Mensagem"defeito no motor"

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#16

Mensagem por Miau » Sex Mar 17, 2017 2:46 pm

uma dica.. mecanicos tem mania de lubrificar o oring com oleo ou graxa antes de colocar.. NAO faça isso pois assim voce cozinha o oring..

pra tirar e colocar facinho, apenas molhe com alcool.. fica uma seda pra puxar e instalar os bicos e o alcool seca e deixa o oring limpinho


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#17

Mensagem por sergiokruger » Sex Mar 17, 2017 9:50 pm

Comprei o reparo mas os orings sao muito grandes para esse bico,vem oito do mesmo tamanho,na entrada do bico é menor e dá certo mas na saida ele entra apertado no bico e nao entra nem a pau no coletor a borracha original é mais fininha que a do reparo.
Troquei as de cima e as debaixo troquei só a que estava vazando(coloquei outra usada),montei funcionei e joguei WD no pé dos bicos e ficou sem entrada de ar.Mas ainda da o defeito.
Desmontei o coletor e TBI pra trocar as juntas,vamos ver o que dá.
Na desmontagem do coletor tive que tirar um cano que sai debaixo do coletor e entra no motor perto do cilindro 4(ao lado da vauvula termostática) .Para que serve esse cano?ele sai em baixo do TBI (no coletor) uma ligaçao de vacuo com o motor,qual a funçao dele?
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#18

Mensagem por rgdl » Sex Mar 17, 2017 11:29 pm

Munhoz escreveu:É só comprar o kit de reparo de bico injetor. Agora, prepara o bolso por que vai pagar uns 15 reais hein!! hahaha
Esse kit vem com os orings e os pré filtros.
Munhoz, eu nunca achei kit reparo para bicos injetores da Valeo para Picasso 2.0, e olha que procurei bastante.
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#19

Mensagem por Miau » Sáb Mar 18, 2017 12:39 am

Esse cano é da válvula EGR.. Quando o motor ta frio, essa válvula libera passagem de gases quentes da exaustão para o coletor de admissão a fim de aquecer a mistura e economizar combustível

Adicionado a 8 minutos 25 segundos:
Aqui tem casa que só vende vedações.. Eu levo o oring e compro na medida.. Da uns 5 reais kkkk

Interessante era arrumar um scanner desses elm 327 e verificar o codigo do erro gravado..

Verificar os valores STFT e LTFT também da pra fazer um diagnóstico melhor
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#20

Mensagem por rgdl » Sáb Mar 18, 2017 10:05 pm

Sergio, se te venderam o kit da Marelli ele não serve, ou melhor, só serve as orings grossas as que ficam na flauta. As orings mais finas tem que fazer o que o Miau falou, ir numa loja de vedações com um modelo.

Esse cilindro não é o 4, os motores da PSA a contagem do cilindro é a partir do volante do motor, então esse é o cilindro 1. É importante contar certo porque a contagem dos bicos segue a contagem dos cilindros e se tiver um erro no scanner apontando falha no bico 1 e vc estiver contando o cilindro errado vai trocar também o bico errado, vai trocar o bico 4 pensando que é o 1.
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#21

Mensagem por Munhoz » Sáb Mar 18, 2017 11:10 pm

rgdl, Posta essa dificuldade aqui: Lista de Peças Difíceis de Encontrar
Vamos ver se o clube consegue algumas parceirias.
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#22

Mensagem por sergiokruger » Dom Mar 19, 2017 2:20 pm

Miau escreveu:Esse cano é da válvula EGR.. Quando o motor ta frio, essa válvula libera passagem de gases quentes da exaustão para o coletor de admissão a fim de aquecer a mistura e economizar combustível
Essa valvula EGR me traz más recordaçoes,tenho uma frontier e deu problema nela,travou aberta.
estava no interior e o mecanico que olhou e nao sabia o defeito,me mandou ir para minha cidade a uns 60km(Isso que questionei ele se nao teria problema andar como estava e ele me respondeu que nao tinha problema algum).
A frontier anda mas quase sem força e fazendo uma fumaça preta do cao,fui indo assim msm.
Quando chegou perto da cidade ela perdeu totalmente a força e desligou,dai só saiu de guincho.
Moral da historia:uma valvula EGR,dois bicos travaram e arrebentou com turbina.
Total da brincadeira:7 mil temers,
Por essa experiencia quando o carro está com defeito ,nao vou na onda de mecanico mais.E tento resolver eu msm.
Editado pela última vez por sergiokruger em Dom Mar 19, 2017 3:19 pm, em um total de 7 vezes.
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#23

