Xsara Picasso travado na posição P [RESOLVIDO]

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
alex.fontoura
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Nov 04, 2016 7:12 pm
Nome: Alex Vieira Fontoura
Localização: Palmares do Sul
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2004
Contato:

Xsara Picasso travado na posição P [RESOLVIDO]

#1

Mensagem por alex.fontoura » Sex Nov 04, 2016 7:55 pm

Olá. Boa noite à todos me chamo Alex Vieira. Sou novo nesse fórum e essa é a primeira vez que tenho um Citroën. Gosto muito de participar de fóruns e já tive fórum com mais de 300 mil usuários, mas vamos ao problema desse carro. Após instalar o rádio com DVD retrátil no carro o carro ficou normal e logo após fui mexer no palanque das marchas pq à posição M não funciona para o +. Abri e desmontei tudo correntemente e vi que a peça de plástico que engata para cima+ estava quebrada, então como tenho eletrônica e pasta para reparo de plástico em tvs usei para fixar a peça que ainda estava ali pendurada e reforcei com à resina ficando perfeita. Fechei tudo de novo e pissei no freio e soltou normal à palanca com o pistonete que aciona para liberar o P. Montei tudo e ia dar uma volta com o carro e foi quando liguei o carro e fui solar o P para colocar no D e não saiu e não ouvi o barulho do pistonete que libera. Revi tudo que tinha feito e estava tudo ok e pensei que podia ter queimado um fusivel e fui buscar o fusivel mas não achei nada relacionado à fusivel de proteção para marchas, apesar que o S acende à luz verde então continua chegando carga naquela placa nas marchas. Mas aí procurar fusivel achei o F1 (Ré, aberto e acho que estava queimado desde que comprei pois não acendia à luz da ré. Troquei ele fui feliz achando que isso iria resolver tudo e liguei o carro e nada de soltar o P e foi que dei uma forçada e soltou e consegui engatar as marchas mas ao passar pela Ré deu uma louquiada no painel indo de 0 a 299Km e variando e um cheiro de queimado forte então desliguei o carro e o cheiro ficou por uns minutos diminuindo enquanto eu segurava o extintor (vai que...). Fui ver o fusivel da ré e estava queimado de novo. Então com muita coragem e o extintor na mão eu fiz o carro pegar de novo e pegou normal e fui na marchas e não soltou o P mas de novo com uma forçada saiu e fui no D e o carro andou normal e testei a então à Ré e engatou e funcionou tbm mas morreu que o painel do velocímetro ficou trocando os dígitos rapidamente de 0 à 160 e parava no zero. Mas sem cheiro dessa vez. Revisei tudo de novo e não sei o que fazer pois moro em Palmares do Sul em Zona rural e sem muitos recursos. Mas pergunto se teria um fusivel que parasse de funcionar o pistonete do P pois testei ele fora e está ok. Tbm gostaria de saber o que pode ser esse problema da ré pq não achei nada sobre isso na Internet ou aqui no fórum. Desde já muito obrigado e desculpa o texto longo mas gosto de explicar tudo para ficar mais fácil para quem puder me ajudar. Aguardo.
Editado pela última vez por alex.fontoura em Sáb Nov 05, 2016 9:18 pm, em um total de 1 vez.


Sou chato. Mas sou sincero. Tamô junto e se precisar é só chamar.
Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 552
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Respostas: 1
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

Xsara Picasso travado na posição P

#2

Mensagem por gabriel_mupe » Sex Nov 04, 2016 8:04 pm

Cara, bem vindo

Pode ter um curto circuito nesse circuito da luz de re..
Essa trava deve ter algum fio, ja verificou se esta chegando corrente nele?
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Avatar do usuário
alex.fontoura
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Nov 04, 2016 7:12 pm
Nome: Alex Vieira Fontoura
Localização: Palmares do Sul
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2004
Contato:

Xsara Picasso travado na posição P

#3

Mensagem por alex.fontoura » Sex Nov 04, 2016 8:13 pm

Pode ser problema no módulo?

