Xsara Picasso - Freio falhando ao ligar o carro
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quem dera que fosse tão simples..
bom, desmontei o cilindro mestre e efetuei testes de retenção.. incrivelmente, parece estar ok. Visualmente as gaxetas estão em ordem.. as válvulas anti-retorno estão ok também.
Mas tinha bastante resíduos escuros.
Fiz uma pesquisa e vi que sistema de freio com ABS exige um certo procedimento para troca do fluido e sangria de ar.. pois pode ficar ar dentro do módulo atuador.. ou seja, requer procedimento específico e scanner pra fazer o modulo atuar no momento da sangria.
Vou tentar tirar umas fotos do cilindro desmontado só pra titulo de curiosidade dos demais hehe..
bom, desmontei o cilindro mestre e efetuei testes de retenção.. incrivelmente, parece estar ok. Visualmente as gaxetas estão em ordem.. as válvulas anti-retorno estão ok também.
Mas tinha bastante resíduos escuros.
Fiz uma pesquisa e vi que sistema de freio com ABS exige um certo procedimento para troca do fluido e sangria de ar.. pois pode ficar ar dentro do módulo atuador.. ou seja, requer procedimento específico e scanner pra fazer o modulo atuar no momento da sangria.
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Xsara Picasso - Freio falhando ao ligar o carro
alvarojdec escreveu:(...)
por fim
na mesma, um mais velho, puxou o tapete de volta para trás, pronto, ficou tudo normal. E eu rodei por mais de dez dias com o defeito.
(...)
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
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continuando..
seguem as fotos:
cilindro mestre antes de desmontar, repare que o anel de trava não tem a furação para alicate agora ele todo desmontado pra remover o tanquinho que vai acoplado ao cilindro, tem que ter muito cuidado, e molhar as borrachas com álcool pra facilitar. Pra reinstalar, só consegui instalando as borrachas no tanquinho primeiro, e depois acoplando ao cilindro.. previamente lubrificadas com álcool.
entrada do tanquinho: primeiro pistão, dos freios traseiros: segundo pistão, freios dianteiros: Antes eu havia falado que o primeiro pistão quase não fazia pressão.. e realmente não faz.. isso é normal e feito pra ser assim, pois os freios de lona usam menos pressão pra ativar. Isso ocorre pelo fato do segundo pistão ser a retenção do primeiro, e acaba se deslocando junto.
cada pistão tem além das gaxetas, 2 válvulas anti-retorno que só vedam quando o pistão tá em curso.. na posição de descanso, a válvula é liberada pro fluido retornar.
O esquema de sangria é:
Primeiro faz sangria comum em roda por roda, com auxílio de uma maquina de sangria por pressão.
Feito isso, faz-se a sangria do ABS, onde você vai aplicar novamente a máquina de sangria, mas com no mínimo 2 bar de pressão.. e ai pelo lexia, existe o procedimento passo a passo que vai mandando você abrir cada respectiva sangria de roda, enquanto o sistema ativa o ABS pra circular fluido novo e eliminar ar. São necessárias duas pessoas, pois segundo o Lexia, alguém tem que ficar bombando repetidamente o pedal de freio em todo procedimento.
O freio agora está mais duro.. nem desce mais tanto.. agora acho que tá normal.
seguem as fotos:
cilindro mestre antes de desmontar, repare que o anel de trava não tem a furação para alicate agora ele todo desmontado pra remover o tanquinho que vai acoplado ao cilindro, tem que ter muito cuidado, e molhar as borrachas com álcool pra facilitar. Pra reinstalar, só consegui instalando as borrachas no tanquinho primeiro, e depois acoplando ao cilindro.. previamente lubrificadas com álcool.
entrada do tanquinho: primeiro pistão, dos freios traseiros: segundo pistão, freios dianteiros: Antes eu havia falado que o primeiro pistão quase não fazia pressão.. e realmente não faz.. isso é normal e feito pra ser assim, pois os freios de lona usam menos pressão pra ativar. Isso ocorre pelo fato do segundo pistão ser a retenção do primeiro, e acaba se deslocando junto.
cada pistão tem além das gaxetas, 2 válvulas anti-retorno que só vedam quando o pistão tá em curso.. na posição de descanso, a válvula é liberada pro fluido retornar.
O esquema de sangria é:
Primeiro faz sangria comum em roda por roda, com auxílio de uma maquina de sangria por pressão.
Feito isso, faz-se a sangria do ABS, onde você vai aplicar novamente a máquina de sangria, mas com no mínimo 2 bar de pressão.. e ai pelo lexia, existe o procedimento passo a passo que vai mandando você abrir cada respectiva sangria de roda, enquanto o sistema ativa o ABS pra circular fluido novo e eliminar ar. São necessárias duas pessoas, pois segundo o Lexia, alguém tem que ficar bombando repetidamente o pedal de freio em todo procedimento.
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O duro que você se refere é ao curso do pedal? Se for, sentimos exatamente isso depois que sangramos o freio da break, o curso fica menor e o freio pega com o pedal mais em cima.
Valeu pelas fotos!
