Xsara Picasso - Freio falhando ao ligar o carro
- Miau
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Xsara Picasso - Freio falhando ao ligar o carro
Salve.. as vezes tem acontecido uma coisa intrigante.. Vez ou outro, assim que ligo o carro, pode ser quente ou frio.. o freio parece que quase não freia.. por exemplo..
eu dou ré da garagem, e a rampinha que tem, o freio não segura o carro.. até freia alguma coisa mas não segura..
Eu paro, desligo.. dou umas pisadas a seco, depois religo e parece que volta ao normal..
Fluido é DOT 5 e praticamente novo.. deve ter menos de 1 ano.. pastilhas e lonas praticamente com uns 2 anos de vida.. freio de mão segura normalmente.
Nível do fluido também ta ok.
Seria ar no sistema? ou alguma falha esporádica no ABS?
eu dou ré da garagem, e a rampinha que tem, o freio não segura o carro.. até freia alguma coisa mas não segura..
Eu paro, desligo.. dou umas pisadas a seco, depois religo e parece que volta ao normal..
Fluido é DOT 5 e praticamente novo.. deve ter menos de 1 ano.. pastilhas e lonas praticamente com uns 2 anos de vida.. freio de mão segura normalmente.
Nível do fluido também ta ok.
Seria ar no sistema? ou alguma falha esporádica no ABS?
Só pra constar, o problema do freio na verdade era a válvula anti-retorno do sistema de vácuo. Ela vai presa no servo-freio, justamente onde se conecta a mangueira de vácuo. Essa válvula tem como função acumular carga de baixa pressão no servo-freio. Quando está rompida, dá esse problema.
Já trocada, e problema resolvido, na época hehe
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- Munhoz
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Parece ar mesmo.. o meu Xantia e o Xsara do meu cunhado estavam assim. Sangramos e agora tá tudo normal. Só o do Xantia que é um cavalo pra freiar hahaha.
Você pode sangrar pelo método tradicional ou via lexia..
Você pode sangrar pelo método tradicional ou via lexia..
- Miau
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é, vou estudar um dia pra fazer isso e ver se resolve.
Nem sabia que faz sangria pelo lexia.
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- Xereu1995
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Miau,meu X-Sara começou com isso,só resolveu quando recondicionei o hidrovácuo.Também tinha um barulho de "sopro",quando pisava no freio
- Miau
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Pois é, o meu faz esse som de sopro ao pisar no freio com o carro desligado.
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- rgdl
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Rapaz já tive esse problema também, minha garagem tem uma rampa também e uma vez quase bati num Fox que estava do outro lado da calçada porque o freio não segurou o carro direito, ficou a dois dedos da lataria do Fox.
No meu caso o problema é intermitente mas sei bem quando começou, foi depois que troquei o óleo do freio bombeando no pedal para sair o óleo velho.
No meu caso o problema é intermitente mas sei bem quando começou, foi depois que troquei o óleo do freio bombeando no pedal para sair o óleo velho.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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então.. mas no meu caso parece que é mesmo defeito no servo freio(hidrovacuo).. pois com o carro ligado, quando eu piso faz sopro.. levei numa especializada de freio e disseram o mesmo.
agora é sofrer pra achar e sofrer mais ainda no valor, preço sugerido no services.. 665,00.. pois não sinto muita confiança em mandar recondicionar.
faz um teste no seu ai rgdl.. como o motor ligado, da uma pisadinha leve e ve se faz som de sopro
agora é sofrer pra achar e sofrer mais ainda no valor, preço sugerido no services.. 665,00.. pois não sinto muita confiança em mandar recondicionar.
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pensei melhor aqui e cheguei em conclusão diferente..
qual é a função do servo-freio?
aliviar em no minimo 8x o esforço para pisar no freio, usando o vácuo do motor.
Pois então.. qualquer dano que houvesse no servo, o sintoma seria de pedal duro.
Acontece que o meu não fica, fica até mole demais. Então to começando a descartar defeito no servo-freio.
O som de sopro que descrevo só ocorre ao pisar, como se eu tivesse injetando ar.. e para imediatamente no fim do curso da pisada.. ou seja, não é som de ar sendo sugado, e sim, expelido apenas no tanto que pisei.
Agora me veio a cabeça o seguinte.. se tiver regulagem no pedal, pode ser que esteja muito aberta.. ou seja, mesmo pisando tudo, não to chegando no verdadeiro fim de curso.
vou verficar isso
qual é a função do servo-freio?
aliviar em no minimo 8x o esforço para pisar no freio, usando o vácuo do motor.
Pois então.. qualquer dano que houvesse no servo, o sintoma seria de pedal duro.
Acontece que o meu não fica, fica até mole demais. Então to começando a descartar defeito no servo-freio.
