Defeito ESP /ASR
- cristopherB2018
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Defeito ESP /ASR
Boa noite pessoal!
estou com algumas dúvidas sobre meu C5 Brake 2005 GII.
esses dias apareceu uma mensagem de defeito ESP/ASR.....logo em seguida outra mensagem de direção assistida com defeito.....logo depois ainda deu defeito na caixa de velocidades.....todos os defeitos apareceram em menos de 5 minutos de intervalo entre eles....pensa num desespero generalizado!!!
fui numa oficina e passei o scanner...tinha muitos erros....o cara zerou tudo e as mensagens continuaram,mas o comportamento do carro não alterava em nada,apenas ficavam aparecendo no CB e bipando é claro....andei com o carro o dia todo assim....
vi algumas postagens por aqui sobre sensor do pedal de freio e resolvi dar uma olhada...removi os contatos limpei e recoloquei. e nada!
aí blz.....pensei..morri na oficina!!!
resolvi deixar ele com a bateria desligada por algumas horas.(atitude desesperada mesmo)desliguei os dois polos.....quando recoloquei para minha surpresa todas as mensagens desapareceram!!!!!mas........
...percebi que o sistema não está funcionando pois o carro está todo molenga......nas curvas parece um carro com amortecedores convencionais que deitam ....alguém saberia me dizer o que poderia ser antes de eu levar num mecânico?
agradeço a colaboração de todos!!!! obrigado.
estou com algumas dúvidas sobre meu C5 Brake 2005 GII.
esses dias apareceu uma mensagem de defeito ESP/ASR.....logo em seguida outra mensagem de direção assistida com defeito.....logo depois ainda deu defeito na caixa de velocidades.....todos os defeitos apareceram em menos de 5 minutos de intervalo entre eles....pensa num desespero generalizado!!!
fui numa oficina e passei o scanner...tinha muitos erros....o cara zerou tudo e as mensagens continuaram,mas o comportamento do carro não alterava em nada,apenas ficavam aparecendo no CB e bipando é claro....andei com o carro o dia todo assim....
vi algumas postagens por aqui sobre sensor do pedal de freio e resolvi dar uma olhada...removi os contatos limpei e recoloquei. e nada!
aí blz.....pensei..morri na oficina!!!
resolvi deixar ele com a bateria desligada por algumas horas.(atitude desesperada mesmo)desliguei os dois polos.....quando recoloquei para minha surpresa todas as mensagens desapareceram!!!!!mas........
...percebi que o sistema não está funcionando pois o carro está todo molenga......nas curvas parece um carro com amortecedores convencionais que deitam ....alguém saberia me dizer o que poderia ser antes de eu levar num mecânico?
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Defeito ESP /ASR
A bateria está ok? Se ela ficar com tensão baixa por tempo de uso vai acusar um monte de defeitos. Eu daria uma olhada nisso primeiro.cristopherB2018 escreveu:Boa noite pessoal!
estou com algumas dúvidas sobre meu C5 Brake 2005 GII.
esses dias apareceu uma mensagem de defeito ESP/ASR.....logo em seguida outra mensagem de direção assistida com defeito.....logo depois ainda deu defeito na caixa de velocidades.....todos os defeitos apareceram em menos de 5 minutos de intervalo entre eles....pensa num desespero generalizado!!!
fui numa oficina e passei o scanner...tinha muitos erros....o cara zerou tudo e as mensagens continuaram,mas o comportamento do carro não alterava em nada,apenas ficavam aparecendo no CB e bipando é claro....andei com o carro o dia todo assim....
vi algumas postagens por aqui sobre sensor do pedal de freio e resolvi dar uma olhada...removi os contatos limpei e recoloquei. e nada!
aí blz.....pensei..morri na oficina!!!
resolvi deixar ele com a bateria desligada por algumas horas.(atitude desesperada mesmo)desliguei os dois polos.....quando recoloquei para minha surpresa todas as mensagens desapareceram!!!!!mas........
...percebi que o sistema não está funcionando pois o carro está todo molenga......nas curvas parece um carro com amortecedores convencionais que deitam ....alguém saberia me dizer o que poderia ser antes de eu levar num mecânico?
agradeço a colaboração de todos!!!! obrigado.
