Xsara Picasso - Apito de anomalia

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
sebastiao
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Qua Fev 19, 2014 1:48 pm
Nome: sebastiao
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara picasso 2.0 GX 2005

Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia

#16

Mensagem por sebastiao » Qui Jun 25, 2020 5:54 am

bom dia!! Sim, no meu caso sim. Como o apito so acontecia somente depois de uns 30km rodados, resolvi trocar so o filtro como teste, como citado nas pesquisas que vi na net. Só troquei o filtro, (colocando oleo no novo antes de rosquear) e resolveu! fiz um percurso de 40km sem apitar nada. Isso na semana passada. E como meu carro está bem rodadim, e uso ele em regime severo ( ando 14km de manha e 14 a noite todo dia) vou antecipar as trocas em.7 mil Km, como farei agorano final desse mês, é já troco filtro de novo,claro. E vamos acompanhar.

Valeu!


Sebastião Silva Junior
Feliz proprietário Xsara Picasso 2.0 2005
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia

#17

Mensagem por rgdl » Qui Jun 25, 2020 12:08 pm

Poxa! beleza, que bom foi algo simples. Faça isso, troque o óleo e coloque filtro novo, o genuíno é da Mahle/Metal Leve código OC100 ou OC505 e a referência Fram é PH5566.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia

#18

Mensagem por Miau » Sex Jun 26, 2020 6:16 am

rgdl escreveu:
Ter Jun 23, 2020 9:57 am
Miau esse pressostato é muito barato então vale a pena trocar para não com dúvida sobre ele.

Quanto a bomba de óleo eu comprei na concessionária e não tem nada nela que indique que foi fabricada por terceiros, então eu suponho que seja uma peça original feita pela PSA mesmo. Ela me custou pouco mais de R$ 600,00 na época.

A marca TAKAO eu não conheço, mas a Nakata também tem uma bomba para esse motor e a Nakata é boa marca, agora só acha Nakata no Mercado Livre.
show.. vou considerar trocar o sensor.. lembro de ter desmontado a bomba numa ocasião e não vi nada irregular no visual. Porém, como o principio é de uma bomba de engrenagem, é difícil detectar a olho nu qualquer desgaste.

Essa takao eu já vi muito por ai, só não sei se é boa. A genuína está absurdamente cara.. 900 e tantos bozos.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia

#19

Mensagem por rgdl » Sex Jun 26, 2020 11:47 am

Quanto a bomba da Nakata ela está num preço muito bom no próprio site da Nakata, veja:

Bomba de Óleo - Nakata - NKBO0805
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia

#20

Mensagem por giovane s » Sáb Jun 27, 2020 11:54 am

sebastiao escreveu:
Qui Jun 25, 2020 5:54 am
bom dia!! Sim, no meu caso sim. Como o apito so acontecia somente depois de uns 30km rodados, resolvi trocar so o filtro como teste, como citado nas pesquisas que vi na net. Só troquei o filtro, (colocando oleo no novo antes de rosquear) e resolveu! fiz um percurso de 40km sem apitar nada. Isso na semana passada. E como meu carro está bem rodadim, e uso ele em regime severo ( ando 14km de manha e 14 a noite todo dia) vou antecipar as trocas em.7 mil Km, como farei agorano final desse mês, é já troco filtro de novo,claro. E vamos acompanhar.

Valeu!
Lembra a marca e a kilometragem do filtro que apresentava problema?
Avatar do usuário
sebastiao
Habilitado
Mensagens: 96
Registrado em: Qua Fev 19, 2014 1:48 pm
Nome: sebastiao
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara picasso 2.0 GX 2005

Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia

#21

Mensagem por sebastiao » Dom Jun 28, 2020 12:53 am

Boa noite! Sim, tenho marcadissimo. Em janeiro dia 15 troquei o óleo e pus filtro Marca Wega uni0001 Km 228.733. os apitos começaram quando chegou a 234.000 mais ou menos...rodo perto de 900km por mês. Assim que vi uns artigos (videos, relatos e depoimentos) na internet sobre trocar o oleo de novo, ja fiz de imediato.

