Velocimetro e Temperatura (painel) problemas
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Velocimetro e Temperatura (painel) problemas
Caros amigos. Tenho um Xsara Picasso ha quatro anos e sou apaixonado por esse carro. Talvez, o melhor que tive na vida. Esta em excelente estado e procuro conservá-lo. Sempre acompanho o fórum, e hoje diante de uma grande dúvida, rogo a orientação de vocês.
Ha um mês, notei que o marcador de temperatura estava fixo no meio. Sempre, e especialmente na estrada, após desenvolver, quase que zerava. Como estava no meio, não dei a principio muita atenção. Na semana passada, foi a fez do marcador de velocidade. Os dois dígitos apagaram. Levei na oficina de confiança (inclusive pessoas que ja trabalharam na oficina da Citroen) e, a principio, ficou decidido pela troca do sensor de velocidade. Fizeram, testaram. Funcionou pouco. Desconfiaram da central (que já havia certa vez apresentando problemas e desligou o sistema do carro me deixando na estrada). Essa central foi consertada por um técnico eletrônico, na época.
Pois bem, levaram a central novamente à esse técnico que detectou algumas vias interrompidas. Tentou o conserto, mas nada adiantou.
Peguei o carro com a orientação que comprasse outra central + bsi e chave, pois só a central daria problemas de programação. E somente com o conjunto evitaria esse problema, pois só a autorizada poderia reconfigurar o sistema.
Voltei a viajar neste fim de semana. Coloquei um velocímetro no Smartphone e la fui eu. Sem problemas, embora toda hora o ponteiro subia até o máximo e sempre vinha o inconveniente recado para "parar pois havia aquecimento no motor". Logo o marcador descia para o meio.
A minha dúvida é: vale a pena comprar esse sistema? Seria garantido por se tratar de peça usada? Quanto deve estar custando um conjunto desses?
Vale a pena em se tratando de um carro que de resto está (aparentemente e respondendo como tal) muito bom?
Ou melhor colocar esse carro pra frente? Vende-lo?
Peguei com 104 mil e hoje está com 130 mil km.
O que vocês me aconselham.
Abraços e obrigado a todos que puderem colaborar para que possa me decidir.
Ha um mês, notei que o marcador de temperatura estava fixo no meio. Sempre, e especialmente na estrada, após desenvolver, quase que zerava. Como estava no meio, não dei a principio muita atenção. Na semana passada, foi a fez do marcador de velocidade. Os dois dígitos apagaram. Levei na oficina de confiança (inclusive pessoas que ja trabalharam na oficina da Citroen) e, a principio, ficou decidido pela troca do sensor de velocidade. Fizeram, testaram. Funcionou pouco. Desconfiaram da central (que já havia certa vez apresentando problemas e desligou o sistema do carro me deixando na estrada). Essa central foi consertada por um técnico eletrônico, na época.
Pois bem, levaram a central novamente à esse técnico que detectou algumas vias interrompidas. Tentou o conserto, mas nada adiantou.
Peguei o carro com a orientação que comprasse outra central + bsi e chave, pois só a central daria problemas de programação. E somente com o conjunto evitaria esse problema, pois só a autorizada poderia reconfigurar o sistema.
Voltei a viajar neste fim de semana. Coloquei um velocímetro no Smartphone e la fui eu. Sem problemas, embora toda hora o ponteiro subia até o máximo e sempre vinha o inconveniente recado para "parar pois havia aquecimento no motor". Logo o marcador descia para o meio.
A minha dúvida é: vale a pena comprar esse sistema? Seria garantido por se tratar de peça usada? Quanto deve estar custando um conjunto desses?
Vale a pena em se tratando de um carro que de resto está (aparentemente e respondendo como tal) muito bom?
Ou melhor colocar esse carro pra frente? Vende-lo?
Peguei com 104 mil e hoje está com 130 mil km.
O que vocês me aconselham.
Abraços e obrigado a todos que puderem colaborar para que possa me decidir.
- rgdl
- Zumbi
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Velocimetro e Temperatura (painel) problemas
Mas colocaram um sensor de velocidade novo?
Uma coisa eu não entendi, vc disse que seu marcador de temperatura quase zerava quando vc pegava a estrada, mas isso acontecia antes de dar problema?
Bom, seguinte, supondo que sensor de temperatura, sensor de velocidade e válvula termostática estão em ordem, o que posso te dizer é que quem recebe as informações de temperatura e velocidade é a central de injeção que a disponibiliza para outros sistemas via rede CAN (Controller Area Network). É pela rede CAN que a BSI pega a informação de velocidade e temperatura e manda para o painel. Certamente a central de injeção está com a rede CAN comprometida.
Eu acho que vc só precisa comprar uma central de injeção nova, vc não precisa comprar BSI e nem chave, se vc comprar nova na concessionária eles vão te entregar já codificada para seu carro bastando vc colocar e rodar. Agora tem que ver porque as trilhas da central se partiram.
Eu no seu lugar não venderia, eu trocaria a central, vc rodou muito pouco com o carro embora já tenha ele a 4 anos. Eu tenho o meu a 5 anos, peguei com 78000km e já está com 137.000km e não tenho a menor intenção de vende-lo. Ele é muito bom de viagem e eu e a patroa gostamos de viajar.
Vc vender o carro do jeito que está das duas uma ou vc vende deixando claro ao futuro comprado de que ele terá que trocar a central de injeção e dando um desconto no valor por isso, ou vc vai ter uma dor de cabeça na venda.
Uma coisa eu não entendi, vc disse que seu marcador de temperatura quase zerava quando vc pegava a estrada, mas isso acontecia antes de dar problema?
