Defeito ESP /ASR

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Defeito ESP /ASR

#16

Mensagem por gjvialta » Qua Jun 21, 2017 10:41 am

Paulo5828,

Depois lembre-se de postar a solução encontrada.


Avatar do usuário
cristopherB2018
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb Jul 08, 2017 10:55 pm
Modelos Citroën: C5 Brake 2.0 16v 2005

Defeito ESP /ASR

#17

Mensagem por cristopherB2018 » Sáb Jul 08, 2017 11:13 pm

Boa noite pessoal!
estou com algumas dúvidas sobre meu C5 Brake 2005 GII.
esses dias apareceu uma mensagem de defeito ESP/ASR.....logo em seguida outra mensagem de direção assistida com defeito.....logo depois ainda deu defeito na caixa de velocidades.....todos os defeitos apareceram em menos de 5 minutos de intervalo entre eles....pensa num desespero generalizado!!!
fui numa oficina e passei o scanner...tinha muitos erros....o cara zerou tudo e as mensagens continuaram,mas o comportamento do carro não alterava em nada,apenas ficavam aparecendo no CB e bipando é claro....andei com o carro o dia todo assim....
vi algumas postagens por aqui sobre sensor do pedal de freio e resolvi dar uma olhada...removi os contatos limpei e recoloquei. e nada!
aí blz.....pensei..morri na oficina!!!
resolvi deixar ele com a bateria desligada por algumas horas.(atitude desesperada mesmo)desliguei os dois polos.....quando recoloquei para minha surpresa todas as mensagens desapareceram!!!!!mas........
...percebi que o sistema não está funcionando pois o carro está todo molenga......nas curvas parece um carro com amortecedores convencionais que deitam ....alguém saberia me dizer o que poderia ser antes de eu levar num mecânico?

agradeço a colaboração de todos!!!! obrigado.
Marciorschneider
Habilitado
Mensagens: 75
Registrado em: Sáb Nov 21, 2015 4:44 pm
Nome: Márcio Schneider

Defeito ESP /ASR

#18

Mensagem por Marciorschneider » Dom Jul 09, 2017 10:27 am

cristopherB2018 escreveu:Boa noite pessoal!
estou com algumas dúvidas sobre meu C5 Brake 2005 GII.
esses dias apareceu uma mensagem de defeito ESP/ASR.....logo em seguida outra mensagem de direção assistida com defeito.....logo depois ainda deu defeito na caixa de velocidades.....todos os defeitos apareceram em menos de 5 minutos de intervalo entre eles....pensa num desespero generalizado!!!
fui numa oficina e passei o scanner...tinha muitos erros....o cara zerou tudo e as mensagens continuaram,mas o comportamento do carro não alterava em nada,apenas ficavam aparecendo no CB e bipando é claro....andei com o carro o dia todo assim....
vi algumas postagens por aqui sobre sensor do pedal de freio e resolvi dar uma olhada...removi os contatos limpei e recoloquei. e nada!
aí blz.....pensei..morri na oficina!!!
resolvi deixar ele com a bateria desligada por algumas horas.(atitude desesperada mesmo)desliguei os dois polos.....quando recoloquei para minha surpresa todas as mensagens desapareceram!!!!!mas........
...percebi que o sistema não está funcionando pois o carro está todo molenga......nas curvas parece um carro com amortecedores convencionais que deitam ....alguém saberia me dizer o que poderia ser antes de eu levar num mecânico?

agradeço a colaboração de todos!!!! obrigado.
A bateria está ok? Se ela ficar com tensão baixa por tempo de uso vai acusar um monte de defeitos. Eu daria uma olhada nisso primeiro.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

Defeito ESP /ASR

#19

Mensagem por renan97ar » Dom Jul 09, 2017 6:15 pm

Veja também os sensores do ABS, já que se um falha, ele causa todos esses sintomas. Quando aparecer novamente o defeito, antes de apagar, veja se consegue ver a causa deles.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
cristopherB2018
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb Jul 08, 2017 10:55 pm
Modelos Citroën: C5 Brake 2.0 16v 2005