Bom, como rodo bem com o carro vou antecipar a troca antes dos 10mil. Uso total 15w40 e da última vez pus militec. Já vou trocartudo agora quarta feira, se Deus quiser. to prnsando em por esse filtro, vejam:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... iginal-_JM

Tô pensando em viajar assim que liberar da pandemia, pois preciso resolver uns trâmites do meu falecido pai em Minas, então vou ver onde troco a correia dentada, pois a poly v eu mesmo troquei, mas a dentada tenho medo. Alguém recomenda a arcar na barra funda? Fui buscar informações deles já vi relatos ruins nem quero mais.

Valeu
Sebastião Silva Junior
Feliz proprietário Xsara Picasso 2.0 2005
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia

#22

Mensagem por Miau » Ter Jul 07, 2020 10:04 am

Continuando.. Estava pensando.. Curiosamente, com o motor frio, não da o apito.

Depois de atingir a temperatura de serviço, é que fica passível de acontecer, por exemplo, quando chego em casa e estou parando o carro.. Ou numa reduzida qualquer.. Ou seja, parei de acelerar, onde fica na lenta.. Ai vez ou outra da o apito.

Numa análise, o que muda? A viscosidade do óleo. Quando quente, fica menos viscoso. Lembrando que viscosidade é a capacidade de escoamento de uma substância, posso entender que..

Talvez, quando com viscosidade reduzida, parte da pressão gerada na bomba acabe vazando pelas engrenagens da mesma. Se houver folga nas partes da bomba, ela perde a eficiência e quando o óleo está quente e por consequência, com viscosidade menor, evidência o problema da bomba.

Mas por desencargo de consciência, vou trocar o pressostato também.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia

#23

Mensagem por rgdl » Ter Jul 07, 2020 10:36 am

Isso mesmo Miau, o que muda é a viscosidade o óleo quente fica menos viscoso e por isso mais propenso a vazamentos por onde o óleo mais viscoso não passaria.

Com a troca da bomba nunca mais tive esse problema.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Robson5721
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Out 27, 2021 9:05 pm
Modelos Citroën: c3 tendence 2014

Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia

#24

Mensagem por Robson5721 » Ter Nov 30, 2021 7:15 pm

Boa tarde amigos....
tenho um c3 tendance e esta com problemas parecidos.... comprei e esta me dando uma dor de cabeça.... a loja teve que bancar a retifica do cabeçote e agora começou a apitar a pressão de oleo...
ja troquei os filtros ( fram ), troquei pelo oleo original do manual castrol 5x30, depois troquei o sensor de oleo ( original PSA ), e nada adiantou, continua apitando depois de esquentar o motor.
esta no mecanico, foi desmontado para ver se tem alguma borra no pescador, esta tudo ok... amanha vai testar a pressão do oleo na bomba... a pergunta é ????
Se for bomba de oleo, qual as melhores marcas para comprar ???
se não for a bomba o que pode ser....??

obrigado.....
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia

#25

Mensagem por giovane s » Qua Dez 01, 2021 11:05 pm

Robson5721 escreveu:
Ter Nov 30, 2021 7:15 pm

se não for a bomba o que pode ser....??
O que determina a pressão de óleo é a quantidade de óleo que é "perdida" no sistema de lubrificação.
Pode ser fuga pelas bronzinas de mancal e biela, tuchos hidráulicos ou pelo comando de válvulas, tudo isso por folgas geradas pelo desgaste.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia

#26

Mensagem por Miau » Sáb Dez 04, 2021 8:10 pm

giovane s escreveu:
Qua Dez 01, 2021 11:05 pm
Robson5721 escreveu:
Ter Nov 30, 2021 7:15 pm

se não for a bomba o que pode ser....??
O que determina a pressão de óleo é a quantidade de óleo que é "perdida" no sistema de lubrificação.
Pode ser fuga pelas bronzinas de mancal e biela, tuchos hidráulicos ou pelo comando de válvulas, tudo isso por folgas geradas pelo desgaste.
Pois é.. Essa era minha segunda suspeita.. Hoje troquei a bomba. Ainda não deu o apito, mas também nao criei as condições para tal.. Assim que eu rodar bastante, vou verificar.

