Xsara Picasso GXS 2004 - Vou comprar?

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
leovilaeu
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Nov 08, 2016 12:56 pm
Modelos Citroën: tô a pé!

Xsara Picasso GXS 2004 - Vou comprar?

#1

Mensagem por leovilaeu » Qua Nov 09, 2016 4:41 pm

Boa tarde pessoal, sou novo aqui, acabei de me registrar. Tenho acompanhado os tópicos pois estou prestes a comprar um xsara picasso.

Tenho um orçamento de 14 mil para comprar um carro, e nunca havia pensado no picasso. Porém pesquisando, acabei de deparando com a super nave e me apaixonei.

Enfim, estou vendo uma no modelo citado no tópico, com 95 mil km. A menos rodada que encontrei, no valor.
O dono trocou correia e bomba dagua a pouquissimo tempo.

O carro parece estar ótimo, meu mecanico foi ver, andou, e me disse que o carro está mesmo bom, apesar de marcas superficiais de uso, um arranhao aqui, um amassadinho ali.

Perguntas:
Sou de Ribeirão Preto interior de SP
Aqui tem boas mecanicas, porem alguem aqui no forum pode me indicar alguma pra nave?

Peças, é realmente dificil encontrar? Quais são mais complicadas

Manutençoes básicas, quanto costumam gastar quando vão ao mecanico?

O modelo 2004 GXS. o que devo ficar atento nele? algum problema cronico, pecas frageis? A embreagem dele é hidraulica ja?

Obrigado, se puderem dispor de seus tempos pra me responder sera de grande ajuda.


Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Xsara Picasso GXS 2004 - Vou comprar?

#2

Mensagem por Munhoz » Qua Nov 09, 2016 4:56 pm

Em RP tem a Automix. As peças não são difíceis de encontrar, algumas são mais em conta na concessionária.
Tem alguns tópicos com os preços de algumas peças, mas isso varia por conta de marca da peça, mecânico, cidade etc.. No geral o custo benefício é muito bom.
Boa compra
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

Xsara Picasso GXS 2004 - Vou comprar?

#3

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qui Nov 10, 2016 1:24 pm

O meu é um GXS ano 2004.
Pelo que percebo comparando com outros modelos, este tem a suspensão mais dura. Tem a eletrônica mais simplificada. Não tem ABS.
Dos demais modelos de Xsara Picasso este aparenta ser o mais pé duro, porém é o mais resistente a meu ver.
Comprei o meu com 197 mil km rodados. Paguei R$ 11.000,00.
Arrumei muita coisa já! NÃO ME ARREPENDO DE NADA.
A pior pane que já tive está ocorrendo exatamente hoje...com o ar condicionado. Não aciona a bobina do compressor pelo botão do painel e não há nada queimado no circuito ...está misterioso o defeito.
No mais, este carro já me levou e trouxe de volta em duas viagens Boa Vista RR x Manaus x Novo Airão AM e Boa Vista RR x Manaus AM x Porto Velho RO.
Está ultima para Porto Velho, com 450 km na ida e na volta em estrada de chão terrível na BR 319. Deu manutenção na suspensão traseira na ida. Na volta chegou interasso!!!
Com o dono anterior ele levou e trouxe a 4 viagens internacionais partindo de Manaus no Amazonas ao litoral Venezuelano e Ilha Margarita, ida e volta.
Eu pedi ao dono anterior um vídeo onde ele registrou um top speed de 202 km/h em uma autovia venezuelana. Ele não me passou o vídeo e infelizmente não tenho como mostrar.

Eu gosto demais deste carro e terei outro 0km...mas dificilmente abro mão deste!!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

Xsara Picasso GXS 2004 - Vou comprar?

#4

Mensagem por friba.rj » Qui Nov 10, 2016 4:36 pm

Timoteo BATALHA escreveu:O meu é um GXS ano 2004.
(...)
Na hora que vi o tópico, lembrei de você, Batalha, que possui exatamente esse modelo e ano do XP.
O meu também é do mesmo modelo, mas é 2006/2007.

Não sei a diferença entre os modelos, pois nunca entrei em outro XP. Sei apenas que o GXS não possui ABS, como já dito.


leovilaeu,, pelo que você relata, o carro está em bom estado. E isso é o que mais importa em carro usado.
Eu peguei o meu cheio de problemas, coisas absurdas, mas já sabendo disso desde o início. Já fiz algumas coisas, estou fazendo outras e ainda farei mais.

O custo de manutenção do Picasso parece estar dentro do esperado para a sua categoria. As peças não são baratas, mas têm alta durabilidade.
É evidente que estou me referindo a peças de qualidade, as quais você vai identificar rapidamente aqui no Forum.

