Air bag defeito

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
famendo
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Qua Set 27, 2017 9:55 am
Nome: Fabiano de A. Mendon
Localização: Esteio - RS
Modelos Citroën: Xsara Picasso EXS Etoile 2.0 16v mec 2005

Air bag defeito

#16

Mensagem por famendo » Ter Out 03, 2017 2:53 pm

Estou com o mesmo problema, a minha XP quando liga chave, acendem as luzes normalmente, depois se apagam, e ai vem o aviso de air bag defeituoso...mas quanto ao "desligar a bateria", quer dizer retirar o negativo do polo, no cofre do motor?
E quando reconectar, qual o processo para que o carro volte normalmente para o padrão da centralina?
Pergunto, porque ao fazer manutenções no meu carro anterior, que envolviam desligamento da bateria, tinha que fazer o reset da centralina, de modo que o carro ficava meio doido até fechar uns 20km rodados, e depois normalizava consumo, lenta, etc...
Como funciona isso na Picasso?
Alguém pode esclarecer?


Xsara Picasso Exclusive Etoile 2.0 16v mec 2005
Marcos Colman
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Sex Fev 10, 2017 9:21 am
Nome: Marcos Colman
Localização: Rio de Janeiro
Modelos Citroën: xsara picasso 1.6 16v flex 2011

Re: Air bag defeito

#17

Mensagem por Marcos Colman » Qui Jul 06, 2023 12:19 pm

Tenho um Xsara Picasso 1,6 16 v 2011/2012 e também está aparecendo essa mensagem de Air Bag Defeito. No meu não tem o conector embaixo do banco do motorista. Tinha dado uma mensagem de módulo. Troquei três vezes em oficinas diferentes e nada de resolver o problema. Alguém tem ideia do que pode ser?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Air bag defeito

#18

Mensagem por rgdl » Qui Jul 06, 2023 5:22 pm

Eu não tenho certeza mas acho que todos os Picassos vinham com Air bag lateral, por isso o fio em baixo do banco.

De qualquer maneira veja se na lateral do banco tem essa peça da foto abaixo, se tiver e não tiver os fios está ai seu problema.

Imagem

Tem outra coisa também, quem gerencia os airbags é a com2000, melhor dizendo é a com2000 que faz a interface entre o modulo do airbag e a central do carro. É muito comum romper uma fita de comunicação que existe dentro da com2000 (foto abaixo) essa fita é responsável pela comunicação da com2000 com o airbag do volante. Uma vez rompida... erro direto de airbag!
Cabo flat da com2000.jpg
Bateria fraca também costuma dar erros constantes de airbag, pois o módulo não é energizado corretamente na partida e por isso apresenta falha de funcionamento.

Obs: a Com2000 é a chave de seta do Picasso, é uma chave de seta computadorizada que controla várias funções do carro.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Marcos Colman
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Sex Fev 10, 2017 9:21 am
Nome: Marcos Colman
Localização: Rio de Janeiro
Modelos Citroën: xsara picasso 1.6 16v flex 2011

Re: Air bag defeito

#19

Mensagem por Marcos Colman » Qua Jul 19, 2023 1:55 pm

Olá amigo. Troquei a bateria. Realmente estava passada já.
Por outro lado, procurei a peça que falou, ao lado do banco e nao encontrei. Agora tá dando a.mensagem de "DEFEITO MOTOR". O carro ficou um tempo parado, tipo uns 4 meses. Isso pode dar esse tipo de problema? É melhor trocar óleo e filtros?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Air bag defeito

#20

Mensagem por Miau » Qua Jul 19, 2023 5:10 pm

Vamos lá.. Só lembrando que antes de condenar uma fita ou com2000, tem fazer a leitura do erro pra saber o diagnóstico correto.

Em relação ao defeito motor, mesma coisa.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Marcos Colman
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Sex Fev 10, 2017 9:21 am
Nome: Marcos Colman
Localização: Rio de Janeiro
Modelos Citroën: xsara picasso 1.6 16v flex 2011

Re: Air bag defeito

#21

Mensagem por Marcos Colman » Ter Jul 25, 2023 12:13 pm

Miau escreveu:
Qua Jul 19, 2023 5:10 pm
Vamos lá.. Só lembrando que antes de condenar uma fita ou com2000, tem fazer a leitura do erro pra saber o diagnóstico correto.

Em relação ao defeito motor, mesma coisa.
Bom dia meu amigo! Tem alguma indicação de uma oficina confiável pra me indicar? Estou no Rio de Janeiro
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Air bag defeito

#22

Mensagem por Miau » Qua Jul 26, 2023 3:05 pm

boa tarde amigo, não sei indicar não.. padeci tanto com mecânicos ruins que eu mesmo faço minhas manutenções seja ela qual for.

Adicionado após 4 minutos 23 segundos:
Curiosamente, tem uns meses que meu airbag também apresenta defeito vez ou outra. A primeira vez que deu defeito, passei o scanner e acusou falha na comunicação com a rede. Peguei o diagrama elétrico e vasculhei as conexões pra tentar achar o problema, que parecia ser mau contato. Mas o diagrama não bate exatamente com o que existe. Fui desplugando e replugando os cabos do BSI e o problema parou por um tempo, mas volta a aparecer vez ou outra. Quando tiver tempo, vou repassar o scanner pra ver se é o mesmo erro, e vasculhar com mais paciência. Mas tá anotada a dica da com2000. Uma dica, se for defeito na fita do volante, acusaria algum erro do tipo que só falasse do airbag do volante.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Air bag defeito

#23

Mensagem por rgdl » Qui Jul 27, 2023 8:27 am

Miau, as conexões usadas na BSI e BSM são muito ruins e tendem a criar oxidação pelo tempo e, com isso, dar mal contato. Tente fazer uma boa limpeza nas conexões passando borracha nelas.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Air bag defeito

#24

Mensagem por Miau » Qui Jul 27, 2023 3:50 pm

Pois é.. vou ter que ver isso com calma. Interessante é que o diagrama elétrico não é muito preciso, do contrario eu iria exatamente no plug x da questão. Lembro que o erro era falha de comunicação entre o modulo do airbag e a rede. O lance é que estou dedicando tempo numa moto que comprei toda armengada, estou deixando zero.. motor todo desmontado etc e tal.. inclusive com pintura, e isso está me tomando muito tempo.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Air bag defeito

#25

Mensagem por rgdl » Sex Jul 28, 2023 8:48 am

Assim que puder faça isso, pois o meu dava esses erros também. Uma vez até me deixou na mão, pois o mal contato foi tão grande que derreteu um pino do conector preto da BSI e foi justamente quando fui buscar a minha esposa na igreja. Tive que deixar o carro lá, pois já estava tarde e voltar no dia seguinte.

Até que, belo dia, cansei dos erros, peguei a BSI e a BSM e dei uma geral nos conectores tanto macho quanto fêmea, especialmente nos de 16 vias (preto, cinza e verde), acabou o problema. Usei, borracha, lixa bem fininha e muito limpa contato.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder