Vazamento de água do reservatório
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 38
- Registrado em: Qui Jul 05, 2012 8:23 am
- Nome: GUSHIGUERU
- Localização: São Paulo - Brasil
- Modelos Citroën: XSara Picasso 2005 2.0 16V GLX Automático
Vazamento de água do reservatório
Prezados, Bom dia !
A algum tempo tenho notado que o nível de água a cada 15 dias abaixa do reservatório, pedi ao mecânico para verificar e ele não constatou nada.
no dia 28 notei uma borra avermelhada no tubos de aquecimento interno e relacionei isto com o liquido rosado que colocamos no reservatório de água. Acredito que esta seja a causa da diminuição do nivel da água do reservatório.
Tenho uma duvida e gostaria de uma ajuda se alguém já fez a manutenção nestes tubos e como foi feito?
Xsara Picasso 2005 2.0 16 v Automático
A algum tempo tenho notado que o nível de água a cada 15 dias abaixa do reservatório, pedi ao mecânico para verificar e ele não constatou nada.
no dia 28 notei uma borra avermelhada no tubos de aquecimento interno e relacionei isto com o liquido rosado que colocamos no reservatório de água. Acredito que esta seja a causa da diminuição do nivel da água do reservatório.
Tenho uma duvida e gostaria de uma ajuda se alguém já fez a manutenção nestes tubos e como foi feito?
Xsara Picasso 2005 2.0 16 v Automático
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2887
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Vazamento de água do reservatório
Cara, já tive todo tipo de problema com sistema de arrefecimento, inclusive já troquei essas mangueiras ai por novas com o novo modelo de conector que é muito melhor que esse que vem no carro.
O estranho é quantidade de borra vermelha ai, tá parecendo mais silicone do que fluido de arrefecimento seco.
Outra coisa que notei é que sua mangueira com dreno aparenta estar um pouco estufada, por acaso vc já notou, ao abrir o reservatório de expansão, a saída de alguma pressão? Ou tem notado algum comportamento irregular do motor tipo trepidação quando frio ou fumaça branca em excesso na partida?
O estranho é quantidade de borra vermelha ai, tá parecendo mais silicone do que fluido de arrefecimento seco.
Outra coisa que notei é que sua mangueira com dreno aparenta estar um pouco estufada, por acaso vc já notou, ao abrir o reservatório de expansão, a saída de alguma pressão? Ou tem notado algum comportamento irregular do motor tipo trepidação quando frio ou fumaça branca em excesso na partida?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 38
- Registrado em: Qui Jul 05, 2012 8:23 am
- Nome: GUSHIGUERU
- Localização: São Paulo - Brasil
- Modelos Citroën: XSara Picasso 2005 2.0 16V GLX Automático
Vazamento de água do reservatório
Bom dia !
No reservatório quando o carro esta frio ao abrir não notei saída de pressão, quanto a trepidação tenho notado que realmente quando esta frio ele trepida ,porem ao esquentar passa.
Essa borra nunca tinha notado, foi de repente.
Estou pensando em retirar as mangueiras para verificar como esta a conexão, gostaria de saber se não vai sair toda água do circuito ?
Obrigado
No reservatório quando o carro esta frio ao abrir não notei saída de pressão, quanto a trepidação tenho notado que realmente quando esta frio ele trepida ,porem ao esquentar passa.
Essa borra nunca tinha notado, foi de repente.
Estou pensando em retirar as mangueiras para verificar como esta a conexão, gostaria de saber se não vai sair toda água do circuito ?
Obrigado
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2887
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Vazamento de água do reservatório
Amigo, lembra que eu comentei que já tive todo tipo de problema de arrefecimento no meu carro? Então, já passei por todos esses sintomas e isso é sintoma de junta de cabeçote queimada, o vazamento do fluido de arrefecimento nas mangueiras é resultado do vazamento de compressão do cilindro para o sistema de arrefecimento.