O Picasso não é um carro bom de mercado (por inúmeros motivos) e isso faz aparecer ofertas muito tentadoras. Contudo, antes de decidir comprá-lo, pense bem se ele é um carro para você porque...
- Picasso é um carro que precisa de dono (presente).
- São raros os mecânicos especializados. Mais raros ainda os especializados e competentes. E praticamente inexistentes os especializados, competentes e baratos.
- Algumas vezes, o mecânico não terá a resposta e você é quem terá que encontrá-la e levar para ele (CCdoB está aí para isso também).
- O Picasso é um carro que não aceita bem peças paralelas de baixa qualidade, em razão de seu tamanho, peso e motorização. Mas há excelentes marcas fora das concessionárias.

Minha sugestão é a seguinte: se você está procurando por um veículo básico, de manutenção simples e barata e com baixo consumo de combustível, não caia na tentação, pois o Picasso não é para você. Mas se você quer um veículo extremamente confortável, muito espaçoso, de mecânica confiável, vá fundo, pois o Picasso é isso e mais.
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

Xsara Picasso GXS 2004 - Vou comprar?

#5

Mensagem por Timoteo BATALHA » Sex Nov 11, 2016 11:38 am

Ei...
Economia de combustível sim !!!
Aqui em casa é pau pra toda obra de domingo a domingo - escola, trabalho do marido e da esposa, passeios na semana e fins de semana, supermercado, baladas dos filhos e do casal)...
Sempre enchemos o tanque...é um tanque a cada 10 dias...são três tanques por mês.
Isso é o equivalente a 10,5 km por litro (consumo urbano). Com a força de motor e conforto que o carro dá, está bom demais!!!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
leovilaeu
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Nov 08, 2016 12:56 pm
Modelos Citroën: tô a pé!

Xsara Picasso GXS 2004 - Vou comprar?

#6

Mensagem por leovilaeu » Sex Nov 11, 2016 5:31 pm

Pô pessoal, muito obrigado pelas respostas.

Pois é, meu intuito de começo era ter um carro pra familia, uma vez que tenho uma filha de 2 anos, e não possuo automóvel.
Sou de uma cidade a 100km de Ribeirao Preto, então tenho a necessidade de ir com a familia uma vez ou outra durante o mês para minha cidade, Levar a neta pros avós hehe.

O cotidiano seria:
Garagem! Tenho motocicleta e continuarei indo trabalhar com ela. Economia de combustivel não é exatamente o que preciso.

Final de semana, passeio, curtição e idas para minha cidade. Conforto é algo que nunca é demais hehe

Então o carro não rodaria na cidade no dia a dia. E sim aos finais de semana basicamente. Por isso quero um carro que esteja totalmente em ordem, pois a partir daí fazer as manutenções de um dono que cuida do veiculo. :vg:


O que me indicam ficar de olho assim que de fato comprar o carro? Por exemplo, algo que os donos possam negligenciar, ou que possa estar "escondido" na hora de vender hehe (sei que são inúmeras possibilidades)


ps: vou ver outra com 80.000 km antes de fechar aquela compra.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso GXS 2004 - Vou comprar?

#7

Mensagem por Miau » Sex Nov 11, 2016 8:31 pm

eu só não abro mão de banco de couro, ar digital e cambio automático.. conforto total
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

Xsara Picasso GXS 2004 - Vou comprar?

#8

Mensagem por renan97ar » Sex Nov 11, 2016 11:22 pm

Certeza que se você comprar, vai se apaixonar pelo carro! Temos a nossa desde 2004, e cada dia que passa, surpreende mais! Mas procure muito bem por uma de procedência...

Eu geralmente sigo um roteiro na hora de ver um carro:
- identificar se há diferença entre tonalidades na carroceria, pois se tiver indica que já foi feita funilaria
- identificar se todos os adesivos estão presentes e alinhados
- chegar cedo para ver o carro, para ter a chance de pegar ele frio (assim se o motor raja quando frio você consegue identificar)
- testar todas as funções, e prestar atenção em luzes e avisos do painel. Ao girar a chave, acendem as luzes de óleo, bateria e freio (caso esteja com freio de mão puxado), airbag (acendem e apagam depois de alguns segundos), injeção e ABS (caso o carro possua). Após dar partida, todas devem apagar, ficando somente a de freio caso o freio de mão esteja puxado
- prestar atenção na cor do fluído do radiador. Um tanque de expansão limpo, com água colorida mostra que o carro roda com aditivo anti congelante, como deve ser. Se estiver barrento denuncia que roda só com água da torneira, e caso tenha borra parecida com doce de leite, denuncia óleo misturando na água
- ver a cor do cano de descarga. Se ele estiver com crosta preta, denuncia motor queimando óleo
- ver volante, pedaleiras, apoios de braço. Caso o carro tenha baixa km mas esses itens estiverem desgastados, pode denunciar um dono relaxado ou até mesmo km adulterada
- dar uma volta com o carro. Veja se o indicador de temperatura mantém-se em 2 pontos (pré 2004) ou 3 pontos (ano 2004 em diante). Se for automática, preste atenção em patinadas do câmbio ou ruído / trepidação
- ver estado das forrações do motor. Se estiverem comidas, pode ser que o dono mandasse lavar em qualquer lava rápido por aí
- ver caixa de fusíveis. Viu fita isolante, fio de som cristal ou qualquer araponga pendurada, "é uma cilada"
- ver o assoalho e procurar por vazamentos e furos no escape
- ver se discos de freio possuem muita rebarba e se pastilhas estão ruins

No mais creio que é isso. Isso que escrevi acima vale para qualquer carro, e pode te salvar de uma gelada.

Após pegar o carro, para não ter dor de cabeça, o essencial seria uma troca de óleo, filtros e correias, com seus esticadores. Isso te poupa de qualquer fria! Depois pode partir para uma revisão na suspensão e freios, se necessário...
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

Xsara Picasso GXS 2004 - Vou comprar?

#9

Mensagem por friba.rj » Sáb Nov 12, 2016 9:52 am

leovilaeu escreveu:(...)
Pois é, meu intuito de começo era ter um carro pra familia, uma vez que tenho uma filha de 2 anos, e não possuo automóvel.
(...)
Rapaz, o Picasso será perfeito pra você. Eu sei bem da quantidade de tralha que os pais costumam carregar. :lol:

leovilaeu escreveu:(...)
O cotidiano seria:
Garagem! Tenho motocicleta e continuarei indo trabalhar com ela. Economia de combustivel não é exatamente o que preciso.
(...)
Quando eu vejo postagens como a do Batalha, fico morrendo de inveja. 10,5km/l em trânsito urbano? O meu faz entre 6km/l e 8km/l (com o AC desligado).
Então, eu lembro que o MEU trânsito urbano é muito peculiar. São distâncias muito curtas (4km a 6km, o motor nem aquece), muitas subidas (região de serra), quebra-molas, paradas em vários sinais, cruzamentos, piso de paralelepípedos etc. É primeira e segunda o tempo todo, no máximo, uma terceira marcha. Qualquer dia vou fazer um vídeo. Certamente, o trânsito urbano do Batalha é diferente.

De qualquer forma, qualquer carro 1.8 ou 2.0 tem consumo igual ou pior, mesmo carros mais novos, com exceção de um ou outro modelo. E o Batalha está corretíssimo porque falou em termos relativos: considerando motorização e peso, o Picasso não tem consumo elevado.
Mas eu me referi a termos absolutos, para quem busca um veículo simples, básico e econômico. Tive dois Fit 1.4 mecânico. Ambos faziam de 10km/l a 12km/l no mesmo percurso acima, o que é quase o dobro do Picasso. Mas não é justo comparar os dois veículos, são de categorias diferentes. E o Fit não é mais o mesmo.

leovilaeu escreveu:(...)
O que me indicam ficar de olho assim que de fato comprar o carro? Por exemplo, algo que os donos possam negligenciar, ou que possa estar "escondido" na hora de vender hehe (sei que são inúmeras possibilidades)(...)
As dicas do renan97ar são infalíveis. Eu gostaria de tê-las seguido. :sad:
Acho prudente levar um bom mecânico para fazer uma inspeção no motor e no câmbio, especialmente se for automático, pois, pelo que andei lendo, seriam as correções mais caras num Picasso.



Falando das peculiaridades do Picasso:
Posição de dirigir
É excelente! Você para num pedágio e fica quase na altura do funcionário que está na cabine. rsrs

Estabilidade
Quem olha para o Picasso, logo imagina que ele não deve ser muito estável em curvas, em razão de sua altura.
Mas a distância entre-eixos é grande e o centro de gravidade é baixo, o que faz do Picasso um carro muito estável.

Posição da alavanca de câmbio
Você estranha no início, mas logo se acostuma. Eu gostei. Acho mais confortável do que a posição mais comum.

Posição dos comandos dos vidros elétricos
É simplesmente horrível! Ficam no painel. A do passageiro fica escondida atrás da alavanca do câmbio.



Sobre o CCdoB
O pessoal aqui do CCdoB é muito solícito. Fico assustado com o conhecimento dessa galera. Já economizei muito dinheiro ao seguir as dicas que li aqui.
Neste tópico, já apareceram quase todas as principais figuras. Acho que só faltou o rgdl.
Se tiver uma dúvida específica, faça uma busca no Forum, pois existe tópico para tudo, até para o melhor local a instalar a TAG do Sem Parar.
Depois que comprar o Picasso, continue frequentando o Forum. Se descobrir ou aprender algo, compartilhe. Talvez ajude outros.
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso GXS 2004 - Vou comprar?

