Mensagem"defeito no motor"

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#31

Mensagem por sergiokruger » Ter Mar 21, 2017 4:12 pm

Mediçoes feitas com carro na lenta ~672-740~ RPM

Sensores de temperatura, basta verificar se, com o carro frio, se a leitura bate com a temperatura ambiente, e ao ligar o motor, se sobe gradativamente de acordo com o pressuposto.
Medido com o carro desligado:27,9 ºC Temperatura no momento do teste 28ºC
Medido com o carro ligado:96,5 ºC

Ps temperatura subindo gradativamente até a ligada do eletroventilador

Sensor map/maf.. Basta verificar se com o carro desligado, se a leitura será de 1atm.. E se ao ligar, corresponde com o vácuo pressuposto.
Medido com o carro desligado: 967 milibars
Medido com o carro ligado:390 milibars


Sensor lambda.. Basta ver a leitura no scanner, se o grafico oscila normalmente entre os valores esperados.
Medido com o carro ligado:Ocilando entre ~58-720~


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#32

Mensagem por Miau » Ter Mar 21, 2017 4:56 pm

ao que parece, sensores ok

faltou verificar temperatura da admissão
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#33

Mensagem por sergiokruger » Ter Mar 21, 2017 5:09 pm

Esqueci de colocar
Temperatura do ar de admissao
Motor desligado:28ºC
Motor ligado: 43º C
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#34

Mensagem por Miau » Ter Mar 21, 2017 5:40 pm

isso ai, sensores perfeitos..

vê como que fazendo um diagnóstico inteligente, você vai eliminando as possibilidades sem ter que gastar com peças a toa pra ficar no tentativa/erro?

acho que de cada 100 mexanicos.. 1 faz diagnóstico corretamente..
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#35

Mensagem por sergiokruger » Ter Mar 21, 2017 7:32 pm

Pois é,e o que tem de mexanico báh
Agora com essa leitura da pressão ocorre o seguinte:
A pressão de trabalho está em 390~370 milibar(na lenta), quando piso no freio devagar essa pressão não muda mas conforme vou pisando mais rápido a pressão sobe até atingir 420~430 onde o modulo corta o bico injetor e o motor começa a falhar.
A duas possibilidades do que possa estar acontecendo:
Esse 390~370 estar muito alto em relação ao verdadeiro ponto de trabalho (talvez uns 250 ou menos) neste caso o ar que entra pelo servo freio estaria muito perto do "limite" do corte do modulo.
Poderia ser as válvulas de admissão do cabeçote não vedando perfeitamente deixando escapar ar positivo (na compressão)
Ou o modulo ter se desprogramado.
Porque é muito pequeno o valor de pressao até a o valor de corte coisa de 30 ou 40 milibar.
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#36

Mensagem por Miau » Ter Mar 21, 2017 10:38 pm

Cara, a medida que vc acelera o rpm, aumenta o vácuo por segundo.. Então essa leitura deveria baixar e não aumentar..

Amanha farei um ensaio com o motor quente, tomando leitura da lenta, 1500rpm, 2500rpm e 3500rpm.. Vou anotar os valores e voce compara ai
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#37

Mensagem por sergiokruger » Qua Mar 22, 2017 9:17 am

Sim, se acelera ela aumenta o vacuo e diminui o valor,no caso o problema nao dá quando acelera porque o valor cai e fica mais longe do valor do "corte" do modulo.
Como o problema dá em uma desaceleração,no caso freio a motor,o vacuo no coletor cai ,se aproximando ainda mais do valor de "corte"

Se puder fazer a leitura do seu o valor da pressao do ar com motor desligado.(por que pode haver diferença por causa do nivel do mar)
E depois valor da pressao com motor ligado sem aceleraçao,só lenta.
E na lenta bombear o pedal de freio bem rapido monitorando o sinal do vacuo pra ver se sobe ou altera.
Se o seu nao alterar o valor de vacuo,dai concerteza é o meu servo freio que esta injetando ar.
Se fizer isso pra mim te agradeceria muito msm.
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#38

Mensagem por Miau » Qua Mar 22, 2017 9:38 am

Fala ai.. fiz os testes do sensor.. segue:

Desligado(estou no nível do mar):
14,5 psi -> 99,9 kPa

Lenta em 700rpm (posição da borboleta em 11,8%)
5,5 psi -> 37,9212 kPa -> 0,3792 milibar (repare que de kPa para milibar, só muda o decimal)

1500rpm
4,2 psi -> 28,958 kPa

2500rpm
3,9 psi -> 26,8896 kPa

3500rpm
3,6 psi -> 24,8211 kPa

em lenta, ao bombar lentamente o freio até o fim de curso, valor máximo:
5,8 psi -> 39,9896 kPa

em lenta, ao bombar rapidamente o freio até o fim de curso, valor máximo:
6,4 psi -> 44,8159 kPa

Uma vez que o vácuo do motor está ligado ao servo freio, é lógico que pisar no freio interfere na admissão pois ao pisar no freio, você rouba força de vácuo do motor para aliviar a força necessária pra pisar o pedal, mas esse comportamento é normal e é previsto no cálculo de injeção.. inclusive existem recomendações que, pra quem que economizar o máximo de combustível, que evite frear ou bombar o freio o tempo todo, que se use mais o freio motor prevendo o tempo de desaceleração até a parada, etc

Eu não acho que você tenha problema no servo freio.. se estivesse vazando, iria perder a assistência de frenagem e você iria sentir muito dificuldade em afundar o pé no freio. Um pouco menos que a dificuldade com o carro desligado.

