Xsara Picasso - não arma a bomba de injeção

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Geizianni
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Fev 07, 2017 2:24 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2001

Xsara Picasso - não arma a bomba de injeção

#1

Mensagem por Geizianni » Ter Fev 07, 2017 2:39 pm

Boa tarde pessoal!
Estou precisando de ajuda...
Tenho um Xsara Picasso 2.0 16v 2001. Há três meses ele deu problema, começou a falhar ou não ligava. Levei numa auto elétrica, o mecânico me disse que seria a Central e mandou meu carro guinchado para Dourados. Comprei uma central nova, não sei o que o mecânico fez porque ele voltou aparecendo no painel o famoso "defeito do sistema antifurto" mas dava partida normal. Até pensamos que como a chave havia quebrado dias antes, encomendei outra e passeie o chip e a pilha para a nova, pensei que o mecânico pudesse ter aberto a chave e perdido o chip e assim "isolado" o sistema antifurto, mas o chip está dentro da chave.
Dias atrás eu ia ligar ele e não ouvia a bomba da gasolina armando, logo não ligou o carro. Levei guinchado em uma oficina, o cara colocou um capa gato para afirmar o relé central porque acreditou ser mal contato. Beleza, ele funcionou e quando cheguei em casa deu o mesmo problema. Voltou guinchado para a oficina, o mecânico trocou os terminais do relé e nada. Mandou vir um relé novo e nada. Conferiu o esquema elétrico e não achou o problema. Ele não faz ideia do que seja.

Ps: quando ele trocou os terminais o carro ligou uma vez. Subiu fumaça, ele desligou e verificou que havia entrado gasolina no óleo, pensamos que deveria ser o fato de ficar tentando fazer funcionar. Foi esgotado o óleo e colocado novo. Outro detalhe é que quando ele tira o conector (número 09) referente a bomba do relé, a bomba aciona, mas não desliga, só quando ele coloca o conector novamente.

O que poderia estar causando esse defeito? Já não sei mais onde mexer nele...


Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Xsara Picasso - não arma a bomba de injeção

#2

Mensagem por gjvialta » Sex Fev 10, 2017 9:40 am

Olá!

De onde você é? A localidade é muito importante para uma recomendação de profissional. O pessoal daqui do fórum conhece muito.

Carros como os da citroën, os quais possuem muita eletrônica embarcada, devem ser entregues na "mão" de pessoas com habilidade, conhecimento, base de dados para informação e oficina equipada para entender o problema antes de resolvê-lo. Muitas vezes um problema simples, para um profissional capacitado, se torna muito mais complicado se antes passou pela mão de um "curioso".

Do jeito que você está mencionando dá a impressão que ocorreu isso me perdoe se estiver interpretando de forma equivocada. Uma oficina especializada é o primeiro passo. Nos dias de hoje, para dar assistência a carros contemporâneos, não há como crer que exista mecânico entendido. É preciso que um profissional capacitado analise o problema e a partir daí ele deve conectar um scanner adequado para verificar se existem mensagens de erro e ir sanando todos os que aparecerem. Ter scanner somente não basta, é preciso que ele seja completamente amigável com o sistema citroën.

Após sanados todos os erros, caso existam, de posse de literatura também adequada e completa, o profissional usando de sua experiência e habilidade, deve certificar que todos os pontos de energia estejam atendendo da documentação e aos requisitos de funcionamento do veículo. Sem as pontes e jumpers para dar um jeito. Somente assim, com critérios e procedimento é que o conserto vai ser equacionado e solucionado. Por erro e tentativa, com certeza, se encontrar uma solução, não vai ser a adequada e pode ser fonte para outros problemas.

Penso que deve ser por aí, mas não sou o dono da verdade, nem tenho essa pretensão.
Avatar do usuário
MarceloAguiarFelix
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Jan 11, 2017 4:07 pm

Xsara Picasso - não arma a bomba de injeção

#3

Mensagem por MarceloAguiarFelix » Qua Fev 15, 2017 6:15 pm

O meu também não está armando a bomba de combustível. Ele é 2002/2003 exclusive . Já fiz o teste da bomba e se ligar direto no 12v o carro pega normalmente. Estou procurando o terminal do fio mas ainda não achei. Alguém tem alguma ideia?

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - não arma a bomba de injeção

#4

Mensagem por Miau » Qua Fev 15, 2017 6:19 pm

Verificar se tem fusível ou rele para a bomba.. um dos dois pode estar ruim..

caso estejam bons, verificar se o módulo envia sinal pra armar o rele da bomba.. se não envia, então é passar o lexia pra ver se acusa algo no scanner.. também da pra mandar testar a ativação da bomba por ele.

Se envia sinal e arma o rele, e a alimentação 12v passa pelo fusível e pelo rele normalmente, então é problema no chicote ou em algum conector no meio do caminho.

Verificar também se a bateria não está fraca.. tem que ter no minimo 12v com a chave totalmente ligada.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
MarceloAguiarFelix
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Jan 11, 2017 4:07 pm

Xsara Picasso - não arma a bomba de injeção

#5

Mensagem por MarceloAguiarFelix » Qua Fev 15, 2017 6:29 pm

Miau, você tem algum esquema elétrico da bomba? Estou no serviço é só vou poder ver amanhã pela manhã. Não tenho o lexia pois adquiri o carro a um mês. Obrigado pela atenção.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - não arma a bomba de injeção

#6

Mensagem por Miau » Qua Fev 15, 2017 6:40 pm

Tem sim.. até você pode ter.. basta instalar o SEDRE

Segue

Imagem

alem do esquemático elétrico.. tem o de princípio de funcionamento e tem também o diagrama de passagem de cabos.. tudo identificado
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
MarceloAguiarFelix
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Jan 11, 2017 4:07 pm

Xsara Picasso - não arma a bomba de injeção

#7

Mensagem por MarceloAguiarFelix » Qua Fev 15, 2017 6:46 pm

Obrigado. Estava lendo e descobri que o carro é dotado de interruptor inercial. Já tinha visto ele instalado no carro mas não sabia o que era. Talvez o problema seja mais simples do que eu imaginava. Amanhã eu posto a resposta. Obrigado.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - não arma a bomba de injeção

#8

Mensagem por Miau » Qua Fev 15, 2017 6:52 pm

dependendo do ano.. acho que até 2003.. tem um botão de reset em baixo do capo..

após isso, o destravamento costuma ser automático ou dependendo do caso, via lexia
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
MarceloAguiarFelix
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Jan 11, 2017 4:07 pm

Xsara Picasso - não arma a bomba de injeção

#9

Mensagem por MarceloAguiarFelix » Sáb Fev 25, 2017 11:00 pm

Desculpa a demora. O real motivo para a bomba de combustível não armar era um fio do chicote partido próximo a BSI. Acho que foi uma tentativa de colocar alarme e cortar a bomba com ele.


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
Responder