Os sintomas são exatamente esses: Estufamento das mangueiras; pressão de ar no sistema de arrefecimento; trepidação do motor quando frio, vazamento em conexões. Isso quando o problema não é grave, mas quando vai agravando há o estouro de mangueiras, perda de potência, aumento exagerado do consumo, superaquecimento. Normalmente não dá aviso no painel de defeito motor e nem grava erro algum.
espero que o problema não seja esse, mas para tirar a dúvida te aconselho afazer um teste de pressão de cilindro, é um teste simples mas eficaz e se der menos do que 150 psi em ao menos um cilindro é certo que a junta queimou.
Veja se é isso e poste aqui.
Os sintomas são exatamente esses: Estufamento das mangueiras; pressão de ar no sistema de arrefecimento; trepidação do motor quando frio, vazamento em conexões. Isso quando o problema não é grave, mas quando vai agravando há o estouro de mangueiras, perda de potência, aumento exagerado do consumo, superaquecimento. Normalmente não dá aviso no painel de defeito motor e nem grava erro algum.
espero que o problema não seja esse, mas para tirar a dúvida te aconselho afazer um teste de pressão de cilindro, é um teste simples mas eficaz e se der menos do que 150 psi em ao menos um cilindro é certo que a junta queimou.
Veja se é isso e poste aqui.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- Timoteo BATALHA
- Curioso
- Mensagens: 266
- Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
- Nome: BATALHA
- Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004
Vazamento de água do reservatório
Prezado...o RGDL deu orientação muito importante...mas vc está certo em primeiramente eliminar esse pequeno vazamento de líquido aí.
Compre fluído Monoetilenoglicol rosado de preferência da mesma marca que vc já utiliza em seu radiador. Será usado para repor o líquido que sairá....Pega uma escova de dente e com o motor frio esfrega essa gosma rosada pra tirar tudo...em seguida desconecte essas mangueiras...vai sair quase toda a água/fluído de arrefecimento, limpe bem as duas pontas das mangueiras e a entrada e saída de líquido de onde vc desconectou as mangueiras. Retire todo tipo de crosta e sujeira. Deixa tudo bem limpo e observe se tem rachaduras nas extremidades das mangueiras.
Compre fluído Monoetilenoglicol rosado de preferência da mesma marca que vc já utiliza em seu radiador. Será usado para repor o líquido que sairá....Pega uma escova de dente e com o motor frio esfrega essa gosma rosada pra tirar tudo...em seguida desconecte essas mangueiras...vai sair quase toda a água/fluído de arrefecimento, limpe bem as duas pontas das mangueiras e a entrada e saída de líquido de onde vc desconectou as mangueiras. Retire todo tipo de crosta e sujeira. Deixa tudo bem limpo e observe se tem rachaduras nas extremidades das mangueiras.
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
2.0i 16V
2004
frente 2009
- Timoteo BATALHA
- Curioso
- Mensagens: 266
- Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
- Nome: BATALHA
- Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004
Vazamento de água do reservatório
Em seguida abra a tampa do reservatório de líquido de arrefecimento e reconecte a mangueira de baixo caso esta não tenha nenhuma rachadura ...se tiver rachadura vc pode cortar com um estilete um pouco atrás; mas se o corte precisar ser grande terá que comprar outra mangueira ou ligar uma à outra eliminando o mini radiador/aquecedor.
Reconecte a mangueira de cima. Abra a válvula de dreno da mangueira de cima. Comece a repor o liquido de arrefecimento do reservatório e feche o dreno quando estiver saindo somente líquido e não mais bolhas de ar. Ligue o motor e abra o dreno novamente e observe a saída de mais bolhas de ar e sempre acrescentado água no reservatorio...
Reconecte a mangueira de cima. Abra a válvula de dreno da mangueira de cima. Comece a repor o liquido de arrefecimento do reservatório e feche o dreno quando estiver saindo somente líquido e não mais bolhas de ar. Ligue o motor e abra o dreno novamente e observe a saída de mais bolhas de ar e sempre acrescentado água no reservatorio...
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
2.0i 16V
2004
frente 2009
- Timoteo BATALHA
- Curioso
- Mensagens: 266
- Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
- Nome: BATALHA
- Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004
Vazamento de água do reservatório
saindo somente líquido pelo dreno feche e abra o mini dreno que fica perto da valvula termostática e feche somente quando sair somente liquido....neste momento estará saindo liquido bem quente...evite queimaduras.