Mensagem por sergiokruger » Dom Mar 19, 2017 2:31 pm

rgdl escreveu:Sergio, se te venderam o kit da Marelli ele não serve, ou melhor, só serve as orings grossas as que ficam na flauta. As orings mais finas tem que fazer o que o Miau falou, ir numa loja de vedações com um modelo.

Esse cilindro não é o 4, os motores da PSA a contagem do cilindro é a partir do volante do motor, então esse é o cilindro 1. É importante contar certo porque a contagem dos bicos segue a contagem dos cilindros e se tiver um erro no scanner apontando falha no bico 1 e vc estiver contando o cilindro errado vai trocar também o bico errado, vai trocar o bico 4 pensando que é o 1.
Só achei o Kit da Marelli já tinha comprado quando vi seu comentário :sad:
Como falei antes troquei as de cima e as debaixo deixei as usadas somente substitui o do bico 4 por outra usada(a do lado da coreia dentada),quando frio nao dá entrada de ar mas quando o motor esquenta o vazamento aparece :angry:
Tenho que achar o orings finos novos e trocar.
Editado pela última vez por sergiokruger em Dom Mar 19, 2017 3:35 pm, em um total de 5 vezes.
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#24

Mensagem por sergiokruger » Dom Mar 19, 2017 3:06 pm

Miau escreveu:
Interessante era arrumar um scanner desses elm 327 e verificar o codigo do erro gravado..

Verificar os valores STFT e LTFT também da pra fazer um diagnóstico melhor
Eu tambem estava pensando na necessidade do scanner,e como moro na fronteira(foz do iguaçu)fui ao paraguai e comprei um lexia 3
Vamos a leitura do scanner:
01.jpg
Erro do quadrante:
02.jpg
Na leitura apos a tela do motor a gasolina,veio essa tela,deixei na primeira opçao como está na foto
03.jpg
Defeitos acusados:
04.jpg
05.jpg
06.jpg
07.jpg
08.jpg
09.jpg
Pelo que vi,parece ser o sensor de temperatura do motor,e o sensor de pressao e temperatura da admiçaoque no caso é o sensor MAP seria isso?
Ou os sensores ou as conecoes eletricas.
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#25

Mensagem por rgdl » Dom Mar 19, 2017 4:39 pm

Cara tá muito estranho todos esses sensores darem defeito ao mesmo tempo, todos eles dependem de uma tensão de retorno para que o módulo saiba o valor correto. A impressão que dá é que algum curto no chicote está afetando o sinal desses sensores.

Um teste seria colocar seus sensores em outro Picasso para ver se o módulo dá algum problema.
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#26

Mensagem por sergiokruger » Dom Mar 19, 2017 6:01 pm

Pois é RGDL,tambem achei estranho tantos defeitos,apaguei a memoria dos erros tanto do quadrante como da igniçao.
Quando deu defeito novamente no motor fiz nova leitura e só gravou um erro
Este:
photo1489956752764.jpg
photo1489958624582.jpg
Deve ser o vazamento que entra pelo bico,só vou saber quando trocar os orings msm.
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#27

Mensagem por paulo.silva » Dom Mar 19, 2017 10:53 pm

escaner ateh ajuda a dar as pistas de defeitos mais o importante seria um multimetro para medir as peças suspeitas, nao adianta ir trocando as peças pois aumenta muito a despesa, o meu carro tinha varios codigos de falhas, um muito importante era o sensor map estava travado prejudicando todo o sistema da para medir todos os sensores com um multimetro foi o que eu fiz descobri duas sondas oxigenio uma pre e outra pos travadas um sensor de fase esse eu descobri com um escaner sensor map nao tinha variaçao de tensao entao conclui que estava com defeito, agora por ultimo troquei uma bobina que e mais facil de dedectar o carro agora ta muito bom!! boa sorte...
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#28

Mensagem por Miau » Seg Mar 20, 2017 4:59 am

Medir com multímetro é dificil dependendo do sensor.. Vice teria que ter o datasheet do sensor pra entender a leitura do mesmo.. Sem falar que tem sensor analógico, digital, e de pulso.. Ai em alguns casos, somente um osciloscópio mesmo pra fazer leitura, uma vez que 99% dos multímetros comuns não tem velocidade de leitura suficiente pra acompanhar a variação do sensor.. Como no caso de um sensor lambda.