Defeito ESP /ASR

#20

Mensagem por cristopherB2018 » Seg Jul 10, 2017 10:05 pm

valeu pessoal...vou dar uma olhada na bateria,pois verifiquei que o que esta na minha c5 é uma de 45A da ZETA..coitado do c5.....
vou verificar tbm os sensores.....muito obrigado por enquanto pessoal...fiquei surpreso com a velocidade que me responderam...vcs são top!!!!
os resultados posto depois...valeu!!!
Avatar do usuário
cristopherB2018
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb Jul 08, 2017 10:55 pm
Modelos Citroën: C5 Brake 2.0 16v 2005

Defeito ESP /ASR

#21

Mensagem por cristopherB2018 » Ter Jul 11, 2017 1:24 pm

pode deixara amigão!
gjvialta escreveu:Paulo5828,

Depois lembre-se de postar a solução encontrada.
André Rocha
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Mar 28, 2018 1:09 am
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso

Defeito ESP /ASR

#22

Mensagem por André Rocha » Qua Mar 28, 2018 1:26 am

Saudações caros participantes do Fórum CCdoB!
Quero agradecer à enorme quantidade de postagens ajudando uns aos outros. Agradeço em especial ao gjvialta, a partir da postagem dele com relação a alavanca do câmbio, consegui resolver o problema que estava me atormentando e "apavorando meu bolso". Por várias vezes eu estava ficando com o carro imobilizado e em situações constrangedoras (como fechando entrada de estacionamento).
Pois bem, meu painel estava apresentando: Defeito Freio Estacionamento, Caixa de Câmbio e alternadamente ESP / ASR, já havia verificado os sensores do ABS, pois suspeitava mal contato, mas sem sucesso.
Resolvi, na cara e na coragem, desmontar a parte de acesso à alavanca do câmbio. Puxei a alavanca para soltar o volante e puxar para frente, de modo a facilitar o acesso. Retirei a capa de plástico brilhante onde tem as indicações de posição (P,R.N.D,M), Retirei os dois parafusos que prendem a capa plástica atrás do volante, e finalmente os três parafusos que seguram o a alavanca, desconectei os cabos e abri o compartimento que dá acesso à placa de circuito e componentes. Eu não estava com sistema de iluminação potente, nem lente para aumentar, meio como quem já deduzia o problema com a solda, coloquei o ferro para esquentar e quando estava pronto, apenas toquei a ponta dele em todos os pontos de solda (no pé) quando percebia que voltava ficar brilhante (prateada) passava para a próxima, fiz isso em todas as soldas dos sensores.
Recoloquei tudo no lugar, verifiquei se movimentava a alavanca normalmente e parafusei novamente a capa. Hora da verdade, posicionei a chave na pré-ignição e sem problema, resolvi dar a partida e em seguida movimentar a alavanca (que só de mudar de P para R já dava o erro). Felizmente já estou há três dias sem ver nenhuma mensagem no painel.
Espero, que este relato informando do procedimento que fiz, seguindo o quegjvialta fez, possa ajudar outras pessoas que estejam passando o que passei e economizem bons 'trocados'. Deus te abençoe irmão!
Abraços,
André Rocha
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Defeito ESP /ASR

#23

Mensagem por gjvialta » Ter Abr 03, 2018 2:23 pm

Prezados, boa tarde!

A gente está aqui para ajudarmos uns aos outros.

Prezado André Rocha, fico feliz que o meu relato tenha servido para que você resolvesse o problema do seu carro. Grato por postar a sua solução!

Sou um simples colaborador deste fórum, no qual também busco soluções para os meus problemas.

Forte abç!
Avatar do usuário
cristopherB2018
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sáb Jul 08, 2017 10:55 pm
Modelos Citroën: C5 Brake 2.0 16v 2005

