Dúvidas sobre comprar C4 Grand 2010/2011

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
KarinaSchimmel
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Jan 18, 2017 12:10 pm
Nome: Karina Schimmel
Localização: Jundiai SP
Modelos Citroën: Grand C4
Contato:

Dúvidas sobre comprar C4 Grand 2010/2011

#1

Mensagem por KarinaSchimmel » Qua Jan 18, 2017 12:54 pm

Boa tarde, Estou querendo comprar um C4 Grand Exclusive 2010/2011, Porém os mecânicos da minha cidade só falam mal do carro!
Quero um carro, confortável, seguro e confiável. O que me deixa preocupada é que nunca tive Citroen (já tive, Montana, Corsa, Meriva, Sandero) e indo pela opnião dos mecânicos pego a Zafira, que nem de longe se compara ao C4 Grand.
Se possível quero indicações de lugares confiáveis em SP para compra. E algumas dicas de como fazer um bom negocio. Li em alguns grupos que se o carro tem mais de 50 mil já é para ter feito a troca do Óleo do Cambio, isso procede?
Muito obrigada


Avatar do usuário
leofbm
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Sáb Jan 21, 2017 2:38 pm
Nome: Leonardo
Localização: Cassilândia-MS
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso Exc 2.0 16v 2011

Dúvidas sobre comprar C4 Grand 2010/2011

#2

Mensagem por leofbm » Sáb Jan 21, 2017 2:59 pm

Karina, adquiri um usado esta semana, mesmo ano/modelo que o que vc mencionou... Problemas mecânicos todos os carros tem, uns tem problemas com suspensão, outros com cambio, outros com acabamento, parte elétrica, etc... Qualquer carro que vc for comprar, sempre vai ter um ponto negativo.
Esse carro, tem muitos componentes elétricos, computadorizado demais, por isso, muitas das vezes, mecânicos mais "tradicionais" que não se atualizaram/reciclaram seus conhecimentos, acham carros assim uma b.... Pelo que ouvi falar a desvantagem desse carro está na suspensão e no fato dele ser um carro altamente dependente dos seus sistemas elétricos. Portanto, amortecedores e bateria, devem ser uma preocupação a se levar em conta na hora de comprar esse carro... Pergunte ao proprietário como estão esses itens, se ele for sincero vai dizer se já foram trocados e com quantos km ele fez a troca e, se ele tiver a nota fiscal para comprovar melhor. A bateria desse carro, pelo que ouvi dizer deve ser trocada, preventivamente, a cada dois anos de uso. O meu, logo que comprei, já fiz uma viagem de 250 km com ele, sem problemas nenhum.
Os vídeos nos links abaixo trazem dicas muito úteis na hora de avaliar um carro usado, eu segui essas dicas na hora de olhar o meu carro e até o momento acho que fiz uma boa compra.

https://www.youtube.com/watch?v=LpVpqSx1rT0
https://www.youtube.com/watch?v=f-XhspGOOwU
Avatar do usuário
leofbm
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Sáb Jan 21, 2017 2:38 pm
Nome: Leonardo
Localização: Cassilândia-MS
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso Exc 2.0 16v 2011

Dúvidas sobre comprar C4 Grand 2010/2011

#3

Mensagem por leofbm » Sáb Jan 21, 2017 9:01 pm

Esqueci de complementar: com relação a troca de óleo do cambio, de acordo com o manual do carro, a mesma deve ser feita apenas a cada 120 mil km, portanto a informação que te passaram (a cada 50 mil km) não procede.
luciano_klein
Habilitado
Mensagens: 95
Registrado em: Sex Abr 08, 2016 10:58 pm

Dúvidas sobre comprar C4 Grand 2010/2011

#4

Mensagem por luciano_klein » Dom Jan 22, 2017 12:39 pm

bom dia Karina!

De TDs os carros que vc teve a linha c4 é de outro nível.

Tenho um c4 Picasso, que é a versão de 5 lugares da que vc está pesquisando.

Pontos positivos

Opcionais, nenhum carro no valor vai te dar ar digital quadrizone, teto panorâmico, perfumador de ambiente.

Conforto para TDs os ocupantes, geladeira no painel, etc

Segurança 6 airbags, sensor dianteiro e traseiro de obstáculos, auxiliar de vaga de estacionamento lateral etc etc


Carro visualmente moderno interna e externamente, ainda q o projeto seja de 2007.


