiel
Localização: Irati - Paraná
Modelos Citroën: Xsara Picasso Ex 2.0 2002 Manual

Tanque de combustível vazando quando cheio

#26

Mensagem por EzequielBP » Dom Jun 11, 2017 8:49 pm

Minha última medição no meu Xsara Picasso Ex 2.0 2002 fez 7Km por litro. A minha conta é assim. Abasteci 50 litros e agora apagou o último quadradinho verde. Mas ainda não acendeu o indicador redondo. Nessa situação o odometro está marcado 357Km. Uso pouco e sempre na cidade com razoável trânsito. Acho razoável visto q ainda não dei uma revisada boa no motor. Além do que fiquei 'com a pulga atrás da orelha' com o posto depois que um colega falou algo aqui no post sobre a possibilidade de estarem roubando na bomba !!! :think:
Avatar do usuário
buck
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Qui Mai 18, 2017 4:32 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v Manual

Tanque de combustível vazando quando cheio

#27

Mensagem por buck » Seg Jun 12, 2017 8:49 am

EzequielBP escreveu: Minha última medição no meu Xsara Picasso Ex 2.0 2002 fez 7Km por litro. A minha conta é assim. Abasteci 50 litros e agora apagou o último quadradinho verde. Mas ainda não acendeu o indicador redondo. Nessa situação o odometro está marcado 357Km. Uso pouco e sempre na cidade com razoável trânsito. Acho razoável visto q ainda não dei uma revisada boa no motor. Além do que fiquei 'com a pulga atrás da orelha' com o posto depois que um colega falou algo aqui no post sobre a possibilidade de estarem roubando na bomba !!!
EzequielBP creio que no trânsito mais pesado ela faça isso mesmo. Porém, imagino que a forma mais precisa de fazer a média do consumo é enchendo o tanque até a primeira trava da bomba do posto (tenha um posto de confiança e abasteça sempre lá, tanto pela qualidade do combustível quanto pela quantidade). Rode como normalmente roda e encha o tanque novamente, no mesmo posto, na mesma bomba, até a trava. Eu geralmente rodo até meio tanque e completo. Faça a divisão dos km rodados pelos litros que entraram e terá uma média mais concreta.

Depois nos fale se o resultado é diferente do atual.

Ah, e no CB, como marca?

Abraços
Responder