- renan97ar
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Defeito ESP /ASR
Veja também os sensores do ABS, já que se um falha, ele causa todos esses sintomas. Quando aparecer novamente o defeito, antes de apagar, veja se consegue ver a causa deles.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
- cristopherB2018
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Defeito ESP /ASR
valeu pessoal...vou dar uma olhada na bateria,pois verifiquei que o que esta na minha c5 é uma de 45A da ZETA..coitado do c5.....
vou verificar tbm os sensores.....muito obrigado por enquanto pessoal...fiquei surpreso com a velocidade que me responderam...vcs são top!!!!
os resultados posto depois...valeu!!!
vou verificar tbm os sensores.....muito obrigado por enquanto pessoal...fiquei surpreso com a velocidade que me responderam...vcs são top!!!!
os resultados posto depois...valeu!!!
- cristopherB2018
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Defeito ESP /ASR
pode deixara amigão!
gjvialta escreveu:Paulo5828,
Depois lembre-se de postar a solução encontrada.
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Defeito ESP /ASR
Saudações caros participantes do Fórum CCdoB!
Quero agradecer à enorme quantidade de postagens ajudando uns aos outros. Agradeço em especial ao gjvialta, a partir da postagem dele com relação a alavanca do câmbio, consegui resolver o problema que estava me atormentando e "apavorando meu bolso". Por várias vezes eu estava ficando com o carro imobilizado e em situações constrangedoras (como fechando entrada de estacionamento).
Pois bem, meu painel estava apresentando: Defeito Freio Estacionamento, Caixa de Câmbio e alternadamente ESP / ASR, já havia verificado os sensores do ABS, pois suspeitava mal contato, mas sem sucesso.
Resolvi, na cara e na coragem, desmontar a parte de acesso à alavanca do câmbio. Puxei a alavanca para soltar o volante e puxar para frente, de modo a facilitar o acesso. Retirei a capa de plástico brilhante onde tem as indicações de posição (P,R.N.D,M), Retirei os dois parafusos que prendem a capa plástica atrás do volante, e finalmente os três parafusos que seguram o a alavanca, desconectei os cabos e abri o compartimento que dá acesso à placa de circuito e componentes. Eu não estava com sistema de iluminação potente, nem lente para aumentar, meio como quem já deduzia o problema com a solda, coloquei o ferro para esquentar e quando estava pronto, apenas toquei a ponta dele em todos os pontos de solda (no pé) quando percebia que voltava ficar brilhante (prateada) passava para a próxima, fiz isso em todas as soldas dos sensores.
Recoloquei tudo no lugar, verifiquei se movimentava a alavanca normalmente e parafusei novamente a capa. Hora da verdade, posicionei a chave na pré-ignição e sem problema, resolvi dar a partida e em seguida movimentar a alavanca (que só de mudar de P para R já dava o erro). Felizmente já estou há três dias sem ver nenhuma mensagem no painel.
Espero, que este relato informando do procedimento que fiz, seguindo o quegjvialta fez, possa ajudar outras pessoas que estejam passando o que passei e economizem bons 'trocados'. Deus te abençoe irmão!
Abraços,
André Rocha
Quero agradecer à enorme quantidade de postagens ajudando uns aos outros. Agradeço em especial ao gjvialta, a partir da postagem dele com relação a alavanca do câmbio, consegui resolver o problema que estava me atormentando e "apavorando meu bolso". Por várias vezes eu estava ficando com o carro imobilizado e em situações constrangedoras (como fechando entrada de estacionamento).
Pois bem, meu painel estava apresentando: Defeito Freio Estacionamento, Caixa de Câmbio e alternadamente ESP / ASR, já havia verificado os sensores do ABS, pois suspeitava mal contato, mas sem sucesso.
Resolvi, na cara e na coragem, desmontar a parte de acesso à alavanca do câmbio. Puxei a alavanca para soltar o volante e puxar para frente, de modo a facilitar o acesso. Retirei a capa de plástico brilhante onde tem as indicações de posição (P,R.N.D,M), Retirei os dois parafusos que prendem a capa plástica atrás do volante, e finalmente os três parafusos que seguram o a alavanca, desconectei os cabos e abri o compartimento que dá acesso à placa de circuito e componentes. Eu não estava com sistema de iluminação potente, nem lente para aumentar, meio como quem já deduzia o problema com a solda, coloquei o ferro para esquentar e quando estava pronto, apenas toquei a ponta dele em todos os pontos de solda (no pé) quando percebia que voltava ficar brilhante (prateada) passava para a próxima, fiz isso em todas as soldas dos sensores.
