Vazamento de água pelo cabeçote

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Jovito887
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Ago 17, 2016 4:15 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0i 16v 2003

Vazamento de água pelo cabeçote

#1

Mensagem por Jovito887 » Qua Ago 17, 2016 4:56 pm

Olá amigos,
sou novo aqui e estou com um problema, o seguinte: eu estava dirigindo e de repente o sensor de temperatura disparou. Eu desci do carro para ver, logo vi que o reservatório de água estava vazio e que estava vazando água de uma "saída/buraco" na parte da frente (em baixo) do motor. Eu gostaria de saber: O que vai alí ? É um sensor? É um parafuso ? Já aconteceu com algum de vcs?
Segue as imagens:
QuickMemo+_2016-08-17-16-06-59.png
20160817_160426.jpg
Atenciosamente, Jovito887
PS: percebi que é rosqueado(a saida)


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Vazamento de água pelo cabeçote.

#2

Mensagem por rgdl » Qua Ago 17, 2016 5:19 pm

Essa passagem no seu motor não tem função alguma, mas nos motores 2.0 de 138CV é a passagem de gazes do escapamento que são enviados para a admissão pela válvula EGR, ai vai uma tubulação metálica que é ligada no coletor de admissão.

Está saindo água por ai por que, embora seu motor não tenha a válvula EGR, ele tem toda a previsão para sua instalação e essa bendita válvula fica no cavalo d'água e quando a junta estraga sai agua por ai.

Vou te dizer, vc teve sorte de seu motor não ter EGR se não toda essa água teria ido direto para admissão e dado um calço hidráulico no seu motor.

Basta trocar a junta que não é cara na concessionária, não compre paralelas pois elas são de papel e a original é de metal e não é cara, paguei R$ 35,00 por ela, veja a foto.

Imagem

O cavalo d'água (ou caixa de passagem de água) é essa peça metálica onde fica ligada o sensor de temperatura, e as mangueiras grossas que vão para o radiador, veja a vista explodida dele abaixo, nela o cavalo d'água é a peça indicada pela letra A e a junta é indicada pelo número 4.

Imagem
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Vazamento de água pelo cabeçote.

#3

Mensagem por rgdl » Qua Ago 17, 2016 5:34 pm

Mais uma foto para ilustra, essa foto é do cavalo d'água do meu motor, eu tive problema com a junta também. Na verdade não tinha junta como vc pode ver na foto. Observe que como o meu motor é de 138CV ele tem o tubo metálico onde o seu tem apenas o furo.

Imagem
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Algasper2
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Fev 06, 2017 12:31 pm
Modelos Citroën: XSARA PICASSO 2006 EXC 2.0 16V

Vazamento de água pelo cabeçote.

#4

Mensagem por Algasper2 » Seg Abr 10, 2017 10:04 pm

Rgdl, Boa noite,
Pode me ajudar a tirar uma dúvida com relação a esta junta.
Meu carro um Xsara Picasso automático 2.0 2005. Motor igual sua foto enviada.
Nele, o mecanico Teve que mexer nesse cavalo algumas vezes e consequentemente nesta junta.
O que está acontecendo​ ultimamente é que o carro está baixando água do reservatório e tenho de completar com mais ou menos 1 litro sempre que volto do trabalho no dia seguinte mais ou menos 100 kms rodados.
No dia seguinte é uma dificuldade enorme do carro pegar, e percebo que sai uma fumaça branca e água do escapamento. E tbem o carro morrer constantemente quando pego trânsito e preciso parar!
Minha maior dúvida? Se realmente estiver passando água por esta junta, isso pode estar fazendo o carro ter esta dificuldade de pegar? Faz ele morrer constantemente quando paro? Motor oscilando em marcha lenta? Detalhe o nível do óleo sem verifico e está OK NÃO TEM aquela borracha tipo café com leite com vestígios de junta queimada!
Por favor ou você ou quem já passou pela cotação puder me dar uma ajuda eu agradeço, pois já não sei mais o que fazer.
Muito obrigado
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Vazamento de água pelo cabeçote.

