Terceira marcha arranhando.

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Terceira marcha arranhando.

#1

Mensagem por Edson0 » Qua Abr 12, 2017 1:24 pm

Boa tarde,

Pessoal, a +ou- duas semanas estou notando que a terceira marcha e somente ela está arranhando, ela só passa bem se eu estiver com o carro quase parando, alguém ai teria alguma ideia do que pode ser?

Citroen Xsara Picasso
Ano 2004
Manual
2.0 16V

Abraço.


Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Terceira marcha arranhando.

#2

Mensagem por gjvialta » Qua Abr 12, 2017 4:43 pm

Olá!
A chance de ser anel sincronizado é grande, mas antes de sacramentarmos que é isso, é preciso eliminar os prováveis problemas mais simples de resolver, os quais podem ser também vetores deste tipo de defeito.

1. Verificar o nível de óleo do câmbio, inclusive sua aparência. Pouco provável, mas...
2. Verificar o trambulador se está ajustado, sem folga e se não existe mola, ou componente quebrado dentro dele. O sistema de engate pode causar esse tipo de sintoma.
3. Embreagem é improvável porque ela com defeito teria reflexo nas outras marchas também, além de outros sintomas de embragens com defeito
4. Se tudo estiver ok, é provável que seja o anel de sincronização da terceira marcha. E se for isso, meu caro, prepara o bolso e procura um mecânico com conhecimento para fazer o serviço porque senão vai ser difícil de você esquecer desse defeito. Nenhum mecânico vai abrir um câmbio para trocar apenas um anel sincronizado.

Boa sorte.
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Terceira marcha arranhando.

#3

Mensagem por Edson0 » Qua Abr 12, 2017 5:50 pm

Boa tarde,

gjvialta, deixa eu explicar pra você o que ocorreu para que isso esteja acontecendo, pois eu acho que provavelmente a causa é essa, pois foi logo após isso que começou a aranhar a terceira marcha. Eu precisei carregar um armário, ele era longo, eu retirei os bancos traseiros e o banco do carona eu abaixei completamente o encosto dele para que com isso coubesse , feito isso, eu coloquei o armário dentro do Picasso, só que o armário ficou empurrando o cambio pra frente exatamente na terceira marcha, eu reparei isso, no momento eu não liguei o carro, pois fui lanchar e deixei o armário exatamente nessa posição forçando o cambio na terceira marcha, depois de +ou- uma hora eu retornei ao carro e coloquei ele no ponto morto, assim que liguei ele fez um barulho muito feio mesmo ficou uns 2 minutos fazendo esse barulho e depois parou e fui embora, logo após isso a terceira marcha começou a arranhar.

Com isso da pra vc saber +ou-o que pode ser?

Abraço e obrigado pela atenção.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Terceira marcha arranhando.

#4

Mensagem por gjvialta » Qua Abr 12, 2017 6:06 pm

Olha só Edson0, estamos aqui trocando ideia e tentando auxiliar você na busca do conserto. Não sou dono da verdade. Quero apenas contribuir para que você resolva seu problema.

Sobre o barulho que você diz ter ouvido é muito vago, mas pode ter relação direta com o defeito que seu carro está apresentando.

Porém pode ser coisa simples, é preciso verificar sem o trambulador está ajustado, antes de ir condenando algo dentro do câmbio, por mais que isso possa parecer.

Veja se um mecânico, que entenda de câmbio, aí perto de você, pode avaliar o trambulador. Além disso pode ser que quebrou algum mecanismo dentro do painel onde fica a alavanca do câmbio.

Abç
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Terceira marcha arranhando.

#5

Mensagem por Edson0 » Qua Abr 12, 2017 6:12 pm

gjvialta, pode ficar tranquilo, eu sei perfeitamente que isso aqui é só uma troca de ideia, mas no meu caso não tenho noção nenhuma, e as vezes essa troca de ideia ajuda muito, só em você está me dando essa noção já me esclareceu bastante e agradeço muito.

Abraço. :like:
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Terceira marcha arranhando.

#6

Mensagem por gjvialta » Qui Abr 13, 2017 6:32 pm

Edson0, boa noite!

Tem um tópico aqui com indicação de oficinas: viewtopic.php?f=38&t=691&start=30#p35557

Depois que encontrar o defeito, conta aí pra gente. Isso enriquece o fórum e pode ajudar outras pessoas.

Boa sorte!
Editado pela última vez por gjvialta em Qui Abr 20, 2017 3:09 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Terceira marcha arranhando.

#7

Mensagem por Edson0 » Sex Abr 14, 2017 1:31 am

Gjvialta, eu dei uma olhada no link, mas só tem em São Paulo, eu sou do RJ. Nessa quinta-feira, eu deixei o carro na oficina e irei pegar na sexta, vamos ver o que o mecânico vai falar, assim que eu souber postarei aqui o que houve e como foi resolvido.

Abraço e obrigado pela atenção de sempre.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Terceira marcha arranhando.

#8

Mensagem por Edson0 » Sex Abr 14, 2017 6:34 pm

Boa noite pessoal,

Então, eu consegui arrumar um problema na caixa de marcha, o mecânico me falou que o problema está no sincronizador conforme o nosso amigo gjvialta havia falado, o valor para reparar isso passa de 1.000, mas o mecânico me falou que não tem problema nenhum andar assim e que inclusive tem carros da FIAT que andam assim por natureza, e que se eu andar assim não vai me trazer problemas!!! Então no momento não irei mexer nisso, pois realmente eu não tenho essa grana toda!!!

