Anomalia Após troca do ATF

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
luciano_klein
Habilitado
Mensagens: 95
Registrado em: Sex Abr 08, 2016 10:58 pm

Anomalia Após troca do ATF

#1

Mensagem por luciano_klein » Dom Out 16, 2016 9:11 am

Bom dia galera! Meu c4 Picasso está comigo a 6 meses e 10.000 km rodados depois resolvi trocar o atf preventivamente após ler os conselhos de TDs aqui, pois meu carro não tinha nenhum sintoma, a não ser um solavancozinho na redução de 3 pra 2 quando frio. Quente é excelente. Incluse a média após esses 6 meses é 9,2 km/l, 80% dos km na cidade.

Pois segunda passada troquei o ATF na Automatic aqui em Floripa, e conversando com o técnico durante um teste de percurso após a troca , ele me disse que meu carro esta com funcionamento perfeito 55.000 km rodados. Que defeito nesse câmbio da sintoma na fase quente, com o carro demorando pra sair da imobilidade, patinação e modo de emergência. E que essa troca mais agressiva de vez em quando nas marchas era características desse câmbio em modelos que a comunicação é feita via rede CAN , o câmbio foi desenvolvido pra outro tipo de central, que no Peugeot 406 antigo o comportamento do câmbio é completamente diferente. Sei lá né....

Durante esse dia, tudo beleza, liguei e desliguei o carro várias vezes pra ir em lugares diversos, td show como sempre.

Mas nós dia posteriores, pela manhã, sempre que passava pela ré pra colocar em D, sentia um tranquinho como se tivesse engatado com ele em movimento.

E ontem qdo fui sair , senti esse tranquinho no D. Daí manobrei o carro, saí e uns 300 metros, após passar por uma lombada, um bip e a mensagem"anomalia da transmissão automática" e a luz de service. Enconstei, desliguei e liguei, funcionou td de boa de novo como esperado.

Pergunta pros mais experientes:

Vai aparecer algum código de erro no scanner?

Pelos sintomas de só fazer isso qdo frio, e aparecer o defeito após a troca no ATF, será q são as solenóides?

Na troca do ATF , foi descontado o contador de desgaste do fluido, segundo o técnico e feito uma reprogramação do câmbio, antes trocava 1-2 a 25, 2-3 a 50, 3-4 a 72.

Dirigindo suave, agora é 15, 32, 50. Será q essa reprogramação pode ter afetado?

Enfim, fico assustado ou não ? \0//


Avatar do usuário
Solua10
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Qui Set 08, 2016 6:45 am

Anomalia Após troca do ATF

#2

Mensagem por Solua10 » Dom Out 16, 2016 9:55 am

Fala Luciano na boa? Bom vamos lá, fiz a substituição do óleo do cambio a poucos dias por um de outro tipo dexron 6 e rodei dois dias com o óleo trocado porém, sem a degradação ter sido feito, acontece que após feito a degradação do óleo na central do cambio percebi nitidamente que as trocas ficaram mais rápidas e "agressivas", eu tô pensando em retornar na oficina para avançar o contador, EU ACHO que este cambio entende que após um determinado tempo de uso tem que pegar mais leve nas trocas.
No seu caso eu retornaria na oficina para verificar se não está faltando ou com excesso de oleo no câmbio.
Não esqueça de retornar para nos contar a solução.
Só a título de curiosidade, meu câmbio dá esses pequenos solavancos após eu utilizá-lo em reduções em ladeiras, cut-off, mas percebo que é pq o conversor de torque já engata a marcha em "LOCKUP".
Abraço

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
luciano_klein
Habilitado
Mensagens: 95
Registrado em: Sex Abr 08, 2016 10:58 pm

Anomalia Após troca do ATF

#3

Mensagem por luciano_klein » Seg Out 17, 2016 9:09 am

Estou na mecânica agora, in live, rsrss

Passamos o scanner e o erro que deu foi regulador de pressão e sensor de velocidade da caixa com sinais perturbados.

Resetados os parâmetros , to aguardando pra fazer um teste de percurso.

Segundo o técnico, o câmbio está fazendo auto adaptação, e com o óleo novo pode ter gerado o erro, antes de trocar alguma peça precisa rodar pra ver se vai aparecer erro de novo.

:check:
Avatar do usuário
Solua10
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Qui Set 08, 2016 6:45 am

Anomalia Após troca do ATF

#4

Mensagem por Solua10 » Seg Out 17, 2016 10:25 am

luciano_klein escreveu:Estou na mecânica agora, in live, rsrss

Passamos o scanner e o erro que deu foi regulador de pressão e sensor de velocidade da caixa com sinais perturbados.

Resetados os parâmetros , to aguardando pra fazer um teste de percurso.

Segundo o técnico, o câmbio está fazendo auto adaptação, e com o óleo novo pode ter gerado o erro, antes de trocar alguma peça precisa rodar pra ver se vai aparecer erro de novo.