Porém, com um mecânico amigo junto, percebemos no som do motor que o mesmo, em determinadas rotações, está produzindo um ruído característico de folga no mancal fixo. Que poderia ser brozina gasta ou até mesmo o eixo gasto.

Aparenta ser em apenas um dos mancais da gaiola.

Com essa folga, acaba escoando oleo demais pelo mancal, perdendo pressão dentro da galeria. Isso está se confirmando pelo seguinte, se eu desligar o motor já quente, e religar em seguida, as vezes fica um tucho batendo.

Resumindo.. Eu teria que desmontar o motor e mandar o eixo pra retifica e trocar todas as bronzinas.

Se eu fizesse isso, provavelmente já mandatia verificar o estado das camisas dos cilindros.. Se estiverem no limite ou já fora, também retificar e trocar pistões.

Pra um motor de 120mil km.. Acho muito prematuro
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia

#27

Mensagem por giovane s » Seg Dez 06, 2021 4:17 pm

Miau escreveu:
Sáb Dez 04, 2021 8:10 pm

Aparenta ser em apenas um dos mancais da gaiola.

Com essa folga, acaba escoando oleo demais pelo mancal, perdendo pressão dentro da galeria. Isso está se confirmando pelo seguinte, se eu desligar o motor já quente, e religar em seguida, as vezes fica um tucho batendo.
Eu penso diferente sobre os tuchos hidráulicos.

Acredito que os tuchos das duas valvulas de admissão do cilindro que estão na fase de admissão deveriam descarregar devido a pressão das molas que fecham as válvulas, quando a vedação do tucho já não está boa.

Quanto tempo demora para recarregar os tuchos nesta partida quente?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia

#28

Mensagem por Miau » Seg Dez 20, 2021 7:44 am

ultimamente, não está mais carregando depois de quente os 2 ultimos tuchos.

o problema da pressão de oleo sumiu com a troca da bomba, porém, talvez o oleo novo lavou o sistema deixando mais evidente a fuga de vazão pelo mancal
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia

#29

Mensagem por giovane s » Seg Dez 20, 2021 10:58 pm

Eu fiz flush corretivo da koube, os tuchos carregam bem melhor pois parece que desobstrui as galerias mas aumenta as fugas nas bronzinas.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Xsara Picasso - Apito de anomalia

#30

Mensagem por Miau » Ter Dez 21, 2021 12:05 pm

pois é.. até onde consigo perceber, o sistema funciona assim:

temos o cárter como reservatório. depois dele, temos a trompa de aspiração que é ligada diretamente na bomba, que é de engrenagem. nisso, a bomba aspira o óleo do cárter e, através das engrenagens, bombeia o fluxo na sua saída, que joga no duto do suporte do filtro. nesse percurso, o fluxo encontra resistência à vazão, que se transforma em pressão, exatamente no pressostato, que é um tipo de sensor binário. O fluxo continua pelo filtro e segue de volta até o bloco, onde se comunica com o cabeçote. Ali na subida, existe uma válvula check(anti-retorno) para manter as galerias do cabeçote sempre abastecidas evitando o retorno do óleo quando a bomba não está ativa. Depois da válvula check, o fluxo se distribui pelas galerias, saindo pelos orifícios dos mancais fixos e móveis do virabrequim, dos mancais dos eixos de comandos, e saindo pelos orifícios dos alojamentos dos tuchos. Cada tucho tem uma vala na sua lateral, onde tem 1 ou 2 orifícios de carregamento.

Em todo o sistema, em caso de fuga de vazão, o primeiro local a sofrer são os 2 últimos alojamentos de tucho, isso porque ficam no final do circuito do fluxo.

Ao acelerar o motor, é possível perceber um som de vibração do eixo no mancal fixo. Se há vibração, certamente há folga entre o eixo e a bronzina, e o filme de óleo que deveria haver ali se escoa com facilidade. Nisso, afeta a pressão que deveria haver no final do circuito da galeria, dificultando o carregamento dos tuchos.

Essa linha de raciocínio que estou seguindo
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder