P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
ruben.gusmão
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Sex Out 14, 2016 9:27 pm

P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor

#16

Mensagem por ruben.gusmão » Qui Dez 08, 2016 4:40 pm

Testa os bicos individualmente

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk


Avatar do usuário
rafa.aun
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Mai 25, 2015 9:47 am
Nome: Rafael Aun
Localização: Ponta Grossa / PR
Modelos Citroën: XSARA PICASSO 2.0 16V AUTOMÁTICO 2006

P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor

#17

Mensagem por rafa.aun » Sex Dez 09, 2016 10:14 am

Parece que temos agora três causas possíveis :

1º - Pressão excessiva de combustível (regulador de pressão) :check:
2º - Bicos injetores :check:
3º - Sistema de aceleração eletrônica (sensor/atuador) :check:

Verifiquei que este último, com o tempo de uso, podem acabar tendo suas trilhas danificadas, principalmente do "10% ao 20%" de ATP.

Se isso ocorrer, pode ser que o atuador da borboleta leia incorretamente a posição do pedal, causando um parâmetro de aceleração incorreta.

Ontem fiz uma teste de aceleração com o carro com a chave na posição de partida usando um osciloscópio do software de OBD2.

A primeira coisa que vi é que em marcha lenta o ATP fica em 10% e no WOT em 80% (não deveria ser 100%?) :think:

A segunda coisa que vi é que o pedal do acelerador estava duro (foi lubrificado) e roçando no painel com carpete (foi preso/ajustado). :ok:

A terceira coisa que vi foi se havia algum pico ou vale no ATP ao acelerar lentamente de 10% a 20%. Nada significativo. Há uma pequeno rebote no sinal para baixo quando o pedal é fixo em qualquer posição, mas não me pareceu uma anomalia. :bill:

Depois de passar um WD40 no pedal/sensor a hesitação de aceleração melhorou um pouco e a variação na lenta ficou mais estável.

Andei alguns quilômetros e ao parar em marcha lenta em um semáforo com o motor bem quente, pimba! Defeito no motor P0170... :eye:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor

#18

Mensagem por Miau » Sex Dez 09, 2016 10:30 am

Ao pisar no máximo, não passa de 80 e poucos % mesmo. É normal
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Route 66
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Sáb Jan 10, 2015 8:25 am
Nome: Route 66
Localização: BRASILIA
Modelos Citroën: C3 Exclusive Solaris automático 2012

P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor

#19

Mensagem por Route 66 » Sex Dez 09, 2016 1:37 pm

Já pensou em adquirir um daqueles OBDII chineses? O ideal no teu caso seria monitorar os sinais dos sensores com o carro em operação normal de dia a dia. Por exemplo, em marcha lenta o sinal do pedal não pode variar, se tiver variação é algum mau contato nele. Monitore MAP (pressão no coletor), sensor de temperatura, sensor do pedal, posição da borboleta... Pode ser muita coisa, mas o monitoramento dos sensores pode dar uma pista.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor

#20

Mensagem por Miau » Sex Dez 09, 2016 1:48 pm

Se o STFT e o LTFT estão fora do padrão o tempo todo, então já tem coisa errada sempre em andamento.

É aguardar o teste de pressão da bomba e o estado dos bicos.. Pra mim é um dos dois
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Route 66
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Sáb Jan 10, 2015 8:25 am
Nome: Route 66
Localização: BRASILIA
Modelos Citroën: C3 Exclusive Solaris automático 2012

P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor

#21

Mensagem por Route 66 » Sex Dez 09, 2016 1:52 pm

rafa.aun escreveu:Parece que temos agora três causas possíveis :

1º - Pressão excessiva de combustível (regulador de pressão) :check:
2º - Bicos injetores :check:
3º - Sistema de aceleração eletrônica (sensor/atuador) :check:

Verifiquei que este último, com o tempo de uso, podem acabar tendo suas trilhas danificadas, principalmente do "10% ao 20%" de ATP.
Eu acho que os bicos deveriam ser uma das primeiras coisas a serem testadas. Quanto à pressão, só colocar um manômetro, se der dentro do indicado, não é regulador. Até porque o carro falha em lenta, se fosse pressão excessivamente alta já apareceria neste teste na própria oficina. E normalmente regulador quando estraga começa a deixar passar pressão mais baixa do que o normal, nunca vi regulador subir pressão de linha.

Os bicos devem ser retirados e colocados em uma máquina de limpeza e equalização. Devem apresentar vazões próximas uns dos outros, com uma variação entre eles de menos de 10% entre o com maior e o com menor vazão. Aproveita que já estão fora e dê uma limpada neles, só pra garantir. Se na equalização tiver um bico com vazão muito alta, você achou o problema. Agora, os malucos que mandaram colocar regulador de Corsa... :eye: Provavelmente no caso deles devia ser um bico mijando, mascararam o problema com uma pressão menor, mas o carro certamente trabalhará pobre demais na hora em que precisar de potência.

