C4 Picasso consumo alto

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

C4 Picasso consumo alto

#16

Mensagem por gjvialta » Ter Set 05, 2017 2:37 pm

Percursos curtos aumentam a média de consumo por vários motivos, principalmente porque o motor quase nunca trabalha em regime de temperatura adequada e a marcha, cuja velocidade vai proporcionar baixo consumo quase não é engrenada.

Carros usados nessas condições não somente consomem mais combustível, mas também freios e fluidos lubrificantes também devem ter troca antecipadas. Além disso, o desgaste de componentes do motor também se acentuam.

Att,


Avatar do usuário
KarinaOliveira
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Ago 28, 2017 11:03 am

C4 Picasso consumo alto

#17

Mensagem por KarinaOliveira » Ter Set 05, 2017 2:47 pm

gjvialta escreveu:
KarinaOliveira escreveu:
Rafael Zaze escreveu:Fala galera, blz?
Sou novo por aqui e faz 1 semana que peguei uma C4 Picasso, 11/12 GLX, com 35200 km, com 1 ano de garantia (caixa e motor).

Saí de uma Xsara Picasso automática 2005, o que vi é o consumo bem alto em relação à minha antiga, está fazendo em média 5-6 km/l na cidade.
Devo me preocupar com algo, fazer alguma vistoria para aumentar o desempenho ou é o normal dela?Na estrada ainda não testei.

Bom dia!

Tbm sou nova por aqui e tbm novata com C4 Picasso.
Amigo só por curiosidade o seu esta fazendo quantos km por litro?

Estou assustadissima com o meu esta fazendo 3,6 km por litro, não acho que isso seja normal.
Quem puder me ajudar com dicas e me dizer se isso é normal pela experiencia de vocês ficaria muito grata.
Olá!
Informações solicitadas:
C4 Picasso 2012/68.000km / único dono.

Consumo cidade: 7,50km/l ou 13,33l/100km (trecho normal - no anda e para, sem enfrentar engarrafamentos fortes. Dois ocupantes e ar ligado em 22ºC)
Consumo estrada: 12km/l ou 8,33l/100km (Carro com 5 pessoas dentro, bagageiro lotado, condicionador ligado a 21ºC, 110km/h).

Espero ter ajudado

Olá!

Ajudou sim. Agora tenho a absoluta certeza que meu carro esta com muitos problemas.
Acho que só o meu c4 p faz 3 a km por litro.
Avatar do usuário
KarinaOliveira
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Ago 28, 2017 11:03 am

C4 Picasso consumo alto

#18

Mensagem por KarinaOliveira » Ter Set 05, 2017 2:47 pm

gjvialta escreveu:
KarinaOliveira escreveu:
Rafael Zaze escreveu:Fala galera, blz?
Sou novo por aqui e faz 1 semana que peguei uma C4 Picasso, 11/12 GLX, com 35200 km, com 1 ano de garantia (caixa e motor).

Saí de uma Xsara Picasso automática 2005, o que vi é o consumo bem alto em relação à minha antiga, está fazendo em média 5-6 km/l na cidade.
Devo me preocupar com algo, fazer alguma vistoria para aumentar o desempenho ou é o normal dela?Na estrada ainda não testei.

Bom dia!

Tbm sou nova por aqui e tbm novata com C4 Picasso.
Amigo só por curiosidade o seu esta fazendo quantos km por litro?

Estou assustadissima com o meu esta fazendo 3,6 km por litro, não acho que isso seja normal.
Quem puder me ajudar com dicas e me dizer se isso é normal pela experiencia de vocês ficaria muito grata.
Olá!
Informações solicitadas:
C4 Picasso 2012/68.000km / único dono.

Consumo cidade: 7,50km/l ou 13,33l/100km (trecho normal - no anda e para, sem enfrentar engarrafamentos fortes. Dois ocupantes e ar ligado em 22ºC)
Consumo estrada: 12km/l ou 8,33l/100km (Carro com 5 pessoas dentro, bagageiro lotado, condicionador ligado a 21ºC, 110km/h).

Espero ter ajudado

Olá!

Ajudou sim. Agora tenho a absoluta certeza que meu carro esta com muitos problemas.
Acho que só o meu c4 p faz 3 a km por litro.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

C4 Picasso consumo alto

#19

Mensagem por gjvialta » Ter Set 05, 2017 3:04 pm

Olá!

Resolvi disponibilizar o consumo do meu C4 Picasso em 5 anos de uso em todas a situações. A figura a seguir é o resultado estatístico das médias de consumo de cada tanque. Detalhe, sempre gasto o tanque inteiro e depois completo até o primeiro click da bomba. A variação de posto pode ser desconsiderada porque de todos os abastecimentos, com certeza mais de 90% foi feita no mesmo posto. Tenho anotado quantos litros gastei até hoje em todos os meus veículos.
Espero que isso ajude alguém.
Curva de gauss para o consumo médio do meu C4 Picasso em 5 anos de uso
Curva de gauss para o consumo médio do meu C4 Picasso em 5 anos de uso
Avatar do usuário
KarinaOliveira
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Ago 28, 2017 11:03 am

C4 Picasso consumo alto

#20

Mensagem por KarinaOliveira » Ter Set 05, 2017 4:15 pm

KarinaOliveira escreveu:
gjvialta escreveu:
KarinaOliveira escreveu:
Rafael Zaze escreveu:Fala galera, blz?
Sou novo por aqui e faz 1 semana que peguei uma C4 Picasso, 11/12 GLX, com 35200 km, com 1 ano de garantia (caixa e motor).

Saí de uma Xsara Picasso automática 2005, o que vi é o consumo bem alto em relação à minha antiga, está fazendo em média 5-6 km/l na cidade.
Devo me preocupar com algo, fazer alguma vistoria para aumentar o desempenho ou é o normal dela?Na estrada ainda não testei.

Bom dia!

Tbm sou nova por aqui e tbm novata com C4 Picasso.
Amigo só por curiosidade o seu esta fazendo quantos km por litro?

Estou assustadissima com o meu esta fazendo 3,6 km por litro, não acho que isso seja normal.
Quem puder me ajudar com dicas e me dizer se isso é normal pela experiencia de vocês ficaria muito grata.
Olá!
Informações solicitadas:
C4 Picasso 2012/68.000km / único dono.

Consumo cidade: 7,50km/l ou 13,33l/100km (trecho normal - no anda e para, sem enfrentar engarrafamentos fortes. Dois ocupantes e ar ligado em 22ºC)
Consumo estrada: 12km/l ou 8,33l/100km (Carro com 5 pessoas dentro, bagageiro lotado, condicionador ligado a 21ºC, 110km/h).

Espero ter ajudado

Olá!

Ajudou sim. Agora tenho a absoluta certeza que meu carro esta com muitos problemas.
Acho que só o meu c4 p faz 3 a km por litro.
Avatar do usuário
KarinaOliveira
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Ago 28, 2017 11:03 am

C4 Picasso consumo alto

#21

Mensagem por KarinaOliveira » Qua Set 06, 2017 4:18 pm

gjvialta escreveu:Percursos curtos aumentam a média de consumo por vários motivos, principalmente porque o motor quase nunca trabalha em regime de temperatura adequada e a marcha, cuja velocidade vai proporcionar baixo consumo quase não é engrenada.

Carros usados nessas condições não somente consomem mais combustível, mas também freios e fluidos lubrificantes também devem ter troca antecipadas. Além disso, o desgaste de componentes do motor também se acentuam.

Att,
Disso eu não sabia. Como rodo pouco achei que o consumo seria menor.O que você disse faz todo sentido.
Muito obrigada pela dica.
yuri calado
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Nov 24, 2017 11:34 am
Modelos Citroën: C4 GRAND PICASSO EXC 2.0 16v 2010

C4 Picasso consumo alto

#22

Mensagem por yuri calado » Sex Nov 24, 2017 12:32 pm

Boa tarde Juliano, peguei um Grand picasso a dois meses, ele esta apresentando esse mesmo problema na segunda marcha, o giro sobre parece que realmente que estamos com o pé na embragem, depois ele engrena e vai em bora. parece que tem duas fases dentro da segunda marcha, conseguiu verificar algo sobre esse seu problema? isso incomoda demais. agradeço. aguardo contato.

abraços!
juliano.fagundes escreveu:Mesmo carro e mesmo problema do Rafa Zaze aqui.
Já li bastante aqui no forum e to desconfiado do câmbio. A impressão que eu tenho, principalmente na 2ª marcha, é que ela tem duas fases. Como se na primeira fase de aceleração com ela, eu estivesse com o pé na embreagem, até que ela engata totalmente e o carro deslancha. Então, desconfiei do câmbio patinando.

A lenta me parece um pouco nervosinha também. O carro treme um pouco além do que me parece normal.

Como peguei o carro na semana passada, vou ter que fazer uma geral e tentar descobrir o problema. Média de 4-5 km/l na cidade é impagável.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

C4 Picasso consumo alto

#23

Mensagem por Munhoz » Sex Nov 24, 2017 1:43 pm

Nessa fase do pé na embreagem, ele perde a tração?
Caso negativo, não é um problema e sim uma característica desse câmbio. Na fase "pé na embreagem" é o conversor de torque passando a força do motor pro câmbio, quando "engrena" é embreagem do câmbio automático (chama lock-up) que acopla, dessa forma o motor e câmbio ficam conectados como se fosse um câmbio manual, ele faz um by pass no conversor.
A impressão que dá é que tem mais marchas. O acionamento da lockup acontece em todas as marchas se não me engano.
leandrobastosbr
Habilitado
Mensagens: 126
Registrado em: Dom Out 22, 2017 2:21 pm
Nome: Leandro Bastos
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 GLX 1.6 16V '11 / Xantia 2.0 8V VSX '95

C4 Picasso consumo alto

#24

Mensagem por leandrobastosbr » Ter Nov 28, 2017 7:12 pm

Consumo e velocidade média estão intimamente ligados. Às vezes alguém faz 9km/l na cidade mas consegue desenvolver uma velocidade média entre 50 a 60km/l. Eu, por exemplo, faço 5,5 a 6,5km/L na cidade, mas a velocidade média é de incríveis 20km/h...
yuri calado
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Nov 24, 2017 11:34 am
Modelos Citroën: C4 GRAND PICASSO EXC 2.0 16v 2010

C4 Picasso consumo alto

#25

Mensagem por yuri calado » Qua Nov 29, 2017 7:13 pm

Boa noite, o meu c4 grand picasso também está com esse problema na segunda marcha, com dois estágio, você conseguiu arrumar esse problema?
juliano.fagundes escreveu:Mesmo carro e mesmo problema do Rafa Zaze aqui.
Já li bastante aqui no forum e to desconfiado do câmbio. A impressão que eu tenho, principalmente na 2ª marcha, é que ela tem duas fases. Como se na primeira fase de aceleração com ela, eu estivesse com o pé na embreagem, até que ela engata totalmente e o carro deslancha. Então, desconfiei do câmbio patinando.

A lenta me parece um pouco nervosinha também. O carro treme um pouco além do que me parece normal.

Como peguei o carro na semana passada, vou ter que fazer uma geral e tentar descobrir o problema. Média de 4-5 km/l na cidade é impagável.
yuri calado
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Sex Nov 24, 2017 11:34 am
Modelos Citroën: C4 GRAND PICASSO EXC 2.0 16v 2010

C4 Picasso consumo alto

#26

Mensagem por yuri calado » Qua Nov 29, 2017 7:15 pm

Boa noite, no meu caso isso acontece somente na segunda marcha.
Munhoz escreveu:Nessa fase do pé na embreagem, ele perde a tração?
Caso negativo, não é um problema e sim uma característica desse câmbio. Na fase "pé na embreagem" é o conversor de torque passando a força do motor pro câmbio, quando "engrena" é embreagem do câmbio automático (chama lock-up) que acopla, dessa forma o motor e câmbio ficam conectados como se fosse um câmbio manual, ele faz um by pass no conversor.
A impressão que dá é que tem mais marchas. O acionamento da lockup acontece em todas as marchas se não me engano.
JoãoPaulo
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Dez 15, 2017 1:43 pm

C4 Picasso consumo alto

#27

Mensagem por JoãoPaulo » Sex Dez 15, 2017 1:52 pm

Eu tenho uma C4 Picasso 2014. Peguei a pouco tempo. Acabei de retirar a mesma da Revisão de 50.000 na Citroen. Todas as outras revisões, também feitas na concessionária, que inclusive já conhecia o carro pois o proprietário anterior fazia as revisões lá. Por enquanto, na cidade, ela esta fazendo 5.5 km/l, andando bem leve, por volta de 60 km, ar ligado, algumas subidas no caminho pra casa, jogando a 'terceira' quando sinto segurar a 'segunda', etc. Estou esperando ela fazer uns 11,5 km/l na estrada na minha viagem semana que vem: carro vazio, pouca mala e ar ligado, médias de 120 km/h. Digo isso pensando no meu carro anterior que era o mesmo motor, câmbio (um AL4 um pouco mais defasado em relação ao mais novo, que equipa a Picasso 2014). Meu antigo Pallas fazia 6,4 - 6,5 na cidade. Na estrada fazia 12, até mesmo 12,5 nessa mesma estrada e andando bem. Eu espero, de verdade, que a Picasso faça esses 6,5 na cidade. Eu já estaria satisfeito.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

C4 Picasso consumo alto

#28

Mensagem por Munhoz » Sex Dez 15, 2017 3:12 pm

João, depende muito da velocidade média, além de outros fatores claro.
Depois que "aprendi" a andar no C4 e mudar minha forma de conduzir, consegui melhorar o consumo dele.
JoãoPaulo
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Dez 15, 2017 1:43 pm

C4 Picasso consumo alto

#29

Mensagem por JoãoPaulo » Ter Jan 23, 2018 12:33 pm

Boa Tarde Pessoal!

Como eu havia dito, retornei de férias. O Carro é realmente uma NAVE. Um prazer gigantesco na estrada. Muito Confortável.
No começo, estranhei uma vez que, meu antigo carro era um C4 Hatch 2.0. Este, anda bem mais na estrada, apesar do mesmo motor e câmbio. Na estrada, em piso liso, o Hatch me dava mais prazer pois chegava aos 140 Km/h sem esforço e se podia fazer cursas com o mesmo a 120 com total segurança. Era um carro grudado no chão.

O C4 Picasso 'balança'. A suspensão é mais macia. A posição de dirigir, fenomenal. Demorei para encontrar a minha posição ideal (1,68 m) mas, ajustando o banco e o volante, me encontrei. O banco, aliás, parece um Sofá. Meus parentes ficaram encantados com o carro, mesmo meu padrinho que tem um Corolla última geração.

Vamos ao consumo:
Resultados - pista excelente, sentido Curitiba - São Paulo - Belo Horizonte. Sozinho - 12,0 Km/L andando rápido.
Resultados - pista péssima, Sentido Belo Horizonte - Vitoria. Eu e meu pai - 9,8 Km/l andando devagar e enfrentando o caos (chuvas, engarrafamentos quilométricos, etc).
Resultados - Pista excelente, Sentido Campinas - Curitiba - 11,6 andando rápido (Nesse trecho rodei 565 Km com um tanque - foto em anexo).
Resultados - Cidade - Transito urbano - Seja em BH, Curitiba ou Vitória: não passa de 7,0 Km/l. Não adianta. ica em 6,4 e 6,8 Km/l. Consegui uma única vez fazer 7,4 Km/L, mas sempre na maciota. Nem sei como consegui.

Um abraço galera e estou SATISFEITISSIMO com o carro. Não me arrependo.
Anexos
Consumo
Consumo
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

C4 Picasso consumo alto

#30

Mensagem por gjvialta » Sáb Fev 03, 2018 6:40 pm

Consumo de combustível está relacionado diretamente com a maneira de conduzir, também com o tipo de asfalto, tipo de estrada (acelera e freia), tipo de pneu, etc...

Consumo ótimo, varia de carro para carro. Depende de qual faixa de rotação o torque é melhor... Se andar por volta dos 80-90km em um C4 Picasso, vai ter a melhor média. Nessa velocidade a faixa de torque do carro é a melhor.. Se aumentar a velocidade, o consumo também aumenta. Se andar bem devagar o consumo também aumenta.

Bombear acelerador aumenta consumo. Variar a velocidade em uma viagem também aumenta.
Responder