#10

Mensagem por Miau » Sáb Nov 12, 2016 5:00 pm

friba.rj escreveu: Posição dos comandos dos vidros elétricos
É simplesmente horrível! Ficam no painel. A do passageiro fica escondida atrás da alavanca do câmbio.
ahh eu adoro.. pois fica na visão.. fácil de achar com a visão periférica..

odeio quando é na porta.

como meu cambio é automático, não tem aquela coifa.. fica bem visível pra mim.. já os vidros de trás ficam numa posição meio ingrata, porém eu quase nunca aciono.. mais mesmo o do meu lado.

os porta-trecos também acho fabulosos.. bastante espaço.. tanto o console central entre os bancos, como o de baixo do isqueiro.. sem falar que o cinzeiro aqui é porta moeda e trocados.. não fumo, alias tenho repulsa por cigarro.

fora isso, ainda tem o vidro lateral triangular que uso para prender um porta celular de ventosa, assim posso atender chamadas e usar GPS.. excelente

sobre o motor.. o bom é verificar o som dele tanto frio quanto quente, ver se balança demais.. dar uma acelerada de alto giro e largar(no 2.0 o acelerador fica ali do lado do reservatório de freio, da pra acionar na mão).. e ai quando o rpm cai sozinho, procurar ouvir sons estranhos como tuchos batendo, saia de pistão, folga nos eixos e tal.. tudo dá pra ouvir bem nesse teste.

como disseram, olhar lá no cano de descarga.. se tiver preto e melado por dentro, é pq ta fumando.. tem que estar seco e enferrujado.. no máximo com mancha de ferrugem da água que sai quando ta esquentando. Basta passar o dedo por dentro e verificar.

olhar o reservatório de arrefecimento(caixa de expansão).. o correto seria estar de certa forma limpa, dando pra ver o nível do fluído.. e que o fluido esteja com cor característica do aditivo.. de preferencia laranja ou vermelho.. se tiver azul ou verde.. é aditivo vagabundo, tal do sintético polímeros(corante).

inspecionar visualmente entre os blocos do motor.. tipo entre a tampa e o cabeçote, entre o cabeçote e o bloco.. etc e tal.. verificar se tem indício de que já foi mexido.. geralmente fica com cola veda junta vazando nas bordas quando foi mexido..

inspecionar se o motor ta empoeirado com aquela poeira velha amarelada seca.. se tiver, ótimo.. indica que não tem vazamentos.. agora quando o motor ta lavadinho, brilhando, limpinho.. a pulga atras da orelha começa a morder..

fora isso, no geral da pra perceber o cuidado do dono.. no tocante de que não falta peças de acabamento no cofre do motor.. que tem as chaves originais, a reserva, manual, cartão de code.. isso tudo indica dono zeloso.

pra você ter ideia, eu guardo até as notas fiscais das peças originais que compro. procedência é tudo
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
leovilaeu
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Ter Nov 08, 2016 12:56 pm
Modelos Citroën: tô a pé!

Xsara Picasso GXS 2004 - Vou comprar?

#11

Mensagem por leovilaeu » Dom Nov 13, 2016 7:31 pm

Grandes dicas amigos, esta semana pretendo bater o martelo e ficar mesmo com a Xsara. E vou seguir cada dica e observação de todos.

Detalhe:
A Xsara esta com um "caninho" bem na dianteira do carro, sujo de óleo. É um cano fino logo na dianteira do capo, na frente do motor.

Nao tirei foto nem nada. Mas alguem sabe que cano é esse, e quanto em media seria o reparo?

Se é que deu pra saber pela descrição, tai uma coisa que eu nao sei, mecânica!

Valeeuu grande abraço a todos

Quanto a fotos, tenho 3 somente, que mostram detalhes na lata, amassados e riscos. Segue:
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso GXS 2004 - Vou comprar?

#12

Mensagem por rgdl » Seg Nov 14, 2016 8:51 am

Se esse cano fica próximo ao radiador pode ser a tubulação da direção hidráulica, é normal ele ficar meio que "molhado" de óleo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso GXS 2004 - Vou comprar?

#13

Mensagem por Miau » Seg Nov 14, 2016 10:34 am

normal normal não é.. indica vazamento no flexivel.. mas costuma ser tão pouco que nem afeta o sistema..

agora se chega a gotejar, ai sim.. tem que trocar.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

Xsara Picasso GXS 2004 - Vou comprar?

#14

Mensagem por Timoteo BATALHA » Sex Nov 18, 2016 12:30 pm

Friba RJ,
Tens razão!!
O trânsito aqui é totalmente plano! Tem um trecho do cotidiano que tem um só sinal....o resto é livre até o destino.
Quem pega anda/para constante subindo e descendo ladeiras vai ter consumo maior e isto é normal.
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Responder