mangueira de retorno Xsara Picasso!

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rgdl
Zumbi
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mangueira de retorno Xsara Picasso!

#16

Mensagem por rgdl » Qui Jul 06, 2017 4:22 pm

Não é assim não, a Citroën usa o esquema de refrigeração em anel, do jeito que vc fez ainda ficou liquido velho no motor.

Fazer da maneira que vc fez vai faz com que fique água sem aditivo no bloco do motor, já que como a válvula termostática está fechada não vai água com aditivo para o sistema de circuito fechado do motor.

A primeira coisa que vc tem que fazer é retirar a mangueira inferior do radiador para fazer vazar toda o liquido que está no radiador e no reservatório de expansão isso vai retirar também uma boa quantidade de líquido do bloco do motor mas não todo.

A leitura técnica que vi manda vazar o liquido do bloco abrindo um bujão quem tem nele e que fica na parte de traz do motor próximo do local de acoplamento do motor com o cambio e pouco acima do cárter do óleo. Só que é um local de difícil acesso. Então é menos problemático, embora também não seja fácil, retirar o tubo metálico que vem da bomba d'água.

Uma coisa que vou experimentar quando tiver que trocar o liquido de arrefecimento, o que vou fazer no final desse ano, e evitar toda essa mão de obra, é retirar a válvula termostática e inserir um tubo fino, desses que se usa em filtro, no cavalo d'água de modo que ele entre pelo duto metálico e vá até a bomba e sugar por gravidade todo liquido dali. Se funcionar vou postar aqui. Mas isso só dá para fazer nos motores 2.0 que tenham o cavalo d'água de metal.

Com o motor limpo e sem aditivo velho ai sim dá para colocar o aditivo novo, sendo que são +/- 6 litros de aditivo.

O procedimento de colocação do aditivo também tem seu macete, vc precisa abrir o parafuso de purga tanto do cavalo d'água quanto da mangueira de ar quente para evitar que fique ar dentro do sistema.


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
deni
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mangueira de retorno Xsara Picasso!

#17

Mensagem por deni » Qui Jul 06, 2017 7:56 pm

slayer26 escreveu:Olá amigos gostaria de saber se posso substituir aquela mangueira que vai do radiador pra o reservatório aquela bem fininha por uma de borracha ?
eu hoje fui tirar e quebrou os bicos dela, muito frágil ....
boa noite amigo tive esse problema essa semana. bati a mão na mangueira do retorno e quebrou aquele bico que vai no radiador. quando fui tirar a mangueira do reservatório ele também quebrou, porque estava ressecado. aí tive que comprar um reservatório novo e uma mangueira. (a mangueira fininha já vem com o engate rápido) mas se você for colocar a mais grossa, terá que colocar esse biquinho na saída do radiador.
famendo
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mangueira de retorno Xsara Picasso!

#18

Mensagem por famendo » Sex Dez 01, 2017 4:44 pm

Tem que retirar a mangueira de retorno e deixar a agua vazando, mas para isso, a termostática tem que abrir e para abrir, tem que deixar o motor ligado e circulando, só tem que lembrar de ligar o ar quente no carro pra que circule também a água que está dentro do radiadorzinho dele.
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