Obrigado amigão. Eu vejo que à luz do S acende.Então está chegando energia na placa. Mas penso que se der um curto no pistonete do P não deve ter um fusivel de proteção em algum lugar?
Sou chato. Mas sou sincero. Tamô junto e se precisar é só chamar.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso travado na posição P

#4

Mensagem por Miau » Sex Nov 04, 2016 8:53 pm

testou o switch do pedal de freio? pois é ele que informa pra central que o frio ta acionado, comandando pra liberar a alavanca

sobre o fusível queimado.. sempre é bom inspecionar o circuito antes de colocar outro fusível.. pois se queima, algo em curto no respectivo circuito provavelmente tem.

vou lembrar que esse carro, a parte elétrica toda praticamente é comandada pelo chamado módulo de conforto(BSI).. que custa caro e pode queimar com facilidade.

sobre o lance da ré.. dá uma conferida lá no CMF do cambio, se com a alavanca em N, se está dando 0 ohms nos terminais de prova que tem lá. Pois esse sintoma que você descreveu de dar louca na velocidade costuma ser o CMF fora de posição.

Se não estiver dando 0 ohms, ai você tem que afrouxar e ajustar o CMF até bater 0 ohms..
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
alex.fontoura
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Nov 04, 2016 7:12 pm
Nome: Alex Vieira Fontoura
Localização: Palmares do Sul
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2004
Contato:

Xsara Picasso travado na posição P

#5

Mensagem por alex.fontoura » Sáb Nov 05, 2016 12:03 am

Obrigado Miau. Abri agora de noite e no pistonete que puxa a alavanca encontrei nele bem nos terminais um tipo de diodo preto em curto e foi pegou cheiro onde ficou fedendo o carro. Agora não sei o valor dele e sua utilidade mas deve ser um limitador de tensão e não quero lugar sem colocar outro mas eu chamo de pistonete mas não sei o nome correto para pesquisar.
Sou chato. Mas sou sincero. Tamô junto e se precisar é só chamar.
Avatar do usuário
alex.fontoura
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Nov 04, 2016 7:12 pm
Nome: Alex Vieira Fontoura
Localização: Palmares do Sul
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2004
Contato:

Xsara Picasso travado na posição P

#6

Mensagem por alex.fontoura » Sáb Nov 05, 2016 12:04 am

Notasse que já retirei ele dos terminais.
Sou chato. Mas sou sincero. Tamô junto e se precisar é só chamar.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso travado na posição P

#7

Mensagem por Miau » Sáb Nov 05, 2016 10:21 am

fala.. vou tentar ver no meu se acho o valor desse componente.. ai posto aqui
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
alex.fontoura
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Nov 04, 2016 7:12 pm
Nome: Alex Vieira Fontoura
Localização: Palmares do Sul
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2004
Contato:

Xsara Picasso travado na posição P

#8

Mensagem por alex.fontoura » Sáb Nov 05, 2016 9:16 pm

Não sei se foi as 2 imagens que enviei antes mas acho que não. Bom, eu coloquei 1 doido comum de 12V e cuidei para colocar de maneira que filtre a tensão vinda da bateria e testei fora do lugar e não funcionou e me lembrei do fusivel da ré queimado e como o doido antigo estava em curto imaginei que fosse o problema de queimar esse fusivel que no manual diz ser apenas da ré mas na verdade ele tbm alimenta à palanca das marchas tanto para solar o P como para funcionar o M tanto em + como o - para fazer as marchas manualmente e então ao trocar o fusivel o pistonete do P e o M funcionou perfeitamente. Montei tudo e fui dar uma volta e está tudo ok. Só à luz da ré que continua sem acender mesmo o fusivel não tendo queimado mais. Vou testar as lâmpadas amanhã. Acho que foi isso e obrigado aos novos amigos por terem ajudado. Grande abraço.
Sou chato. Mas sou sincero. Tamô junto e se precisar é só chamar.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso travado na posição P [RESOLVIDO]

#9

Mensagem por rgdl » Sáb Nov 05, 2016 10:17 pm

Alex fontoura, o que aciona a luz de ré nos Picassos automáticos é uma micro-chave simples que fica dentro do CMF (Contator Multi Função).

A função do CMF é informar a o módulo do cambio em que posição a alavanca do cambio exatamente está, agora porque colocaram a bendita micro-chave da ré dentro dele nem me pergunte.

Para ter acesso a essa micro-chave tem que remover o CMF e abri-lo, é um serviço chatinho mas dá para fazer em casa.

Agora, se vc retirar tem que saber que tem um procedimento para regular a posição do CMF quando vc quiser colocar ele no lugar novamente, esse procedimento é bem simples mas vc vai precisar de um multímetro, de preferência do tipo que apita quando identifica curto.

Olhe esse tópico Anatomia de um contator multifunção CMF para entender exatamente do que estou falando.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder