C4 Picasso consumo alto

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Rafael Zaze
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Set 29, 2016 11:26 am
Modelos Citroën: C4 Picasso GLX

C4 Picasso consumo alto

#1

Mensagem por Rafael Zaze » Qui Set 29, 2016 12:41 pm

Fala galera, blz?
Sou novo por aqui e faz 1 semana que peguei uma C4 Picasso, 11/12 GLX, com 35200 km, com 1 ano de garantia (caixa e motor).

Saí de uma Xsara Picasso automática 2005, o que vi é o consumo bem alto em relação à minha antiga, está fazendo em média 5-6 km/l na cidade.
Devo me preocupar com algo, fazer alguma vistoria para aumentar o desempenho ou é o normal dela?Na estrada ainda não testei.


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

C4 Picasso consumo alto

#2

Mensagem por rgdl » Qui Set 29, 2016 2:20 pm

O consumo tá alto mesmo, o meu faz 8,5km/l na cidade, embora não seja o mesmo carro o motor é basicamente o mesmo.

Primeiro faz o básico, trocar de velas, fazer limpeza de bicos injetores, trocar o de óleo, trocar todos os filtros (ar, óleo e combustível) limpar a TBI.

Feito isso vamos ver outras coisas como, por exemplo, se a sonda lambda está funcionando corretamente, se o comando de acionamento do VVT tá funcionando corretamente e se o conversor de torque do cambio está em perfeito estado.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

C4 Picasso consumo alto

#3

Mensagem por Miau » Qui Set 29, 2016 2:40 pm

Um diagnóstico mais preciso é ler com scanner os valores LTFT e STFT e saber interpretar. Por ai da pra saber se a correção está sendo pra rica ou pra pobre e apartir dai identificar mais fácil o problema.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

C4 Picasso consumo alto

#4

Mensagem por renan97ar » Qui Set 29, 2016 3:51 pm

Recomendo atualizar o software do câmbio! Quando tinha a C4 Picasso, fiz e o consumo melhorou, sem falar no conforto...
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
luciano_klein
Habilitado
Mensagens: 95
Registrado em: Sex Abr 08, 2016 10:58 pm

C4 Picasso consumo alto

#5

Mensagem por luciano_klein » Sex Set 30, 2016 7:24 am

Renan, como saber se o software está atualizado?

Fora consumo, tem outro sintoma? A minha c4p é 2011, qdo foi a última atualização?

As trocas são 1-2 a 20, 2-3 a 50, 3-4 a 72, claro dependendo do pé no auto adaptativo
Rafael Zaze
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Set 29, 2016 11:26 am
Modelos Citroën: C4 Picasso GLX

C4 Picasso consumo alto

#6

Mensagem por Rafael Zaze » Seg Out 03, 2016 11:38 am

rgdl escreveu:O consumo tá alto mesmo, o meu faz 8,5km/l na cidade, embora não seja o mesmo carro o motor é basicamente o mesmo.

Primeiro faz o básico, trocar de velas, fazer limpeza de bicos injetores, trocar o de óleo, trocar todos os filtros (ar, óleo e combustível) limpar a TBI.

Feito isso vamos ver outras coisas como, por exemplo, se a sonda lambda está funcionando corretamente, se o comando de acionamento do VVT tá funcionando corretamente e se o conversor de torque do cambio está em perfeito estado.
Vou fazer isso mesmo, uma revisão bem esperta para pegar o que tá acontecendo. Achei o consumo realmente se comparado com a Xsara Picasso Exclusive anterior (2005, cambio AL4).
Rafael Zaze
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Set 29, 2016 11:26 am
Modelos Citroën: C4 Picasso GLX

C4 Picasso consumo alto

#7

Mensagem por Rafael Zaze » Seg Out 03, 2016 11:50 am

luciano_klein escreveu:Renan, como saber se o software está atualizado?

Fora consumo, tem outro sintoma? A minha c4p é 2011, qdo foi a última atualização?

As trocas são 1-2 a 20, 2-3 a 50, 3-4 a 72, claro dependendo do pé no auto adaptativo
Bom saber também, onde eu consigo ver essas atualizações? Somente na Concessionária? Moro em Curitiba/PR, mas tenho receio de ir em alguma oficina que não seja experiente com nossas naves...certa vez fiquei 6 meses por levar numa mecânica geral que não descobria o defeito...
Avatar do usuário
juliano.fagundes
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Fev 26, 2017 12:05 pm
Modelos Citroën: C4 Picasso 2.0 GLXA 2012

C4 Picasso consumo alto

#8

Mensagem por juliano.fagundes » Dom Fev 26, 2017 12:39 pm

Mesmo carro e mesmo problema do Rafa Zaze aqui.
Já li bastante aqui no forum e to desconfiado do câmbio. A impressão que eu tenho, principalmente na 2ª marcha, é que ela tem duas fases. Como se na primeira fase de aceleração com ela, eu estivesse com o pé na embreagem, até que ela engata totalmente e o carro deslancha. Então, desconfiei do câmbio patinando.

