modo tiptronic não funciona

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
foguinho
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Abr 24, 2012 6:24 pm
Nome: foguinho
Localização: Santo André, SP
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

modo tiptronic não funciona

#1

Mensagem por foguinho » Sáb Fev 11, 2017 4:57 pm

Galera, boa tarde.....
Já tive vários citroens, estou no meu oitavo atualmente, uma C$ grand picasso 09.... peguei ela a uns 3 meses.... estou com alguns problemas e gostaria de saber se alguem tem alguma ideia do que possa ser....
Quando peguei ela, estava com varias mensagens no painel, levei na concessionaria e lá fui muito bem atendido pelo tecnico..... tive que trocar a alavanca de passagem de marcha e cebolinha do pedal do freio, o que matou varios defeitos, mas ainda tenho outros mais "cabulosos"
O cambio funciona extremamente bem, trocas suaves, uma delicia, porem ele não esta travando o conversor de torque e nem funcionando o modo tiptronic..... quando coloco em M, ele fica no painel D.... e não funciona as borboletas..... o mecanico da citroen não soube me dizer o que poderia ser.... ele falou que poderia ser a fiação da cebolinha do freio, visto que eu já tinha trocado a cebolinha.... o que vcs acham?
Agora meu lexia chegou, e o defeito que aparece é "defeito do travão filar" alguem sabe o que seria isso?
Com relação ao não travamento do conversor, eu descartei a possibilidade de ser aquela embreagem ("material" no proprio conversor) pois se eu esticar uma segunda ou terceira, ai ele trava, mas quando reduzo ele já destrava novamente. Mas creio que nesse caso ele só trave por conta do aumento da pressao de oleo que aí já faz a travagem "manual" mesmo, sendo que o oleo é aplicado atras dele o fazendo travar ( pra quem conhece o funcionamento do conversor vai entender o que eu quis dizer..kkkkkkk) Portanto creio que seja algum defeito eletrico mesmo, que talvez esteja impedindo tanto a pilotagem do conversor, quanto do modo tip de funcionar de acordo......
Alguem tem uma idéia?


foguinho
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Abr 24, 2012 6:24 pm
Nome: foguinho
Localização: Santo André, SP
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

modo tiptronic não funciona

#2

Mensagem por foguinho » Dom Fev 12, 2017 11:42 pm

ah.... tb achei que poderia ser corpo de valvulas..... mas abri ele, limpei tudo, verifiquei se não havia valvulas travadas, e nada.... também as regulagens dos tampoes das valvulas estão corretas, na medida de fabrica..... estou ficando louco com isso!
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

modo tiptronic não funciona

#3

Mensagem por Munhoz » Seg Fev 13, 2017 10:46 am

o Lexia não mostra algum defeito?
Talvez você consiga fazer os testes e e verificar se o comando do manual chega pro módulo.
Sei que no Xantia é possível fazer isso, o scanner te mostras alguns acionamentos que diz se você apertou X ou Y botão.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

modo tiptronic não funciona

#4

Mensagem por rgdl » Seg Fev 13, 2017 11:10 am

Seguinte, quando se coloca o cambio na posição M o que ocorre é que a central passa para o condutor o controle das mudanças de marcha, mas mecanicamente o cambio continua na posição D.

Nos Xsara Picasso há um sensor na alavanca que informa a central de gerenciamento que o cambio foi para a posição M, creio que no C4 Picasso deva ser a mesma ideia, então o que pode estar havendo é que uma falha nessa comunicação, provavelmente por algum cabo ruim (partido ou com mal contato) já que vc já trocou a alavanca. Acredito também que nesse caso não haveria nenhum erro específico gravado na central do câmbio.

Na pior das hipóteses, esse problema pode estar relacionado ao fato de seu cambio não travar o conversor de torque, pois esse tipo de problema, especialmente se for causado por defeito na solenoide de lockup, gera um erro que leva o cambio a ficar em emergência. Em emergência uma das coisas que acontecem é o modo Tiptronic ser desabilitado. Faça um teste, ligue o carro e imediatamente coloque em M e veja se as marchas passam com o uso das borboletas.

De qualquer forma tem que passar o scanner fazendo uma varredura geral e depois ver os erros no modulo do câmbio, para confirmar isso.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
foguinho
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Abr 24, 2012 6:24 pm
Nome: foguinho
Localização: Santo André, SP
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

modo tiptronic não funciona

#5

Mensagem por foguinho » Seg Fev 13, 2017 10:22 pm

Entao, hj passei o aparelho e testei as borboletas.... tudo ok.... problema de alavanca e borboletas não é...
Fiz o teste das solenóides e tb tudo certo..... depois andei com o carro e tentei aplicar o lock up..... ele aplica quando um valor lá chega a 100%.... em algumas ocasioes ele aplicou, como disse anteriormente, esticando uma segunda e terceira...... mas lá tem uma opção que mostra o controle eletronico do lock up... que já era para acionar na segunda marcha, e em nenhum momento ele entrou... mesmo em quarta marcha....
Só que no teste da solenoide está normal.... eu até inverti as solenoides de pressão.... pois se fosse solenoide iria acusar.... e nada... o unico erro gravado é aquele P00C3 - Defeito do travão filar
Agora, o que significa isso? Nas descrições dá que é um defeito fugitivo....
Agora eu até pensei em pegar outro modulo para testar, mas sei lá.... tá tudo muito estranho esse defeito....
E outra duvida, será que esses dois defeitos estão relacionados? Eu matando um resolve o outro tb?
Estou de cabelo em pé por causa disso!
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