Feito isso, observe se este trabalho eliminou o vazamento nestas mangueiras. Tendo eliminado o vazamento, se acontecer de baixar novamente a água do reservatório, aí resta o orientado pelo RGDL. ANTES PORÉM, mande retirar os bicos injetores para limpar, testar, equalizar. Bicos sujos e travando fazem o motor vibrar e aumenta consumo. Se estiver tudo bem com os bicos e o motor continuar vibrando em baixa rotação e a água baixando...então o RGDL será seu profeta !!!
Feito isso, observe se este trabalho eliminou o vazamento nestas mangueiras. Tendo eliminado o vazamento, se acontecer de baixar novamente a água do reservatório, aí resta o orientado pelo RGDL. ANTES PORÉM, mande retirar os bicos injetores para limpar, testar, equalizar. Bicos sujos e travando fazem o motor vibrar e aumenta consumo. Se estiver tudo bem com os bicos e o motor continuar vibrando em baixa rotação e a água baixando...então o RGDL será seu profeta !!!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
2.0i 16V
2004
frente 2009
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 19
- Registrado em: Sáb Jan 10, 2015 8:25 am
- Nome: Route 66
- Localização: BRASILIA
- Modelos Citroën: C3 Exclusive Solaris automático 2012
Vazamento de água do reservatório
Tive problema de uma ínfima rachadura no cabeçote de um Monza que tive. Por esta rachadura vazava compressão para as galerias de água. Um sintoma deste problema era que a tampa do radiador apresentava pressão com o carro totalmente frio (fazia um tssss na hora que abria) E quando desmontou o cabeçote, a câmara de combustão estava cheia de ferrugem (quando desligava o motor passava um pouco da pressão da água para dentro da câmara de combustão). O ideal é isso que falaram mesmo, faz um teste de compressão nos cilindros.
- luk62
- Sem Habilitação
- Mensagens: 19
- Registrado em: Dom Mar 25, 2012 12:15 am
- Nome: luk62
- Modelos Citroën: XM I, XM II e Xantia Activa 2.0T
Vazamento de água do reservatório
Além do teste de compressão dos cilindros, eu sugiro um teste de pressão (com o motor frio) no sistema de arrefecimento.
Qualquer mecânico que seja minimamente profissional, tem que ter um kit de teste de presão .
Depois de colocar 1 bar de pressão no sistema, ele deve se manter.
Se houver queda na pressão, pode procurar o vazamento.
Inclusive na junta do cabeçote.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Qualquer mecânico que seja minimamente profissional, tem que ter um kit de teste de presão .
Depois de colocar 1 bar de pressão no sistema, ele deve se manter.
Se houver queda na pressão, pode procurar o vazamento.
Inclusive na junta do cabeçote.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 38
- Registrado em: Qui Jul 05, 2012 8:23 am
- Nome: GUSHIGUERU
- Localização: São Paulo - Brasil
- Modelos Citroën: XSara Picasso 2005 2.0 16V GLX Automático
Vazamento de água do reservatório
Prezados senhores, Boa noite!
No final de Dezembro sai em férias para o Paraná e lá notei que a água do reservatório estava baixando e eu sempre completando para não ter problemas, porem um certo dia resolvi mexer na mangueira a qual eu já tinha limpado conforme informações dos colegas acima. E simplesmente o cano do ar quente no engate rápido devido ao desgaste havia quebrado, fiz uma " Gambi " e consegui chegar em São Paulo Graças a DEUS. Levei o carro para meu mecânico que eliminou o ar quente unindo as duas mangueiras antes da entrada dos tubos. Verifiquei aonde comprar o tubo do ar quente a qual o fabricante é DENSO ,comprei e já estou com ele, Agora preciso de uma ajuda, retirei o painel de baixo da alavanca de câmbio e pude ver o tubo de ar quente a direita próximo do acelerador do carro , tentei retirar ele para substituir pelo que comprei porem não consegui ? alguém já trocou este tubo para me dar alguma dica? Externamente no cofre do motor retirei um parafuso aonde saiu a tampa e a borracha . Internamente retirei a barra com chave 13mm (2x) e o parafuso com porca que prende o tubo a entrada do radiador. Na peça aonde é acoplada o tubo existe 4 travas a qual tentei apertar para retirar o tubo e não consegui ? Alguém teria alguma dica ?