Adicionado a 9 minutos 34 segundos:
Existe uma maneira de localizar ar falso na admissão.. mas o ruim é achar o equipamento pra fazer isso..

consiste em utilizar uma máquina de fumaça dessas de festa, e com o carro desligado, injetar fumaça pelo duto do filtro de ar, vedando lógico.. e deixar injetando até se criar pressão positiva dentro do coletor..

se tiver alguma entrada de ar, vai sair fumaça por lá..

tipo isso
[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=ZFwKXUFuItM[/bbvideo]
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#39

Mensagem por sergiokruger » Qua Mar 22, 2017 10:03 am

Os valores batem certinho com o seu tanto com o motor parado quanto como quando dá o defeito.
Voce citou:
em lenta, ao bombar rapidamente o freio até o fim de curso, valor máximo:
6,4 psi -> 44,8159 kPa

É o valor que o meu chega 440 milibar também(no caso só tirando a diferença no nivel do mar),mas no caso o meu dá defeito o seu nao.
Se fosse entrada de ar no coletor o valor ia ser maior do que o seu nao daria a mesma leitura.
Lenta em 700rpm (posição da borboleta em 11,8%)
5,5 psi -> 37,9212 kPa

O meu em lenta dá 390 miilbar ,diferença de mais ou menos 8 milibar por causa do nivel do mar.
Meu servo freio está ok entao.
Editado pela última vez por sergiokruger em Qua Mar 22, 2017 10:23 am, em um total de 1 vez.
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#40

Mensagem por Miau » Qua Mar 22, 2017 10:18 am

bom.. pra testar a sonda lambda, com o carro frio, o sistema fica em open loop(chamado malha aberta) por uns 15 segundos, ou seja, não usa a sonda

nesse momento, você pode tentar provocar o problema.. se acontecer, não é a sonda lambda(o que eu tenho quase certeza).

eu acho que não deve ser ela, pois você citou que ela fica no loop(sobe e desce)

os valor dela em lenta de loop normal seria uma oscilação constante de 100 milivols ~ 800 milivolts, mas lembre-se que esses são os valores de leitura de O² de resultado da queima.. então se a queima do seu motor não estiver ideal, esse valor pode variar

seria interessante você arrumar um elm327(baratinho, uns 50 reais) pra checar os valores LTFT e STFT pra verificar como o motor está regulando a mistura
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#41

Mensagem por sergiokruger » Qua Mar 22, 2017 10:37 am

Fiz outro cauculo:
O seu:
Desligado(estou no nível do mar):
14,5 psi -> 99,9 kPa
o meu 967 diferença de menos 32 milibar

Lenta em 700rpm (posição da borboleta em 11,8%)
5,5 psi -> 37,9212 kPa
o meu 448 diferença de mais 69

no caso juntando Mais 69 com menos 32 daria um diferença de 101 milibar.

na lenta teria que dar menos 32 no caso o meu tinha que marcar 347.
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#42

Mensagem por sergiokruger » Qua Mar 22, 2017 10:49 am

Ou o coletor tem uma entrada falsa de ar ou o sensor map está lendo errado
Agora é como achar uma bomba de fumaça pra achar o defeito.
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#43

Mensagem por Miau » Qua Mar 22, 2017 10:58 am

mas não esqueça de considerar o desgaste do motor.. acho que é normal

meu motor já tem 105 mil km.. então não dá pra ser exato saca.. mas tem que ser bem aproximado

olha, mais alguns testes de atuadores que interferem na admissão pós TBI..

testa a válvula do canister.. veja se consegue soprar contra ela com a válvula desligada.. e ai manda acionar a válvula no lexia, e veja se consegue soprar ar.. lembrando que o acionamento dela, se não me falha a memória, é em pulsos.

tem também a EGR.. mas essa não sei se da pra acionar via lexia
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#44

Mensagem por sergiokruger » Qua Mar 22, 2017 12:39 pm

É miau,cada vez me surpreendo mais com os Mexanicos PQP!
Acredita que minha TBI foi furada?

nao tinha notado que nao existe esse furo na borboleta da TBI apesar de ter olhado varias vezes para ela. :angry: :angry: :angry: :angry:
photo1490196393436 (1).jpg
Segundo uma pesquiza na net Achei isso:
esse furo e para corrigir o problema de carro morrer quando vc vai reduzir a marcha caso o motor esteje abaixo de 2500rpm, isso eh um problema muito comum no tempra 16v ano 95-99.
isso ocorre pois ao soltar o pe do acelerador, o corpo de borboletas (tbi) se fecha e motor de passo / atuador de marcha lenta, demora para entrar em açao, compensando a lenta, dai o carro morre por falta de ar....
porem o buraco que se faz e bem menor do que esse, e em especifico so vi no tempra ate hoje, no seu carro, se ele estivesse com esse problema, certamente uma geral na tbi e atuador resolveria.


Tipo, o problema é TBI que está com mau funcinamento e por isso vamos fazer um furo pra funcionar,nao substituir a TBI :angry: :angry: :angry: .
Os engenheiros da citren com anos de estudo e pos graduaçao nao sabem merda nenhuma mais o MEXANICO acha que fazendo um furo vai funcionar super bem :angry: :angry: :angry: :angry:
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#45

Mensagem por Miau » Qua Mar 22, 2017 12:57 pm

puts não acredito nisso.. essa foi de matar

é por isso que até hoje eu não consigo confiar em nenhum mecânico, o que fez eu ter enfiado a cara nesses assuntos.

tenta desmontar essa palheta e preencher esse furo com alguma coisa que não se solte.. pode até fazer um teste preliminar com um pedaço de silvertape.. ou uma fita com alto poder adesivo.. hhehe
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