Dúvida na compra de um Xsara Picasso

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
RodrigoSC
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Set 01, 2016 9:59 am
Localização: Joinville
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 1.6 2009

Dúvida na compra de um Xsara Picasso

#1

Mensagem por RodrigoSC » Seg Set 19, 2016 4:09 am

Primeiramente vou me apresentar pq é meu primeiro post: Sou o Rodrigo, sou paulista e mudei pra Joinville faz pouco tempo.

Meu último carro foi um Voyage que me desfiz em 2005. Desde então, só tenho alugado carro nesses 10 anos mas agora com mais um filho chegando, preciso ter um carro todos os dias com espaço pra carregar brinquedos, bicicletas, carrinhos de bebê, etc.

Me surpreendi como aqui em Joinville tem MUITO Citroen & Peugeot e isso me chamou a atenção por causa das oficinas especializadas em marcas francesas (e evitar em ser esfaqueado pelas concessionárias).

Como pretendo ficar uns 10 anos com o carro, antes de fechar negócio, levarei o carro em um mecânico pra escanear e numa empresa de perícia & vistoria pra verificarem se houve sinistro, adulteração de chassis, troca de motor/vidros, câmbio e avarias na estrutura. Cobram R$200 e emitem um laudo. Já que não tenho conhecimentos em mecânica, prefiro gastar isso do que ter dor de cabeça depois.

Pesquisei alguns modelos entre 2007 e 2011. Gostei de um 1.6 flex 2010 com 80 mil rodados com o estofado do banco do passageiro bem rasgado e outro 1.6 flex 2008 com 110mil rodados com bancos de couro impecáveis e 1000 reais mais barato.

Minha dúvida é: Vale a pena pegar um carro 30mil mais rodado em troca do banco de couro e o menor preço? Com 110mil, o que eu teria que trocar além das correias, filtros, oléo motor, fluido e pastilha de freio?

Obrigado pela paciência de quem leu até aqui. Abraços


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Dúvida na compra de um Xsara Picasso

#2

Mensagem por Miau » Seg Set 19, 2016 11:23 am

cara.. difícil..

eu penso o seguinte.. um dono que não cuida do carro a ponto de detonar o estofado.. certamente também não liga muito pras demais coisas.. só quer q o carro esteja andando.

um carro com 110 mil km, supõe-se que aos 70 foi trocado o kit correia.. pois é a km de troca.. apos isso, é de 50 em 50 mil km..

pra mim o estado de conservação do carro diz muito sobre seu uso e sobre o cuidado do dono..

pastilhas, filtros, óleo, fluidos.. ai tem que ver o estado atual.. o mesmo em relação a suspensão.. tudo tem q ser bem visto pra você saber o que tá levando..

sobre scanner e etc.. a melhor coisa pra saber o estado do motor, é ler os parametros STFT e LTFT.. que são os ajustes de correção que a central faz.. até fiz um tópico sobre isso. É o melhor indicativo da qualidade atual da injeção, e por consequência, do motor. Qualquer scanner ELM327 de 40 ~ 50,00 temers faz essa leitura

sobre estofado comum e couro.. eu particularmente só gosto de couro.. da outro visual..
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

Dúvida na compra de um Xsara Picasso

#3

Mensagem por renan97ar » Seg Set 19, 2016 11:55 am

Cara, na minha opinião, se a mais rodada têm procedência e está em bom estado de conservação, vale sim! Só tenha em mente que o carro tem 110 mil km, e por se tratar de usado, seria legal fazer uma preventiva (troca de correias, óleo e filtros, pelo menos). Esse motor se você manter em dia, dura mais de 300 mil km tranquilo!

Essa com o banco rasgado, isso pra mim é um indicativo de dono porco. Se o cara consegue rasgar um banco, imagina o resto do carro. Dá uma chorada com o dono do carro pra ter um desconto... Sei que aí no Sul carro é mais caro, então talvez até compense olhar alguns anúncios, achar uma passagem barata e vir a SP buscar o carro.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
RodrigoSC
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Set 01, 2016 9:59 am
Localização: Joinville
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 1.6 2009

Dúvida na compra de um Xsara Picasso

#4

Mensagem por RodrigoSC » Seg Set 26, 2016 1:23 am

Miau, estou priorizando com banco de couro. Viajar com duas crianças pequenas derramando mamadeira e frutas, o estofado vai encardir rápido.rs

Por garantia, vou trocar correias e fluídos independente da quilometragem. Andei lendo alguns tópicos com recomendações, e vou colocar óleo sintético.

Renan, como tenho trabalhado muito e estou pintando o apto, atualmente fica difícil ir pra SP. Vou pesquisando por aqui mesmo (e fica mais fácil pra levar no mecânico).

Assim que fechar negócio, postarei dúvidas e fotos.
Avatar do usuário
RodrigoSC
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Set 01, 2016 9:59 am
Localização: Joinville
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 1.6 2009

Dúvida na compra de um Xsara Picasso

#5

Mensagem por RodrigoSC » Seg Out 03, 2016 12:12 pm

Vi um anúncio de uma XP 2009 Flex Exclusive por um preço bom e gostei por causa do banco de couro e ABS.

No anúncio estava bonitona assim:
Imagem

Pessoalmente, estranhei logo de cara a falta do logo "Xsara" e "Flex" e percebi que tinha sido batida na traseira por causa do estragos na pintura do parachoque.
Imagem

Analisando as fotos depois, notei que faltava o adesivo da concessionária "Le monde" e o logo "Citroën" estar uns 2cm abaixo da foto do anúncio.
Imagem

Questionei o dono e ele falou que tomou uma batida na traseira e estragou somente a pintura do parachoque traseiro, caiu o logo Xsara/Flex e o breaklight soltou do vidro.

Minha conclusão é o porta malas foi trocado ou o funileiro não colocou os logos após o reparo.

Vou levar o carro pra fazer vistoria e receber um laudo pra saber o estrago dessa batida. Só vou fazer isso pq de resto o carro está bem cuidado e ele me mostrou o manual com todas as manutenções em dia.

Ah, claro... levarei no mecânico tb.
Avatar do usuário
CirdanInglorion
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Seg Out 03, 2016 8:45 am

Dúvida na compra de um Xsara Picasso

#6

Mensagem por CirdanInglorion » Seg Out 03, 2016 3:10 pm

Olha amigo, eu recomendo que vc pegue uma 2.0 viu. A 1.6 consegue ser mais pesada e consumir mais que a 2.0.
Avatar do usuário
RodrigoSC
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Set 01, 2016 9:59 am
Localização: Joinville
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 1.6 2009

Dúvida na compra de um Xsara Picasso

#7

Mensagem por RodrigoSC » Seg Out 03, 2016 9:37 pm

Mas o último modelo da XP (2008-2012) as 2.0 são somente os modelos com câmbio automático, correto?

Quero com câmbio manual mesmo.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

Dúvida na compra de um Xsara Picasso

#8

Mensagem por renan97ar » Ter Out 04, 2016 12:12 am

Tem 2.0 frente nova e manual também, mas são poucas...
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
CirdanInglorion
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Seg Out 03, 2016 8:45 am

Dúvida na compra de um Xsara Picasso

#9

Mensagem por CirdanInglorion » Ter Out 04, 2016 11:07 am

Tem manual sim.
Mas Picasso manual é complicado amigo. A revenda é mais chata e pra piorar não tem conta-giros. Na 1.6 que tem potencia de 115cv, vc vai precisar ser bom de orelha pra sentir o giro do motor e obter bom desempenho em algumas situações.
Avatar do usuário
RodrigoSC
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Set 01, 2016 9:59 am
Localização: Joinville
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 1.6 2009

Dúvida na compra de um Xsara Picasso

#10

Mensagem por RodrigoSC » Seg Out 17, 2016 9:36 am

Após pesquisar e ver várias e várias XP, comprei a minha 1.6 Exclusive 2009/2010.

Que carro apaixonante! Agora entendo pq todo dono chama de nave. rs

É um carro grande, mas bem diferente de dirigir um SUV ou pickup. É como se fosse um sedan de luxo, só que mais alto.

O antigo e único dono me entregou todas as notas fiscais desde que o carro saiu da concessionária. Vou ler tudo pra conhecer o histórico do carro.

Pretendo trocar o aparelho de som original da Citroën por um que tenha USB, instalar um sensor de estacionamento e um DVD de teto pra passar galinha pintadinha pro meu filho se acalmar nas viagens.

Depois tirarei dúvidas em tópicos específicos.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Dúvida na compra de um Xsara Picasso

#11

Mensagem por rgdl » Seg Out 17, 2016 9:42 am

Parabéns pela aquisição, realmente é isso é um carro grande com conforto de sedan. Se vc já está vendo como é gostoso dirigir esse carro agora, espere pegar a estrada com ele... vc vai adorar o conforto e espaço para tudo.

Se vc for instalar um novo rádio leve em alguém que saiba mexer em Citroën porque o rádio original é ligado a BSI, se o cara fizer alguma cagada pode dar ruim na BSI.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
RodrigoSC
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Set 01, 2016 9:59 am
Localização: Joinville
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 1.6 2009

Dúvida na compra de um Xsara Picasso

#12

Mensagem por RodrigoSC » Seg Out 17, 2016 9:56 am

CirdanInglorion escreveu:Tem manual sim.
Mas Picasso manual é complicado amigo. A revenda é mais chata e pra piorar não tem conta-giros. Na 1.6 que tem potencia de 115cv, vc vai precisar ser bom de orelha pra sentir o giro do motor e obter bom desempenho em algumas situações.
Pelo que eu pesquisei, as automáticas que são complicadas de revender por causa da facada na hora que dá um problema.

Eu não uso conta giros, então não sentirei falta.
Eu não corro e não estico marcha até o motor gritar... e com um bebê no cadeirão e minha esposa grávida, nem ultrapassagem farei. rsrs
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Dúvida na compra de um Xsara Picasso

#13

Mensagem por Munhoz » Seg Out 17, 2016 10:38 am

Parabéns!! Depois posta fotos dela na nossa Garagem.
CM318
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Qui Fev 04, 2016 6:51 pm
Nome: CM318
Modelos Citroën: Picasso 2011 GLX

Dúvida na compra de um Xsara Picasso

#14

Mensagem por CM318 » Seg Out 17, 2016 8:45 pm

Eu particularmente achei o motor 1.6 16V excelente!
Econômico, potente na medida certa, sobe de giro muito bem, enfim, muito bom.
Acabei de fazer Rio - Cabo frio - Rio, com 4 adultos grandes e duas crianças, mais um porta malas lotado até a tampa, COM AR LIGADO e em nenhum momento o motor decepcionou.
É óbvio que não penso nem nunca pensei num XPS como esportivo, pois sua proposta é familiar, mas mesmo assim acho o motor 1.6 ótimo.
OBS: Só acho que cairia bem uma 5º mais longa.
rgiacolst
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Jan 02, 2012 2:42 pm
Nome: rgiacolst
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelos Citroën: Citroen C3 Picasso Exclusive 1.6 2012 Cambio Manua

Dúvida na compra de um Xsara Picasso

#15

Mensagem por rgiacolst » Qui Out 20, 2016 1:26 pm

Minha opiniao:

Já tive duas Xsara Picasso, a primeira, foi uma excluisve 2.0 automatica 2004/2005. Não aguentei 3 meses com ela. O consumo do cambio automatico da citroen é absurdo. Fazia na media de 4,5km/l na cidade. Troquei entao por uma glx 1.6 2005/2006 cambio manual. Passei a fazer uma media entre 8,5km/l e 9,5km/l na cidade. Se você está atras de economia de combustivel, sugiro uma cambio manual.
Responder