Ruído Do Motor na Cabine Rodando a 100kM/H ou +

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Edududu
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Jul 29, 2016 11:50 am
Nome: Roger
Localização: Ribeirão Preto SP
Modelos Citroën: Picasso 1.6 16v Flex 2008 Exclusive

Ruído Do Motor na Cabine Rodando a 100kM/H ou +

#1

Mensagem por Edududu » Sex Jul 29, 2016 1:34 pm

Boa tarde a todos!

Tem 8 dias que comprei o meu primeiro Citroen, uma Xsara Picasso 2008 16.16v. O carro foi de único dono, está com 80.000 km.
Antes de comprar levei a um mecânico de confiança e me recomendou a compra, está bem conservado, foi examinado também por baixo e está tudo intacto, nada com folga, vazamentos, nem o estepe rodou, o carro roda macio e silencioso enfim, fiquei bem satisfeito com a compra.

Porém viajando esta semana pela primeira vez, rodando pela Anhanguera/Bandeirantes notei um ruído forte do motor dentro da cabine e isso me incomodou bastante, é a sensação de que o câmbio é muito curto e o motor fica "urrando" pedindo marcha. Só acontece a partir dos 85km/h antes disso o silêncio é dominante, acelerei até 160km/h e percebi que entre 120/130 tem um ponto que diminui o ruído do motor na cabine.

Como nas rodovias costumamos rodar entre 100km/h e 120km/h que é exatamente dentro dessa faixa que meu carro apresenta este ruído do motor de maneira mais intensa. Ainda não procurei a origem do ruído no carro pois acredito que vou ser mais acertivo pedindo ajuda por aqui.

De experiências anteriores com outros carros que tive, acredito que seja algum calço entre o escapamento e o motor ou alguma coisa similar a isso. Mas como gosto de trocar experiências, estou recorrendo ao clube para entender as experiências de quem já conhece mais sobre o modelo para não correr risco de ser enganado por algum mecânico por ai e gastando $$ sem necessidade real.

Costumo por a mão na massa para resolver os problemas do carro pois, gosto bastante de mecânica e, tenho um conhecimento razoável por me interessar e estudar/pesquisar sobre isso também.

Procurei no fórum e não encontrei nenhum tópico sobre isso, portanto aguardo as experiências de todos para me ajudarem a resolver esse incômodo no meu carro.

Forte abraço a todos!!


Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

Ruído Do Motor na Cabine Rodando a 100kM/H ou +

#2

Mensagem por renan97ar » Sex Jul 29, 2016 4:46 pm

Infelizmente é característico nos veículos da Citroen e Peugeot que são equipados com esse motor. Isso me incomoda muito também, a impressão é exatamente essa, de que a relação de quinta marcha não é apropriada. Já pensei em alterar a relação, mas no meu caso, fui informado que perderia o piloto automático, pois a central de injeção não identificaria a marcha corretamente (C4 Hatch). Como o seu carro não tem piloto, pode ser uma opção estudar uma mudança na caixa... De cabeça, um dos poucos mecânicos que entendem e encarariam algo assim seria o Mark da MK, que fica no Campo Belo, em São Paulo. Dá uma pesquisada no google e entra em contato com eles, que eles te dão uma orientação.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Ruído Do Motor na Cabine Rodando a 100kM/H ou +

#3

Mensagem por rgdl » Sex Jul 29, 2016 5:04 pm

Infelizmente isso é uma característica desse carro, mesmo nos 1.6 dá para ouvir o barulho do motor dentro da cabine quando se ultrapassa os 3500 rpm. A Citroën falhou no isolamento acústico do cofre do motor.

Se isso é bom ou ruim depende de cada motorista, eu gosto de ouvir o ronco do motor a qualquer momento até para saber da saúde do mesmo, então isso não me incomoda muito.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Ruído Do Motor na Cabine Rodando a 100kM/H ou +

#4

Mensagem por Miau » Sex Jul 29, 2016 7:30 pm

Tb nunca me pertubou.. Até pq ouço som alto com subwoofer kk
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
matteo
Habilitado
Mensagens: 123
Registrado em: Qui Mar 19, 2015 11:41 pm
Nome: Marcos Pellegrinello
Localização: Brasília/DF
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011

Ruído Do Motor na Cabine Rodando a 100kM/H ou +

#5

Mensagem por matteo » Sex Jul 29, 2016 10:06 pm

Tenho um igual ao seu, porém ano 2011 e posso te afirmar que é uma característica do veículo...além do motor não ser uma primazia em silêncio, embora seja eficiente e robusto, tem também o fato do cofre do motor ser mal isolado acusticamente. Já pensei em eu mesmo dar um up-grade no isolamento, mas não é tão fácil como parece. Existem alguns itens, que podem aumentar ainda mais o ruído do motor, como rolamentos e polias danificados, correias velhas ou de má qualidade.
Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Re: Ruído Do Motor na Cabine Rodando a 100kM/H ou +

#6

Mensagem por Munhoz » Sáb Jul 30, 2016 2:08 am

E até coxins cansados...
CM318
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Qui Fev 04, 2016 6:51 pm
Nome: CM318
Modelos Citroën: Picasso 2011 GLX

Ruído Do Motor na Cabine Rodando a 100kM/H ou +

#7

Mensagem por CM318 » Ter Ago 02, 2016 7:42 pm

Realmente a impressão que se tem é que falta uma sexta marcha ou uma quinta mais longa, porque o motor berra, mesmo a 100 Km/h.
Um alternativa simples seriam pneus de diâmetro maior, como os 195-65-15, mas não sei se encostariam em alguma coisa, além da alteração da relação ser relativamente pequena.
Aqui mesmo tem uma espécie de calculadora sobre o quanto aumenta ou diminui o diâmetro de acordo com a medida.
luizfernandosouza
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Fev 03, 2018 2:11 pm

Ruído Do Motor na Cabine Rodando a 100kM/H ou +

#8

Mensagem por luizfernandosouza » Sáb Fev 03, 2018 2:19 pm

O meu estava com esse barulho tbm, foi só trocar o coxim hidraulico, limitador e coxim inferior.
agora nem escuto direito o barulho do motor na estrada e nem na cidade.
Responder