Xsara Pic aut 2005 Aquecimento x Ventoinha Solução

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
JOE FERRARA
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Jan 21, 2016 8:01 pm
Nome: JOE FERRARA
Localização: Rio de Janeiro
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v autom 2005

Xsara Pic aut 2005 Aquecimento x Ventoinha Solução

#1

Mensagem por JOE FERRARA » Qui Ago 18, 2016 9:15 pm

Olá Guerreiros Xsara:

Estarei narrando minha saga particular nas oficinas e descrevendo as soluções encontradas e tbm o custo envolvido. Ilustrando com fotos e mostrando a solução encontrada por mecânicos honestos (Comprei o carro em Março/2016.) Espero ajudar o Clube XsaraPicasso.
Sei que este é um tópico amplamente discutido. No meu caso, quando comprei em Março/2016 este meu primeiro Citroen (Incomparável carro realmente) a dona nunca fez uma manutenção decente, como o carro merece! pois bem, vindo pra casa após a compra o carro aqueceu por causa que a Ventoinha não armava...Parei, verifiquei o nível dágua, completei e dai segui. Pesquisei o assunto aqui e tive algumas idéias. Depois de Parar na estrada algumas vezes, Olhando preocupado aquela escala e torcendo para não subir, rsrs, levei na primeira oficina e foi trocado apenas a tampinha do reservatório água (R$ 50,00!! rsrs) o mecânico disse que a tampa dava entrada de ar, ta bom...Incopetente e desinformado infelizmente. Deixei o carro com meu amigo Mecânico Ricardo em Xerém. A primeira coisa que fez foi uma "revisão elétrica" que detectou falha no chicote e sinal queimado que ia para a Ventoinha (passou da hora de trocar). Chicote trocado, Scanner passado (Haviam diversas mensagens no Painel...) foram revisadas a circulação do arrefecimento, mangotes ressecados tbm são porta de entrada de ar, Limpou o Reservatório água, pesquisou por vazamentos. Ele adaptou um tubo diretamente do Reservatório ao Radiador (Anexo foto antes e depois), colocou liquido Arrefecimento, me explicou o sistema (Aplausos!) e a solução custou R$ 950,00. A ventuinha agora tá um furacão!
Continuarei a descrever minha SAGA em outros assuntos e soluções. O que importa é não desesperar guerreiro. Até as próximas!
Anexos
interligação do Reservatório de Agua por tubo
interligação do Reservatório de Agua por tubo
Mangueira ressecada substituída por tubo de cobre
Mangueira ressecada substituída por tubo de cobre


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Pic aut 2005 Aquecimento x Ventoinha Solução

#2

Mensagem por Miau » Qui Ago 18, 2016 9:47 pm

Opa. Não entendi muito bem essa adaptação
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
JOE FERRARA
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Jan 21, 2016 8:01 pm
Nome: JOE FERRARA
Localização: Rio de Janeiro
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v autom 2005

Xsara Pic aut 2005 Aquecimento x Ventoinha Solução

#3

Mensagem por JOE FERRARA » Qui Ago 18, 2016 11:16 pm

Boa noite André,
Fui lá fora agora e tirei novas fotos para melhor entendimento, espero que ajude.
Meu mecânico retirou a mangueira ressecada (foto post anterior) e inseriu um tubo de cobre Diâm. 1/2" numa mangueira de borracha na linha que sai do Reservatório de Água para o Radiador. Isto selou totalmente contra vazamentos ou entrada de ar.

Sds.
Anexos
Adaptação Tubo linha Radiador
Adaptação Tubo linha Radiador
Adaptação tubo linha Reservatório de água
Adaptação tubo linha Reservatório de água
Adaptação Tubo cobre Linha Radiador
Adaptação Tubo cobre Linha Radiador
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Pic aut 2005 Aquecimento x Ventoinha Solução

#4

Mensagem por rgdl » Sex Ago 19, 2016 1:20 pm

Até que a adaptação ficou honesta, mas o ideal mesmo é usar a mangueira com os conectores corretos (veja figura abaixo), embora os Picassos mais antigos usavam mangueira de borracha mesmo.

Imagem

Eu já sofri muito com sistema de arrefecimento e o que vc fez foi o certo trocando todas as mangueiras, eu troquei todas elas assim como todas as juntas e o'rings de vedação.

Pelo jeito vc encontrou um bom profissional, mas mesmo assim veja com ele se os fusíveis máxi estão em dia. um dos de 50A controla a ventoinha e quando rompe ela para de funcionar, leia esse tópico abaixo para vc entender do que estou falando.

fusivel máxi
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Inacio
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Mar 19, 2014 1:29 pm
Nome: Inacio_Henrique

Xsara Pic aut 2005 Aquecimento x Ventoinha Solução

#5

Mensagem por Inacio » Dom Jan 01, 2017 10:29 pm

Olá, estou em dúvida se abro uma nova postagem, mas como o assunto é ventoinha gostaria da ajuda dos participantes:
Meu Xzara Picasso 1.6, 2009, está fazendo um barulho irritante na ventoinha, acredito que terei de troca-la pois ela está girando fora do centro, o problema é que estou no Rio de Janeiro à 750 km de casa. Quem pode indicar um mecânico que possa fazer a troca e o local onde eu possa comprar a bendita ventoinha?
Estou em Marechal Hermes.
Desde já agradeço.
Vou postar essa mensagem em outras respostas dada a minha urgência.
Qualquer coisa pode por favor mandar no whatsaap
27 99279-7393
Responder