Melhor que o multímetro, é usar o próprio scanner pra acompanhar a leitura do sensor.. Uma vez que já vem com a fórmula de conversão aplicada.. Ai basta verificar a coerência da leitura.

Por exemplo :

Sensores de temperatura, basta verificar se, com o carro frio, se a leitura bate com a temperatura ambiente, e ao ligar o motor, se sobe gradativamente de acordo com o pressuposto.

Sensor map/maf.. Basta verificar se com o carro desligado, se a leitura será de 1atm.. E se ao ligar, corresponde com o vácuo pressuposto.

Sensor lambda.. Basta ver a leitura no scanner, se o grafico oscila normalmente entre os valores esperados..

E por ai vai..

Lembrando que o modulo calculador vai armazenar erros mesmo que já tenham sido resolvidos.. Então após a primeira leitura, se faz um apagamento dos erros pra deixar somente os recorrentes.

Nesse caso ai, P1160 indica falta de coerência entre a massa de ar lida pelo sensor, e o resultado da queima que certamente marca como pobre.

Pode ser vazamento no coletor de admissão, pós TBI.. Ou o próprio sensor map/maf

O sensor, basta verificar a leitura com o motor desligado.. Tem que bater 1atm.. E depois ligar e verificar se o valor reduz devido ao vácuo.
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#29

Mensagem por sergiokruger » Seg Mar 20, 2017 11:47 am

Troquei as orings e o vazamento parou,mas ainda continua o problema.
Sempre quando pisa no freio em uma reduzida em uma rua de declive (ainda tem isso).
Outra coisa que nao dá o defeito é enquanto nao chega na temperatura de trabalho.Com o motor frio nao dá.
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#30

Mensagem por sergiokruger » Seg Mar 20, 2017 6:23 pm

Miau escreveu:Medir com multímetro é dificil dependendo do sensor.. Vice teria que ter o datasheet do sensor pra entender a leitura do mesmo.. Sem falar que tem sensor analógico, digital, e de pulso.. Ai em alguns casos, somente um osciloscópio mesmo pra fazer leitura, uma vez que 99% dos multímetros comuns não tem velocidade de leitura suficiente pra acompanhar a variação do sensor.. Como no caso de um sensor lambda.

Melhor que o multímetro, é usar o próprio scanner pra acompanhar a leitura do sensor.. Uma vez que já vem com a fórmula de conversão aplicada.. Ai basta verificar a coerência da leitura.

Por exemplo :

Sensores de temperatura, basta verificar se, com o carro frio, se a leitura bate com a temperatura ambiente, e ao ligar o motor, se sobe gradativamente de acordo com o pressuposto.

Sensor map/maf.. Basta verificar se com o carro desligado, se a leitura será de 1atm.. E se ao ligar, corresponde com o vácuo pressuposto.

Sensor lambda.. Basta ver a leitura no scanner, se o grafico oscila normalmente entre os valores esperados..

E por ai vai..

Lembrando que o modulo calculador vai armazenar erros mesmo que já tenham sido resolvidos.. Então após a primeira leitura, se faz um apagamento dos erros pra deixar somente os recorrentes.

Nesse caso ai, P1160 indica falta de coerência entre a massa de ar lida pelo sensor, e o resultado da queima que certamente marca como pobre.

Pode ser vazamento no coletor de admissão, pós TBI.. Ou o próprio sensor map/maf

O sensor, basta verificar a leitura com o motor desligado.. Tem que bater 1atm.. E depois ligar e verificar se o valor reduz devido ao vácuo.
Amanhã vou fazer esses testes,obrigado pela aula Miau
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