O que patina quando o carro está parado no semáforo é o conversor. O óleo realmente esquenta um pouco mas não muito, já que o motor está em baixa rotação. Nada que o radiador de óleo não consiga dar conta.giovane s escreveu:Algo "patina" se é a E1, F3 ou conversor de torque eu não sei, mas o óleo esquenta muito mais em D do que em N.
Eu coloco em Neutro em congestionamentos, tipo uns 90km em 5 horas.
Mudar de D para N a cada semáforo provoca desgaste mais severo das eletroválvulas de aplicação de marcha e da cinta de freio F nas embreagens da E1.
É que quando vc coloca o carro em N a árvore de entrada vai ficar girando na rotação do motor e para aplicar a 1ª marcha é necessário a ação da cinta de freio F (se não me engano F1), o que vai desgastar a cinta a cada aplicação já que ela vai ter que travar o conjunto de embreagens da E1 que estará em movimento.
Por sua vez, a aplicação do freio F vai acionar as embreagens da E1 para a aplicação da marcha e transferência da rotação do motor para o diferencial e isso vai mais desgaste.
Agora imagina quantas vezes em 5 hora e 90 km vc mudou de D para N? A cinta e as embreagens de seu cambio vão se desgastar com muita rapidez.
Veja, esse desgaste das cintas de freio e embreagens vai ocorrer naturalmente no uso normal do câmbio mas esse procedimento de colocar o cambio em N faz com que o desgaste ocorra de modo mais severo.
É muito, mas muito mais barato vc trocar o óleo a cada 30.000km do que mandar abrir seu cambio para trocar as cintas de freio e embreagens.