Câmbio trava na 3a marcha

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
cromulos
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 8:41 am

Câmbio trava na 3a marcha

#1

Mensagem por cromulos » Qui Jan 12, 2017 8:47 am

Bom dia, amigos!!
Acabo de entrar no fórum e estou achando muito legal o seu conteúdo e a paixão de todos pelo Citröen. De fato, tenho um C4 Gran Picasso há cerca de 5 anos e é um carro apaixonante pelo conforto e espaço para a família. E nunca me deu problemas.
Acontece que de um tempo para cá, quando estou andando, de repente ele dá um tranco na caixa e trava na terceira marcha, tendo eu que desligar o carro para voltar a passar as marchas.
Alguém tem ideia do que pode ser? Será o óleo da caixa? Alguém tem um mecânico conhecido no Rio de Janeiro para indicar?
Abraços a todos,
Cassio


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Câmbio trava na 3a marcha

#2

Mensagem por rgdl » Qui Jan 12, 2017 9:12 am

Seu cambio está entrando em modo de emergência, ele entra nesse modo na grande maioria dos casos por problemas na regulação de pressão do óleo da caixa. O que pode causar isso é defeito nas solenoides de pressão do óleo ou vazamento de pressão por desgaste de anéis e buchas internas.

A troca do óleo do câmbio a cada 40 ou 50 mil km previne esses problemas, mas agora que já aconteceu vc precisa urgente fazer a troca das solenoides, se isso não resolver só a reforma integral da caixa.

Não se deve usar o carro quando ele apresenta esse problema, pois isso só piora a situação. Foi o que aconteceu comigo, eu continuei usando o carro mesmo com ele entrando em emergência e o resultado foi a destruição da caixa que só resolveu com reforma total da mesma.

Tem um tópico exclusivo falando desse problema cujo link é esse: Tranco no Câmbio Automático.

Ele é bem longo mas se vc tiver paciência para o ler desde o começo vc vai ter uma noção geral do problema.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
cromulos
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 8:41 am

Câmbio trava na 3a marcha

#3

Mensagem por cromulos » Qui Jan 12, 2017 9:18 am

Obrigado, rgdl


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
cromulos
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 8:41 am

Câmbio trava na 3a marcha

#4

Mensagem por cromulos » Qui Jan 12, 2017 9:22 am

Rgdl, vc acha que pode ser por causa da troca da bateria e consequente possível desconfiguração do computador de bordo?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Câmbio trava na 3a marcha

#5

Mensagem por rgdl » Qui Jan 12, 2017 9:49 am

Não, a probabilidade de ter relação com isso é mínima, praticamente nenhuma.

Como disse, na maioria das vezes é causado por problema de fuga de pressão do óleo, mas tem outras coisas que podem ocorrer (embora sejam mais raros) e causar isso como desconfiguração do CMF -- O CMF é o sensor responsável por dizer a central do AL4 em que posição a alavanca do cambio está quando essa informação é passada de modo incorreto a caixa entra em modo de emergência; 2- instalação mal feita de GNV, a central do AL4 funciona trocando informações com a central de injeção, emuladores de bico e sonda podem dar parâmetros incorretos a central de injeção que os repassa para a central de cambio o que pode gerar o aviso, e etc... de qualquer maneira todos os erros são gravados na central de modo que dá para saber o que realmente está causando o problema com um scanner automotivo.

Para saber ao certo vc tem que levar seu carro com urgência a um mecânico especializado em câmbio para que ele possa ler os erros e ver qual é o real problema, até lá deixe-o na garagem, pois a reforma geral de uma caixa está em torno dos 6.000 temers e a troca das solenoides é bem mais em conta que isso.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
cromulos
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qui Jan 12, 2017 8:41 am

Câmbio trava na 3a marcha

#6

Mensagem por cromulos » Qui Jan 12, 2017 9:57 am

Mais uma vez, obrigado !!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Câmbio trava na 3a marcha

#7

Mensagem por gjvialta » Qua Fev 08, 2017 2:49 pm

cromulos escreveu:Bom dia, amigos!!
Acabo de entrar no fórum e estou achando muito legal o seu conteúdo e a paixão de todos pelo Citröen. De fato, tenho um C4 Gran Picasso há cerca de 5 anos e é um carro apaixonante pelo conforto e espaço para a família. E nunca me deu problemas.
Acontece que de um tempo para cá, quando estou andando, de repente ele dá um tranco na caixa e trava na terceira marcha, tendo eu que desligar o carro para voltar a passar as marchas.
Alguém tem ideia do que pode ser? Será o óleo da caixa? Alguém tem um mecânico conhecido no Rio de Janeiro para indicar?
Abraços a todos,
Cassio


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Cromulos,

Importante para que o benefício seja para todos e o mais abrangente possível é que você poste aqui qual foi a solução promovida no seu carro.

Boa sorte!
Responder