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exatamente isso.. antes o freio tava fundo e fraco..
ainda bem que não tive que trocar nada.. mas acabei gastando quase 3 frascos de 500ml de fluido a 30 temers cada.. 90 de preju.
comprei o da BOSH DOT 5.1
a cada troca, eu gosto de comprar um diferente por causa da coloração.. pra poder identificar melhor quando o fluido novo já tá sangrando.
ainda bem que não tive que trocar nada.. mas acabei gastando quase 3 frascos de 500ml de fluido a 30 temers cada.. 90 de preju.
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bom trabalho hehehe!!
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Só pra constar, o problema do freio na verdade era a válvula anti-retorno do sistema de vácuo. Ela vai presa no servo-freio, justamente onde se conecta a mangueira de vácuo. Essa válvula tem como função acumular carga de baixa pressão no servo-freio. Quando está rompida, dá esse problema.
Já trocada, e problema resolvido, na época hehe
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É essa aqui
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... icasso-_JM
Porém a minha custou 30 reais só
Ela fica presa no servo freio justamente onde engata a mangueira de vácuo.. É só puxar pra fora
Pra testar, basta soprar em ambos os sentidos.. Só pode permitir passagem de ar em um sentido
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Porém a minha custou 30 reais só
Ela fica presa no servo freio justamente onde engata a mangueira de vácuo.. É só puxar pra fora
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Bom dia, Obrigado pelo retorno.
Espero que seja só isso, vou verificar hoje.
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Peça no services
na citroen custa entre 90 a 100 bozos
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Acabei de olhar no carro, fiz o teste conforme você mencionou e me parece que ela esta boa.
Agora vou verificar os freios traseiros, pois os dianteiros estão ok, farei também uma sangria pra ver se volta ao normal.
Passei dois apuros quando precisei do freio e estou meio assustado. Uma foi saindo de ré, descendo uma rampa ele não quis segurar só segurou na final do curso, outra, um motoqueiro não me viu e trocou de faixa quando eu ja estava ultrapassando precisei segura firme também, mas o pé vai indo, indo... até da final para começar a parar, e ele não era assim. Além disso o freio fica duro, as vezes, em sua grande maioria quando o AR esta acionado.
Mas valeu Miua! vou correr atrás aqui, pois sábado viajo viajo nela.
Edit. Rapaz, descobri que a tampa de óleo de freio esta rachada, sera que influencia na pressão?
XP 09/10 - AT.
Agora vou verificar os freios traseiros, pois os dianteiros estão ok, farei também uma sangria pra ver se volta ao normal.
Passei dois apuros quando precisei do freio e estou meio assustado. Uma foi saindo de ré, descendo uma rampa ele não quis segurar só segurou na final do curso, outra, um motoqueiro não me viu e trocou de faixa quando eu ja estava ultrapassando precisei segura firme também, mas o pé vai indo, indo... até da final para começar a parar, e ele não era assim. Além disso o freio fica duro, as vezes, em sua grande maioria quando o AR esta acionado.
Mas valeu Miua! vou correr atrás aqui, pois sábado viajo viajo nela.
Edit. Rapaz, descobri que a tampa de óleo de freio esta rachada, sera que influencia na pressão?
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A tampa de óleo rachada faz o fluído absorver umidade do ár.
Provavelmente seus freios traseiros perderam o auto ajuste e as lonas ficam muito distante do tambor, mesmo todo o curso dos burrinhos de freio é insuficiente para fazer as lonas encostarem no tambor. Regule o cabo do freio de mão quando estiver com os dois tambores abertos.
Provavelmente seus freios traseiros perderam o auto ajuste e as lonas ficam muito distante do tambor, mesmo todo o curso dos burrinhos de freio é insuficiente para fazer as lonas encostarem no tambor. Regule o cabo do freio de mão quando estiver com os dois tambores abertos.
- Miau
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o fluido de freio é altamente higroscópico.. ou seja, absorve a umidade do ar.. sendo assim, perde a eficiência além de expor a corrosão todo sistema.
Tanto que um frasco que já foi aberto não pode ser reutilizado após algum tempo.. tem que ser literalmente jogado fora.
Você pode tentar fazer a troca total do fluido.. se tiver ABS, terá que fazer conforme manda o manual e usando lexia pra acionar o sistema.
Também vale conferir o estado das lonas de freio quanto a desgaste e vazamento nos cilindros escravos(burrinhos de freio)
Se tiver que trocar a lona, ou fazer reajuste do freio, basta zerar a catraca de auto ajuste que vai dentro do tambor.. nunca há necessidade de mexer no ajuste do cabo do freio de mão.. o sistema é automático e compensa sozinho o desgaste da lona até o ponto máximo de serviço
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Xsara Picasso - Freio falhando ao ligar o carro
Eu tive que mexer, o mechânico do antigo dono alterou o curso das espias do freio de mão, aí as sapatas não faziam todo o curso, ficavam tensionadas pelo freio de mão. O ajuste das espias do freio de mão fica embaixo do difusor do AC traseiro, tem uma pequena janela no piso entre os dois porta objetos que ficam nos pés dos ocupantes do banco traseiro.
Como as sapatas não faziam todo curso a catraca de ajuste automático não funcionava.