Xsara Picasso - Mola da Alavanca de Câmbio
- vitorcam
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Xsara Picasso - Mola da Alavanca de Câmbio
Boa noite pessoal,
Como alguns já sabem, a mola que estabiliza a alavanca de câmbio do Picasso costuma se quebrar, e a alavanca fica com uma folga grande e bem chata. Se tirarmos a coifa da alavanca é possível ver ela. Navegando pelo mercado livre hoje eu achei esta mola (foto).
Alguém aqui já trocou esta mola? Parece ser um local bem chato e difícil.
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Como alguns já sabem, a mola que estabiliza a alavanca de câmbio do Picasso costuma se quebrar, e a alavanca fica com uma folga grande e bem chata. Se tirarmos a coifa da alavanca é possível ver ela. Navegando pelo mercado livre hoje eu achei esta mola (foto).
Alguém aqui já trocou esta mola? Parece ser um local bem chato e difícil.
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- Munhoz
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Rapaz, fui olhar no carro do meu irmão e adivinha.. quebrada!
Não tem no service, então temos duas alternativas, uma é tentar usar a do gol g5 que parece similar ou mandar fazer uma por encomenda.
Não tem no service, então temos duas alternativas, uma é tentar usar a do gol g5 que parece similar ou mandar fazer uma por encomenda.
- vitorcam
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Cara, a do gol g5 é parecida mesmo. Será se conseguimos encaixar ela ali no Picasso?
No mercado livre tem a mola do Picasso mesmo. Será se vale arriscar?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... icasso-_JM
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No mercado livre tem a mola do Picasso mesmo. Será se vale arriscar?
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a da picasso é certeza que encaixa.. kkk
Talvez esse vídeo possa nos ajudar com alguma coisa
[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=Wc-1ykfOy_0[/bbvideo]
Talvez esse vídeo possa nos ajudar com alguma coisa
[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=Wc-1ykfOy_0[/bbvideo]
- vitorcam
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Essa mola do gol talvez possa dar certo mesmo.
Estive olhando no Picasso, me parece que basta tirar um parafuso lateral que serve de eixo pra mola. Só vai dar trabalho pra desmontar o painel abaixo da alavanca.
Vou ver se consigo comprar a mola do Picasso mesmo mo ML, caso não consiga, vou apelar pra essa do gol . Daí posto uma foto se der certo.
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Estive olhando no Picasso, me parece que basta tirar um parafuso lateral que serve de eixo pra mola. Só vai dar trabalho pra desmontar o painel abaixo da alavanca.
Vou ver se consigo comprar a mola do Picasso mesmo mo ML, caso não consiga, vou apelar pra essa do gol . Daí posto uma foto se der certo.
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Outro dia parado no trânsito me lembrei desse tópico e resolvi puxar o acabamento do câmbio para conferir a tal da mola. E não é que a minha também está quebrada!!?
Alguém se atreveu a trocar?
Pode dar umas dicas?
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Alguém se atreveu a trocar?
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- vitorcam
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Boa noite pessoal,
Por coincidência hoje mesmo eu realizei a troca desta mola.
Comprei neste link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... icasso-_JM
Para trocar, primeiro tive que retirar o acabamento abaixo do câmbio ( 8 parafusos e duas presilhas ), conforme a foto:
Em seguida é preciso remover o parafuso indicado pelo círculo vermelho. Detalhe para a mola quebrada no quadrado vermelho:
Comparação da mola quebrada (esquerda) , e da nova:
A parte chata é só comprimir a mola para encaixar no lugar novamente. Mas com um pouco de paciência dá certo.
Por fim, a mola nova ficou posicionada da seguinte forma:
Agora a alavanca ficou "firme novamente".
Abraços.
Por coincidência hoje mesmo eu realizei a troca desta mola.
Comprei neste link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... icasso-_JM
Para trocar, primeiro tive que retirar o acabamento abaixo do câmbio ( 8 parafusos e duas presilhas ), conforme a foto:
Em seguida é preciso remover o parafuso indicado pelo círculo vermelho. Detalhe para a mola quebrada no quadrado vermelho:
Comparação da mola quebrada (esquerda) , e da nova:
A parte chata é só comprimir a mola para encaixar no lugar novamente. Mas com um pouco de paciência dá certo.