Mas está aí pessoal, esse foi o desfecho do meu problema, e que sirva de lição para as pessoas não fazer o que eu fiz!!!!

Abraço e até mais!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Terceira marcha arranhando.

#9

Mensagem por Munhoz » Dom Abr 16, 2017 12:29 am

Obrigado por postar a reposta Edson!
Tem um jeito de dirigir que arranha menos, que é trocar "no tempo". Existe um momento em que as marchas estão sincronizadas (independente de ter ou não o anel sincronizador) e neste exato momento você conseguiria até trocar de marcha sem usar a embreagem.

O que quero dizer é que neste tempo, usando a embreagem, o engate fica mais macio. No seu caso vai arranhar menos.
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Terceira marcha arranhando.

#10

Mensagem por Edson0 » Dom Abr 16, 2017 10:39 am

Obrigado pela dica, Munhoz.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

Terceira marcha arranhando.

#11

Mensagem por Kadurj » Seg Abr 17, 2017 10:53 am

Bom dia!! Isso aí mesmo.. A minha 3º também arranha. Já acostumei a passar no tempo mas de vez em quando dá uma arranhada. Uma dica quando tiver que reduzir, joga na segunda, dá uma acelerada de leve e depois passa a terceira. Abs.
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Terceira marcha arranhando.

#12

Mensagem por Edson0 » Seg Abr 17, 2017 12:26 pm

Bom dia,

Valeu pela dica, Kadurj!

Abraço.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Terceira marcha arranhando.

#13

Mensagem por gjvialta » Qui Abr 20, 2017 4:28 pm

Edson0 escreveu:Boa noite pessoal,

Então, eu consegui arrumar um problema na caixa de marcha, o mecânico me falou que o problema está no sincronizador conforme o nosso amigo gjvialta havia falado, o valor para reparar isso passa de 1.000, mas o mecânico me falou que não tem problema nenhum andar assim e que inclusive tem carros da FIAT que andam assim por natureza, e que se eu andar assim não vai me trazer problemas!!! Então no momento não irei mexer nisso, pois realmente eu não tenho essa grana toda!!!

Mas está aí pessoal, esse foi o desfecho do meu problema, e que sirva de lição para as pessoas não fazer o que eu fiz!!!!

Abraço e até mais!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Prezado Edson0, boa tarde!

Os anéis que promovem o sincronismo do câmbio, nada mais são do que um sistema de freio construídos, fabricados em liga de bronze, que têm a função de igualar as velocidades tangenciais entre o par de engrenagens que vai ser usado. Um anel de sincronismo com defeito, ou que não funciona adequadamente, está com a superfície de frenagem desgastada (são dus superfícies de fricção). Provavelmente no seu caso durante o barulho que você ouviu, ocorreu o desgaste dessas duas superfícies e agora o "freio" delas, que têm a função específica, não tem a mesma eficiência.

Os motoristas mais antigos dizem que câmbio sincronizado é para motorista "barbeiro". Eu já dirigi veículo com câmbio seco. posso dizer que é uma experiência muito interessante. É preciso ajustar o tempo para fazer o engrenamento entre a velocidade do veículo e o ajuste é feito no acelerador, que controla a rotação do eixo primário do câmbio.

Conforme os colegas aí em cima já mencionaram, você pode fazê-lo, praticando. Subir marcha é mais fácil do que descê-las. Quando for fazer o ajuste usando um freio de anel sincronizado de marcha próxima, por exemplo 2ª, cuidado. Entenda que ao se colocar uma marcha com velocidades tangenciais muito diferente, quem paga o "pato" são os anéis de sincronismo. São eles quem fazem os ajustes. Quanto maior a diferença, maior o esforço dele (anel).

Motorista de veículo com câmbio sincronizado não se preocupa com isso porque não entende o processo que acontece dentro do câmbio durante uma mudança de marcha. Como o seu câmbio está "manco" do freio da 3ª marcha, cuidado para não ficar sem o freio da segunda também. Por isso estude o momento de mudança para preservar os demais anéis do seu câmbio.

Veja o link a seguir. https://www.youtube.com/watch?v=521rxYRiaBM. Quando você olha o funcionamento, aos olhos de quem não entende, parece que todos os pares de engrenagens estão engrenados. Na verdade não. Apenas um eixo tem as engrenagens fixadas ao seu eixo (eixo de baixo no vídeo). No eixo de cima, as engrenagens estão apoiadas em roletes (rolamentos) e portanto as superfícies do eixo interno, com a superfície do furo das engrenagens, têm velocidades diferentes, exceto quando o conjunto de sincronização entra em ação para aquele par escolhido. Esta escolha precisa do freio dos anéis de sincronismo para que não ocorram os chamados arranhões de engates.

Boa sorte! Grato pelo retorno do diagnóstico dado pelo mecânico que você consultou.
Avatar do usuário
Edson0
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Set 25, 2016 1:41 am
Modelos Citroën: Picasso 2004 2.0 16V / Xantia 1.8 16V 1996

Terceira marcha arranhando.

#14

Mensagem por Edson0 » Qui Abr 20, 2017 4:39 pm

Gjvialta, valeu pela explicação detalhada, eu estarei assistindo ao vídeo hoje assim que chegar em casa!

Abraço


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Terceira marcha arranhando.

#15

Mensagem por gjvialta » Qui Abr 20, 2017 4:59 pm

O vídeo não vai dar dicas de como dirigir um carro com caixa seca, mas sim dar uma ideia de funcionamento dos processos de engrenamento dentro do câmbio.

Espero que seja útil.
Responder