:check:
Boa, no aguardo de outras novidades

Encontrei o scanner lexia sendo vendido no Alixpress por R$163,00, vou comprar, já vi que pra nossos carros ter um scanner nas mãos é um baita adianto.
luciano_klein
Habilitado
Mensagens: 95
Registrado em: Sex Abr 08, 2016 10:58 pm

Anomalia Após troca do ATF

#5

Mensagem por luciano_klein » Seg Out 17, 2016 12:48 pm

o cara usou um PDL 5000, será que os da ali express conseguem ler esses erros?
Avatar do usuário
Solua10
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Qui Set 08, 2016 6:45 am

Anomalia Após troca do ATF

#6

Mensagem por Solua10 » Seg Out 17, 2016 4:56 pm

Sim, com certeza, esse é o específico da citroen

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Solua10
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Qui Set 08, 2016 6:45 am

Anomalia Após troca do ATF

#7

Mensagem por Solua10 » Seg Out 17, 2016 7:18 pm

Solua10 escreveu:
luciano_klein escreveu:Estou na mecânica agora, in live, rsrss

Passamos o scanner e o erro que deu foi regulador de pressão e sensor de velocidade da caixa com sinais perturbados.

Resetados os parâmetros , to aguardando pra fazer um teste de percurso.

Segundo o técnico, o câmbio está fazendo auto adaptação, e com o óleo novo pode ter gerado o erro, antes de trocar alguma peça precisa rodar pra ver se vai aparecer erro de novo.

:check:
Boa, no aguardo de outras novidades

Encontrei o scanner lexia sendo vendido no Alixpress por R$163,00, vou comprar, já vi que pra nossos carros ter um scanner nas mãos é um baita adianto.
Como ficou o desfecho do seu carro, ficou bom?

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
luciano_klein
Habilitado
Mensagens: 95
Registrado em: Sex Abr 08, 2016 10:58 pm

Anomalia Após troca do ATF

#8

Mensagem por luciano_klein » Seg Out 17, 2016 8:15 pm

cara, to nessa de testar, o erro apareceu quando frio, segundo o técnico não é defeito mecânico do câmbio, pois quente está excelente.

Me disse q pode ser que demore pra entrar emergência, mas se isso acontecer vai precisar trocar as solenóides ou o sensor de velocidade ou ambas.

Espero que nunca mais aconteça, rsrsrs :suor:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Anomalia Após troca do ATF

#9

Mensagem por rgdl » Seg Out 17, 2016 8:36 pm

O ideal, após uma troca completa de óleo é zerar o contador de desgaste do óleo e resetar os auto-adaptativos, isso tem que ser feito necessariamente nessa ordem, quando não se faz isso pode dar zica. Especialmente quando se zera os auto-adaptativos sem zerar o contador. Talvez esse tenha sido seu problema.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
luciano_klein
Habilitado
Mensagens: 95
Registrado em: Sex Abr 08, 2016 10:58 pm

Anomalia Após troca do ATF

#10

Mensagem por luciano_klein » Seg Out 17, 2016 9:29 pm

Rgdl, foi feito na Automatic, não sem antes mil recomendações, rsrsrs.

Foi feito o reset dos parâmetros e desconto do contador de desgaste, pois foi feito a troca usando de 8 litros.

Foi feita reprogramação do câmbio, as trocas estão sendo feitas mais cedo pelo q to sentindo, a 4 já entra a 60 km se dirigir na manha. Antes era só a 72

O atf q saiu não estava taaao desgastado qto eu imaginava ver, escuro mas não opaco.

É a primeira troca com 55.000 km, mas esse carro quase só andou em estrada.

Só dá uns tranquinhos qdo ta frio, agora q trocou o ATF está mais evidente.

Ao esquentar, fica macio que nem dá pra perceber as trocas. E esse, segundo o técnico, é sinal que não tem desgaste interno.



Maaaas é 10/11, ou seja creio q ainda eram as antigas solenóides daí pode ta dando problemas c o atf novo.

Mas, se Deus quiser não volta o defeito ;P
Avatar do usuário
Solua10
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Qui Set 08, 2016 6:45 am

Anomalia Após troca do ATF

#11

Mensagem por Solua10 » Ter Out 18, 2016 8:45 am

Mais um motivo pra eu comprar meu próprio scanner lexia no aliexpress

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
luciano_klein
Habilitado
Mensagens: 95
Registrado em: Sex Abr 08, 2016 10:58 pm

Anomalia Após troca do ATF

#12

Mensagem por luciano_klein » Qua Out 19, 2016 7:39 pm

Até agora tudo normal com o carro, somente um tranquinho na primeira ligada do dia, ao engatar a ré.

Alguém já teve isso?
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Anomalia Após troca do ATF

#13

Mensagem por Munhoz » Qui Out 20, 2016 1:29 am

pode ser só o nível de óleo errado
Avatar do usuário
Solua10
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Qui Set 08, 2016 6:45 am

Anomalia Após troca do ATF

#14

Mensagem por Solua10 » Qui Out 20, 2016 8:09 am

Luciano, ao engatar a ré você aguarda o acoplamento ou acelera antes disso? Quando retornou na oficina eles verificaram o nível? Att

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
luciano_klein
Habilitado
Mensagens: 95
Registrado em: Sex Abr 08, 2016 10:58 pm

Anomalia Após troca do ATF

#15

Mensagem por luciano_klein » Qui Out 20, 2016 8:16 am

Solua, digo engatar a ré quando o carro tá parado.

Ligo a ignição, pé no freio, alavanca no P, quando passa para ré , sinto um tranquinho...


E não pedi pra conferir o nível, como faz isso?
Responder