motor da alavanca do câmbio

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
mauriciojr
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Set 03, 2016 9:47 pm
Modelos Citroën: Grand Picasso

motor da alavanca do câmbio

#1

Mensagem por mauriciojr » Sáb Set 03, 2016 10:04 pm

Olá pessoal, estou precisando de uma ajuda. Tenho uma Grand Picasso que apresentou problema no câmbio e o mecânico diagnosticou defeito no motor da alavanca. Alguém já teve o mesmo problema e resolveu sem trocar a peça ou conhece alguma maneira de recuperar?

Obrigado


Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

motor da alavanca do câmbio

#2

Mensagem por renan97ar » Dom Set 04, 2016 2:05 pm

Motor da alavanca? Acho que seu mecânico ta por fora... Essa alavanca da c4 Picasso é totalmente eletrônica, quando você move ela, altera a resistência do circuito e a central do câmbio interpreta. Se ela está falhando, tem de trocar ela toda, pois a base dela é a parte que dá contato... É difícil esse tipo de problema, mas pode acontecer.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

motor da alavanca do câmbio

#3

Mensagem por rgdl » Dom Set 04, 2016 8:16 pm

Só se o cara está se referindo ao acionador do cambio que fica no próprio cambio, que quando dá defeito interfere até no freio de mão eletrônico.

É o item 1 da imagem abaixo

Imagem
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

motor da alavanca do câmbio

#4

Mensagem por rgdl » Dom Set 04, 2016 8:24 pm

Mais uma foto da peça

Imagem

Tem esse tópico sobre isso: AVISO DE DEFEITO DE FREIO DE ESTACIONAMENTO
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
RodrigoCarstens
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Set 16, 2016 9:44 pm

motor da alavanca do câmbio

#5

Mensagem por RodrigoCarstens » Sex Set 16, 2016 10:16 pm

também estou com este problema vc achou alguma solução pois , estou achando esta peca com um preço altisimo
.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

motor da alavanca do câmbio

#6

Mensagem por rgdl » Sáb Set 17, 2016 12:21 pm

Realmente não é uma peça barata, nem em ferro velho, mas é uma peça eletro-mecânica então deve dar para reparar.

Eu acho que esse motor não deve queimar com facilidade não, então eu daria uma olhada nas engrenagens. Acho que uma boa limpeza e lubrificação deve dar um gás.

Outra, isso é um motor de passo que é pouquíssimo acionado, então eu estranho muito essa peça dar tanto defeito, eu acho que está mais para defeito provocado que para má qualidade da peça.

O povo que tem câmbio automático tem que botar o a alavanca no D e deixar ai até chegar no destino, mas uma vez vi, num engarrafamento um proprietário de um C4 Picasso colocar o câmbio em N a cada parada do trânsito. Assim não tem motor de passo que aguente.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Marcos Madureira
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Jan 27, 2018 9:13 pm
Modelos Citroën: C4 Picasso exclusive 7 lugares 2009

motor da alavanca do câmbio

#7

Mensagem por Marcos Madureira » Sáb Jan 27, 2018 9:41 pm

Boa noite... Caros amigos sou novo no fórum, estou com um problema no acionador do câmbio automático Al4, Citroen C4 Picasso exclusive 7 lugares 2009.
É uma peça mecatrônica acredito que dê reparo, porém não conheço ninguém que o faça.
O carro apresentou uma mensagem... Defeito freio de estacionamento... Com o tempo começou a não engatar as marchas... Entendo um pouco do assunto não mto, mas consigo me virar um pouco, devido a quilometragem troquei as eletrovalvulas de pressão " solenóides" acabei trocando o cálculador de pressão do câmbio e a CMF caixa seletora de marchas que fica em cima do câmbio responsável por indicar a posição das marchas no painel, porém não resolveu. Porém acredito que o problema seja o acionador das marchas ... É composto por placas eletrônicas e uma pequena bobina eletromagnética além das engrenagens... Acho que está em curto... Amigos por gentileza se puderem, me ajudem !
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

motor da alavanca do câmbio

#8

Mensagem por Munhoz » Seg Jan 29, 2018 11:29 am

Marcos Madureira, dá uma olhada nesse tópico viewtopic.php?p=37903#p37903
demarchiori
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Fev 16, 2018 1:19 am
Modelos Citroën: C4 Picasso La Luna 2.0 16v 2013

motor da alavanca do câmbio

#9

Mensagem por demarchiori » Seg Mar 11, 2019 3:01 am

Pessoal, alguém consegue me dar uma luz de onde encontro essa peça para compra? No ML só tem a retifica da peça e na concessionária conforme já relataram acima so vendem o cambio completo.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

motor da alavanca do câmbio

#10

Mensagem por giovane s » Dom Mar 17, 2019 6:14 pm

rgdl escreveu:Realmente não é uma peça barata, nem em ferro velho, mas é uma peça eletro-mecânica então deve dar para reparar.

Eu acho que esse motor não deve queimar com facilidade não, então eu daria uma olhada nas engrenagens. Acho que uma boa limpeza e lubrificação deve dar um gás.

Outra, isso é um motor de passo que é pouquíssimo acionado, então eu estranho muito essa peça dar tanto defeito, eu acho que está mais para defeito provocado que para má qualidade da peça.

