Velocimetro e Temperatura (painel) problemas

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
zcarlos
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Set 25, 2016 10:48 am
Modelos Citroën: Ksara Picasso 2005 gas 1.6

Velocimetro e Temperatura (painel) problemas

#1

Mensagem por zcarlos » Seg Set 26, 2016 1:13 pm

Caros amigos. Tenho um Xsara Picasso ha quatro anos e sou apaixonado por esse carro. Talvez, o melhor que tive na vida. Esta em excelente estado e procuro conservá-lo. Sempre acompanho o fórum, e hoje diante de uma grande dúvida, rogo a orientação de vocês.
Ha um mês, notei que o marcador de temperatura estava fixo no meio. Sempre, e especialmente na estrada, após desenvolver, quase que zerava. Como estava no meio, não dei a principio muita atenção. Na semana passada, foi a fez do marcador de velocidade. Os dois dígitos apagaram. Levei na oficina de confiança (inclusive pessoas que ja trabalharam na oficina da Citroen) e, a principio, ficou decidido pela troca do sensor de velocidade. Fizeram, testaram. Funcionou pouco. Desconfiaram da central (que já havia certa vez apresentando problemas e desligou o sistema do carro me deixando na estrada). Essa central foi consertada por um técnico eletrônico, na época.
Pois bem, levaram a central novamente à esse técnico que detectou algumas vias interrompidas. Tentou o conserto, mas nada adiantou.
Peguei o carro com a orientação que comprasse outra central + bsi e chave, pois só a central daria problemas de programação. E somente com o conjunto evitaria esse problema, pois só a autorizada poderia reconfigurar o sistema.
Voltei a viajar neste fim de semana. Coloquei um velocímetro no Smartphone e la fui eu. Sem problemas, embora toda hora o ponteiro subia até o máximo e sempre vinha o inconveniente recado para "parar pois havia aquecimento no motor". Logo o marcador descia para o meio.
A minha dúvida é: vale a pena comprar esse sistema? Seria garantido por se tratar de peça usada? Quanto deve estar custando um conjunto desses?
Vale a pena em se tratando de um carro que de resto está (aparentemente e respondendo como tal) muito bom?
Ou melhor colocar esse carro pra frente? Vende-lo?
Peguei com 104 mil e hoje está com 130 mil km.
O que vocês me aconselham.
Abraços e obrigado a todos que puderem colaborar para que possa me decidir.


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Velocimetro e Temperatura (painel) problemas

#2

Mensagem por rgdl » Seg Set 26, 2016 4:34 pm

Mas colocaram um sensor de velocidade novo?

Uma coisa eu não entendi, vc disse que seu marcador de temperatura quase zerava quando vc pegava a estrada, mas isso acontecia antes de dar problema?

Bom, seguinte, supondo que sensor de temperatura, sensor de velocidade e válvula termostática estão em ordem, o que posso te dizer é que quem recebe as informações de temperatura e velocidade é a central de injeção que a disponibiliza para outros sistemas via rede CAN (Controller Area Network). É pela rede CAN que a BSI pega a informação de velocidade e temperatura e manda para o painel. Certamente a central de injeção está com a rede CAN comprometida.

Eu acho que vc só precisa comprar uma central de injeção nova, vc não precisa comprar BSI e nem chave, se vc comprar nova na concessionária eles vão te entregar já codificada para seu carro bastando vc colocar e rodar. Agora tem que ver porque as trilhas da central se partiram.

Eu no seu lugar não venderia, eu trocaria a central, vc rodou muito pouco com o carro embora já tenha ele a 4 anos. Eu tenho o meu a 5 anos, peguei com 78000km e já está com 137.000km e não tenho a menor intenção de vende-lo. Ele é muito bom de viagem e eu e a patroa gostamos de viajar.