Recoloquei tudo no lugar, verifiquei se movimentava a alavanca normalmente e parafusei novamente a capa. Hora da verdade, posicionei a chave na pré-ignição e sem problema, resolvi dar a partida e em seguida movimentar a alavanca (que só de mudar de P para R já dava o erro). Felizmente já estou há três dias sem ver nenhuma mensagem no painel.
Espero, que este relato informando do procedimento que fiz, seguindo o quegjvialta fez, possa ajudar outras pessoas que estejam passando o que passei e economizem bons 'trocados'. Deus te abençoe irmão!
Abraços,
André Rocha
- gjvialta
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- Contato:
Defeito ESP /ASR
Prezados, boa tarde!
A gente está aqui para ajudarmos uns aos outros.
Prezado André Rocha, fico feliz que o meu relato tenha servido para que você resolvesse o problema do seu carro. Grato por postar a sua solução!
Sou um simples colaborador deste fórum, no qual também busco soluções para os meus problemas.
Forte abç!
A gente está aqui para ajudarmos uns aos outros.
Prezado André Rocha, fico feliz que o meu relato tenha servido para que você resolvesse o problema do seu carro. Grato por postar a sua solução!
Sou um simples colaborador deste fórum, no qual também busco soluções para os meus problemas.
Forte abç!
- cristopherB2018
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Defeito ESP /ASR
boa noite galera,depois de algum tempo voltei para postar a resposta sobre o assunto do inicio desse tópico,
vamos la....
depois de muitas tentativas por eliminação, troquei a bateria,fiz uma vistoria nos freios e nada.....
como eu ja tinha que trocar as pastilhas dianteiras e as buchas da bandeja,trocar o refil do óleo do motor,levei a lindona num colega meu para realizar esses serviços,sem mistério ate então.quando fui buscar o carro,percebi que a parte da admissão esta toda fora,ele disse que nao tinha conseguido retirar a tampa do copo onde vai o refil de óleo do motor, e obviamente todos aqueles conectores dos bicos e outros estavam todos desconectados.......resumindo ( ou tentando) quando ele finalizou tudo liguei o carro e imediatamente começou a aparecer um monte de defeitos,sendo eles...
direção assistida com defeito.
sistema anti poluição com defeito
pressão de óleo do motor insuficiente
sistema esp/asr com defeito
e ainda o carro ligado não acelerava de jeito nenhum e o motor parecia estar funcionando com 3 pistões....um caos!
pior...o cara não sabia o que fazer....lidou,lidou e nada! nem o Scanner certo ele tinha.....resolvi levar na Le plus aqui em ctba no dia seguinte, e para minha surpresa o carro nem pegou no outro dia,tive que ir de guincho...simplesmente não funcionava nada nem farol acendia,limpador de para-brisa...NADA! chegando na leplus o cara disse que o carro estava MORTO! o concerto foi reparação da BSI e da BSM mais troca do chicote e reprogramação das mesmas,pois o eletricista disse que havia tido um curto circuito no sistema....TOTAL R$1.700,00!!!!!
ja fazem 3 meses isso, e hoje fui buscar a nave na seguradora,pois me bateram na traseira a 50 dias atras!e quando liguei o carro estava normal ,de repente a mensagem DIREÇÃO ASSISTIDA COM DEFEITO !!!!! e ja ficou mais pesada que uma rural no atoleiro.......durante o período em que ela ficou na oficina de funilaria ela ficou com a suspensão toda levantada, alias a suspensão esta ok.....estou bem desanimado e pensando em resolver esse defeito e vende la....alguém saberia o que pode ser.
vamos la....
depois de muitas tentativas por eliminação, troquei a bateria,fiz uma vistoria nos freios e nada.....
como eu ja tinha que trocar as pastilhas dianteiras e as buchas da bandeja,trocar o refil do óleo do motor,levei a lindona num colega meu para realizar esses serviços,sem mistério ate então.quando fui buscar o carro,percebi que a parte da admissão esta toda fora,ele disse que nao tinha conseguido retirar a tampa do copo onde vai o refil de óleo do motor, e obviamente todos aqueles conectores dos bicos e outros estavam todos desconectados.......resumindo ( ou tentando) quando ele finalizou tudo liguei o carro e imediatamente começou a aparecer um monte de defeitos,sendo eles...