Defeito ESP /ASR

#24

Mensagem por cristopherB2018 » Sex Mai 25, 2018 10:02 pm

boa noite galera,depois de algum tempo voltei para postar a resposta sobre o assunto do inicio desse tópico,
vamos la....
depois de muitas tentativas por eliminação, troquei a bateria,fiz uma vistoria nos freios e nada.....
como eu ja tinha que trocar as pastilhas dianteiras e as buchas da bandeja,trocar o refil do óleo do motor,levei a lindona num colega meu para realizar esses serviços,sem mistério ate então.quando fui buscar o carro,percebi que a parte da admissão esta toda fora,ele disse que nao tinha conseguido retirar a tampa do copo onde vai o refil de óleo do motor, e obviamente todos aqueles conectores dos bicos e outros estavam todos desconectados.......resumindo ( ou tentando) quando ele finalizou tudo liguei o carro e imediatamente começou a aparecer um monte de defeitos,sendo eles...
direção assistida com defeito.
sistema anti poluição com defeito
pressão de óleo do motor insuficiente
sistema esp/asr com defeito
e ainda o carro ligado não acelerava de jeito nenhum e o motor parecia estar funcionando com 3 pistões....um caos!
pior...o cara não sabia o que fazer....lidou,lidou e nada! nem o Scanner certo ele tinha.....resolvi levar na Le plus aqui em ctba no dia seguinte, e para minha surpresa o carro nem pegou no outro dia,tive que ir de guincho...simplesmente não funcionava nada nem farol acendia,limpador de para-brisa...NADA! chegando na leplus o cara disse que o carro estava MORTO! o concerto foi reparação da BSI e da BSM mais troca do chicote e reprogramação das mesmas,pois o eletricista disse que havia tido um curto circuito no sistema....TOTAL R$1.700,00!!!!!
ja fazem 3 meses isso, e hoje fui buscar a nave na seguradora,pois me bateram na traseira a 50 dias atras!e quando liguei o carro estava normal ,de repente a mensagem DIREÇÃO ASSISTIDA COM DEFEITO !!!!! e ja ficou mais pesada que uma rural no atoleiro.......durante o período em que ela ficou na oficina de funilaria ela ficou com a suspensão toda levantada, alias a suspensão esta ok.....estou bem desanimado e pensando em resolver esse defeito e vende la....alguém saberia o que pode ser.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Defeito ESP /ASR

#25

Mensagem por gjvialta » Ter Fev 05, 2019 8:43 am

Bom dia, galera!

Alguém sabe se a troca do conjunto alavanca de câmbio do C4 Picasso por uma nova, necessita de habilitação pelo lexia? Se requer alguma programação?

Novamente estou com os sintomas já conhecidos por aqui: Defeito Freio estacionamento, ASR, Cx de Câmbio, etc. Agora estou percebendo que não é só solda trincada na placa de componentes eletrônicos, ou foto acopladores. Algum desses componentes devem estar em falha, porque já refiz todas as soldas possíveis e o problema persiste.

Abç :vg:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Defeito ESP /ASR

#26

Mensagem por giovane s » Sáb Fev 23, 2019 2:44 pm

cristopherB2018 escreveu:boa noite galera,depois de algum tempo voltei para postar a resposta sobre o assunto do inicio desse tópico,
vamos la....
depois de muitas tentativas por eliminação, troquei a bateria,fiz uma vistoria nos freios e nada.....
como eu ja tinha que trocar as pastilhas dianteiras e as buchas da bandeja,trocar o refil do óleo do motor,levei a lindona num colega meu para realizar esses serviços,sem mistério ate então.quando fui buscar o carro,percebi que a parte da admissão esta toda fora,ele disse que nao tinha conseguido retirar a tampa do copo onde vai o refil de óleo do motor, e obviamente todos aqueles conectores dos bicos e outros estavam todos desconectados.......resumindo ( ou tentando) quando ele finalizou tudo liguei o carro e imediatamente começou a aparecer um monte de defeitos,sendo eles...
direção assistida com defeito.
sistema anti poluição com defeito
pressão de óleo do motor insuficiente
sistema esp/asr com defeito
e ainda o carro ligado não acelerava de jeito nenhum e o motor parecia estar funcionando com 3 pistões....um caos!
pior...o cara não sabia o que fazer....lidou,lidou e nada! nem o Scanner certo ele tinha.....resolvi levar na Le plus aqui em ctba no dia seguinte, e para minha surpresa o carro nem pegou no outro dia,tive que ir de guincho...simplesmente não funcionava nada nem farol acendia,limpador de para-brisa...NADA! chegando na leplus o cara disse que o carro estava MORTO! o concerto foi reparação da BSI e da BSM mais troca do chicote e reprogramação das mesmas,pois o eletricista disse que havia tido um curto circuito no sistema....TOTAL R$1.700,00!!!!!
ja fazem 3 meses isso, e hoje fui buscar a nave na seguradora,pois me bateram na traseira a 50 dias atras!e quando liguei o carro estava normal ,de repente a mensagem DIREÇÃO ASSISTIDA COM DEFEITO !!!!! e ja ficou mais pesada que uma rural no atoleiro.......durante o período em que ela ficou na oficina de funilaria ela ficou com a suspensão toda levantada, alias a suspensão esta ok.....estou bem desanimado e pensando em resolver esse defeito e vende la....alguém saberia o que pode ser.
Direção assistida deve ser a direção eletro-hidraúlica.
Fusível, Relé, motor elétrico para gerar pressão hidraulica, regulador de pressão e sensor de pressão.
O regulador de pressão serve para aqueles modos cidade/estrada, direção macia/rigida.
A sua parece que perdeu toda a pressão (direção mecânica).
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Defeito ESP /ASR

