Xsara Picasso morreu e não ligou mais

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
SaidSmith
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Nov 24, 2016 7:09 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso GX 2.0 16v

Xsara Picasso morreu e não ligou mais

#1

Mensagem por SaidSmith » Seg Nov 28, 2016 4:11 pm

Boa tarde,
Possuo um Xsara Picasso GX 2.0 16v 2001/2002 Gasolina/GNV. Então, um dos coxins do motor quebrou e logo em breve, o carro parou de ligar, quando eu girava a chave, ele tentava ligar mas não ligava. Mandei pra oficina e após trocarem os coxim, foi 'constatado' que ele estava falhando devido a um problema na Sonda Lambda. Troquei a sonda e ele voltou a funcionar, até que um dia morreu e me deixou no meio da estrada, mandei de volta pra oficina e me falaram que o problema era no GNV (desativaram o GNV e me aconselharam a levar em uma oficina que trabalhe com GNV). O carro voltou a funcionar novamente até que acidentalmente deixei ele morrer e não ligou mais. Ficou do mesmo jeito que tava no início, querendo pegar mas na hora de ligar o motor de verdade, não ia. De tanto tentar, o motor pareceu que foi perdendo a força até dar só um click e parar. Tirei a bateria por algumas horas e ele voltou a ter força mas ainda assim o motor não ligou, fui tentando até voltar a dar só um click. A grande questão é: na oficina, todas as vezes que ele foi não ligando assim, o mecânico conseguiu ligar de alguma forma que eu não consigo. Gostaria de saber se alguém tem alguma sugestão para ligar o motor do carro. (a oficina fica muito longe de casa pra eu pagar outro guincho e não tenho como entrar em contato com o mecânico no momento)


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso morreu e não ligou mais

#2

Mensagem por Miau » Seg Nov 28, 2016 5:11 pm

1. A sonda lambda nao interfere na partida.

2. Sua insistência em dar partida vai zerar a bateria ao ponto que vai ter que comprar outra.

Carro com GNV é dose.. Eu mesmo nem pego pra mexer.

O melhor é levar num epecializado GNV.. E de preferência desativar essa bomba
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso morreu e não ligou mais

#3

Mensagem por rgdl » Seg Nov 28, 2016 5:48 pm

Na SNTP (situação normal de temperatura e pressão) a quebra de um coxim não afeta em nada qualquer sistema relacionado a partida, quando muito ele deixa o motor meio torto e barulhento, tipo fica dando uns barulhos quando passa em buracos ou se acelera... pode até causar danos físicos ao motor, cambio e aos suportes mas é pouco provável que isso tenha feito algo do GNV falhar, então deve ter sido só coincidência mesmo.

Deve ter dado alguma zica é no GNV mesmo então é bom levar em alguém que conhece do riscado.

Como disse o Miau, não se deve ficar tentando desesperadamente ligar um motor que insiste em não pegar, sua bateria descarregou, por isso agora só dá o click, bota para recarregar antes que vc a perca, pois se a bateria baixa muito dos 11volts ela acaba perdendo a capacidade de receber carga ai já era só uma nova.

Outra coisa importante para quem tem carro com GNV, não pode deixar o tanque vazio e nem esquecer que tem gasolina nele, pois sem gasolina a bomba superaquece e queima e gasolina esquecida no tanque vira uma espécie de geleca que entope tudo danificando a bomba do mesmo jeito. Bomba queimada causa falha na partida.

Faz o seguinte, depois que vc recarregar sua bateria, vire a chave sem dar partida e preste atenção vc deve ouvir um som de apito suave que vem do banco de trás (feche o carro para garantir que vai ouvi-lo), esse som vai durar alguns segundos e parar, se vc não ouvir nada provavelmente sua bomba já era.

A luz da injeção acesa é porque houve algum erro no motor, parâmetros inadequados enviados pelos emuladores de bico e sonda podem causar isso e mesmo que vc corrija o problema a luz só apaga quando o erro é removido da memória da central, via scanner.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

Xsara Picasso morreu e não ligou mais

#4

Mensagem por renan97ar » Seg Nov 28, 2016 6:08 pm

Eu começaria pela instalação do GNV. Se ele tem variador de avanço instalado, o sensor de rotação é ligado entre ele e a central de injeção. Se ele queima, a central não detecta o motor girando e não injeta. Aconteceu isso quando tínhamos um Ford Focus, o variador de avanço queimou (por instalação mal feita) e deixou na mão.

Além disso, se seu kit for um quinta geração, o sinal dos bicos é interceptado pela central de GNV e comandado por ela. Se for um de terceira ou primeira geração, ele usa simulador de sonda lâmbda e bicos injetores, e qualquer erro na instalação pode causar um não funcionamento.

O GNV é ótimo, já economizamos muito com ele aqui em casa, mas a falta de mão de obra de qualidade e o aumento do valor do GNV aqui em SP matou a economia...
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Responder