direção assistida com defeito.
sistema anti poluição com defeito
pressão de óleo do motor insuficiente
sistema esp/asr com defeito
e ainda o carro ligado não acelerava de jeito nenhum e o motor parecia estar funcionando com 3 pistões....um caos!
pior...o cara não sabia o que fazer....lidou,lidou e nada! nem o Scanner certo ele tinha.....resolvi levar na Le plus aqui em ctba no dia seguinte, e para minha surpresa o carro nem pegou no outro dia,tive que ir de guincho...simplesmente não funcionava nada nem farol acendia,limpador de para-brisa...NADA! chegando na leplus o cara disse que o carro estava MORTO! o concerto foi reparação da BSI e da BSM mais troca do chicote e reprogramação das mesmas,pois o eletricista disse que havia tido um curto circuito no sistema....TOTAL R$1.700,00!!!!!
ja fazem 3 meses isso, e hoje fui buscar a nave na seguradora,pois me bateram na traseira a 50 dias atras!e quando liguei o carro estava normal ,de repente a mensagem DIREÇÃO ASSISTIDA COM DEFEITO !!!!! e ja ficou mais pesada que uma rural no atoleiro.......durante o período em que ela ficou na oficina de funilaria ela ficou com a suspensão toda levantada, alias a suspensão esta ok.....estou bem desanimado e pensando em resolver esse defeito e vende la....alguém saberia o que pode ser.
- gjvialta
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Defeito ESP /ASR
Bom dia, galera!
Alguém sabe se a troca do conjunto alavanca de câmbio do C4 Picasso por uma nova, necessita de habilitação pelo lexia? Se requer alguma programação?
Novamente estou com os sintomas já conhecidos por aqui: Defeito Freio estacionamento, ASR, Cx de Câmbio, etc. Agora estou percebendo que não é só solda trincada na placa de componentes eletrônicos, ou foto acopladores. Algum desses componentes devem estar em falha, porque já refiz todas as soldas possíveis e o problema persiste.
Abç
Alguém sabe se a troca do conjunto alavanca de câmbio do C4 Picasso por uma nova, necessita de habilitação pelo lexia? Se requer alguma programação?
Novamente estou com os sintomas já conhecidos por aqui: Defeito Freio estacionamento, ASR, Cx de Câmbio, etc. Agora estou percebendo que não é só solda trincada na placa de componentes eletrônicos, ou foto acopladores. Algum desses componentes devem estar em falha, porque já refiz todas as soldas possíveis e o problema persiste.
Abç
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Defeito ESP /ASR
Direção assistida deve ser a direção eletro-hidraúlica.cristopherB2018 escreveu:boa noite galera,depois de algum tempo voltei para postar a resposta sobre o assunto do inicio desse tópico,
vamos la....
depois de muitas tentativas por eliminação, troquei a bateria,fiz uma vistoria nos freios e nada.....
como eu ja tinha que trocar as pastilhas dianteiras e as buchas da bandeja,trocar o refil do óleo do motor,levei a lindona num colega meu para realizar esses serviços,sem mistério ate então.quando fui buscar o carro,percebi que a parte da admissão esta toda fora,ele disse que nao tinha conseguido retirar a tampa do copo onde vai o refil de óleo do motor, e obviamente todos aqueles conectores dos bicos e outros estavam todos desconectados.......resumindo ( ou tentando) quando ele finalizou tudo liguei o carro e imediatamente começou a aparecer um monte de defeitos,sendo eles...
direção assistida com defeito.
sistema anti poluição com defeito
pressão de óleo do motor insuficiente
sistema esp/asr com defeito
e ainda o carro ligado não acelerava de jeito nenhum e o motor parecia estar funcionando com 3 pistões....um caos!
pior...o cara não sabia o que fazer....lidou,lidou e nada! nem o Scanner certo ele tinha.....resolvi levar na Le plus aqui em ctba no dia seguinte, e para minha surpresa o carro nem pegou no outro dia,tive que ir de guincho...simplesmente não funcionava nada nem farol acendia,limpador de para-brisa...NADA! chegando na leplus o cara disse que o carro estava MORTO! o concerto foi reparação da BSI e da BSM mais troca do chicote e reprogramação das mesmas,pois o eletricista disse que havia tido um curto circuito no sistema....TOTAL R$1.700,00!!!!!
