Mensagem"defeito no motor"

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sergiokruger
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#1

Mensagem por sergiokruger » Qua Mar 15, 2017 3:25 pm

Estou com um problema com meu picasso 2005 GXA aut.
Em uma reduzida (sinal,lombada etc..) onde fica no freio a motor, pisando no freio para parar, ele começa a falhar,ficando sem força.
O motor fica com funcionamento na lenta irregular,e só desligar e ligar ele que tudo volta ao normal.
Levei a uma oficina que passou o Scanner e acusou falha no bico injetor 3,foi feita a limpeza e equalizado os bicos.
Tambem fiz trocas de vela ,bobina e filtro combustível e continua com o msm problema.
Em uma destas falhas percebi que o modulo corta a alimentacao dos bicos as vezes o bico numero 1 as vezes o 3 (sempre nas reduzidas)voltando a funcionar quando desliga e liga novamente.
Pensei se talvez nao seria o sistema de cut off dele,no caso da reduzida que ele corta os injetores, na hora que tem que voltar a injetar ele nao dispara os injetores.Talvez seja isso?Alguem ja teve esse defeito?

Agradeco pela ajuda!


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#2

Mensagem por Miau » Qua Mar 15, 2017 3:55 pm

O automático nao faz cutoff.. Tem um sistema diferente por causa do câmbio automático

Você disse que ao frear é que acontece o problema.. Por acaso seu freio ta duro alem do normal?

Pois se o diafragma do servo freio(vulgo hidrovacuo) estiver rasgado, da exatamente esse sintoma. Entra ar falso pelo servo freio para o tbi e da isso..

Faz o teste. Com o carro parado, da partida e deixa estabilizar a lenta.. Feito isso, pisa no freio com ele parado mesmo e veja se da problema e se a lenta fica irregular
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#3

Mensagem por sergiokruger » Qua Mar 15, 2017 5:07 pm

O carro e de minha esposa,e ela esta com o carro,quando chegar faço o teste.
o freio fica duro quando da o defeito.Quando esta andando é normal.Fiz um teste de estanqueidade,(vi em um video no youtube)tirei o duto do ar que vem do filtro e com o carro funcionado fechei a entrada da TBI com a mao,e o motor apagou o que prova nao ter entrada de ar falso.Agora pode ser que quando pisa no freio,o diafragma pode estar rompido e dar falsa entrada de ar(somente com o freio pressionado). Vou fazer o teste e volto pra dar resposta.
Editado pela última vez por sergiokruger em Qui Mar 16, 2017 6:58 pm, em um total de 1 vez.
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#4

Mensagem por Munhoz » Qua Mar 15, 2017 5:15 pm

Esse teste de tampar com a mão não funciona muito bem, a não se que a entrada falsa de ar seja uma puta entrada.. se for pequena o carro morre do mesmo jeito.
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#5

Mensagem por Miau » Qua Mar 15, 2017 5:30 pm

mas ai é que tá.. se você não pisar no freio, você não abre uma válvula compensatória que tem onde vai o pedal.. ai não da ar falso.. somente quando pisa, você abre a válvula de compensação.. que ai caso o diafragma do servo estiver rasgado, da passagem dessa válvula para o TBI saca..

outra coisa que mostra esse defeito no servo é, ao pisar, e manter pisado, você ouve um som de ar entrando tipo "xchuuuuuuu" o tempo todo.

quando não há vazamento, você só ouve o som de "xchuuuu" no momento inicial da pisada e para em seguida.. pois é a pressão compensando pela válvula.

pelo seu relato, tudo indica que é ai o problema..

outra coisa também é.. a mangueira rígida que vem do servo freio para o TBI as vezes pode rachar em uma das pontas, geralmente do lado do TBI.. dando ar falso.. mas ai o sintoma aconteceria o tempo todo, e não somente ao pisar no freio.
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#6

Mensagem por sergiokruger » Qua Mar 15, 2017 5:57 pm

Fiz o teste Miau,liguei o carro e pisei no freio,nada mudou.o barulinho de chuuuuuu faz no comeco da pisada e depois no curso some.
Mas ai fiz outro teste, pisei varias vezes seguidas e rapidas no freio e depois de umas bombadas ele dá o defeito.repeti e novamente deu o defeito.
Agora como fazer o teste para ter certeza que é o hidro vaco?
Poderia ter alguma relaçao com o ABS ,tipo quando bombo varias vezes a presao do fluido interfere no modulo ,já que ele é ligado a central?

