P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor
- rafa.aun
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P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor
XSARA PICASSO 2.0 16V 2016 AUT.
O código P0170 vem me acompanhando com certa freqüência e se intensificando. Não consigo resolver.
Após limpar o código, ele volta sempre quando o veículo está em marcha lenta.
Diagnóstico em marcha lenta: níveis de STFT (-20%) e LTFT (40%), mistura rica fixa (0,9V)
Ao acelerar um pelinho, uma pequena hesitação (embaralha), mas depois um funcionamento normal.
Quando fora do regime de marcha lenta, STFT, LTFT, Sensor de Oxigênio, MAP, Sensor de Temperatura, tudo normal, sem alterações significativas de consumo.
Peças trocadas:
- Bonina de Ignição
- Bomba de Combustível
- Filtro de Combustível
- MAP
- Velas (próxima)
Peças Revisadas
- Sensor de Oxigênio
- Sensor de Temperatura
- Filtros de Ar
- Catalisador
- Valvula de Cânister
- Blow-By (mangueiras)
- Coletor de Admissão (vazamentos)
- Corpo de Borboleta (limpeza)
Aparentemente, o motor está trabalhando em com mistura rica apenas em marcha lenta (RPM 800) e depois funciona normalmente em regime de operação sem alterações significativas de consumo.
O erro P0170 começou esporadicamente com 120.000 km e vem se intensificando com 128.000 km. Fechando ou abrindo qualquer uma ou todas as entradas de vácuo do corpo de borboleta o disgnóstico de marcha lenta se mantém nos mesmos níveis. Estrangulamento da linha de combustível (baixar vazão nos bicos) também foi tentado, sem resultados.
Alguma sugestão?
Rafael Aun
O código P0170 vem me acompanhando com certa freqüência e se intensificando. Não consigo resolver.
Após limpar o código, ele volta sempre quando o veículo está em marcha lenta.
Diagnóstico em marcha lenta: níveis de STFT (-20%) e LTFT (40%), mistura rica fixa (0,9V)
Ao acelerar um pelinho, uma pequena hesitação (embaralha), mas depois um funcionamento normal.
Quando fora do regime de marcha lenta, STFT, LTFT, Sensor de Oxigênio, MAP, Sensor de Temperatura, tudo normal, sem alterações significativas de consumo.
Peças trocadas:
- Bonina de Ignição
- Bomba de Combustível
- Filtro de Combustível
- MAP
- Velas (próxima)
Peças Revisadas
- Sensor de Oxigênio
- Sensor de Temperatura
- Filtros de Ar
- Catalisador
- Valvula de Cânister
- Blow-By (mangueiras)
- Coletor de Admissão (vazamentos)
- Corpo de Borboleta (limpeza)
Aparentemente, o motor está trabalhando em com mistura rica apenas em marcha lenta (RPM 800) e depois funciona normalmente em regime de operação sem alterações significativas de consumo.
O erro P0170 começou esporadicamente com 120.000 km e vem se intensificando com 128.000 km. Fechando ou abrindo qualquer uma ou todas as entradas de vácuo do corpo de borboleta o disgnóstico de marcha lenta se mantém nos mesmos níveis. Estrangulamento da linha de combustível (baixar vazão nos bicos) também foi tentado, sem resultados.
Alguma sugestão?
Rafael Aun
- rgdl
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P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor
O site abaixo tem uma boa explicação (em inglês) sobre esse erro e pelo que entendi está ligado ou a uma entrada falsa de ar (real ou erroneamente detetada pelo sensor MAP) ou um problema de pressão na linha de combustível ocasionada pelo mal funcionamento do regulador de pressão da bomba de combustível ou vazamento na linha de combustível.
P0170 Fuel Trim Malfunction (Bank 1)
P0170 Fuel Trim Malfunction (Bank 1)
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- rafa.aun
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P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor
Legal o artigo, mas já li diversos outros e geralmente o problema associado a mistura rica (meu caso) é "excesso de pressão de combustível" ou "bicos injetores com funcionamento anormal", como você mesmo mencionou.
Soube de um caso que o mecânico estrangulou a entrada de combustível e encontrou este diagnóstico, trocando posteriormente a válvula de pressão por um de outra marca de veículo com 3 bar.
Eu fiz isso (acho que da maneira certa) e não tive resultado. Talvez fazer de novo? Acha que este seria um defeito mal diagnosticado?
Soube de um caso que o mecânico estrangulou a entrada de combustível e encontrou este diagnóstico, trocando posteriormente a válvula de pressão por um de outra marca de veículo com 3 bar.
Eu fiz isso (acho que da maneira certa) e não tive resultado. Talvez fazer de novo? Acha que este seria um defeito mal diagnosticado?
- rafa.aun
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P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor
Compartilhando um caso muito semelhante ao meu.
Vou testar mais uma vez o estrangulamento da linha de combustível.
Talvez não tenha feito de forma adequada...
fonte: https://www.manualservico.net/viewtopic.php?t=1037
Citroen Xsara Picasso 2.0 16V - Luz da injeção acesa no painel.
