"Explosão" ao dar partida

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
sandokan
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Sáb Out 10, 2015 10:20 pm
Nome: sandokan
Localização: Recife
Modelos Citroën: Xsara Picasso, 2.0, 16v, Exclusive

"Explosão" ao dar partida

#1

Mensagem por sandokan » Sáb Jan 14, 2017 3:41 am

Boa noite, galera... Venho aqui mais uma vez pedir a ajuda de vocês.
Bom, hoje pela manhã ao dar partida na minha nave, fui surpreendido por uma "explosão" vinda do motor, seguida de uma fumaça branca. O som da explosão mais parecia um pneu estourando. Desesperado, abri o capô, e a olho nú, nada de amormal. Esperei alguns minutos e dei uma nova partida. Para minha alegria, funcionou normalmente. Desliguei e liguei mais umas 5x, e tudo normal. Bom, fiz umas pesquisas e cheguei a duas situações que podem ter ocorrido: Pré-ignição ou Detonação. Vocês sabem o que eu posso fazer para prevenir uma nova situação dessa? Ah... Meu motor já está com 179.990Km rodados. Será que isso é algum indicio que meu motor já está perto da aposentadoria?


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

"Explosão" ao dar partida

#2

Mensagem por Miau » Sáb Jan 14, 2017 8:30 am

O meu já aconteceu a mesma coisa.

Logo depois tive problema no alternador.. Diodos queimados. Sao 3 positivos e 3 negativos.. Tinha queimado acho que 1 positivo e 2 negativos.

Nao sei se a explosão foi ali.. Mas vale conferir.. Veja se o carro tá com tensão de carga..

Vai de 13.6v até uns 14.5v com o motor ligado. Ligue todos os equipamentos elétricos, como farol, ar, etc e teste
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

"Explosão" ao dar partida

#3

Mensagem por Munhoz » Seg Jan 16, 2017 3:17 am

Uma vez quando eu tinha o Xantia 2.0 aconteceu uma explosão no coletor de admissão no momento da partida. No meu caso a explosão quebrou a caixa de ressonância que fica acoplada no coletor e o carro não ligou mais. Tive que trocar o coletor.

O que pode causar isso: bico gotejando + válvulas carbonizadas
A válvula não veda direito por conta da carbonização e a explosão na câmara de combustão passa para o coletor.

No meu caso coincidiu de eu ter usado um aditivo pra limpeza, coloquei o aditivo, rodei com o carro, parei e quando fui dar a partida aconteceu isso. O mecânico explicou que o aditivo pode ter soltado alguma partícula e acabou deixando um bico ligeiramente aberto, essa pouca quantidade de gasolina que vaza evapora e fica presa no coletor. Quando damos a partida e a válvula não veda direito.. buuum :$:
hahaha

Você costuma usar gasolina comum ou aditivada?
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

"Explosão" ao dar partida

#4

Mensagem por gjvialta » Ter Fev 07, 2017 5:58 pm

Se a explosão vier do sistema de alimentação, é bem provável que seja por causa de mau fechamento de alguma válvula de admissão, ou gotejamento de injetor que não fecha muito bem.

A carbonização de pontos dentro da câmara de combustão, que pode dar origem à pré ignição, ou a detonação, não pode ser, porque o motor estava frio. A carbonização dá origem a pontos quentes, mas não com motor frio. Acredito mais na opção de válvula mal fechada e retorno de combustão para o coletor de admissão.

Detonação é um problema que é caracterizado por uma frente de combustão que vem contra a frente de combustão originada na vela de ignição. Dá origem a grilos no motor. Som característico.

A pré ignição se caracteriza por uma ignição espontânea que ocorre antes da ignição da vela. Dificilmente ocorre com o motor frio.
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

"Explosão" ao dar partida

#5

Mensagem por friba.rj » Qui Abr 20, 2017 10:21 am

sandokan escreveu:Boa noite, galera... Venho aqui mais uma vez pedir a ajuda de vocês.
Bom, hoje pela manhã ao dar partida na minha nave, fui surpreendido por uma "explosão" vinda do motor, seguida de uma fumaça branca. O som da explosão mais parecia um pneu estourando. Desesperado, abri o capô, e a olho nú, nada de amormal. Esperei alguns minutos e dei uma nova partida. Para minha alegria, funcionou normalmente. Desliguei e liguei mais umas 5x, e tudo normal. Bom, fiz umas pesquisas e cheguei a duas situações que podem ter ocorrido: Pré-ignição ou Detonação. Vocês sabem o que eu posso fazer para prevenir uma nova situação dessa? Ah... Meu motor já está com 179.990Km rodados. Será que isso é algum indicio que meu motor já está perto da aposentadoria?
Aconteceu a explosão novamente?
Conseguiu resolver?
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
sandokan
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Sáb Out 10, 2015 10:20 pm
Nome: sandokan
Localização: Recife
Modelos Citroën: Xsara Picasso, 2.0, 16v, Exclusive

"Explosão" ao dar partida

#6

Mensagem por sandokan » Sex Mai 19, 2017 1:03 am

friba.rj
Desculpa pela super demora em responder. Pois, resolvi me desligar por um tempo da net e tô voltando agora. Então, cara... Até o momento a situação não se repetiu. Não fiz nenhuma intervenção na nav. Caso haja uma nova "explosão" te comunico.
Responder