C4 Picasso - primeiras impressões

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
acortez
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Qui Nov 03, 2011 2:03 pm
Nome: Alexandre Cortez
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2011

C4 Picasso - primeiras impressões

#1

Mensagem por acortez » Ter Abr 04, 2017 3:47 pm

Prezados, de volta à Citroen. Depois de 2 Xsara Picasso (05 e 08) agora um C4 Picasso Exclusive 2011.
Obviamente que estou encantado com o carro, ainda mais depois de ler o manual de cabo a rabo ontem e ver a quantidade de recursos que possui. Vou virar avô e não vou conseguir usar tudo. Somente hoje, após a vistoria do seguro é que botei o carro pra rodar rumo ao trabalho.
Ele está com 45000 km e vim experimentando até o trabalho pelas ruas "lisas e maravilhosas" do Rio.

O que notei de mais significativo e ainda estou em dívida se é comum, é que achei o carro bem molengão. Tipo ônibus com suspensão a ar. kkk
O antigo dono disse que é normal e que o comportamento muda em estrada. Procede??

Outra coisa é que, qualquer lombada mais protuberante ou asfalto mais irregular (normal aqui) que se passe mais rápido, a traseira sai demais.
Sei que existem alguns carros que precisam verificar alinhamento/cambagem da roda traseira. Seria o caso desse carro?

No mais é só alegria. Salvo um dos sensores de estacionamento do parachoques traseiro que "entrou" e fica acusando erro no painel sempre que dou ré,até agora só curtindo e aprendendo.

Ah, o retrovisor esquerdo ao rebater faz um barulho de algo atritando. Reparei que estava ainda molhado (o antigo dono lavou antes de me entregar). Seria esta água motivo para esse atrito? Ele disse que ora acontecia, ora não. O que pode fazer sentido a relação com a água. Alguém lubrifica esse mecanismo dos retrovisores?

Qualquer outra dica será muito bem vinda.

Abraços


Alexandre Cortez
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

C4 Picasso - primeiras impressões

#2

Mensagem por gjvialta » Qua Abr 05, 2017 8:17 pm

Olá, seja bem vindo ao mundo dos C4 Picasso!
Vou dar as minhas impressões sobre o meu C4 Picasso que está com 63k, único dono, 2012.
Sobre suas sensações:
"...
O que notei de mais significativo e ainda estou em dívida se é comum, é que achei o carro bem molengão. Tipo ônibus com suspensão a ar. kkk
O antigo dono disse que é normal e que o comportamento muda em estrada. Procede??
..."


Não sinto o carro mole ao dirigir. A suspensão traseira do C4 Picasso não está adequada ao asfalto brasileiro e sente desníveis abruptos e costuma ir ao limite se não tomar cuidado e os batentes vão embora rapidinho.

"...
Outra coisa é que, qualquer lombada mais protuberante ou asfalto mais irregular (normal aqui) que se passe mais rápido, a traseira sai demais.
Sei que existem alguns carros que precisam verificar alinhamento/cambagem da roda traseira. Seria o caso desse carro?
..."


Nunca senti a meu carro saindo de traseira em lombada, ou em situações similares a que você mencionou. Penso que é bom você dar uma olhada geral por baixo em busca de folgas em buchas e também nos amortecedores, mesmo tendo essa kilometragem baixa mencionada. 2011 para 2017, dependendo do mês no qual o C4 foi pra rua a kilometragem anual pode ir de 7200 a 8600, que é muito pouco. Eu tenho uso considerado padrão, rodo com meu carro, base de 14000km/ano 40km/dia. O seu carro rodou em média 20km/dia. A metade do uso que fiz até agora. Muito pouco uso.

"...
Ah, o retrovisor esquerdo ao rebater faz um barulho de algo atritando. Reparei que estava ainda molhado (o antigo dono lavou antes de me entregar). Seria esta água motivo para esse atrito? Ele disse que ora acontecia, ora não. O que pode fazer sentido a relação com a água. Alguém lubrifica esse mecanismo dos retrovisores?
..."


Os meus retrovisores sempre fizeram barulho de atrito. Confesso que isso me incomoda muito. Mas ainda não encontrei solução. Já fiz jato de grafite em spray por baixo e notei que melhorou o rangido. Não entendi o que você quis dizer com estar molhado, mas penso que não tem relação com o atrito que você diz, se for o mesmo que observo no meu carro.

No mais parabéns pela aquisição e seja feliz com ele. Ah! cuidado com o mexânicos das oficinas que existem por esse brasil afora. Aqui, você deve saber, é o lugar certo para se equacionar os problemas dos citroën.

Abç
acortez
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Qui Nov 03, 2011 2:03 pm
Nome: Alexandre Cortez
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2011

C4 Picasso - primeiras impressões

#3

Mensagem por acortez » Qua Abr 05, 2017 10:14 pm

Fala aí, obrigado por responder.

Já saquei que a suspensão traseira é ruim pra nossas ruas. Sobre o molejo deve ser pelo fato de eu sair de um carro leve como o linea.
Isso, vou levantar o carro e verificar tudo por baixo.
Sobre o retrovisor molhado, pensei ou na água que lava a lubrificação ou na água que pode atritar borracha contra borracha. O antigo dono disse que ora fazia o barulho, ora não.
Notei tb que quando ligo dá os famosos estalos do ar cond. Mas se se mantiver gelando bem, não vou esquentar com isso por ora.
O que queria resolver logo é o sensor de ré que entrou. Não sei onde levar pra ver isso.

Ah, e sobre a calibragem do pneu. 2.5 bar?? É isso mesmo? Penso que os pneus podem estar abaixo da calibragem e por isso a saida de traseira em irregularidades do asfalto.
Alexandre Cortez
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

C4 Picasso - primeiras impressões

#4

Mensagem por gjvialta » Qui Abr 06, 2017 2:14 pm

Olá!

Sobre o retrovisor molhado, pensei ou na água que lava a lubrificação ou na água que pode atritar borracha contra borracha. O antigo dono disse que ora fazia o barulho, ora não.

Eu grafitei o meu pelos vãos do plásticos. Melhorou!

Notei tb que quando ligo dá os famosos estalos do ar cond. Mas se se mantiver gelando bem, não vou esquentar com isso por ora.
O que queria resolver logo é o sensor de ré que entrou. Não sei onde levar pra ver isso.


Tem um tópico aqui que ensina como resolver. É tranquilo! eu fiz no meu e ficou bom. viewtopic.php?p=37884#p37884

Ah, e sobre a calibragem do pneu. 2.5 bar?? É isso mesmo? Penso que os pneus podem estar abaixo da calibragem e por isso a saida de traseira em irregularidades do asfalto.

Ia falar isso pra você. Eu uso pressão alta. 42psi (2,9bar). Vai ficar mais duro com certeza.
acortez
Curioso
Mensagens: 181
Registrado em: Qui Nov 03, 2011 2:03 pm
Nome: Alexandre Cortez
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 Picasso GLX 2011

C4 Picasso - primeiras impressões

#5

Mensagem por acortez » Qui Abr 06, 2017 4:27 pm

Blz, vou dar um jeito de lubrificar os retrovisores tb.

Vou ver o tópico, mas fico com receio de fazer isso sozinho e acabar piorando a coisa. Mas vou avaliar. Obrigado pela dica.

Vou deixar nos 36 e olhe lá. Conheço Campinas e felizmente vc roda por vias menos piores que as minhas aqui no Rio. kkkk
Alexandre Cortez
Responder