Mensagempor admin » 06/ago/2015, 12:16
Marca: Citroen
Sistema: Injeção
Modelo: Xsara Picasso
Fabricante: Magneti Marelli
Motor: 2.0 16V
Versão: IAW 6LP
Ano: 2004
Problema: Luz da injeção acesa no painel.
Retorno do Scanner: P0170 - Falha no ajuste da relação ar/combustível.
Histórico/Causa do Problema:
O sistema de ignição estava em perfeitas condições.
O sinal da sonda lambda se encontrava sempre próximo de 0,9V.
Examinamos todo o chicote da sonda e aterramentos do sistema de injeção. Ao resetar a memória de falhas, a luz apagava-se por um período e novamente acendia-se depois que o motor aquecia.
Trocamos a sonda lambda e o defeito persistiu.
Como havia indícios de uma mistura excessivamente rica, checamos pressão da linha de combustível e o valor encontrado foi 3,5bar, ou seja, exatamente conforme o especificado pelo fabricante. Chegamos a isolar o sistema de controle de emissões (canister). Verificamos se a aplicação dos bicos injetores e o tempo de injeção estavam corretos. Apenas afim de analisar o comportamento da sonda lambda, estrangulamos a tubulação de envio de combustível, reduzindo a vazão para os bicos injetores e notamos que a sonda passou a trabalhar normalmente e em seguida a luz da injeção se apagou. Removemos o conjunto bomba de combustível/regulador de pressão do tanque e substituímos o regulador de pressão com calibragem original de 3,5bar pelo do corsa de 3,0 bar, a partir daí a luz da injeção apagou-se e o defeito não mais apareceu, até a marcha-lenta do carro estabilizou-se inexplicavelmente o motor estava trabalhando melhor e sem nenhum tipo de falhas com 3,0bar de pressão na linha de combustível.
Solução: Substituição do regulador de pressão original de 3,5 bar pelo do corsa de 3,0 bar.
Vou testar mais uma vez o estrangulamento da linha de combustível.
Talvez não tenha feito de forma adequada...
fonte: https://www.manualservico.net/viewtopic.php?t=1037
Citroen Xsara Picasso 2.0 16V - Luz da injeção acesa no painel.
Mensagempor admin » 06/ago/2015, 12:16
Marca: Citroen
Sistema: Injeção
Modelo: Xsara Picasso
Fabricante: Magneti Marelli
Motor: 2.0 16V
Versão: IAW 6LP
Ano: 2004
Problema: Luz da injeção acesa no painel.
Retorno do Scanner: P0170 - Falha no ajuste da relação ar/combustível.
Histórico/Causa do Problema:
O sistema de ignição estava em perfeitas condições.
O sinal da sonda lambda se encontrava sempre próximo de 0,9V.
Examinamos todo o chicote da sonda e aterramentos do sistema de injeção. Ao resetar a memória de falhas, a luz apagava-se por um período e novamente acendia-se depois que o motor aquecia.
Trocamos a sonda lambda e o defeito persistiu.
Como havia indícios de uma mistura excessivamente rica, checamos pressão da linha de combustível e o valor encontrado foi 3,5bar, ou seja, exatamente conforme o especificado pelo fabricante. Chegamos a isolar o sistema de controle de emissões (canister). Verificamos se a aplicação dos bicos injetores e o tempo de injeção estavam corretos. Apenas afim de analisar o comportamento da sonda lambda, estrangulamos a tubulação de envio de combustível, reduzindo a vazão para os bicos injetores e notamos que a sonda passou a trabalhar normalmente e em seguida a luz da injeção se apagou. Removemos o conjunto bomba de combustível/regulador de pressão do tanque e substituímos o regulador de pressão com calibragem original de 3,5bar pelo do corsa de 3,0 bar, a partir daí a luz da injeção apagou-se e o defeito não mais apareceu, até a marcha-lenta do carro estabilizou-se inexplicavelmente o motor estava trabalhando melhor e sem nenhum tipo de falhas com 3,0bar de pressão na linha de combustível.
Solução: Substituição do regulador de pressão original de 3,5 bar pelo do corsa de 3,0 bar.
- Miau
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P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor
Olha uma boa leitura pra compreensão do que significa LTFT e STFT, sabendo diagnosticar e encontrar falhas..
viewtopic.php?p=35150#p35150
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- ruben.gusmão
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P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor
Testou as pressões dos bicos? Independente, não na mangueira? Eles podem estar mijando...
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- ruben.gusmão
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P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor
Embora eu ache q seja uma interpretação incorreta de sensores...
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- rafa.aun
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Miau,Miau escreveu:Olha uma boa leitura pra compreensão do que significa LTFT e STFT, sabendo diagnosticar e encontrar falhas..
viewtopic.php?p=35150#p35150
Quando o valor é negativo, mistura rica detectada.
- Pressão excessiva na linha de combustível devido a falha/entupimento no regulador de pressão
Vou checar de novo...parecendo o mais provável...
- Vazamento nos bicos injetores ou bicos com vazão alta demais
Pouco provável...
