Temperatura de acionamento ventoinha C4 Picasso
-
- Curioso
- Mensagens: 264
- Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
- Nome: Rodolfo bertolucci
- Localização: São aulo
- Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009
Temperatura de acionamento ventoinha C4 Picasso
Boa noite, tinha uma dúvida sobre o acionamento da ventoinha da C4 que nunca percebia a entrada do segundo estágio e esses dias em casa resolvi acompanhar o funcionamento da ventoinha e surgiu algumas dúvidas, pois tinha impressão que demorava demais para acionar a ventoinha.
É acionado quando atinge a temperatura de 96,5ºC, dúvida que surgiu, conforme a temperatura da agua (acelerei bem) vai subindo achei que entrasse um segundo estágio, mas não entrava, fui acompanhar no Lexia e percebi que o tem um indice " Limite de velocidade do Grupo motoventilador" com unidade em % que quanto mais alto a temperatura mais aumentava essa porcetagem.
Bom minha dúvida é, o acionamento e controle da velocidade da ventoinha e feita atraves de inversor? (tinha comigo que era dois estágios de velocidade e não velocidade variavel conforme a temperatura da água).
O que eu anotei é que a ventoinha entra com 96,5ºC e 24% da velocidade e fica modulando para manter nessa temperatura (quando acelerei e mantive acelerado) quando atinge em torno de 98ºC a 37% acredito que a velocidade aumentou gradativamente, não tenho como provar, pois não tenho um estroboscopica para acompanhar, mas tive a sensação que a rotação subiu e com isso associei a % que mostra com velocidade e quando cai abaixo de 96,5ºC ela desliga.
Alguém já leu algo a respeito sobre o principio de funcionamento e controle do sistema da ventoinha da C4 Picasso ou tem algum comentário ?
É acionado quando atinge a temperatura de 96,5ºC, dúvida que surgiu, conforme a temperatura da agua (acelerei bem) vai subindo achei que entrasse um segundo estágio, mas não entrava, fui acompanhar no Lexia e percebi que o tem um indice " Limite de velocidade do Grupo motoventilador" com unidade em % que quanto mais alto a temperatura mais aumentava essa porcetagem.
Bom minha dúvida é, o acionamento e controle da velocidade da ventoinha e feita atraves de inversor? (tinha comigo que era dois estágios de velocidade e não velocidade variavel conforme a temperatura da água).
O que eu anotei é que a ventoinha entra com 96,5ºC e 24% da velocidade e fica modulando para manter nessa temperatura (quando acelerei e mantive acelerado) quando atinge em torno de 98ºC a 37% acredito que a velocidade aumentou gradativamente, não tenho como provar, pois não tenho um estroboscopica para acompanhar, mas tive a sensação que a rotação subiu e com isso associei a % que mostra com velocidade e quando cai abaixo de 96,5ºC ela desliga.
Alguém já leu algo a respeito sobre o principio de funcionamento e controle do sistema da ventoinha da C4 Picasso ou tem algum comentário ?
Rodolfo C4 Grand
- Timoteo BATALHA
- Curioso
- Mensagens: 266
- Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
- Nome: BATALHA
- Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004
Temperatura de acionamento ventoinha
Prezado, na minha experiencia é assim mesmo.
se ele entra muito rápido no 2º estágio é porque o motor esta esquentando indevidamente.
então se ele entra continuamente no primeiro estágio na faixa máxima de 97ºC e a temperatura em seguida diminiu e a ventoinha desarma, então está tudo certo.
Com o ar cond ligado direto e andando por muito tempo esta situação muda e a ventoinha entra rapidamente no 2º estágio...e isso é normal!!
se ele entra muito rápido no 2º estágio é porque o motor esta esquentando indevidamente.
então se ele entra continuamente no primeiro estágio na faixa máxima de 97ºC e a temperatura em seguida diminiu e a ventoinha desarma, então está tudo certo.
Com o ar cond ligado direto e andando por muito tempo esta situação muda e a ventoinha entra rapidamente no 2º estágio...e isso é normal!!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
2.0i 16V
2004
frente 2009
-
- Curioso
- Mensagens: 264
- Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
- Nome: Rodolfo bertolucci
- Localização: São aulo
- Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009
Temperatura de acionamento ventoinha
Amigo Batalha, ai que está minha dúvida. Tem 1º estágio e 2º estágio na C4 picasso?
A percepção do teste que fiz, que ela entra com baixa rotação e conforme vai aquecendo a velocidade da ventoinha vai subindo, ela é muito silenciosa não dá para perceber a mudança de velocidade tipo degrau e mesmo a olhando não dá, o que eu fiz para tentar notar alguma diferença esses dias foi colocar um folha de papel e observar, quando foi acionado ficou de uma forma e depois pedi para meu filho acelerar mais para aquecer e percebi que a folha após essa tocada mais forte no acelerador, a ventoinha puxou mais a folha.
Será que consegui explicar?
A percepção do teste que fiz, que ela entra com baixa rotação e conforme vai aquecendo a velocidade da ventoinha vai subindo, ela é muito silenciosa não dá para perceber a mudança de velocidade tipo degrau e mesmo a olhando não dá, o que eu fiz para tentar notar alguma diferença esses dias foi colocar um folha de papel e observar, quando foi acionado ficou de uma forma e depois pedi para meu filho acelerar mais para aquecer e percebi que a folha após essa tocada mais forte no acelerador, a ventoinha puxou mais a folha.
Será que consegui explicar?
Rodolfo C4 Grand
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2887
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Temperatura de acionamento ventoinha
Pode ser que a central de injeção do C4 Picasso gerencie a ventoinha de uma forma mais inteligente que nos Xsara Picassos, o que é bem legal, pois diminui o ruído.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- Timoteo BATALHA
- Curioso
- Mensagens: 266
- Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
- Nome: BATALHA
- Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004
Temperatura de acionamento ventoinha
É mesmo! BEm legal se for assim.
Se teu scanner mostra temperatura normal, (máxima 97ºC para inicio de operação da ventoinha) então pelo que entendo está tudo bem!
Agora se a temperatura avança os 100ºC, mesmo aumentando a velocidade da ventoinha, indica problemas de liquido de arrefecimento velho ou sujo, colméia do radiador suja, falha na bomba d'água ou ar no sistema.
Se a temperatura ficar variando de modo abrupto, indica sensor de temperatura bixado.
Com ar condicionado ligado as condições são severas o que leva a ventoinha a soprar forte depois de um tempo. (2º estágio nos Xsara Picasso).
Se teu scanner mostra temperatura normal, (máxima 97ºC para inicio de operação da ventoinha) então pelo que entendo está tudo bem!
Agora se a temperatura avança os 100ºC, mesmo aumentando a velocidade da ventoinha, indica problemas de liquido de arrefecimento velho ou sujo, colméia do radiador suja, falha na bomba d'água ou ar no sistema.
Se a temperatura ficar variando de modo abrupto, indica sensor de temperatura bixado.
Com ar condicionado ligado as condições são severas o que leva a ventoinha a soprar forte depois de um tempo. (2º estágio nos Xsara Picasso).
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
2.0i 16V
2004
frente 2009
- Miau
- Zumbi
- Mensagens: 3525
- Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
- Nome: André M
- Localização: Macaé - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
- Contato:
Temperatura de acionamento ventoinha
Talvez os C4 tenham controle de rotação na ventoinha.. Que já é outro esquema bem diferente dos xsara
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
-
- Curioso
- Mensagens: 264
- Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
- Nome: Rodolfo bertolucci
- Localização: São aulo
- Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009
Temperatura de acionamento ventoinha
Batalha, no meu caso apos ela entrar a temperatura baixa e fica modulando em 96.5C .
E faço a troca com frequência do fluído
E faço a troca com frequência do fluído
Rodolfo C4 Grand