Pontos negativos suspensão sensível, em ruas com pavimento irregular, da raiva. Uso pressão baixa (29 libras) nos pneus, reduz bastante a sensação.

Consumo. Se está procurando carro economico na cidade, não é este. 6,5 a 8 na cidade, 10 a 12 na estrada.

Câmbio automático de 4 marchas é o calcanhar de Aquiles da nave. Não tolera desleixo. O amigo citou 120.000 km, desconheço câmbio automático que só troque óleo com essa km, TDs indicam aos 60 ou 80, o Al4 necessita de trocas a cada 40.000 ou 5 anos. Tem muitos tópicos aqui no fórum falando sobre.

E o câmbio leva a outra desvantagem, por causa da fama, o carro desvaloriza acima da média do mercado.

Esse 2011 q estás comprando deve estar na faixa de uns 40 a 42 mil, correto?

Pesquise os 2010, vais encontrar até por 34. Pra vc ver qto perde de um ano pra outro...

Mas entre pros e contras, avalie o que é bom pra vc. Comprei o meu e não me arrependo, 1 ano , manutenções preventivas ( óleo do câmbio, correias, arrefecimento, fluido de freio) , peguei o carro com 44.000, hj com 62.
luciano_klein
Habilitado
Mensagens: 95
Registrado em: Sex Abr 08, 2016 10:58 pm

Dúvidas sobre comprar C4 Grand 2010/2011

#5

Mensagem por luciano_klein » Dom Jan 22, 2017 12:59 pm

sobre dica de compra, fora todas as que são comuns, no c4 dirija o carro é note algumas coisas:

Passe em ruas irregulares, e note se faz barulho próximos aos autofalanes que ficam nos cantos do parabrisa, se for batida mais seca, indica problemas no coxim do amortecedor (problema comum), neste carro não dá pra conferir sem desmontar a suspensão. Custo pra manutenção em média 440 reais.

Acelere devagar e sinta as trocas de marcha, olhando no painel digital, tem que trocar da 1 pra 2 mais ou menos aos 15 km/h sem dar tranco, tem de ser suave. A redução de 2 pra 1 geralmente a uns 7 a 9 km/h, tb sem trancos. Se tiver, exija troca de óleo e solenóides e garantia da caixa. Custo de manutenção 1500 a 1800, caixa inteira 6 a 7 mil. Mas não se assuste kkkk, com manutenção preventiva, é raro. Mas é isso q faz a má fama junto aos mecânicos.

Onde puder acelerar mais, coloque na última posição do câmbio, M.

Veja se ele estica as marchas, a partir da 2 , trocando as marchas pelas borboletas atrás do volante. Tem de ser suave, subindo giro sem dificuldades. Se ratiar, pode ser problemas de injeção, se não teve trancos, provavelmente de ser velas, bicos sujos, tbi. Manutenção tranquilo, velas 150 reais , limpeza una 100. Já chora desconto c o vendedor, rsrsrs

E busque a menor km possível
Avatar do usuário
leofbm
Sem Habilitação
Mensagens: 28
Registrado em: Sáb Jan 21, 2017 2:38 pm
Nome: Leonardo
Localização: Cassilândia-MS
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso Exc 2.0 16v 2011

Dúvidas sobre comprar C4 Grand 2010/2011

#6

Mensagem por leofbm » Qui Jan 26, 2017 3:20 pm

luciano_klein escreveu: Câmbio automático de 4 marchas é o calcanhar de Aquiles da nave. Não tolera desleixo. O amigo citou 120.000 km, desconheço câmbio automático que só troque óleo com essa km, TDs indicam aos 60 ou 80, o Al4 necessita de trocas a cada 40.000 ou 5 anos. Tem muitos tópicos aqui no fórum falando sobre.
Realmente me equivoquei ao passar esta informação. Olhei no manual e essa km recomendada é para o Jumper, aliás o manual do C4 Picasso não recomenda nenhuma km para troca de óleo do cambio, (andei pesquisando e segundo a montadora não é pra trocar o óleo do cambio) quem quiser fazer a troca, faz por prevenção ou porque deu pau no cambio mesmo. No vido do link abaixo tem uma matéria do autoesporte que esclarece um pouco as dúvidas sobre a troca do óleo do cambio, percebam que o câmbio que ele utiliza na demonstração é o cambio AL4, mesmo utilizado em carros de montadoras francesas, como a Citroen.

https://www.youtube.com/watch?v=_yYZmXdQ_j4

Eu mesmo estou com um grand c4 2011, com 77 mil km e nunca foi trocado e até agora está filé. Particularmente eu resolvi seguir a orientação da montadora e não trocar. Também tem um vídeo de um mecânico especializado em AL4 (o cara só meche com AL4, mais nada) ele também não recomenda troca de óleo do cambio, apenas se der pau mesmo. Segue link desse cara se alguém quiser saber mais ou até mesmo refutar o que ele diz... Eu particularmente dei crédito pro que ele disse, mas enfim essa questão do óleo do câmbio é bem polêmica mesmo, eu preferi seguir a recomendação do manual do carro e "pagar pra ver", se der pau de qualquer forma vou ter que gastar mesmo pra resolver, assim como pra dar manutenção de troca de óleo tem que gastar também a cada "x" anos ou a cada "y" km rodados...

https://www.youtube.com/watch?v=cXoWrEDS-lo
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Dúvidas sobre comprar C4 Grand 2010/2011

#7

Mensagem por gjvialta » Sex Fev 03, 2017 5:33 pm

Mais uma dica importante, além de todas essas dadas acima, que deve se feita com muito cuidado e atenção. Ela serve para verificar as condições do conversor de torque. Carro ligado, posição da alavanca em D, pé esquerdo no freio e pisar fundo no acelerador. Não tirar o pé do freio nunca, principalmente enquanto o acelerador estiver sendo acionado. A rotação do motor não deve passar dos 2.000 giros. Se passar é sinal de problemas próximos. O computador deve segurar o giro do motor. Se não está segurando...

Sobre a frequência na troca do óleo, já dei minha opinião por aqui e fico com o leofbm. Se for feita a troca, deve ter motivo, que não é kilometragem apenas. É indício de problema interno que a simples troca de óleo não resolverá. O óleo não estraga se o câmbio estiver funcionando redondo. O estigma do AL4 está justamente na sua sensibilidade requerida pelo motorista que o conduz. Sua atenção a pequenos detalhes é fundamental. Se a manutenção para o sintoma for feita no início de um problema, ele terá longa vida. Os problemas começam quase que 100% das vezes pela falha na pressão do óleo, esse é o real calcanhar de aquiles do câmbio, que pode ser desde a falha de um retentor, por exemplo. Pressão desregulada, que é possível ser percebida pela falta de maciez nas trocas de marcha do câmbio, pequenos trancos, causam o desgaste prematuros de outros componentes, cintas e discos de composite, etc. Todo o desgaste gera detritos que a partir de uma certa quantidade vai contaminado o fluido, que contamina a placa de válvulas, eletroválvulas, etc. Se no momento que o problema começar a acontecer o motorista atento tiver a percepção e for verificar o sua real existência que pode ser equacionado no monitoramento da pressão de trabalho do fluido, o câmbio vai ter longa vida.

Enfim, daqui há algum tempo teremos mais condições de avaliar com base de dados maior, se a montadora está certa, ou se realmente a troca de óleo deve ser feita em tempo regulares, para prevalecer aos motoristas desatentos, ou sem a percepção necessária. Insisto que troca de óleo para esse veículo não deve ser feita por trocadores de óleo curiosos, que existem por aí. Tem que ser feita usando preferencialmente pelo diagbox, ou lexia e por alguém que saiba o que está fazendo e sem inventar com novidade de fluido mais evoluído. O fluido deve ser o recomendado pelo fabricante. Misturar fluido pode ocasionar problemas sérios. E fique claro que isso não é "privilégio" somente de Citroen, mas sim para todos os veículos. Nesse sentido, a habilidade e o conhecimento, além de equipamentos, devem andar juntos, aliás sempre. Se o "profissional" tiver apenas um, não basta.

Espero ter ajudado!
Avatar do usuário
mauro.ivan
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Dom Mai 01, 2016 7:44 am

Dúvidas sobre comprar C4 Grand 2010/2011

#8

Mensagem por mauro.ivan » Sex Dez 08, 2017 6:22 pm

Lembre-se bem disto, mecanicos costumados a mexer com fiat gm vw, o conselho é ter mecanico que entenda de citroen, senao vai passar raiva e mecanico que nao entende vai falar mal do carro. Tenho c4 e ainda nao achei outro com conforto similar.
Responder