Por fim, a mola nova ficou posicionada da seguinte forma:
Agora a alavanca ficou "firme novamente".
Abraços.
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Valeu Vitor. Muito bom!
Alguém chegou a testar se realmente dá pra usar a mola do Gol G5? Ou alguma outra?
Alguém chegou a testar se realmente dá pra usar a mola do Gol G5? Ou alguma outra?
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Me ferrei. Mandei fazer a mola e quando fui colocar quebrou.
O pior nem é colocar a mola de volta, a luta é votar com tudo pro lugar.
@vitorcam pelamordedeus, como você conseguiu colocar o parafuso de volta?
Estou quebrando a cabeça mas tá difícil de colocar ele sem empenar. Não tem espaço pra mão.
Pior é pensar que vou ter que fazer tudo novamente com a mola nova. Pensando até em desistir e deixar sem mola mesmo.
Ufa!
O pior nem é colocar a mola de volta, a luta é votar com tudo pro lugar.
@vitorcam pelamordedeus, como você conseguiu colocar o parafuso de volta?
Estou quebrando a cabeça mas tá difícil de colocar ele sem empenar. Não tem espaço pra mão.
Pior é pensar que vou ter que fazer tudo novamente com a mola nova. Pensando até em desistir e deixar sem mola mesmo.
Ufa!
- vitorcam
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thucabala, pra mim foi meio difícil tbm, saí com alguns arranhados nos dedos.
O parafuso você tirou por baixo, correto? Vc afrouxa com uma chave, e depois desce a parte preta com o parafuso dentro.
Pra colocar, pelo que eu me lembro, eu comprimi a mola até a posição final que ela ficaria, amarrei ela com alguma coisa, do jeito que dava pra encaixar. Daí eu coloquei o parafuso na parte plástica preta, e a mola tbm. Subi tudo junto e com a outra mão apertei o parafuso com uma chave. No final foi só cortar o material que amarrei a mola, que ela ficou no lugar.
É meio chato trocar, mas com paciência da certo.
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O parafuso você tirou por baixo, correto? Vc afrouxa com uma chave, e depois desce a parte preta com o parafuso dentro.
Pra colocar, pelo que eu me lembro, eu comprimi a mola até a posição final que ela ficaria, amarrei ela com alguma coisa, do jeito que dava pra encaixar. Daí eu coloquei o parafuso na parte plástica preta, e a mola tbm. Subi tudo junto e com a outra mão apertei o parafuso com uma chave. No final foi só cortar o material que amarrei a mola, que ela ficou no lugar.
É meio chato trocar, mas com paciência da certo.
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@vitorcam obrigado!
Vou fazer mais uma rodada de tentativas.
Você removeu apenas a parte de baixo do console, né?
A parte do meio e a de Cima é meio complicado, tem que tirar quase que o painel completo...
O problema é que mal cabe a chave de boca dentro do painel.
Vou fazer mais uma rodada de tentativas.
Você removeu apenas a parte de baixo do console, né?
A parte do meio e a de Cima é meio complicado, tem que tirar quase que o painel completo...
O problema é que mal cabe a chave de boca dentro do painel.
- vitorcam
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Sim, só a de baixo. A chave não vai ter muito movimento não, vai precisar de paciência até apertar o parafuso todo.
Depois avise se conseguiu.
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Depois avise se conseguiu.
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Depois de gastar a paciência até o limite eu consegui.
Mas só foi depois que eu soltei os parafusos grandes que prendem o meio, fiz uma força pra abrir um pouco de espaço e escorei com um sarrafo pra manter afastado. A minha mão é muito grande, ficou complicado trabalhar naquele espaço pequeno.
Pior é pensar que todo esse trabalho foi em vão.
Vou pensar por mais alguns meses se animo a comprar outra mola.
Muito obrigado pelo apoio!
Mas só foi depois que eu soltei os parafusos grandes que prendem o meio, fiz uma força pra abrir um pouco de espaço e escorei com um sarrafo pra manter afastado. A minha mão é muito grande, ficou complicado trabalhar naquele espaço pequeno.
Pior é pensar que todo esse trabalho foi em vão.
Vou pensar por mais alguns meses se animo a comprar outra mola.
Muito obrigado pelo apoio!