Mas se você já eliminou todas as possibilidades de entrada falsa de ar, eu tô achando que é mais coisa no sistema de aceleração eletrônica mesmo...
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor

#22

Mensagem por Timoteo BATALHA » Sex Dez 09, 2016 3:39 pm

No meu caso...lenta oscilando, aumento de consumo (média de 10,5l para 12,3l) e quando frio, pegava na segunda, terceira tentativa.
acabou-se o problema quando mandei tirar os bicos e testar, limpar, calibrar. Um estava travando mesmo após limpeza. O Mecânico de injeção desmontou limpou montou novamente e finalmente resolveu.
Xsara Picasso 2.0i 16v, voltou a rodar economico e suave
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Route 66
Sem Habilitação
Mensagens: 19
Registrado em: Sáb Jan 10, 2015 8:25 am
Nome: Route 66
Localização: BRASILIA
Modelos Citroën: C3 Exclusive Solaris automático 2012

P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor

#23

Mensagem por Route 66 » Sex Dez 09, 2016 3:50 pm

Miau escreveu:Se o STFT e o LTFT estão fora do padrão o tempo todo, então já tem coisa errada sempre em andamento.

É aguardar o teste de pressão da bomba e o estado dos bicos.. Pra mim é um dos dois
Muito boa tese. Pode ser a estanqueidade de um ou de mais bicos. Em maior carga e em ciclos de trabalho mais curtos, a quantidade de combustível que escapa por conta da deficiência de estanqueidade não chega a comprometer o funcionamento, mas em lenta, quando o ciclo é mais longo e o tempo de abertura do bico é baixo, o vazamento do bico não estanque "mija" uma quantidade porcentualmente maior de combustível e acaba enriquecendo demais a mistura. Explicaria bem o erro acontecer só em lenta.

É algo a se testar definitivamente.
Avatar do usuário
ruben.gusmão
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Sex Out 14, 2016 9:27 pm

P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor

#24

Mensagem por ruben.gusmão » Ter Dez 13, 2016 3:15 pm

Eu suspeitava do bico... Muito bom o estudo... Estou levando o aprendizado para o meu outro carro...

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
Avatar do usuário
rafa.aun
Sem Habilitação
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Mai 25, 2015 9:47 am
Nome: Rafael Aun
Localização: Ponta Grossa / PR
Modelos Citroën: XSARA PICASSO 2.0 16V AUTOMÁTICO 2006

P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor

#25

Mensagem por rafa.aun » Qui Jun 22, 2017 1:05 pm

RESOLVIDO.

Após longo período, finalmente descobri a causa real do problema.

Com a ferramenta adequada (R$ 80,00) para realizar o sincronismo do comando de válvula, identifiquei que o ponto do eixo de comando de admissão estava um ponto fora, causado as falhas e ocasionado uma marcha lenta instável.

Pude verificar também que o esticador da correia do comando de válvula estava frouxo e trabalhou muito tempo sem o tensionamento correto, podendo esse ser a causa da correia "pular" um dente.

Enfim, com tudo ajusdado, os motor voltou a ronronar como um gatinho e não apresenta mais falhas ou códigos de erros.

Obrigado a todos pela ajuda,

Rafael Aun
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor

#26

Mensagem por Munhoz » Qui Jun 22, 2017 2:12 pm

Boa Rafael!! Agora é só curtir o carro!
Obrigado por postar a solução.
Avatar do usuário
tilex
Curioso
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:42 pm
Nome: Tilex
Localização: S.J.do Rio Preto-SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V 2006 AUT

P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor

#27

Mensagem por tilex » Seg Jul 03, 2017 2:01 pm

To assustado com esse defeito, o meu deu esse defeito no fim de semana, tava com menos de 1/4 de combustivel, ai eu abasteci e parou a mensagem. Foi a primeira vez que deu essa mensagem com esse nivel de gas. Será bomba ?
-----
Em 2007: Xsara Picasso Exclusive 2.0 Manual (04)
Em 2015: Xsara Picasso Exclusive 2.0 AUTOMATIQUE (06)
Att; Alex andro (Tilex)
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor

#28

Mensagem por rgdl » Seg Jul 03, 2017 4:47 pm

Pode ser, mas também pode ser o regulador de pressão que tem no conjunto da bomba.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
leandrobastosbr
Habilitado
Mensagens: 126
Registrado em: Dom Out 22, 2017 2:21 pm
Nome: Leandro Bastos
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 GLX 1.6 16V '11 / Xantia 2.0 8V VSX '95

P0170 - Fuel Trim - Defeito no Motor

#29

Mensagem por leandrobastosbr » Sáb Nov 18, 2017 10:18 pm

Estou com esse erro desde que comprei o carro, no início do mês. P0170. A partir de hoje vou acompanhar o STFT, mas pelo que já vi, ele tá em valores inferiores a 10%.fiz uma revisão e verifiquei velas, mangueiras de vácuo, tbi, etc... Tudo normal.
Responder