O som de sopro que descrevo só ocorre ao pisar, como se eu tivesse injetando ar.. e para imediatamente no fim do curso da pisada.. ou seja, não é som de ar sendo sugado, e sim, expelido apenas no tanto que pisei.
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- paulo.silva
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oi! Miau, no comentario faltou voce dizer em que nivel de profundidade ocorre essa pressao se o pedal demora pra pegar pressao! o normal quando o freio esta bom com pressao, logo em cima o carro ja segura agora se ele vai ateh o meio do curso ja tem alguma coisa errada, pode ser ar no sistema ou a valvula que alivia a pressao dentro do cilindro esta suja ou um outro problema dai fica com pouca pressao no sistema, pois sempre tem que ficar um residuo de pressao no sistema. apenas opiniao!
- Miau
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então.. pra começar a sentir frear tem que pisar mais do meio.. o começo da pisada mesmo parece até que não tem nada.
tá cabuloso de entender
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- paulo.silva
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pois sim!! o freio do meu c5 tambem ta meio esquisito to deixando ateh porque botei oleo lds no sistema era o unico que tinha e gostei da cor kk! nem sabia se o c5 ia sobreviver, ai quando eu botei as pastilhas de freio na traseira notei que ao empurrar o pistao o liquido retornou muito facil leve, estranho pois ja troquei em outros carros e eh muito pesado pra empurrar, ar nao eh pois sangrei bastante ateh mudar a cor do liquido que era verde, vai ter que fazer uns testes nao compra peca a toa, valew! teu cilindro mestre deve estar com problemas nao esta mantendo a pressao no sistema, ve se tem reparo pra vender, tu vai ter que desmontar pra ver o estado que se encontra o cilindro mestre!!! ve se nao tem vasamento nas rodas o minimo que tiver ja da diferenca no freio....
- Miau
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pois é.. também to achando que é pau no cilindro mestre.. deve ta com fuga na retenção.
e a peça é mais de mil temers nova original hehe.. vou fazer mais testes.. talvez até desmontar e verificar as borrachas..
pena que não vende kit reparo para o mesmo.
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as veses uma limpesa resolve,qualquer resultado posta ai pra nois!! boa sorte!!
- Miau
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bom, hoje desmontei o cilindro mestre do carro..
ferramenta necessária: chave poligonal 11
é bom ser poligonal pelo fato daquelas porcas do mangote serem muito macias.. com chave comum de boca, pode roletar.. com a poligonal, sem chance hehe
muito bem.. cilindro tirado.. fiz um teste empurrando o pistão com a mão e vedando uma das saídas.. deu pra sentir que tá estanque.. sem vazamento..
já a segunda saída, ao vedar e apertar o pistão, nem parece que tava vedada.. correndo fácil fácil.. ou seja, o carro só tá com a metade do freio.
já de cara vi que o cilindro não foi feito pra ser desmontado, pois a arruela trava que segura o pistão no lugar não tem furo pra encaixar o alicate.. vou improvisar furos, e soltar só pra confirmar minha suspeira.. que pelo menos uma das gaxetas de pistão está ruim.
confirmando, não vou ter pra onde correr.. só trocando o cilindro mestre.. pois não vi kit reparo pra esse modelo de cilindro.
ferramenta necessária: chave poligonal 11
é bom ser poligonal pelo fato daquelas porcas do mangote serem muito macias.. com chave comum de boca, pode roletar.. com a poligonal, sem chance hehe
muito bem.. cilindro tirado.. fiz um teste empurrando o pistão com a mão e vedando uma das saídas.. deu pra sentir que tá estanque.. sem vazamento..
já a segunda saída, ao vedar e apertar o pistão, nem parece que tava vedada.. correndo fácil fácil.. ou seja, o carro só tá com a metade do freio.
já de cara vi que o cilindro não foi feito pra ser desmontado, pois a arruela trava que segura o pistão no lugar não tem furo pra encaixar o alicate.. vou improvisar furos, e soltar só pra confirmar minha suspeira.. que pelo menos uma das gaxetas de pistão está ruim.
confirmando, não vou ter pra onde correr.. só trocando o cilindro mestre.. pois não vi kit reparo pra esse modelo de cilindro.
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Xsara Picasso - Freio falhando ao ligar o carro
Saudações, aconteceu comigo: o tapete de borracha do piso escorregou para frente, entrou atrás do pedal. O pedal ficou duro, prendia roda. Na primeira oficina, fez sangria, aliviou mas não adiantou. O segundo mecânico trocou servo. Noutra oficina, achou que eram as pastilhas, por fim
na mesma, um mais velho, puxou o tapete de volta para trás, pronto, ficou tudo normal. E eu rodei por mais de dez dias com o defeito. Fica a experiência.
na mesma, um mais velho, puxou o tapete de volta para trás, pronto, ficou tudo normal. E eu rodei por mais de dez dias com o defeito. Fica a experiência.