Bom, seguinte, supondo que sensor de temperatura, sensor de velocidade e válvula termostática estão em ordem, o que posso te dizer é que quem recebe as informações de temperatura e velocidade é a central de injeção que a disponibiliza para outros sistemas via rede CAN (Controller Area Network). É pela rede CAN que a BSI pega a informação de velocidade e temperatura e manda para o painel. Certamente a central de injeção está com a rede CAN comprometida.
Eu acho que vc só precisa comprar uma central de injeção nova, vc não precisa comprar BSI e nem chave, se vc comprar nova na concessionária eles vão te entregar já codificada para seu carro bastando vc colocar e rodar. Agora tem que ver porque as trilhas da central se partiram.
Eu no seu lugar não venderia, eu trocaria a central, vc rodou muito pouco com o carro embora já tenha ele a 4 anos. Eu tenho o meu a 5 anos, peguei com 78000km e já está com 137.000km e não tenho a menor intenção de vende-lo. Ele é muito bom de viagem e eu e a patroa gostamos de viajar.
Vc vender o carro do jeito que está das duas uma ou vc vende deixando claro ao futuro comprado de que ele terá que trocar a central de injeção e dando um desconto no valor por isso, ou vc vai ter uma dor de cabeça na venda.
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- renan97ar
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Velocimetro e Temperatura (painel) problemas
Que ano é o seu carro? Eu concordo com o rgdl, uma central de injeção já faria tudo funcionar novamente. Só não pode comprar usada, pois ela tem o chassi antigo salvo na EPROM. Aliás, até pode, mas teria de desmontar a antiga e a nova, passando a EPROM da antiga para a nova. Dessa forma seria plug and play!
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
- Miau
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com o lexia da pra parear o chassi.. mas o lance mesmo é ter certeza do que está com defeito
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- CirdanInglorion
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Velocimetro e Temperatura (painel) problemas
A critério de curiosidade sobre o sensor de temperatura, meu carro chega a zerar qndo desço a imigrantes. Dentro dos tuneis, coloco o cambio em 3 e não acelero em nenhum momento. Ali a 80 km/h o carro esfria totalmente, ao ponto que se vc parar o carro, consegue colocar mão em cima do motor e sentir ele gelado.
Mas isso é por que a rodovia é 100% declive e o carro não tem aceleração alguma. Tanto que eu consigo colocar o autonomia em mais de 1500 km no computador de bordo. KKKKK
Mas isso é por que a rodovia é 100% declive e o carro não tem aceleração alguma. Tanto que eu consigo colocar o autonomia em mais de 1500 km no computador de bordo. KKKKK
- rgdl
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Velocimetro e Temperatura (painel) problemas
Cirdan, vc precisa trocar sua válvula termostática com a máxima urgência, pois isso não é para acontecer em hipótese alguma. É que esse motor tem temperatura de trabalho de -/+89°C e não pode baixar disso em hipótese alguma durante o uso normal.
A válvula termostática é responsável por manter a temperatura do motor nesse nível e quando o carro está sem ela ou ela está travada aberta é isso ai que acontece.
O problema de deixar assim é que de cara vai ter uma degradação no consumo, o carro vai ficar mais beberrão, pois a central vai enriquecer a mistura para que o motor chegue mais rápido na temperatura de trabalho.
Com o tempo, como tudo vai trabalhar mais apertado porque não vai ter a dilatação do metal que deveria ocorrer a 89°C, pode comprometer o bloco do motor e pistões.
A válvula termostática é responsável por manter a temperatura do motor nesse nível e quando o carro está sem ela ou ela está travada aberta é isso ai que acontece.
O problema de deixar assim é que de cara vai ter uma degradação no consumo, o carro vai ficar mais beberrão, pois a central vai enriquecer a mistura para que o motor chegue mais rápido na temperatura de trabalho.
Com o tempo, como tudo vai trabalhar mais apertado porque não vai ter a dilatação do metal que deveria ocorrer a 89°C, pode comprometer o bloco do motor e pistões.
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- marcelo.zaicovski
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Velocimetro e Temperatura (painel) problemas
Olá. Tenho um Xsara PicassoGLX 2007. De uma hora pra outra o hodometro e o indicativo de temperatura apagaram. Alguém pode ter alguma ideia do que seja?
- Miau
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mal contato no cabo da central.. solta e reconecta
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- CirdanInglorion
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rgdl escreveu:Cirdan, vc precisa trocar sua válvula termostática com a máxima urgência, pois isso não é para acontecer em hipótese alguma. É que esse motor tem temperatura de trabalho de -/+89°C e não pode baixar disso em hipótese alguma durante o uso normal.
A válvula termostática é responsável por manter a temperatura do motor nesse nível e quando o carro está sem ela ou ela está travada aberta é isso ai que acontece.
O problema de deixar assim é que de cara vai ter uma degradação no consumo, o carro vai ficar mais beberrão, pois a central vai enriquecer a mistura para que o motor chegue mais rápido na temperatura de trabalho.
Com o tempo, como tudo vai trabalhar mais apertado porque não vai ter a dilatação do metal que deveria ocorrer a 89°C, pode comprometer o bloco do motor e pistões.
Então, eu fui ver e a valvula está ótima. É realmente uma condição daquele trecho da estrada. Todos os meus carros faziam isso. Ali não tem o que fazer, não te aceleração alguma, o túnel é muito frio e o carro vai praticamente segurando marcha. Então mesmo que a valvula feche, o ar no motor esfria o carro.
Eu fiz uma revisão no sistema, agora o primeiro estagio da ventoinha que não liga.
- Munhoz
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Cirdan, em algum lugar aqui eu postei uma foto descendo a imigrantes, o CB marcava 0l/100km kkkk