#5

Mensagem por rgdl » Ter Abr 11, 2017 3:02 pm

Cara toda vez que se mexe no cavalo d'água tem que trocar essa junta se não vai água direto para a admissão e não adianta colocar silicone. É que ela se deforma e deixa de vedar corretamente. Também tem que aplicar nesses parafusos um torque de 1,5 kgf/m para que o aperto fique por igual em todos os parafusos.

Mas considere a possibilidade de realmente a junta do cabeçote estar queimada, pois no meu também estava e eu tinha exatamente esses problemas que vc tem, inclusive demorou muito para começar a forma a borra branca na tampa do óleo, só formou mesmo depois que o motor já estava nas últimas e superaquecia que era uma tristeza.

Para matar essa charada basta fazer um teste de compressão de cilindro, se vc estiver ao nível do mar não pode dar valor menor que 158 psi em nenhum cilindro. Eu estava ao nível do mar em Maricá no estado do Rio de Janeiro, que é onde meu irmão tem oficina, no meu em todos deu valores abaixo dos 130 Psi.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Algasper2
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Fev 06, 2017 12:31 pm
Modelos Citroën: XSARA PICASSO 2006 EXC 2.0 16V

Vazamento de água pelo cabeçote.

#6

Mensagem por Algasper2 » Qui Abr 20, 2017 3:08 pm

Ola RGDL, boa tarde,

Muito obrigado pela atenção e retorno dos meus questionamentos, vou falar com o meu mecânico e pedir para ele fazer estes testes!
Mas acredito que agora deve ter queimado mesmo a junta, se antes não tinha problema, deve ter agravado em função desta junta do cavalo, poque estes dias o carro esquentou novamente e verifiquei que na tampa do oleo começou a formar a borra!

Se for fazer o cabeçote já peco pra trocar esta junta do cavalo também.
Pode me dizer, quanto você gastou mais ou menos pra trocar a junta do cabeçote com peças mão de obra e retifica do mesmo?

abçs
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Vazamento de água pelo cabeçote.

#7

Mensagem por rgdl » Sex Abr 21, 2017 8:38 am

Fica difícil eu te dar um parâmetro porque quem faz essas coisas no meu carro é meu irmão que não me cobra mão de obra e quando tem que fazer algo fora, como a retífica do cabeçote, me cobra só o custo.

Mas posso te dar algumas dicas, primeiro compre as juntas na concessionária, não vale a pena comprar paralela porque as paralelas além de ter qualidade inferior custam praticamente o mesmo. Troque as juntas do coletar de admissão também. Troque também os o'rings (anéis de borracha) do tubo metálico que encaixa no cavalo d'água, são 3 anéis.

Sobre o preço só lembro de alguns, pois não guardei as notas, mas todas as peças comprei na Concessionária Peugeot porque era próxima e também mais em conta. A junta do cabeçote comprei por R$ 88,00, a junta do cavalo d'água foi R$ 32,00, cada o'ring foi em torno de R$ 6,00. A retifica do cabeçote teve o custo para a oficina de R$ 650,00 sem troca de retentores, basicamente foi feita a limpeza, plaina e ajuste na vedação das válvulas.

Um detalhe importante é que existe uma válvula que é de troca obrigatória quando se mexe em cabeçote desse motor que é a válvula antirretorno, então vc tem que se assegurar de que essa válvula foi trocada pela retífica. A peça é nº 11 da foto abaixo o código é 023517.

Imagem
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Gandratho
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Abr 13, 2019 9:36 pm
Nome: Gustavo
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16V 2005

Vazamento de água pelo cabeçote.

#8

Mensagem por Gandratho » Ter Fev 04, 2020 1:51 pm

Eu tenho um Picasso 2005 2.0 16V automático. Começou a formar a borra somente na tampa de óleo. Na vareta está ok. Eu liguei o carro e abri a tampa. Vejo que espirra umas gotas de água lá dentro. Troquei a junta do cavalo d'agua e a válvula termostática. Monitorando o carro, andando não passa de 90 graus. sobre até 96 quando para e depois começa a baixar.. pode ser que essa junta tenha ficado mal colocada? a junta de tampa de válvula foi trocada há 6 meses. Agradeço pela ajuda.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Vazamento de água pelo cabeçote.