#27

Mensagem por giovane s » Sáb Fev 23, 2019 3:28 pm

gjvialta escreveu:Bom dia, galera!

Alguém sabe se a troca do conjunto alavanca de câmbio do C4 Picasso por uma nova, necessita de habilitação pelo lexia? Se requer alguma programação?

Novamente estou com os sintomas já conhecidos por aqui: Defeito Freio estacionamento, ASR, Cx de Câmbio, etc. Agora estou percebendo que não é só solda trincada na placa de componentes eletrônicos, ou foto acopladores. Algum desses componentes devem estar em falha, porque já refiz todas as soldas possíveis e o problema persiste.

Abç :vg:
O freio de estacionamento é elétrico certo.
Deve ser controlado pelas solenóides do módulo do ABS que ficam energizadas para manter a pressão na linha de freio.
A pressão é gerada pelo motor que fica junto ao módulo ABS.
No Xsara Picasso tem como verificar estas solenóides pelo Lexia.
Com a roda erguida um mecânico gira a roda e o outro comanda o Lexia para testar as solenóides que controlam o ABS da roda. uma solenóide mantem pressão e outra alivia.

Verique se não há vazamentos na linha e o fluído de freio não está baixando.
Teste o funcionamento do motor do ABS.
Teste as solenóides.

O meu era uma solenóide da roda traseira esquerda.
No Lexia apareceu como CONTACTOR da roda traseira esquerda. Em inglês aparece como electrovalve ou solenoid valve.

Quanto a caixa de câmbio o Xsara Picasso tem calculador SIEMENS BVA AL4 CEM0, já o seu carro usa calculador SIEMENS BVA AL4 TA2005 CEM0.
Tem o diagrama elétrico do seu calculador no SCRIBD.
https://pt.scribd.com/doc/213768749/Al4-Dpo-Megane
No Xsara Picasso o calculador do câmbio não utiliza informações do ABS, mas o seu deve utilizar por causa do ASR.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Defeito ESP /ASR

#28

Mensagem por giovane s » Dom Fev 24, 2019 10:10 am

renan97ar escreveu:Veja também os sensores do ABS, já que se um falha, ele causa todos esses sintomas. Quando aparecer novamente o defeito, antes de apagar, veja se consegue ver a causa deles.
A verificação dos sensores do ABS é melhor se executada no conector do chicote que engata no módulo ABS, pois já elimina problemas de descontinuidade na fiação.
Para o Xsara Picasso tem o "manual" com os pinos para verificação de cada sensor.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Defeito ESP /ASR

#29

Mensagem por giovane s » Dom Fev 24, 2019 5:42 pm

A direção assistida utiliza as informações de velocidade das rodas (ABS,ASR,ESP) para determinar a pressão/força no sistema.

O ASR utiliza as informações de ângulo do volante da direção assistida para corrigir a trajetória do carro em curvas.
HijaCkinG
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Mai 09, 2019 7:51 am
Modelos Citroën: C4 Picasso 2.0 16v 2012

Defeito ESP /ASR

#30

Mensagem por HijaCkinG » Qui Nov 21, 2019 8:29 pm

fernovaes escreveu:
Ter Jan 03, 2017 4:48 pm
ajudado.
Adicionado após 8 minutos 8 segundos:
Gente, tenho este mesmo problema acontecendo com meu Picasso 2012 citado acima. Porém sem nenhuma apresentação de defeito, somente os erros de esp de vez em quando e ao desligar e religar o erro na caixa de câmbio que some em segundos. O carro não dá tranco nas marchas e nem perde força e o freio de estacionamento também não deixa de funcionar, nem no modo manual nem no autômato. Será que é o mesmo problema do amigo que citou a trinca das soldas da placa do câmbio?
Responder