A lenta me parece um pouco nervosinha também. O carro treme um pouco além do que me parece normal.

Como peguei o carro na semana passada, vou ter que fazer uma geral e tentar descobrir o problema. Média de 4-5 km/l na cidade é impagável.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

C4 Picasso consumo alto

#9

Mensagem por rgdl » Dom Fev 26, 2017 4:04 pm

Juliano, com o aconselhei ao Rafael, aconselho a vc também, caso não tenha feito faça o básico primeiro, como trocar velhas, limpar bicos (ou trocar se necessário), trocar filtros, limpar TBI... feito isso e não resolveu ai partimos para outros problemas. Quando peguei meu carro ele também estava com consumo alto, mas bastou fazer isso para o consumo melhorar.

Se isso não resolver, ai vamos ver coisa mais complicadas como o câmbio, no caso do cambio o que compromete o consumo é o conversor de torque, principalmente se a trava de lockup estiver patinando.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
juliano.fagundes
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Dom Fev 26, 2017 12:05 pm
Modelos Citroën: C4 Picasso 2.0 GLXA 2012

C4 Picasso consumo alto

#10

Mensagem por juliano.fagundes » Dom Fev 26, 2017 9:24 pm

Valeu, meu velho. Vou verificar isso sim, ainda esta semana.

Hoje peguei um trecho de estrada com ele, fiz 120km no total, ida e volta. Na estrada plana, andando entre 90 e 100 km/h com o piloto automático, o CB informa 11-13 km/L. Mas é só subir um viaduto que despenca para 4-5 km/L. \0///

Assim que eu voltar da oficina posto aqui.
DANTAS-CARAGUÁ-SP
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Jun 15, 2017 9:13 am
Modelos Citroën: C4 Picasso GLXA 5L 2011

C4 Picasso consumo alto

#11

Mensagem por DANTAS-CARAGUÁ-SP » Qua Jun 21, 2017 3:37 pm

juliano.fagundes escreveu:Valeu, meu velho. Vou verificar isso sim, ainda esta semana.

Hoje peguei um trecho de estrada com ele, fiz 120km no total, ida e volta. Na estrada plana, andando entre 90 e 100 km/h com o piloto automático, o CB informa 11-13 km/L. Mas é só subir um viaduto que despenca para 4-5 km/L. \0////

Assim que eu voltar da oficina posto aqui.
E aí fez!? Peguei um faz 2 semanas, bebe muito, fora que a Itavema de São José dos Campos-SP cobrou $340 atualização de câmbio al4, e $1400 de revisão pois dizem ter uma atualização pro motor tbm, tô em choque rsrsrs

Enviado de meu Lenovo K33b36 usando Tapatalk
Avatar do usuário
KarinaOliveira
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Ago 28, 2017 11:03 am

C4 Picasso consumo alto

#12

Mensagem por KarinaOliveira » Seg Set 04, 2017 9:28 am

Rafael Zaze escreveu:Fala galera, blz?
Sou novo por aqui e faz 1 semana que peguei uma C4 Picasso, 11/12 GLX, com 35200 km, com 1 ano de garantia (caixa e motor).

Saí de uma Xsara Picasso automática 2005, o que vi é o consumo bem alto em relação à minha antiga, está fazendo em média 5-6 km/l na cidade.
Devo me preocupar com algo, fazer alguma vistoria para aumentar o desempenho ou é o normal dela?Na estrada ainda não testei.

Bom dia!

Tbm sou nova por aqui e tbm novata com C4 Picasso.
Amigo só por curiosidade o seu esta fazendo quantos km por litro?

Estou assustadissima com o meu esta fazendo 3,6 km por litro, não acho que isso seja normal.
Quem puder me ajudar com dicas e me dizer se isso é normal pela experiencia de vocês ficaria muito grata.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

C4 Picasso consumo alto

#13

Mensagem por rgdl » Seg Set 04, 2017 10:14 am

KarinaOliveira escreveu: Estou assustadissima com o meu esta fazendo 3,6 km por litro, não acho que isso seja normal.
Eita... esse consumo é altíssimo, parece que vc está dirigindo um carro com motor feito no meado do século passado... com esse consumo um tanque cheio não te dá nem 200km de autonomia.

O meu é um Xsara Picasso 2.0, mas o motor é da mesma série (EW10) e faz, na cidade, 8,5km/l, na estrada faz mais de 12km/l. Era para o seu ser até mais econômico que o meu, pois o seu motor tem comando de válvula variável.