#9

Mensagem por rgdl » Ter Fev 04, 2020 2:11 pm

A borra que vc fala é aquele gosma amarelada?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Vazamento de água pelo cabeçote.

#10

Mensagem por giovane s » Ter Fev 04, 2020 10:07 pm

Gandratho escreveu:
Ter Fev 04, 2020 1:51 pm
Eu tenho um Picasso 2005 2.0 16V automático. Começou a formar a borra somente na tampa de óleo. Na vareta está ok. Eu liguei o carro e abri a tampa. Vejo que espirra umas gotas de água lá dentro. Troquei a junta do cavalo d'agua e a válvula termostática. Monitorando o carro, andando não passa de 90 graus. sobre até 96 quando para e depois começa a baixar.. pode ser que essa junta tenha ficado mal colocada? a junta de tampa de válvula foi trocada há 6 meses. Agradeço pela ajuda.
Quando o comando atinge o tucho respinga gotas de óleo para fora da tampa de óleo.
Se tem borra na tampa de óleo, tem no restante do motor também. Identifica em qual estágio a borra está.
Gandratho
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Abr 13, 2019 9:36 pm
Nome: Gustavo
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16V 2005

Vazamento de água pelo cabeçote.

#11

Mensagem por Gandratho » Seg Fev 10, 2020 4:08 pm

Atualizando. Hoje fui dar uma olhada e o nivel de agua baixou andando 2km e na ponta da vareta tem borra. acredito que agora ferrou.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Vazamento de água pelo cabeçote.

#12

Mensagem por giovane s » Seg Fev 10, 2020 8:36 pm

Gandratho escreveu:
Seg Fev 10, 2020 4:08 pm
Atualizando. Hoje fui dar uma olhada e o nivel de agua baixou andando 2km e na ponta da vareta tem borra. acredito que agora ferrou.
Pode até haver desgaste prematuro, mas não quer dizer que ferrou.
A luz do óleo acendeu?
Gandratho
Sem Habilitação
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Abr 13, 2019 9:36 pm
Nome: Gustavo
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16V 2005

Vazamento de água pelo cabeçote.

#13

Mensagem por Gandratho » Qua Fev 12, 2020 10:39 am

Oi giovane s. Não acendeu não.. está muito estranho.. tem "café com leite" na tampa de óleo, mas na vareta não tem mais não.. foi só uma vez. E baixa um pouco a água (estou colocando uns 150ml todo dia). O que pretendo verificar este final de semana é o resfriador de óleo. Acredito que não foi trocado.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Vazamento de água pelo cabeçote.

#14

Mensagem por rgdl » Qua Fev 12, 2020 4:25 pm

Vazamento fantasma, estou com esse mesmo problema e não consigo achar esse bendito. O meu desce mais o menos o mesmo, mas é intermitente tem dia que baixa tem dia que não.

Mas uma coisa, nunca, mas nunca mesmo, coloque água pura. Use sempre aditivo que para nossos motores tem que ser orgânico, com monoetilenoglicol e na proporção de 50% aditivo concentrado e 50% água desmineralizada.

Usar água pura acarreta a corrosão do sistema e as primeiras peças a ir embora são os benditos trocadores de calor do óleo (motor e cambio automático) e o tubo metálico que passa por de traz do motor.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Vazamento de água pelo cabeçote.

#15

Mensagem por giovane s » Qui Fev 13, 2020 6:16 pm

Gandratho escreveu:
Qua Fev 12, 2020 10:39 am
Oi giovane s. Não acendeu não.. está muito estranho.. tem "café com leite" na tampa de óleo, mas na vareta não tem mais não.. foi só uma vez. E baixa um pouco a água (estou colocando uns 150ml todo dia). O que pretendo verificar este final de semana é o resfriador de óleo. Acredito que não foi trocado.
Se não acendeu a luz do óleo, e não bate tucho está "tranquilo".
Que óleo está utilizando?
baixar tanta água não é normal, retira uma das mangueiras inferior do radiador e completa com um fluido de arrefecimento organico, pode ser um bem porcaria, só para revelar onde é o vazamento. O Rosa e o verde são os melhores de ver.
Responder