- Dificuldade na admissão de ar devido a filtro de ar sujo
Filtro de ar em boas condições.
- Dificuldade na exaustão de gases devido a catalizador entupido
Retirado o miolo.
- Cilindro com baixa compressão devido a vazamento por anéis retentores ou nas vedações de válvulas ou junta
Teste de vacuômetro acusa que o motor está em perfeitas condições.
- Falha na leitura do sensor MAF/MAP/Temperatura de admissão indicando leitura falsa de ar a mais do que o normal
Estão normais, mas foi trocado o sensor MAP por via das dúvidas. O de temperatura foi testado e lê corretamente.
- Sucção excessiva do sistema de purga do canister provocando falsa leitura de mistura rica
Isolado, nada muda.
- Sucção excessiva de gases quentes do cárter, provocando falsa leitura de mistura rica
Isolado, nada muda. Reparo dos canos de sucção (os 2). Ficou menos pior a embaralhada em lenta ao acelerar um pelinho.
- rafa.aun
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P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor
Realizei mais uma vez o teste de estrangulamento. Nada. Consigo fazer o motor apagar, mas não há qualquer mudança de comportamento na mistura em marcha lenta.
Também fiz um teste que ainda não tinha tentado, para avaliar o sensor de temperatura do ar. Tudo certo e sem mudanças no comportamento.
Começo a achar que o problema pode estar nos bicos injetores.... ou sensor de oxigênio..... alguma aposta?
Também fiz um teste que ainda não tinha tentado, para avaliar o sensor de temperatura do ar. Tudo certo e sem mudanças no comportamento.
Começo a achar que o problema pode estar nos bicos injetores.... ou sensor de oxigênio..... alguma aposta?
- Munhoz
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Sensor de oxigênio é fácil testar, passa o scanner e veja se ele fica oscilando, se não me engano de 0,1V até 0,9V
Os bicos tem que pôr na máquina e medir vazão.
Os bicos tem que pôr na máquina e medir vazão.
- Miau
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Testar pressão da bomba é fácil.. Pega uma bomba de bicicleta qualquer que tenha manômetro.. Plugar na valvula da flauta de bicos e medir enquanto a bomba ta ligada. Valor de serviço é 3.5 bar
Bicos, tem que testar na máquina mesmo..
Sensor lambda duvido que seja.. Mas é só olhar a curva de trabalho.. Além disso, acusa fácil no scanner erro de lambda
Bicos, tem que testar na máquina mesmo..
Sensor lambda duvido que seja.. Mas é só olhar a curva de trabalho.. Além disso, acusa fácil no scanner erro de lambda
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- rafa.aun
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Munhoz, o sensor de oxigênio oscila bem pouco em marcha lenta e (0,9 - 0,8) e faz a leitura normal (0,0 - 0,9) em regime de funcionamento.
Pelo OBD2 dá para ver que está tudo bem com ele, inclusive nos testes fornecidos pelo software.
Miau, tenho uma pistola de encher pneu com manômetro, que veio no kit de compressor. Vou testar a pressão, ótima dica!
Pelo OBD2 dá para ver que está tudo bem com ele, inclusive nos testes fornecidos pelo software.
Miau, tenho uma pistola de encher pneu com manômetro, que veio no kit de compressor. Vou testar a pressão, ótima dica!
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- Zumbi
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joia, serve desde que ela encaixe com perfeição na válvula bico da flauta e vede perfeitamente... senão vai esguichar gasolina pra todo lado hehe
aqui em casa eu tenho bomba de encher pneu daquelas elétricas de ligar no isqueiro do carro.. no caso o plug dela é do tipo cachimbo que tem uma trava que aperta e deixa firme na válvula.. foi com essa que testei aqui.. bateu 3.5
aqui em casa eu tenho bomba de encher pneu daquelas elétricas de ligar no isqueiro do carro.. no caso o plug dela é do tipo cachimbo que tem uma trava que aperta e deixa firme na válvula.. foi com essa que testei aqui.. bateu 3.5
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P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor
Boa sorte com o carro.
Eu estava com um problema parecido, troquei tudo q podia ser e não resolveu.
Solução: Venda do veiculo
Eu estava com um problema parecido, troquei tudo q podia ser e não resolveu.
Solução: Venda do veiculo
- rafa.aun
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- Registrado em: Seg Mai 25, 2015 9:47 am
- Nome: Rafael Aun
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- Modelos Citroën: XSARA PICASSO 2.0 16V AUTOMÁTICO 2006
P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor
Bahhhh Cassiano,
Assim fica fácil.
Deve ter alguma solução. Se tratando de PSA deve ser algo bem simples, mas é daqueles bem chatinho de resolver.
Estou pra te dizer que foi um dos melhores automóveis que eu já tive, só que tem suas particularidades.
Minha paciência não acabou
Assim fica fácil.
Deve ter alguma solução. Se tratando de PSA deve ser algo bem simples, mas é daqueles bem chatinho de resolver.
Estou pra te dizer que foi um dos melhores automóveis que eu já tive, só que tem suas particularidades.
Minha paciência não acabou