Dúvida de principiante em câmbio automático

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
limamagno
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Qua Out 05, 2016 4:29 pm
Nome: Magno
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: XSara 2002 & C4 Picasso

Dúvida de principiante em câmbio automático

#1

Mensagem por limamagno » Seg Out 17, 2016 11:27 am

Pessoal, conforme o título, lê-se que eu nunca tive um veículo com cambio automático. Pois bem, aconteceu duas vezes do carro morrer, normalmente na parada. Como ainda estou aprendendo, imagino que esteja fazendo algo errado, como a pressão no acelerador/freio. Em teoria eu imaginaria que, diferente do cambio manual, o automático não iria permitir o veículo morrer por erro na troca da marcha. Então fica minha dúvida, erro meu ou pode evidenciar algum problema com o veículo?
Valeu


luciano_klein
Habilitado
Mensagens: 95
Registrado em: Sex Abr 08, 2016 10:58 pm

Dúvida de principiante em câmbio automático

#2

Mensagem por luciano_klein » Seg Out 17, 2016 12:57 pm

Amigo, vi outro tópico q tens um c4P assim como eu.

O carro não desliga indiferente do que vc faça, a não ser claro, tirar a chave.

No freio, se vc não pressionar, ele vai andar devagar pra frente em D.

Verifique velas, bicos e tbi se acontecer de novo....
limamagno
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Qua Out 05, 2016 4:29 pm
Nome: Magno
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: XSara 2002 & C4 Picasso

Dúvida de principiante em câmbio automático

#3

Mensagem por limamagno » Seg Out 17, 2016 4:31 pm

Vou verificar, aconteceu 3 vezes, enquanto eu ia diminuindo a velocidade...
luciano_klein
Habilitado
Mensagens: 95
Registrado em: Sex Abr 08, 2016 10:58 pm

Dúvida de principiante em câmbio automático

#4

Mensagem por luciano_klein » Seg Out 17, 2016 8:16 pm

Verifique a bateria também, se os bornes estiverem meio soltos, com a trepidação pode cortar a ignição
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Dúvida de principiante em câmbio automático

#5

Mensagem por rgdl » Seg Out 17, 2016 8:30 pm

Isso mesmo, o carro automático não morre quando se pisa no freio e o mantém parado. Se está acontecendo isso algum erro tem, pode ser coisa simples como vela e bateria, mas pode ser coisa mais complicada como o sensor de posição do comando de válvulas, sensor de rotação e tal. O ideal é passar um scanner para ver se tem algum erro gravado.

Um detalhe importante também, que inclusive ajuda na durabilidade do cambio, especialmente para vcs que tem o C4 Picasso, é sempre manter o cambio em D e só tirar dessa posição se vcs quiserem mudar de marcha manualmente e, obviamente, quando chegar ao destino. Nada de ficar colocando o cambio em N ou P se tiverem que parar num semáforo ou se enfrentarem um transito pesado.

No C4 Picasso essa dica é especialmente crítica porque a posição do cambio é mudada por um motor de passo que fica sobre o cambio e não por um cabo ligado a alavanca, como é nos Xsara Picasso.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
limamagno
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Qua Out 05, 2016 4:29 pm
Nome: Magno
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: XSara 2002 & C4 Picasso

Dúvida de principiante em câmbio automático

#6

Mensagem por limamagno » Ter Out 18, 2016 5:01 pm

rgdl escreveu: Nada de ficar colocando o cambio em N ou P se tiverem que parar num semáforo ou se enfrentarem um transito pesado.
Não entendi porque? Eu coloco em N principalmente em subida.. não é melhor deixar o carro "solto" nestes casos? Queria aprender sobre a vantagem de manter em D agora :think: valeu!!

Bem, vou considerar a primeira hipótese inicialmente, já que ainda não levei para passar o scanner, irei completar com uma gasolina de melhor qualidade, e olha que estava utilizando Shell V-Power.
luciano_klein
Habilitado
Mensagens: 95
Registrado em: Sex Abr 08, 2016 10:58 pm

Dúvida de principiante em câmbio automático

#7

Mensagem por luciano_klein » Ter Out 18, 2016 5:41 pm

Lima, não é necessário mexer mais na alavanca depous de escolher o modo de direção ( D, M ou R).

O P é só estacionado, e N é o ponto morto dos carros manuais.

Fazendo isso vc estará usando na banguela, ocasionando 3 coisas indesejáveis:

Falta de lubrificação no câmbio
Maior consumo de combustível, pois a central não realizará o cut off qdo em freio motor
Sobrecarga nos freios
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Dúvida de principiante em câmbio automático

#8

Mensagem por Miau » Ter Out 18, 2016 11:48 pm

É o seguinte..

Ficar manejando pra N em qualquer parada faz o cambio ficar fazendo acoplamentos desnecessários.

Se esse cambio fosse automatizado.. Ai sim.. É o recomendado.

Mas o nosso é cambio hidramatico.. Completamente automatico e inteligente.

Alem do mais, possui conversor de torque..

