Câmbio trava na 3a marcha
Câmbio trava na 3a marcha
Bom dia, amigos!!
Acabo de entrar no fórum e estou achando muito legal o seu conteúdo e a paixão de todos pelo Citröen. De fato, tenho um C4 Gran Picasso há cerca de 5 anos e é um carro apaixonante pelo conforto e espaço para a família. E nunca me deu problemas.
Acontece que de um tempo para cá, quando estou andando, de repente ele dá um tranco na caixa e trava na terceira marcha, tendo eu que desligar o carro para voltar a passar as marchas.
Alguém tem ideia do que pode ser? Será o óleo da caixa? Alguém tem um mecânico conhecido no Rio de Janeiro para indicar?
Abraços a todos,
Cassio
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Acabo de entrar no fórum e estou achando muito legal o seu conteúdo e a paixão de todos pelo Citröen. De fato, tenho um C4 Gran Picasso há cerca de 5 anos e é um carro apaixonante pelo conforto e espaço para a família. E nunca me deu problemas.
Acontece que de um tempo para cá, quando estou andando, de repente ele dá um tranco na caixa e trava na terceira marcha, tendo eu que desligar o carro para voltar a passar as marchas.
Alguém tem ideia do que pode ser? Será o óleo da caixa? Alguém tem um mecânico conhecido no Rio de Janeiro para indicar?
Abraços a todos,
Cassio
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2882
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Câmbio trava na 3a marcha
Seu cambio está entrando em modo de emergência, ele entra nesse modo na grande maioria dos casos por problemas na regulação de pressão do óleo da caixa. O que pode causar isso é defeito nas solenoides de pressão do óleo ou vazamento de pressão por desgaste de anéis e buchas internas.
A troca do óleo do câmbio a cada 40 ou 50 mil km previne esses problemas, mas agora que já aconteceu vc precisa urgente fazer a troca das solenoides, se isso não resolver só a reforma integral da caixa.
Não se deve usar o carro quando ele apresenta esse problema, pois isso só piora a situação. Foi o que aconteceu comigo, eu continuei usando o carro mesmo com ele entrando em emergência e o resultado foi a destruição da caixa que só resolveu com reforma total da mesma.
Tem um tópico exclusivo falando desse problema cujo link é esse: Tranco no Câmbio Automático.
Ele é bem longo mas se vc tiver paciência para o ler desde o começo vc vai ter uma noção geral do problema.
A troca do óleo do câmbio a cada 40 ou 50 mil km previne esses problemas, mas agora que já aconteceu vc precisa urgente fazer a troca das solenoides, se isso não resolver só a reforma integral da caixa.
Não se deve usar o carro quando ele apresenta esse problema, pois isso só piora a situação. Foi o que aconteceu comigo, eu continuei usando o carro mesmo com ele entrando em emergência e o resultado foi a destruição da caixa que só resolveu com reforma total da mesma.
Tem um tópico exclusivo falando desse problema cujo link é esse: Tranco no Câmbio Automático.
Ele é bem longo mas se vc tiver paciência para o ler desde o começo vc vai ter uma noção geral do problema.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Câmbio trava na 3a marcha
Obrigado, rgdl
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Câmbio trava na 3a marcha
Rgdl, vc acha que pode ser por causa da troca da bateria e consequente possível desconfiguração do computador de bordo?
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2882
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Câmbio trava na 3a marcha
Não, a probabilidade de ter relação com isso é mínima, praticamente nenhuma.
Como disse, na maioria das vezes é causado por problema de fuga de pressão do óleo, mas tem outras coisas que podem ocorrer (embora sejam mais raros) e causar isso como desconfiguração do CMF -- O CMF é o sensor responsável por dizer a central do AL4 em que posição a alavanca do cambio está quando essa informação é passada de modo incorreto a caixa entra em modo de emergência; 2- instalação mal feita de GNV, a central do AL4 funciona trocando informações com a central de injeção, emuladores de bico e sonda podem dar parâmetros incorretos a central de injeção que os repassa para a central de cambio o que pode gerar o aviso, e etc... de qualquer maneira todos os erros são gravados na central de modo que dá para saber o que realmente está causando o problema com um scanner automotivo.
Para saber ao certo vc tem que levar seu carro com urgência a um mecânico especializado em câmbio para que ele possa ler os erros e ver qual é o real problema, até lá deixe-o na garagem, pois a reforma geral de uma caixa está em torno dos 6.000 temers e a troca das solenoides é bem mais em conta que isso.
Como disse, na maioria das vezes é causado por problema de fuga de pressão do óleo, mas tem outras coisas que podem ocorrer (embora sejam mais raros) e causar isso como desconfiguração do CMF -- O CMF é o sensor responsável por dizer a central do AL4 em que posição a alavanca do cambio está quando essa informação é passada de modo incorreto a caixa entra em modo de emergência; 2- instalação mal feita de GNV, a central do AL4 funciona trocando informações com a central de injeção, emuladores de bico e sonda podem dar parâmetros incorretos a central de injeção que os repassa para a central de cambio o que pode gerar o aviso, e etc... de qualquer maneira todos os erros são gravados na central de modo que dá para saber o que realmente está causando o problema com um scanner automotivo.
Para saber ao certo vc tem que levar seu carro com urgência a um mecânico especializado em câmbio para que ele possa ler os erros e ver qual é o real problema, até lá deixe-o na garagem, pois a reforma geral de uma caixa está em torno dos 6.000 temers e a troca das solenoides é bem mais em conta que isso.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Câmbio trava na 3a marcha
Mais uma vez, obrigado !!!!
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
- gjvialta
- Muito Curioso
- Mensagens: 537
- Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
- Nome: gjvialta
- Localização: Campinas - SP
- Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
- Contato:
Câmbio trava na 3a marcha
Cromulos,cromulos escreveu:Bom dia, amigos!!
Acabo de entrar no fórum e estou achando muito legal o seu conteúdo e a paixão de todos pelo Citröen. De fato, tenho um C4 Gran Picasso há cerca de 5 anos e é um carro apaixonante pelo conforto e espaço para a família. E nunca me deu problemas.
Acontece que de um tempo para cá, quando estou andando, de repente ele dá um tranco na caixa e trava na terceira marcha, tendo eu que desligar o carro para voltar a passar as marchas.
Alguém tem ideia do que pode ser? Será o óleo da caixa? Alguém tem um mecânico conhecido no Rio de Janeiro para indicar?
Abraços a todos,
Cassio
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Importante para que o benefício seja para todos e o mais abrangente possível é que você poste aqui qual foi a solução promovida no seu carro.
Boa sorte!