modo tiptronic não funciona

#6

Mensagem por Munhoz » Ter Fev 14, 2017 1:44 am

Eu tive um Xantia que o piloto automático não funcionava por conta do sensor do pedal de freio. E a suspensão mudou também pois dependia do mesmo sensor.
Então pode estar relacionado sim
foguinho
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Abr 24, 2012 6:24 pm
Nome: foguinho
Localização: Santo André, SP
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

modo tiptronic não funciona

#7

Mensagem por foguinho » Ter Fev 14, 2017 12:19 pm

Antes de eu trocar o sensor do pedal, as luzes de abs, freio de mao eletronico, estavam acessas..... e o piloto automatico tb não funcionava.... qd troquei zerou! Tb pensei em comprar outro sensor, custa 30 reais..... só pra desencargo de consciencia.... visto ser barato..... vai que esse veio com algum defeitinho... embora peguei na CSS..... mas... sei lá.... fico pensando nas possibilidades e não chego a nenhuma solução logica....
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

modo tiptronic não funciona

#8

Mensagem por rgdl » Ter Fev 14, 2017 12:21 pm

Rapaz, faz assim, muda o idioma do Lexia para o Inglês porque a tradução dele para o português lusitano é péssima. É tão ruim que acho que nem os portugueses entendem.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
foguinho
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Abr 24, 2012 6:24 pm
Nome: foguinho
Localização: Santo André, SP
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

modo tiptronic não funciona

#9

Mensagem por foguinho » Ter Fev 14, 2017 3:21 pm

Excelente idéia..... mas vou ter que instalar novamente? ou dá pra mudar nas opções?
Avatar do usuário
Xereu1995
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Qui Nov 24, 2016 12:29 am
Modelos Citroën: C4 Picasso 2.0 16v

modo tiptronic não funciona

#10

Mensagem por Xereu1995 » Ter Fev 14, 2017 3:40 pm

Quando não funciona o Tiptronic,na maioria dos casos,é o módulo ou o contactor multi-função,eu tentaria primeiro o contactor,fica bem em cima do câmbio,perto da tampinha onde coloca o oleo de câmbio,ele tem trilhas de cobre dentro que com o passar do tempo podem ter desgastado ou apenas um mal contato ocasionado por sujeira,segue foto da peça e boa sorte.......
Anexos
contactor.jpg
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

modo tiptronic não funciona

#11

Mensagem por rgdl » Ter Fev 14, 2017 5:28 pm

foguinho escreveu:Excelente idéia..... mas vou ter que instalar novamente? ou dá pra mudar nas opções?


Dá para mudar nas opções.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
foguinho
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Abr 24, 2012 6:24 pm
Nome: foguinho
Localização: Santo André, SP
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

modo tiptronic não funciona

#12

Mensagem por foguinho » Ter Fev 14, 2017 9:10 pm

O contator CMF já mexi também... abri e limpei, pois um dia o carro não ligava de jeito nenhum.... e ficou traços no indicador de marcha... aí já me liguei que era ele....
Coloquei em ingles... e deu "wired brake defect".... (defeito do freio com fio)
Acho que é algo relacionado à fiação do sensor do pedal mesmo.... embora amanha vou comprar outro sensor só pra testar...
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

modo tiptronic não funciona

#13

Mensagem por Miau » Ter Fev 14, 2017 10:41 pm

Cara.. O sensor do pedal é simples.. Se acende a luz de freio, ta bom.

Mas nesse caso, acho que o problema é em um dos cabos do freii de mão.. Da uma checada se com o modo parking e freio de mao acionado, se um dos cabos nao está frouxo
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
foguinho
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Ter Abr 24, 2012 6:24 pm
Nome: foguinho
Localização: Santo André, SP
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso

modo tiptronic não funciona

#14

Mensagem por foguinho » Ter Fev 14, 2017 10:53 pm

Mas o interruptor manda sinal para a BSI e para o modulo do cambio tb..... eu peguei o diagrama eletrico da caixa automatica, nos boletins tecnicos da citroen.....
Vc diz o cabo do freio de estacionamento, que vai para as rodas?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

modo tiptronic não funciona

#15

Mensagem por Miau » Ter Fev 14, 2017 11:10 pm

Então.. Eu acredito que é apenas um par de fios do sensor. Se o freio acende.. A informação do sensor chega na BSI e dela pros demais modulos.

Sim, é o cabo mesmo.. Da uma checada.. Pode ser que haja alguma espécie de sensor que percebe que o cabo nao está tensionando uma das rodas.. Pode estar partido ou desencaixado.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder