Xsara Picasso 1.6 16v flex 2012 vapor de gasolina

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cavallari2006
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#1

Mensagem por cavallari2006 » Dom Jul 17, 2016 5:18 pm

Sou novo aqui .
Tenho lido em vários sites e YouTube sobre vapor de gasolina , alguém já fez ? Minha nave tá fazendo 7 ou 8 na gasolina v power com 45000 km
Na concessionária me informaram para aguarda a revisão de 50000 que é mesma do c3 isso confere


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#2

Mensagem por rgdl » Dom Jul 17, 2016 8:07 pm

Existe umas estórias que não passam de lendas urbanas, essa do vapor de gasolina é uma.

Isso é igual a conversa fiada do gerador de hidrogênio, só para pegar dinheiro dos tolos.

Na prática o que se faz é bypassar os bicos injetores fazendo com que a gasolina, na forma de uma névoa, entre pela admissão de ar, ou seja, vc retira o moderno sistema de bicos injetores de ação e o substitui por um carburador improvisado, não faz sentido isso. E mais, faz o motor funcionar com mistura pobre o tempo todo, claro que isso vai ferrar com o motor.
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#3

Mensagem por Miau » Dom Jul 17, 2016 10:01 pm

Bom.. já que o papo iniciou, eu atualmente ando fazendo uma pesquisa sobre isso..

Por tudo que pesquisei, não acredito que seja lenda urbana, pelo menos sobre o vapor de gasolina..

Com a minha pesquisa, cheguei nos seguintes argumentos..

Primeiro.. como funciona a alimentação do motor..

O motor funciona com explosão. Para haver explosão, é preciso combustível(gasolina) e comburente(ar) e uma fonte de ignição(vela).

Antigamente, isso era feito através do carburador.. que aproveita a sucção que o motor faz quando o pistão está no tempo de admissão. O movimento do pistão é parecido com de uma seringa quando você está puxando o embolo, uma pressão negativa é criada(chamamos de vácuo) e o ar é forçado a ocupar o espaço criando no cilindro.

No carburador existe um bico conhecido como gicleur, que tem uma medida fixa pré calculada, que tem a função de pulverizar a gasolina no aproveitamento do vácuo. Essa gasolina pulverizada se mistura com o ar sugado, e ao chegar perto do coletor de admissão, devido ao calor do motor e ao ponto de fulgor mínimo extremamente baixo(cerca de -40 ºC), praticamente se transforma de gotículas pulverizadas para vapor, se misturando ao ar e formando a mistura estequiométrica(proporção idear de comburente + combustível para a melhor explosão).

Nesse sistema, consegue-se uma mistura satisfatória, porém há muito desperdício de gasolina no processo onde ela passa de gotículas para vapor, pois gasolina liquida não explode no motor.. é desperdiçada.

Logo chegou a injeção eletrônica que veio para substituir os sistemas carburados. Ao invés de ter um gicleur pulverizando gasolina, agora temos uma linha de combustível pressurizada, que é pulverizada através dos bicos injetores(até acho esse nome errado, deveria ser bico pulverizador pois ele não injeta nada, só libera).

O bico injetor nada mais é que um bico, geralmente com 4 saídas e 4 agulhas que vedam essas saídas.. essas agulhas são controladas por bobinas magnéticas, que as fazer retrair, liberando os furinhos.. e o combustível pressurizado acaba saindo de forma pulverizada já praticamente em cima das válvulas de admissão.

O tempo que essas válvulas permanecem abertas pulverizando combustível é chamado de tempo de injeção e é controlado pelo calculador de injeção, que considera vários sensores desde a entrada de ar até a saída de gases do escapamento.

Dentre os sensores, os principais são:

- Sensor de massa de ar(MAP ou MAF): Indica a quantidade de ar que está sendo sugada no tempo da admissão.
- Sensor de temperatura do ar: Indica a temperatura do ar que está sendo admitido, quando o ar está frio, a válvula EGR aproveita o calor dos gases do escapamento para aquecer o ar da admissão.
- Sensor Lambda: Indica se a mistura que foi queimada está rica(muito combustível/pouco ar) ou pobre(muito ar/pouco combustível)
- Sensor de referência de cilindro: Indica qual a posição do comando de válvulas para determinar qual cilindro deve receber ignição e injeção.
- Sensor de detonação: É como se fosse um ajuste fino do sensor de referência, para que a ignição(centelhamento da vela) ocorra no melhor tempo possível. Senão ela pode ocorrer quando a biela estiver antes da posição de descida.

Da mesma maneira que o carburador, as gotículas pulverizadas pelo bico injetor se transformam em vapor e se mistura com o ar.. mas também da mesma maneira, muito é desperdiçado nesse processo.. tanto que alguns motores ficam com a entrada de admissão carbonizada devido a gasolina que não evapora e se prende nas paredes da entrada de admissão.

O ideal mesmo é que fosse admitido direto do tanque, apenas vapor de gasolina, assim o desperdício no processo seria mínimo.

Isso meio que já existe na injeção eletrônica atual e é chamado de sistema de purga do cânister.

A gasolina por si só já evapora numa determinada velocidade na temperatura ambiente.. e quanto mais quente, maior é a razão de evaporação. Isso cria pressão positiva no tanque de gasolina, que começa a inchar.

Esses gases então são desviador por uma tubulação, que chega num filtro, acho que de carvão ativo, chamado de cânister. Nesse filtro, tem duas saidas.. uma onde o vapor é filtrado e lançado no ambiente, e outra que não é filtrada e vai para a válvula de purga, que é controlada pelo calculador de injeção.

Me parece que quando o carro está em baixa rotação, essa válvula é aberta e dosada em pulsos.. liberando vapor de gasolina no coletor de admissão.. Então a sonda lambda percebe através de leitura dos gases O² do resultado da queima, e o calculador de injeção entende que a mistura está rica e diminui o tempo de injeção nos bicos injetores, fazendo o carro poupar gasolina.

Porém, o tanque não consegue gerar muito vapor de gasolina quando está cheio e quando a temperatura ambiente está baixa. Já quando está vazio, pela válvula de alívio da linha de combustível, gasolina retorna no tanque de forma agitada e gera vapor.

A ideia do sistema de vapor de gasolina é:

Apresentar um tanque pequeno, de 1 a 2 litros.. onde fica com cerca de 1/3 de gasolina. Ter uma entrada de ar que saia submersa nessa gasolina. E ter uma saída no topo, onde só sugue ar misturado com vapor de gasolina.

Quando o motor cria sucção, é criada pressão negativa nesse tanque, que obriga ar fresco a entrar submerso na gasolina, o que faz a mesma borbulhar.. esse processo enriquece o ar dentro desse tanque com vapor de gasolina, e essa mistura é sugada para a admissão do motor..

A sonda vai sentir isso e o calculador de injeção vai entender mistura rica, e vai diminuir o tempo de ignição, fazendo carro poupar.

O lance nisso, é que teoricamente você não tem desperdício de gasolina nesse tanque, pois a ideia é sugar somente gases e não gotículas..

Mas os problemas seriam:

- uma forma de controlar o nível de gasolina nesse tanque de forma automática, pois ninguém quer ficar controlando isso manualmente
- lembrar que a gasolina atual contem 27% de álcool.. e como são combustíveis diferentes, cada um tem um ponto de fulgor diferente, no caso o álcool demora mais pra evaporar. Sendo assim, no processo ao longo do tempo, pode acabar gerando substrato de álcool nesse tanque.
- uma forma de controlar a quantidade sugada para a admissão, para evitar que mesmo com o tempo de injeção reduzido ao mínimo, a mistura continue rica, o que prejudica de uma forma geral todo o motor e catalizador.

Eu continuo fazendo os estudos e vou fazer um protótipo pra testar, fazendo leituras via scanner, o tempo de injeção sendo reduzido ou não, e testar a economia de combustível pela bomba do posto.

Eu chuto ai, pelos cálculos mentais que fiz, que ficaria entre uns 15% a 40%.. agora é tirar a prova.
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#4

Mensagem por cavallari2006 » Dom Jul 17, 2016 10:15 pm

Obrigado a todos , realmente são opiniões diferentes , acho que funciona , também estou a procurar artigos mais detalhados para poder implantar no carro , há alguns meses atrás existias vários kits de fundo de quintal hoje em dia já tem vários kits sofisticado e com apoio técnico para implantar mas os custos subiram também
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#5

Mensagem por Miau » Dom Jul 17, 2016 10:18 pm

pra testar, tem que ter um scanner pra fazer leitura do tempo de injeção ao regular a válvula de saída.. e achar o tempo mínimo.. senão vai dar mistura rica o tempo todo
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#6

Mensagem por rgdl » Dom Jul 17, 2016 10:58 pm

Miau, até onde vi essa estória de vapor de gasolina os bicos injetores são desligados para que o motor funcione apenas com "vapor" inalado pela admissão, como no velho esquema de carburador, na verdade um carburador improvisado e sem as peças completas como o gliceur.

Assim, pouco importa se vc vai regular o ponto de injeção ou não, a central vai dar erro de mal funcionamento da injeção por falha nos bicos (pois estão desligados) e vai acender a luz de injeção, como numa adaptação mal feita de GNV, que aliás tem um emulador de bico justamente para não dar esse problema. Então vai dar problema de mistura pobre constante.

Se carburador economizasse algum combustível não teria sido substituído com sucesso pelo bico injetor e um esquema computadorizado de controle de consumo e emissão de gases.

