Troca antecipada de marchas (3ª e 4ª) Grand C4

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Guga Costa
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Jan 18, 2017 10:06 am
Nome: Gustavo Costa
Localização: Nova Friburgo
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008

Troca antecipada de marchas (3ª e 4ª) Grand C4

#1

Mensagem por Guga Costa » Qua Jan 18, 2017 10:31 am

Bom dia a todos,

Pesquisei a situação abaixo e não encontrei algo específico sobre isso. Resolvi criar um tópico para que vocês possam me ajudar.

Aproximadamente a 10 dias o meu Grand C4 2008 esta trocando as marchas com baixa velocidade. A 3ª marcha está entrando com 25-30km por hora e a 4ª marcha entre 35-40km por hora. Anteriormente nao agia dessa forma.

O carro está com 120mil rodados e de acordo com o dono anterior a caixa de marcha foi trocada.

Obrigado pela atenção e aguardo informações que possam me ajudar. Abraços!


Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

Troca antecipada de marchas (3ª e 4ª) Grand C4

#2

Mensagem por renan97ar » Qua Jan 18, 2017 11:06 am

Por acaso mandou fazer alguma atualização do módulo? Esse é o comportamento normal com o software atualizado.

Ou esse software foi atualizado, ou os parâmetros adaptativos do câmbio foram redefinidos.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
Guga Costa
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Jan 18, 2017 10:06 am
Nome: Gustavo Costa
Localização: Nova Friburgo
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso 2008

Troca antecipada de marchas (3ª e 4ª) Grand C4

#3

Mensagem por Guga Costa » Qua Jan 18, 2017 4:21 pm

Com certeza não.

E é possível mudar os parâmetros manualmente? Caso o problema persista a solução seria atualizar o software?

Obrigado.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Troca antecipada de marchas (3ª e 4ª) Grand C4

#4

Mensagem por Munhoz » Qua Jan 18, 2017 6:19 pm

Guga, tem que ver se realmente é a quarta marcha que está entrando. Não sei no seu carro mas no Xantia o módulo simula uma marcha, se você contar da 5 trocas e ele não tem 5 marchas..

Mas além da troca antecipada, acontece algum problema? Motor trepida, fica fraco..
Avatar do usuário
paulo.silva
Habilitado
Mensagens: 147
Registrado em: Qui Abr 21, 2016 1:51 am
Nome: paulo
Localização: ararangua
Modelos Citroën: c5 exc 3.0 v6 ano 02 mod 03 a3 turbo ano 99
Contato:

Troca antecipada de marchas (3ª e 4ª) Grand C4

#5

Mensagem por paulo.silva » Qua Jan 18, 2017 11:10 pm

o meu c5 v6 esta assim tambem, esta na segunda marcha a 35 km hora da pra sentir o lookup acoplar dai baixa pra 30 km h dai quando chega a 35 kmh ja passa pra terceira o carro trepida pois a rotacao esta em 800rpm ea 45 ou 50 ja passa pra quarta dai se acelera trepida!!! entao to usando o tip tronic ou uso a tecla esport, troca aos 3 mil giro mais quem aguenta o consumo!!!kk tem que achar uma oficina pra resetar os parametros e auton adaptativos quem sabe mellhora,
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Troca antecipada de marchas (3ª e 4ª) Grand C4

#6

Mensagem por gjvialta » Ter Fev 07, 2017 5:23 pm

Guga Costa escreveu:Bom dia a todos,

Pesquisei a situação abaixo e não encontrei algo específico sobre isso. Resolvi criar um tópico para que vocês possam me ajudar.

Aproximadamente a 10 dias o meu Grand C4 2008 esta trocando as marchas com baixa velocidade. A 3ª marcha está entrando com 25-30km por hora e a 4ª marcha entre 35-40km por hora. Anteriormente nao agia dessa forma.

O carro está com 120mil rodados e de acordo com o dono anterior a caixa de marcha foi trocada.

Obrigado pela atenção e aguardo informações que possam me ajudar. Abraços!
Olá, Guga.

Fiz atualização no meu câmbio hoje numa css. Também achava que o meu carro estava esticando muito as marchas, principalmente 2-3ª e 3-4ª, respectivamente 40km/h e 70km/h. Mas o motivo da atualização foi devido a pequenos trancos que começaram a surgir principalmente na redução de 3-2ª. Na verdade não era tranco, mas sim uma redução antecipada que acontecia antes de chegar a 35km/h.

Porém devemos observar o seguinte: As trocas de marchas não têm como parâmetro único a velocidade do carro. Recebem também informações da posição da borboleta do acelerador e giro do motor. Então as mudanças de marchas podem acontecer numa faixa de giro do motor, que pode acontecer numa faixa de velocidade. Acredito que a mudança da 2-3ª pode acontecer em condição de rua em relevo plano por volta de 30km/h já em subida pode acontecer até 45km/h. De 3-4ª pode acontecer desde 40km/h até 70km/h.

Depois da atualização que paguei pra fazer hoje, apenas senti melhoras com relação à maciez dos engates. Com relação às mudanças de marchas relacionadas à velocidade do carro continuam as mesmas que relatei acima.

Espero ter ajudado.
Responder