modo tiptronic não funciona

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

modo tiptronic não funciona

#16

Mensagem por rgdl » Qua Fev 15, 2017 9:25 am

Não tenho C4 Picasso, então a sugestão que vou dar pode não ser válida, mas uma vez lendo no fórum um post relacionado a defeito no freio de mão eletrônico, entre outras zicas relacionadas ao câmbio, o problema estava num módulo que fica no cofre do motor, veja as fotos abaixo:
20150630_201503.jpg
20150630_201453.jpg


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

modo tiptronic não funciona

#17

Mensagem por renan97ar » Qua Fev 15, 2017 7:08 pm

Não é certo, mas eu começaria checando o sensor do pedal. Ele tem 4 pinos, dois para luz de freio e dois para a injeção. Um jeito prático de saber se está funcionando corretamente é armando o piloto automático. Se ele não armar, ou se ao pisar no freio ele não desarmar, o interruptor pode estar defeituoso ou sujo.

Sobre o modo manual, para não estar trocando a informação no painel, pode ser que a sua CMF (que na C4 Picasso fica acima do volante) não esteja detectando. Você chegou a fazer a leitura dos parâmetros do módulo do câmbio, para ver se ele detecta corretamente a posição das alavancas? Já aproveite e veja também se a opção de modo tiptronic está ativada tanto no câmbio quando na BSI (não me lembro ao certo onde ficam as opções, então dê uma procurada).

Outra coisa que ajuda muito no lexia, é a possibilidade do teste de atuadores. Teste se o motor que controla o freio de mão está funcionando de acordo. Aproveite para apagar os erros e dê uma volta com o carro em um local com várias subidas. O sistema de partida em rampas é o mesmo sistema que controla o "freio de mão". Se ao parar o carro o erro se manifestar, pode ser algo errado no sistema de freio eletrônico.

Por fim, o lockup nesse carro se ativa em segunda marcha (dá a impressão que passou uma "segunda e meia", você nota claramente), e ao apertar fundo o acelerador, ele é desativado. Uma reinicialização dos autoadaptativos do câmbio e injeção pode ser uma boa!
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
foguinho
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Abr 24, 2012 6:24 pm
Nome: foguinho
Localização: Santo André, SP
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

modo tiptronic não funciona

#18

Mensagem por foguinho » Sáb Fev 18, 2017 3:15 pm

Então amigos, já fiz de tudo, passando o lexia umas 10 vezes.... testei tudo, as borboletas funcionam via lexia.... então o modulo acusa qd estou em tip..... de resto o carro está perfeito, o piloto automatico funciona, utilizo ele todos os dias..... assistencia em rampas, tudo certo....
No modulo comelec, aquele da foto, tudo certo, sem erros, o problema está somente no modulo do cambio mesmo, que acusa esse erro "defeito no freio com fio"...... o freio de mao tudo ok.....
O problema mesmo é o tip que não funciona e o conversor que não trava....... Não sei se tem relação entre eles o problema.... vou dar uma volta com o carro e ver se a valvula do conversor está funcionando.... embora nos teste via lexia ela atuou sem problemas....
Comprei outro sensor do pedal... chega essa semana.... mas o meu... pelo lexia, está perfeito, dando contato aberto e fechado.... tudo normal.... segui toda a fiação e está tudo certo.....
Estou quase comprando outro modulo de cambio e colocando para ver se não é o modulo..... pq de resto.... já vi tudo e não cheguei a conclusao nenhuma....
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

modo tiptronic não funciona

#19

Mensagem por renan97ar » Sáb Fev 18, 2017 10:28 pm

De curiosidade: qual o código do erro?
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
foguinho
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Abr 24, 2012 6:24 pm
Nome: foguinho
Localização: Santo André, SP
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

modo tiptronic não funciona

#20

Mensagem por foguinho » Dom Fev 19, 2017 10:08 pm

P00C3- Defeito do travão filar.... (Wired brake) Defeito do freio com fio

Embora seja com P... que pelo que sei indica defeito permanente, nas informações sobre ele diz que é um defeito fugitivo....
Hj passei o aparelho novamente, testei freio de mao, borboletas, enfim, fiquei fuçando.... vi que no Modulo COMELEC as borboletas funcionam, o modo M tb.... tudo certo, mas qd entro no modulo de cambio, entra P,R,N,D ..... mas quando coloco no M, ele dá como "inativa" o + e - (borboletas)
Aí qd desligo a ignição ele dá como "ativo"... mas basta ligar a ignição novamente, que fica "inativo".....
foguinho
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Abr 24, 2012 6:24 pm
Nome: foguinho
Localização: Santo André, SP
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

modo tiptronic não funciona

#21

Mensagem por foguinho » Dom Fev 19, 2017 10:12 pm

Pesquisei sobre esse erro, e não achei absolutamente nada..... Estou desconfiando que seja realmente problema no modulo.... acho que vou arranjar outro e trocar.... para ver se resolve! Pq não tenho mais o que ver no carro.....
Tentei fazer um telecarregamento pelo aparelho, mas não consegui.... usei meu usuario e senha do citroen service.... mas não deu certo
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

modo tiptronic não funciona

#22

Mensagem por rgdl » Seg Fev 20, 2017 10:23 am

foguinho escreveu: Embora seja com P... que pelo que sei indica defeito permanente,
Não, a primeira letra dos códigos OBD se referem ande o problema que causa o erro está localizado, no caso da letra P é problema no Powertrain, veja a imagem abaixo.