Para mim isso é papo, tal como o gerador de hidrogênio e o tal do moto-perpétuo.
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#7

Mensagem por Miau » Dom Jul 17, 2016 11:32 pm

rgdl, mas o caso que eu digo, não é com bicos desligados.. é somente enriquecendo mesmo o ar da admissão para a central diminuir o tempo de injeção e fazer economizar.. é bem diferente.

até é possível fazer sem bicos como você disse, mas é muito mais difícil pois é preciso ter o controle da dosagem da mistura para manter a estequiometria.. mas fica um sistema caro e difícil de fazer, similar ao GNV.

Fora isso, há implicações, pois na ausência completa de gotículas de gasolina no cilindro, perde-se a lubrificação.. também há a implicação da taxa de compressão do cilindro versus a taxa de octanagem provavelmente reduzida, o que aumenta a probabilidade de pré detonação, entre outros fatores.. Pois o álcool da gasolina também serve pra aumentar a octanagem do combustível e diminuir expressivamente a pré detonação.

mas somente o enriquecimento do ar admitido já não implica em alterações da originalidade das peças do carro, e nem provoca danos se feita da forma adequada, pois a injeção vai continuar a acontecer, só que em menor quantidade.. a ideia é fazer o calculador usar no máximo de tempo possível, o parâmetro de menor tempo de injeção, sacou?

vou montar um protótipo só pra testar o que acontece com o tempo de injeção.. vou gastar quase nada de material e posto os resultados.

A plano é obter dados de controle, usando o carro normalmente.. e depois obter dados usando o vapor adicional. Dai dá pra tirar uma média no tempo de injeção e calcular a porcentagem de economia com base no tempo de injeção..

Depois partir pra um teste de 100 km rodados e verificar na bomba a diferença..

é válido, concorda?
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#8

Mensagem por Munhoz » Seg Jul 18, 2016 12:21 am

Concordo! :ok: :)
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#9

Mensagem por cavallari2006 » Seg Jul 18, 2016 1:24 pm

VIDEO MOTOR TU5PJP4 https://www.youtube.com/watch?v=2J3uiiLW2Xg IGUAL DA MINHA PICASSO
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#10

Mensagem por gabriel_mupe » Seg Jul 18, 2016 11:11 pm

Topico interessante tbm!!
Confesso que tenho vontade de testar essas engenhocas, mas teria que ser um carro experimental ne

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#11

Mensagem por Miau » Qua Jul 20, 2016 9:21 am

então.. uma das questões é em relação ao substrato..

sabemos que tem 27% de álcool na gasolina, isso se ela não for batizada..

sabemos que o ponto de fulgor de cada um é diferente.. a gasolina evapora mais rápido..

logo, teoricamente, o tanque começa com a mistura 73/27.. a medida que a gasolina vai evaporando mais rápido, essa diferença aumenta pro lado da gasolina, que vai ficando com menos partes para partes de álcool.. até o ponto que ficaria somente álcool no reservatório.. e ai?

essa é uma das minhas preocupações, e dá pra tirar a prova disso no teste.. primeiro tirando uma amostra e checando a proporção de álcool/gasolina para ter o controle.. depois rodar e tirar outra amostra pra ver o substrato, e ver se houve alteração na proporção..

caso aconteça isso que estou prevendo, o sistema seria inútil. Pois se a ideia é economizar cerca de 30%.. e você tiver que jogar fora o substrato de álcool, daria no mesmo.. pois o álcool na gasolina representa quase 30% do que você pagou pra por no tanque.

Mas é só teoria.. temos que ver o que ocorre na prática.

Eu queria usar o ELM327 pra monitorar e registrar o tempo de injeção.. mas não achei nenhum aplicativo que exiba essa informação de tempo de injeção.

Usar o LEXIA fica meio ruim porque to sem notebook pra isso.
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#12

Mensagem por Munhoz » Qua Jul 20, 2016 10:56 am

O Torq não mostra?
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#13

Mensagem por Miau » Qua Jul 20, 2016 12:03 pm

cara, não achei essa info nele não.. achei outras relativas a consumo.. mas me interessava mesmo o tempo de injeção, que é o tempo em milissegundos que o bico fica aberto injetando
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#14

Mensagem por Riscala » Seg Out 10, 2016 6:03 am

Bom dia...
Estou instando hoje o kit de vapor a gasolina no meu xsara picasso 1.6 2009, pelo que li em vários locais na internet vale a pena e não prejudica, afinal quem quer estragar o carro né, rsrs. Mais tarde posto os dados de consumo.
Atualmente, meu carro faz 7,5 a 8.0 na cidade com alccol, espero conseguir um ganho com esse vapor de gasolina.
Até breve pessoal.
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#15

Mensagem por cavallari2006 » Seg Out 10, 2016 12:24 pm

no aguardo dos teste
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