Muito bacana a ajuda de voces,pelo menos achei como manifestar o defeito dele sem estar andando.Obrigado a todos.
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#7

Mensagem por Miau » Qua Mar 15, 2017 7:19 pm

relação com o ABS não tem.. o abs não interfere no servo freio.. (na verdade não existe hidrovácuo pois não tem nada de hidro ai hehe)

no caso, faça o seguinte teste.. pise gradativamente e lentamente no freio até chegar no fim de curso.. e veja se em algum momento no curso, ele chia ou faz o motor falhar..

verifique também a mangueira que eu falei.. ela sai do servo freio até o TBI.. veja se tem rachadura nela.
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#8

Mensagem por sergiokruger » Qua Mar 15, 2017 9:22 pm

Fiz esse procedimento e nao dá defeito,nem alteraçao alguma na lenta do motor.
Mesmo se pisar e bombar devagar nao acontece o defeito,somente rapido.
Fiz tambem o teste do servo freio com o carro desligado bomba umas 4 vzs e segura ,depois ligua o carro e verefica se o pedal desce lentamente,
e foi isso que aconteceu.
A mangueira que sai do servo freio e vai para debaixo do tbi (do vacuo)nao tem rachadura alguma ,já verifiquei.
Amanha vou fazer o seguinte teste,vou tirar a mangueira do servo freio e tampala,ligar o carro e simular uma falsa entrada de ar abrindo e fechando a mangueira,(como se fosse o servo freio com defeito)se der o defeito no motor é quase certo que é o servo freio.
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#9

Mensagem por Miau » Qua Mar 15, 2017 11:29 pm

Talvez não seja no servo, e sim na válvula anti retorno.

Ela é o encaixe da mangueira que fica no servo.. Teoricamente basta puxar que ela sai.. Ela deve permitir passagem somente para um lado, no caso.. no sentido servo freio -> TBI.

Na imagem, é o item 7

Imagem

Pelo que você descreve.. se fosse o servo, você sentiria o freio muito duro e faria chiado quando pisado..

No caso, se essa válvula tiver ruim, pode dar esse sintoma de bombar o freio e dar problema no motor
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#10

Mensagem por sergiokruger » Qui Mar 16, 2017 6:31 pm

Tirei a peça e realmente ela esta com defeito,sopro e sai em qualquer direção.
Vou comprar uma e trocar e fazer o teste pra ver se para com o defeito.

Dando uma olhada no ML achei essa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 06-207-_JM

Mas ele fala que e para o 206 207 ela serve no meu? è a msm?
Questionei ao vendedor se dava ele respondeu que nao sabe ao certo,pediu se tinha numero de referencia mas na peça nao tem nenhuma referencia.

A peça:
photo1489699185395.jpg
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#11

Mensagem por Miau » Qui Mar 16, 2017 11:24 pm

Acho que basta medir o diametro do encaixe no servo.. Se bater, serve

Adicionado a 1 hora 3 segundos:
O código dela é 459931
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#12

Mensagem por sergiokruger » Sex Mar 17, 2017 11:56 am

Entao,vauvula com defeito trocada por uma que esta perfeita,só que o problema continua.
fiz um teste,tirei a mangueira do vacuo e liguei o carro com ela fechada(a entrada)conforme vou abrindo e vai dando uma "falsa entrada de ar" o motor falha(cortando um ou outro bico) é como se o coletor enchesse muito de ar e o modulo nao compensa ou lê errado e corta os bicos.
O problema está relacionado ao vacuo do motor talvez um sensor de presao se é que existe neste carro,pode estar mando informaçao errada para o modulo.O que acha?estou no pensamento certo?
Olhando na internet parece ser o sensor map que faz a leitura da preçao absoluta,seria isso?talvez seja ele que está dando esta zica toda.
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#13

Mensagem por sergiokruger » Sex Mar 17, 2017 12:25 pm

Outro teste feito e achado um problema,com o carro ligado borifei WD no pé dos bicos injetores e o primeiro bico quando borifa o motor dá variaçao
confirmando falsa entrada de ar.Vou ver se acho os reparos e trocar.
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#14

Mensagem por Miau » Sex Mar 17, 2017 1:54 pm

pois é.. ia te falar que tem ar falso por ai.. esses orings você acha em casa de vedações.. mas tem que ser nitrílico e suportar no minimo 120ºC

é legar verificar também a junta do coletor de admissão e do TBI..
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#15

Mensagem por Munhoz » Sex Mar 17, 2017 2:25 pm

É só comprar o kit de reparo de bico injetor. Agora, prepara o bolso por que vai pagar uns 15 reais hein!! hahaha
Esse kit vem com os orings e os pré filtros.
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