O povo que tem câmbio automático tem que botar o a alavanca no D e deixar ai até chegar no destino, mas uma vez vi, num engarrafamento um proprietário de um C4 Picasso colocar o câmbio em N a cada parada do trânsito. Assim não tem motor de passo que aguente.
Colocar o câmbio em N nos semáforos ou paradas longas em engarrafamentos faz com que a E1 não fique patinando aumentando a vida útil do câmbio em centenas de milhares de quilometros, além de diminuir a temperatura do óleo por não haver atrito na E1 e evitar o maior problema do AL4 que são os Trancos.

Carro automático é igual carro manual, parado em neutro andando engatado.
Editado pela última vez por giovane s em Qui Mar 21, 2019 10:51 am, em um total de 2 vezes.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

motor da alavanca do câmbio

#11

Mensagem por giovane s » Dom Mar 17, 2019 6:17 pm

rgdl escreveu:Mais uma foto da peça

Imagem

Tem esse tópico sobre isso: AVISO DE DEFEITO DE FREIO DE ESTACIONAMENTO
Este motor deve ser como o da borboleta e da CMF, deve ter trilhas que desgastam ou sujam caso entre água. Parece bem fácil abrir e limpar.
Como fica em cima do câmbio como o CMF deve ter a mesma vedação que o CMF ou seja nenhuma.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

motor da alavanca do câmbio

#12

Mensagem por rgdl » Seg Mar 18, 2019 10:58 am

giovane s escreveu:
rgdl escreveu:Realmente não é uma peça barata, nem em ferro velho, mas é uma peça eletro-mecânica então deve dar para reparar.

Eu acho que esse motor não deve queimar com facilidade não, então eu daria uma olhada nas engrenagens. Acho que uma boa limpeza e lubrificação deve dar um gás.

Outra, isso é um motor de passo que é pouquíssimo acionado, então eu estranho muito essa peça dar tanto defeito, eu acho que está mais para defeito provocado que para má qualidade da peça.

O povo que tem câmbio automático tem que botar o a alavanca no D e deixar ai até chegar no destino, mas uma vez vi, num engarrafamento um proprietário de um C4 Picasso colocar o câmbio em N a cada parada do trânsito. Assim não tem motor de passo que aguente.
Colocar o câmbio em N nos semáforos ou paradas longas em engarrafamentos faz com que a E1 não fique patinando aumentando a vida útil do câmbio em centenas de milhares de quilometros, além de diminuir a temperatura do óleo por não haver atrito na E1 e evitar o maior problema do AL4 que são os Trancos.

Carro automático é igual carro manual, parado em neutro andando engatado.
Na verdade não. Se fosse assim todo cambio automático se destruiria com rapidez. Quando se pisa no freio e mantêm-se a alavanca do câmbio em D todo o sistema interno do cambio também para, não há patinação alguma, salvo se houver algum problema na pressão do óleo. Mas como o motor não morre? O segredo está no conversor de torque,é ele que "patina". Com o motor em marcha lenta a pressão do óleo dentro do conversor é baixa, por isso ela não é capaz de criar força suficiente para superar a fricção dos freios F e embreagens E a ponto de causar qualquer dano ao cambio. O conversor também não se danifica porque foi feito pensando nisso.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

motor da alavanca do câmbio

#13

Mensagem por Miau » Seg Mar 18, 2019 12:19 pm

Pelos estudos que fiz.. Ficar acionando neutro a cada parada, é que pode causar desgaste prematuro devido a mudança ocorrida em todo sistema pra se colocar o cambio em N.

Já nos automatizados, sim.. É bom colocar em N
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

motor da alavanca do câmbio

#14

Mensagem por giovane s » Seg Mar 18, 2019 4:22 pm

rgdl escreveu: Na verdade não. Se fosse assim todo cambio automático se destruiria com rapidez. Quando se pisa no freio e mantêm-se a alavanca do câmbio em D todo o sistema interno do cambio também para, não há patinação alguma, salvo se houver algum problema na pressão do óleo. Mas como o motor não morre? O segredo está no conversor de torque,é ele que "patina". Com o motor em marcha lenta a pressão do óleo dentro do conversor é baixa, por isso ela não é capaz de criar força suficiente para superar a fricção dos freios F e embreagens E a ponto de causar qualquer dano ao cambio. O conversor também não se danifica porque foi feito pensando nisso.
Algo "patina" se é a E1, F3 ou conversor de torque eu não sei, mas o óleo esquenta muito mais em D do que em N.
Eu coloco em Neutro em congestionamentos, tipo uns 90km em 5 horas.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

motor da alavanca do câmbio

#15

Mensagem por giovane s » Seg Mar 18, 2019 4:26 pm

Miau escreveu:Pelos estudos que fiz.. Ficar acionando neutro a cada parada, é que pode causar desgaste prematuro devido a mudança ocorrida em todo sistema pra se colocar o cambio em N.

Já nos automatizados, sim.. É bom colocar em N
Na maioria dos automatizados é verdade. Alguns FIAT, VW e GM sem hill holder a embreagem só atrita com o pé no acelerador, estes não precisa colocar em N.

O importante é quem tem este problema no acionador do AL4 assinar a petição pública para RECALL.
Editado pela última vez por giovane s em Qui Mar 21, 2019 10:59 am, em um total de 3 vezes.
Responder