ja fazem 3 meses isso, e hoje fui buscar a nave na seguradora,pois me bateram na traseira a 50 dias atras!e quando liguei o carro estava normal ,de repente a mensagem DIREÇÃO ASSISTIDA COM DEFEITO !!!!! e ja ficou mais pesada que uma rural no atoleiro.......durante o período em que ela ficou na oficina de funilaria ela ficou com a suspensão toda levantada, alias a suspensão esta ok.....estou bem desanimado e pensando em resolver esse defeito e vende la....alguém saberia o que pode ser.
Fusível, Relé, motor elétrico para gerar pressão hidraulica, regulador de pressão e sensor de pressão.
O regulador de pressão serve para aqueles modos cidade/estrada, direção macia/rigida.
A sua parece que perdeu toda a pressão (direção mecânica).
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Defeito ESP /ASR
O freio de estacionamento é elétrico certo.gjvialta escreveu:Bom dia, galera!
Alguém sabe se a troca do conjunto alavanca de câmbio do C4 Picasso por uma nova, necessita de habilitação pelo lexia? Se requer alguma programação?
Novamente estou com os sintomas já conhecidos por aqui: Defeito Freio estacionamento, ASR, Cx de Câmbio, etc. Agora estou percebendo que não é só solda trincada na placa de componentes eletrônicos, ou foto acopladores. Algum desses componentes devem estar em falha, porque já refiz todas as soldas possíveis e o problema persiste.
Abç
Deve ser controlado pelas solenóides do módulo do ABS que ficam energizadas para manter a pressão na linha de freio.
A pressão é gerada pelo motor que fica junto ao módulo ABS.
No Xsara Picasso tem como verificar estas solenóides pelo Lexia.
Com a roda erguida um mecânico gira a roda e o outro comanda o Lexia para testar as solenóides que controlam o ABS da roda. uma solenóide mantem pressão e outra alivia.
Verique se não há vazamentos na linha e o fluído de freio não está baixando.
Teste o funcionamento do motor do ABS.
Teste as solenóides.
O meu era uma solenóide da roda traseira esquerda.
No Lexia apareceu como CONTACTOR da roda traseira esquerda. Em inglês aparece como electrovalve ou solenoid valve.
Quanto a caixa de câmbio o Xsara Picasso tem calculador SIEMENS BVA AL4 CEM0, já o seu carro usa calculador SIEMENS BVA AL4 TA2005 CEM0.
Tem o diagrama elétrico do seu calculador no SCRIBD.
https://pt.scribd.com/doc/213768749/Al4-Dpo-Megane
No Xsara Picasso o calculador do câmbio não utiliza informações do ABS, mas o seu deve utilizar por causa do ASR.
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Defeito ESP /ASR
A verificação dos sensores do ABS é melhor se executada no conector do chicote que engata no módulo ABS, pois já elimina problemas de descontinuidade na fiação.renan97ar escreveu:Veja também os sensores do ABS, já que se um falha, ele causa todos esses sintomas. Quando aparecer novamente o defeito, antes de apagar, veja se consegue ver a causa deles.
Para o Xsara Picasso tem o "manual" com os pinos para verificação de cada sensor.
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Defeito ESP /ASR
A direção assistida utiliza as informações de velocidade das rodas (ABS,ASR,ESP) para determinar a pressão/força no sistema.
O ASR utiliza as informações de ângulo do volante da direção assistida para corrigir a trajetória do carro em curvas.
O ASR utiliza as informações de ângulo do volante da direção assistida para corrigir a trajetória do carro em curvas.
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Defeito ESP /ASR
Adicionado após 8 minutos 8 segundos:
Gente, tenho este mesmo problema acontecendo com meu Picasso 2012 citado acima. Porém sem nenhuma apresentação de defeito, somente os erros de esp de vez em quando e ao desligar e religar o erro na caixa de câmbio que some em segundos. O carro não dá tranco nas marchas e nem perde força e o freio de estacionamento também não deixa de funcionar, nem no modo manual nem no autômato. Será que é o mesmo problema do amigo que citou a trinca das soldas da placa do câmbio?