Vc vender o carro do jeito que está das duas uma ou vc vende deixando claro ao futuro comprado de que ele terá que trocar a central de injeção e dando um desconto no valor por isso, ou vc vai ter uma dor de cabeça na venda.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

Velocimetro e Temperatura (painel) problemas

#3

Mensagem por renan97ar » Seg Set 26, 2016 5:51 pm

Que ano é o seu carro? Eu concordo com o rgdl, uma central de injeção já faria tudo funcionar novamente. Só não pode comprar usada, pois ela tem o chassi antigo salvo na EPROM. Aliás, até pode, mas teria de desmontar a antiga e a nova, passando a EPROM da antiga para a nova. Dessa forma seria plug and play!
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Velocimetro e Temperatura (painel) problemas

#4

Mensagem por Miau » Seg Set 26, 2016 6:15 pm

com o lexia da pra parear o chassi.. mas o lance mesmo é ter certeza do que está com defeito
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
CirdanInglorion
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Seg Out 03, 2016 8:45 am

Velocimetro e Temperatura (painel) problemas

#5

Mensagem por CirdanInglorion » Sex Out 07, 2016 4:47 pm

A critério de curiosidade sobre o sensor de temperatura, meu carro chega a zerar qndo desço a imigrantes. Dentro dos tuneis, coloco o cambio em 3 e não acelero em nenhum momento. Ali a 80 km/h o carro esfria totalmente, ao ponto que se vc parar o carro, consegue colocar mão em cima do motor e sentir ele gelado.

Mas isso é por que a rodovia é 100% declive e o carro não tem aceleração alguma. Tanto que eu consigo colocar o autonomia em mais de 1500 km no computador de bordo. KKKKK
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Velocimetro e Temperatura (painel) problemas

#6

Mensagem por rgdl » Sex Out 07, 2016 6:03 pm

Cirdan, vc precisa trocar sua válvula termostática com a máxima urgência, pois isso não é para acontecer em hipótese alguma. É que esse motor tem temperatura de trabalho de -/+89°C e não pode baixar disso em hipótese alguma durante o uso normal.

A válvula termostática é responsável por manter a temperatura do motor nesse nível e quando o carro está sem ela ou ela está travada aberta é isso ai que acontece.

O problema de deixar assim é que de cara vai ter uma degradação no consumo, o carro vai ficar mais beberrão, pois a central vai enriquecer a mistura para que o motor chegue mais rápido na temperatura de trabalho.

Com o tempo, como tudo vai trabalhar mais apertado porque não vai ter a dilatação do metal que deveria ocorrer a 89°C, pode comprometer o bloco do motor e pistões.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
marcelo.zaicovski
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Out 07, 2016 7:50 pm

Velocimetro e Temperatura (painel) problemas

#7

Mensagem por marcelo.zaicovski » Sex Out 07, 2016 7:55 pm

Olá. Tenho um Xsara PicassoGLX 2007. De uma hora pra outra o hodometro e o indicativo de temperatura apagaram. Alguém pode ter alguma ideia do que seja?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Velocimetro e Temperatura (painel) problemas

#8

Mensagem por Miau » Sex Out 07, 2016 10:03 pm

mal contato no cabo da central.. solta e reconecta
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
CirdanInglorion
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Seg Out 03, 2016 8:45 am

Velocimetro e Temperatura (painel) problemas

#9

Mensagem por CirdanInglorion » Sáb Out 08, 2016 10:06 am

rgdl escreveu:Cirdan, vc precisa trocar sua válvula termostática com a máxima urgência, pois isso não é para acontecer em hipótese alguma. É que esse motor tem temperatura de trabalho de -/+89°C e não pode baixar disso em hipótese alguma durante o uso normal.

A válvula termostática é responsável por manter a temperatura do motor nesse nível e quando o carro está sem ela ou ela está travada aberta é isso ai que acontece.

O problema de deixar assim é que de cara vai ter uma degradação no consumo, o carro vai ficar mais beberrão, pois a central vai enriquecer a mistura para que o motor chegue mais rápido na temperatura de trabalho.

Com o tempo, como tudo vai trabalhar mais apertado porque não vai ter a dilatação do metal que deveria ocorrer a 89°C, pode comprometer o bloco do motor e pistões.

Então, eu fui ver e a valvula está ótima. É realmente uma condição daquele trecho da estrada. Todos os meus carros faziam isso. Ali não tem o que fazer, não te aceleração alguma, o túnel é muito frio e o carro vai praticamente segurando marcha. Então mesmo que a valvula feche, o ar no motor esfria o carro.

Eu fiz uma revisão no sistema, agora o primeiro estagio da ventoinha que não liga.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Velocimetro e Temperatura (painel) problemas

#10

Mensagem por Munhoz » Sáb Out 08, 2016 3:23 pm

Cirdan, em algum lugar aqui eu postei uma foto descendo a imigrantes, o CB marcava 0l/100km kkkk
Responder