Obrigado
No final de Dezembro sai em férias para o Paraná e lá notei que a água do reservatório estava baixando e eu sempre completando para não ter problemas, porem um certo dia resolvi mexer na mangueira a qual eu já tinha limpado conforme informações dos colegas acima. E simplesmente o cano do ar quente no engate rápido devido ao desgaste havia quebrado, fiz uma " Gambi " e consegui chegar em São Paulo Graças a DEUS. Levei o carro para meu mecânico que eliminou o ar quente unindo as duas mangueiras antes da entrada dos tubos. Verifiquei aonde comprar o tubo do ar quente a qual o fabricante é DENSO ,comprei e já estou com ele, Agora preciso de uma ajuda, retirei o painel de baixo da alavanca de câmbio e pude ver o tubo de ar quente a direita próximo do acelerador do carro , tentei retirar ele para substituir pelo que comprei porem não consegui ? alguém já trocou este tubo para me dar alguma dica? Externamente no cofre do motor retirei um parafuso aonde saiu a tampa e a borracha . Internamente retirei a barra com chave 13mm (2x) e o parafuso com porca que prende o tubo a entrada do radiador. Na peça aonde é acoplada o tubo existe 4 travas a qual tentei apertar para retirar o tubo e não consegui ? Alguém teria alguma dica ?
Obrigado
- gjvialta
- Muito Curioso
- Mensagens: 537
- Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
- Nome: gjvialta
- Localização: Campinas - SP
- Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
- Contato:
Vazamento de água do reservatório
Só para acrescentar dicas!
Gaste um pouco mais e coloque água desmineralizada no sistema de refrigeração. Verá em longos anos que esse pequeno gasto vai ter retorno compensador.
abç
Gaste um pouco mais e coloque água desmineralizada no sistema de refrigeração. Verá em longos anos que esse pequeno gasto vai ter retorno compensador.
abç
- Robert Carvalho
- Sem Habilitação
- Mensagens: 17
- Registrado em: Seg Out 13, 2014 1:33 am
- Nome: Robert Carvalho
- Localização: Botafogo/ Rio de Janeiro / RJ
- Modelos Citroën: C3 Picasso GLX 1.5 Flex 8V 5p Mec 2013/13 GNV 10m3
Vazamento de água do reservatório
Meu carro está com este problema de vazamento de água.
E eu com o problema de não ter uma oficina de confiança, aqui no bairro de Botafogo, na zona Sul do Rio de Janeiro.
Alguém tem alguma oficina para me indicar nesta região?
Pode ser também na área do Estácio/ Cidade Nova.
Robert Carvalho
Citroën C3 Picasso GLX 1.5 Flex 8V 5p Mec 2013/2013
Com GNV de 10 m3
E eu com o problema de não ter uma oficina de confiança, aqui no bairro de Botafogo, na zona Sul do Rio de Janeiro.
Alguém tem alguma oficina para me indicar nesta região?
Pode ser também na área do Estácio/ Cidade Nova.
Robert Carvalho
Citroën C3 Picasso GLX 1.5 Flex 8V 5p Mec 2013/2013
Com GNV de 10 m3
Robert Carvalho
(21) 98271-7228
C3 Picasso GLX 1.5 Flex 8V 5p Mec 2013/2013
Com GNV 10m3
(21) 98271-7228
C3 Picasso GLX 1.5 Flex 8V 5p Mec 2013/2013
Com GNV 10m3
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2887
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Vazamento de água do reservatório
Serve em Ramos? Lá tem a mais indicada que é a oficina do francês.
Ela fica na Rua Aimara, 150 e o telefone é 2573-3930.
Tem que agendar antes e não funciona no sábado.
Ela fica na Rua Aimara, 150 e o telefone é 2573-3930.
Tem que agendar antes e não funciona no sábado.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.