Velocidade maxima em marchas Xsara Picasso 2.0 manual

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Liprince
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Ter Fev 28, 2017 10:53 pm
Nome: Rafael Liprince
Localização: Niterói
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 Gxs 2005
Contato:

Velocidade maxima em marchas Xsara Picasso 2.0 manual

#1

Mensagem por Liprince » Qui Mar 02, 2017 3:54 am

Olá pessoal,
Sou novo por aqui,porém possuo um Xsara Picasso 2.0 manual há 3 anos. Sempre tive dificuldade em saber a velocidade máxima atingida em cada marcha do carro por ele não ter conta-giros e fica difícil saber em qual rotação o motor está. Essa informação ajudaria principalmente nas ultrapassagens.
Por exemplo quando estou a 80 km/h em 3 marcha numa ultrapassagem sinto o motor já gritando ele ganha velocidade se acelero mais mas não sei se já é o limite da marcha. Em 4 marcha nessa mesma velocidade ele retoma também mas não sei se é a marcha ideal para essa velocidade.
Só encontrei a informação de relação de marcha o que não ajuda muito. Vi num vídeo no yt um c4vtr atingindo 130 de 3 marcha. Sei q o motor é um EW10 melhorado mas é praticamente o mesmo motor com algumas melhorias como o variados de fase por exemplo. O que não tem nos Xsaras.
Alguém aí poderia me informar?
Valeu pessoal!


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Velocidade maxima em marchas Xsara Picasso 2.0 manual

#2

Mensagem por Munhoz » Qui Mar 02, 2017 2:26 pm

Na verdade é com as relações de marchas que são feitas essas contas. Vou deixar dois links, um o autor ensina fazer esses cálculos e outro é uma calculadora.

VELOCIDADE POR 1.000 RPM, COMO CALCULAR

http://www.matoscar.com.br/calculo/calculo.html

Fiz as contas na mão e cheguei nos valores bem próximos da calculadora, ficando assim:
Marcha - Velocidade máxima
1ª - 41 km/h
2ª - 76 km/h
3ª - 123 km/h
4ª - 173 km/h
5ª - 215 km/h
Liprince
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Ter Fev 28, 2017 10:53 pm
Nome: Rafael Liprince
Localização: Niterói
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 Gxs 2005
Contato:

Velocidade maxima em marchas Xsara Picasso 2.0 manual

#3

Mensagem por Liprince » Sex Mar 03, 2017 9:01 pm

Munhoz, Eu desconhecia totalmente esse tipo de cálculo com as relações das marchas. Não sei quase nada de mecânica. Bizarro é que a 80 km/h o motorizado já grita muito em 3 marcha :cry:
Muito obrigado mesmo pelo ensinamento. São pessoas como você que enriquecem esse ótimo fórum :like:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Velocidade maxima em marchas Xsara Picasso 2.0 manual

#4

Mensagem por Munhoz » Sáb Mar 04, 2017 2:26 am

Obrigado pelo elogio!!
Precisa ver quanto realmente está girando o motor, com um scanner bluetooth e um aplicativo de celular é possível acompanhar. Tem tópico aqui sobre isso.
Digo isso pois, as vezes, um coxim estourado pode passar mais vibrações para a cabine e você ter a impressão de que ele está gritando.
Você pode fazer um teste sonoro, com o motor em temperatura normal de trabalho e em ponto morto, vai acelerando até o corte de giro. É seguro pois a injeção "desliga" o motor bem antes do limite que ele suporta (limite de rotação). É só pra você ver que ele pode "gritar" bem mais.

Pelas contas a 80 km/h o motor está aproximadamente em 3.700 rmp. O corte de de giro acontece em 6.500 mais ou menos. A única razão para o giro estar acima de 3700 é se trocaram o câmbio por um de relações mais curtas, fora isso a matemática não mente hahaha

Analisando o gráfico a seguir e baseado nas contas, na terceira marcha e o carro a 80 km/h o motor está muito próximo do limite da faixa de torque. Talvez usando a quarta marcha para ultrapassagem você tenha melhor resultado dependendo da situação, teria que testar.

Imagem
Liprince
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Ter Fev 28, 2017 10:53 pm
Nome: Rafael Liprince
Localização: Niterói
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 Gxs 2005
Contato:

Velocidade maxima em marchas Xsara Picasso 2.0 manual

#5

Mensagem por Liprince » Sex Mar 10, 2017 12:47 am

Acabei de comprar um scanner desses com aplicativo e vou verificar a rotação. Sei lá minha caixa de marchas nunca foi mexida
Vou pedir o trocar a embreagem porque já ta com 106 k. Eu acho as marchas desse carro muito curtas. Parece de carro 1.0. Deve ser característica do carro. Valeu mesmo!
Responder