Imagem

Já pensou em fazer uma atualização do software do módulo?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

modo tiptronic não funciona

#23

Mensagem por renan97ar » Seg Fev 20, 2017 6:30 pm

Já tentou apagar o erro e ver em qual condição ele volta? Veja se é ao ligar o carro, ao trocar as posições da alavanca, ao trocar as marchas... Outra coisa que seria interessante fazer é uma inspeção visual no conector do módulo. As vezes uma lavagem mal feita ou uma possível queda de água de chuva em cima do módulo pode gerar mal contato no plug.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
foguinho
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Abr 24, 2012 6:24 pm
Nome: foguinho
Localização: Santo André, SP
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

modo tiptronic não funciona

#24

Mensagem por foguinho » Seg Fev 20, 2017 8:12 pm

Já despluguei tudo, passei limpa contato e ar comprimido 2 vezes.... creio que não seja plug não....
O erro não se apaga, por isso estou pensando em modulo mesmo... pq vc apaga ele, e qd ele faz a leitura novamente o erro já está lá, ele não sai....
Na concessionaria eles fizeram a atualização, e ficou do mesmo jeito, mas eu queria fazer em casa, eu consigo? Pq tentei usando meu login do citroen service e não deu certo! Tem algum outro usuario e senha que eu tenho que usar?
foguinho
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Abr 24, 2012 6:24 pm
Nome: foguinho
Localização: Santo André, SP
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

modo tiptronic não funciona

#25

Mensagem por foguinho » Qua Fev 22, 2017 10:45 pm

Galera, passei hj na citroen e conversei com o tecnico.... O erro atualizado é o P0504 - Defeito do freio filiar.... ou seja, o maledito sensor do pedal do freio mesmo..... defeito de coerencia....

Pode ser o modulo do cambio, o sensor ou chicote.....

Arrumei outro modulo hj, pluguei e pimba! Continuou a mesma porcaria! kkkkkkk
Até o FDS vou seguir a fiação e ver o que consigo descobrir....
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

modo tiptronic não funciona

#26

Mensagem por Munhoz » Qua Fev 22, 2017 10:52 pm

foguinho escreveu: Arrumei outro modulo hj, pluguei e pimba! Continuou a mesma porcaria! kkkkkkk
:lol: :lol: :lol: :lol:
chegou o segundo sensor? As vezes é o terra que está zuado em algum ponto, é chute
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

modo tiptronic não funciona

#27

Mensagem por rgdl » Qui Fev 23, 2017 10:02 am

Segue as sugestões desse site: P0504 Brake Switch A/B Correlation Code Read more at: https://www.obd-codes.com/p0504 Copyright OBD-Codes.com

O interessante é que ele indica que é possível ser problema de módulo, mas o da injeção e não do cambio. O que faz todo sentido, já que o módulo do cambio e da injeção se comunicam.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
foguinho
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Abr 24, 2012 6:24 pm
Nome: foguinho
Localização: Santo André, SP
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

modo tiptronic não funciona

#28

Mensagem por foguinho » Qui Fev 23, 2017 11:23 am

Ainda não chegou o outro sensor.... Com relação a ser o modulo de injeção, o tecnico da citroen falou isso tb, porem ele acha estranho não aparecer nenhum erro na injeção, e somente no cambio..... Por isso está tão complicado de resolver esse problema, pq nada faz muita logica! kkkkk
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

modo tiptronic não funciona

#29

Mensagem por rgdl » Qui Fev 23, 2017 5:37 pm

Olha se for a central do cambio que capte a informação do sensor do pedal de freio é provável então que o problema seja ou no sensor ou no cabo.

Mas uma coisa que não se pode ignorar é que as informações captadas pelos módulos são compartilhadas pela rede CAN para que outros módulos possam usar. Então, embora não pareça não fazer o menor sentido uma informação captada pela central de injeção gravar erro na central do cambio, isso é bem possível.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
foguinho
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Abr 24, 2012 6:24 pm
Nome: foguinho
Localização: Santo André, SP
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

modo tiptronic não funciona

#30

Mensagem por foguinho » Qui Fev 23, 2017 10:01 pm

Então, ele achou estranho justamente isso..... o defeito é no freio com fio.... e o unico fio que vai direto pro modulo é o 4 do plug do pedal, ele vai para o modulo de injeção.... O resto é via CAN.... mas ele achou estranho esse erro estar no cambio, e não na injeção.... Se fosse na injeção, era batata que era esse fio 4 do plug.... mas como o defeito esta no cambio, ficou essa duvida..... mas mesmo assim vou rastrear todos os fios, não importa para onde eles vão! kkkkkk
Responder