Isso significa que se vc estiver numa ladeira subindo.. Pode parar o carro.. Praticamente sem ter que ficar segurando no freio.. E mover o carro apenas acelerando sem se preocupar que o carro vai retroceder.

Se voce coloca em N.. Fica completamente solto.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Dúvida de principiante em câmbio automático

#9

Mensagem por rgdl » Qua Out 19, 2016 9:10 am

Além do desgaste das solenoides que vão ficar armando e desarmando toda hora, como disse o Miau, fazendo acoplamentos desnecessários nos C4 Picasso não existe um cabo ligando a alavanca do câmbio ao câmbio propriamente dito.

A alavanca aciona um circuito eletrônico que manda um comando a BSI que por sua vez aciona um motor de passo (Vide foto abaixo) que faz a mudança. Esse motor de passo é frágil, tem vários posts com defeitos relatados sobre ele, mudar para N toda hora faz com que esse motor de passo se desgaste prematuramente e quebre, ele não tem concerto até onde sei, e custa a bagatela de R$ 3.674,27 (esse preço é o sugerido no service.citroen na prática ele é bem maior).

Imagem

Então, quem tem C4 Picasso e tem um pouco de pena do seu próprio bolso é melhor não ficar mudando o cambio de posição toda hora.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
MIVA
Habilitado
Mensagens: 67
Registrado em: Dom Mai 01, 2016 8:13 am
Modelos Citroën: c4 hatch exclusive AT

Dúvida de principiante em câmbio automático

#10

Mensagem por MIVA » Qua Out 19, 2016 11:56 am

100% das vezes usando o D, e aproveitando o topico o que poderiam dizer sobre usar a TECLA S ligada direto? gostaria de saber se vai causar algum
desgaste na caixa ou apenas combustivel.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Dúvida de principiante em câmbio automático

#11

Mensagem por Miau » Qua Out 19, 2016 12:40 pm

MIVA escreveu:100% das vezes usando o D, e aproveitando o topico o que poderiam dizer sobre usar a TECLA S ligada direto? gostaria de saber se vai causar algum
desgaste na caixa ou apenas combustivel.
O modo S significa modo Sport..

A proposta padrão do cambio é operar em economode.. ou seja.. poupar combustível.. isso implica em mudanças com RPM mais baixa sem prejudicar o torque.

Quando você aciona o S, fica em modo esportivo.. as mudanças são mais esticadas, aproveitando RPMs mais altos, gerando mais torque e consequentemente consumindo bem mais.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
CirdanInglorion
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Seg Out 03, 2016 8:45 am

Dúvida de principiante em câmbio automático

#12

Mensagem por CirdanInglorion » Seg Out 24, 2016 2:26 pm

Totalmente anormal esse desligamento do veiculo.

E sobre o modo Sport, ele é indicado em extrema necessidade de mais agilidade, pois coloca a central no cambio num modo único e exclusivo e pode até ser desconfortável.
limamagno
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Qua Out 05, 2016 4:29 pm
Nome: Magno
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: XSara 2002 & C4 Picasso

Dúvida de principiante em câmbio automático

#13

Mensagem por limamagno » Seg Out 24, 2016 10:54 pm

Pessoal, valeu MESMO pela aula!!! 100% em D agora... caramba que solenoide cara é essa? Entendi tudo certo... O C4 Picasso não tem a tecla S (algum tem?)

Como ando pouco com este veículo, apenas hoje completei com uma gasolina melhor já que precisei ir no centro aqui em SP. O veículo ainda apagou uma vez. Ele sempre apaga na hora exata que o veículo esta com a velocidade muito baixa, praticamente parando. Ainda vou acompanhar mais um pouco antes de levar para uma oficina, já que meu ODBII não parece estar lendo nada além de RPM e VCC.

Mais uma vez, valeu mesmo!
luciano_klein
Habilitado
Mensagens: 95
Registrado em: Sex Abr 08, 2016 10:58 pm

Dúvida de principiante em câmbio automático

#14

Mensagem por luciano_klein » Seg Out 24, 2016 11:20 pm

O C4P não tem a função S.
Avatar do usuário
paulo.silva
Habilitado
Mensagens: 147
Registrado em: Qui Abr 21, 2016 1:51 am
Nome: paulo
Localização: ararangua
Modelos Citroën: c5 exc 3.0 v6 ano 02 mod 03 a3 turbo ano 99
Contato:

Dúvida de principiante em câmbio automático

#15

Mensagem por paulo.silva » Ter Out 25, 2016 9:56 pm

oi! Lima Magno o meu c5 v6 tambem esta assim com o mesmo sintoma no meu obdii aparecem os seguintes codigos, sensor map, sensor detonacao, sensor do comando de valvulas,como o cambio automatico depende de outros sensores eh claro mais o principal eu acho eh o sensor map pois ele iforma a carga ou a forca que o motor esta fazendo o tempo de injecao e avanco da ignicao eu to esperando o sensor map chegar comprei no mercado livre se resolver eu posto aqui valeu!!
Responder