Como vc chegou nesse valor? Se for pelo computador de bordo a informação que é dada não é em km/l (quilômetros por litro) e sim l/100km (litros por cem quilômetros). Eu não uso a medição do consumo instantâneo do computador de bordo para verificar o consumo não, pois não é uma medição precisa.

O ideal é medir enchendo o tanque, rodando uns 200km e depois voltando no mesmo posto e enchendo novamente, ai divide a quilometragem rodada pela quantidade de combustível que entrou.

De qualquer maneira, se esse consumo for real é sempre importante revisar vazão de bicos injetores, velas de ignição, filtros (ar, óleo e combustível) e trocar o óleo antes de procurar por problemas mais sérios que estejam acarretando alto consumo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

C4 Picasso consumo alto

#14

Mensagem por gjvialta » Ter Set 05, 2017 9:08 am

KarinaOliveira escreveu:
Rafael Zaze escreveu:Fala galera, blz?
Sou novo por aqui e faz 1 semana que peguei uma C4 Picasso, 11/12 GLX, com 35200 km, com 1 ano de garantia (caixa e motor).

Saí de uma Xsara Picasso automática 2005, o que vi é o consumo bem alto em relação à minha antiga, está fazendo em média 5-6 km/l na cidade.
Devo me preocupar com algo, fazer alguma vistoria para aumentar o desempenho ou é o normal dela?Na estrada ainda não testei.

Bom dia!

Tbm sou nova por aqui e tbm novata com C4 Picasso.
Amigo só por curiosidade o seu esta fazendo quantos km por litro?

Estou assustadissima com o meu esta fazendo 3,6 km por litro, não acho que isso seja normal.
Quem puder me ajudar com dicas e me dizer se isso é normal pela experiencia de vocês ficaria muito grata.
Olá!
Informações solicitadas:
C4 Picasso 2012/68.000km / único dono.

Consumo cidade: 7,50km/l ou 13,33l/100km (trecho normal - no anda e para, sem enfrentar engarrafamentos fortes. Dois ocupantes e ar ligado em 22ºC)
Consumo estrada: 12km/l ou 8,33l/100km (Carro com 5 pessoas dentro, bagageiro lotado, condicionador ligado a 21ºC, 110km/h).

Espero ter ajudado
Avatar do usuário
KarinaOliveira
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Ago 28, 2017 11:03 am

C4 Picasso consumo alto

#15

Mensagem por KarinaOliveira » Ter Set 05, 2017 11:43 am

rgdl escreveu:
KarinaOliveira escreveu: Estou assustadissima com o meu esta fazendo 3,6 km por litro, não acho que isso seja normal.
Eita... esse consumo é altíssimo, parece que vc está dirigindo um carro com motor feito no meado do século passado... com esse consumo um tanque cheio não te dá nem 200km de autonomia.

O meu é um Xsara Picasso 2.0, mas o motor é da mesma série (EW10) e faz, na cidade, 8,5km/l, na estrada faz mais de 12km/l. Era para o seu ser até mais econômico que o meu, pois o seu motor tem comando de válvula variável.

Como vc chegou nesse valor? Se for pelo computador de bordo a informação que é dada não é em km/l (quilômetros por litro) e sim l/100km (litros por cem quilômetros). Eu não uso a medição do consumo instantâneo do computador de bordo para verificar o consumo não, pois não é uma medição precisa.

O ideal é medir enchendo o tanque, rodando uns 200km e depois voltando no mesmo posto e enchendo novamente, ai divide a quilometragem rodada pela quantidade de combustível que entrou.

De qualquer maneira, se esse consumo for real é sempre importante revisar vazão de bicos injetores, velas de ignição, filtros (ar, óleo e combustível) e trocar o óleo antes de procurar por problemas mais sérios que estejam acarretando alto consumo.
Então o meu c4 tem a opção de mudar l/100km para km/l e foi isso que eu fiz, pq comecei a desconfiar justamente do marcador do computador de bordo e também pelos km que eu rodo por dia que são pouquissimos e marcador só cai.

Eu rodo no máximo 9km por dia durante a semana e num mesmo dia caem dois pontos do marcador ou seja 10 litros de gasolina ja que cada um tem uma media de 5 litros, não achei isso normal, eu dexei o carro chegar na reserva reabasteci e zerei o computador de bordo, mas infelizmente continuou dessa forma.

Dai abasteci ele com a gasolina Podium da Petrobras e coloquei um aditivo pra ver melhorava e nada. A unica coisa é que com a POdium ao inves de fazer 3.6 a 4 km/l agora faz 4.9...kkkk

Mesmo assim é uma merda!
Como o carro ainda esta na garantia da agencia onde peguei, deixei o carro la hoje e mandei darem uma geral se não quiserem que eu devolva ele.
Responder