Xsara Picasso não trava portas

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

xsara Picasso não trava portas

#16

Mensagem por Munhoz » Qua Jan 18, 2017 6:21 pm

Galera, meu irmão comprou uma Picasso 2002 e está com um problema parecido. Vamos lá:

Cenário:

1- Ao pressionar o botão do painel para trancar, o carro tranca e destranca na sequência.
2- Ao trancar com a chave na porta do motorista, o carro tranca e destranca na sequência.
3- Ao trancar com a chave na porta do passageiro, somente ela tranca e se após isso eu for na porta do motorista e trancar, o carro tranca normalmente. Ficando apenas a porta traseira direita destrancada (ela não tranca nunca).
4- Circuito do comando da chave não funciona. Deve ser substituído.

Testes:

1- Com um multímetro conseguimos identificar os fios dos conectores das portas e todas elas recebem os comandos para trancar e destrancar.
2- Testado os sensores de porta aberta e todos funcionam. Aqui fica uma dúvida, onde diacho fica esse sensor?? :think: retiramos a fechadura da porta e mesmo assim não acusa porta aberta. Percebemos que há uma condição para aparecer porta aberta no painel, onde a fechadura deve estar fechada e esse sensor tem que identificar a porta fechada.

Suspeitamos que as duas fechaduras do lado direito estão com defeito :eye:
Mas qual a probabilidade?


Só para facilitar buscas no fórum, vou deixar aqui outros tópicos com problemas similares:
Trava do Xsara Picasso 2003 EX
Circuito eletrônico da chave


Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

xsara Picasso não trava portas

#17

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qui Jan 19, 2017 9:57 am

quando a tranca de qualquer porta está aberta, não é sensor que detecta...é sinal digital de contato elétrico aberto ou fechado que viaja até a BSI...esta BSI então analisa a informação e envia respostas/informações ao painel e comanda as travas.
Aciona o fechamento automático das portas para veiculo em movimento...aquele botão de trava das portas no painel...com carro ligado segura este botão por uns 10 segundos...dará um som de alerta e aparecerá mensagem informando que o travamento automático está habilitado...
em seguida anda com o carro e verifica se o travamento das portas acontece com o carro em movimento.
Se tentar travar e abrir novamente pode ser que haja uma inversão de polaridade na fiação que alimenta o motor da tranca da porta direita, a do passageiro ...ou (também) a porta direita de trás.
Lubrifica as partes rodantes mecânicas com óleo spray e limpa os contatos elétricos com spray limpa contatos...
Verifica se a fiação que alimenta os motores das trancas foram mexidas.....se parecer que foram, inverte os contatos lá e sai novamente com o carro...se acionar o travamento, problema resolvido.
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
Kadurj
Curioso
Mensagens: 249
Registrado em: Ter Dez 02, 2014 6:10 pm
Nome: Kadurj
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v 2001 gasolina / GNV

xsara Picasso não trava portas

#18

Mensagem por Kadurj » Qui Jan 19, 2017 10:40 am

Opa... Essa do travamento automático segurando o botão de trava por 10 segundos eu não sabia.... Vou fazer assim que chegar em casa...
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

xsara Picasso não trava portas

#19

Mensagem por Munhoz » Qui Jan 19, 2017 10:49 am

Obrigado Batalha, faz sentido o que disse, vou testar.
Sobre o botão, esqueci de mencionar mas foi a primeira coisa que testei e não acontece nada. Ele não aciona o travamento automático.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

xsara Picasso não trava portas

#20

Mensagem por rgdl » Qui Jan 19, 2017 12:22 pm

Ele não aciona o travamento automático? Isso é uma pista séria a ser seguida.

No meu entender, se fosse realmente falha de sensor de porta, ou como diz o batalha, contato elétrico não dando informação de porta fechada a BSI o que ocorreria imediatamente é a informação de porta aberta na central, se isso não ocorreu é porque a BSI está recebendo corretamente a informação de que as portas estão fechadas.

Outra, coisa, eu sempre tive a impressão de que ao puxarmos a alavanca de abertura de porta não estamos realmente destravando a porta e sim mandando um comando a central para que ela destrave a porta, só depois que ao completarmos o movimento da alavanca é que a porta abre fisicamente, entende? não sei se estou sendo claro... resumindo, acho que tem um circuito, acionado pela alavanca de abertura de porta, que manda para a BSI o comando de destravamento. Se esse circuito realmente existe talvez ele esteja em curto e mandando para a BSI o pedido de destravamento.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

xsara Picasso não trava portas

#21

Mensagem por Miau » Qui Jan 19, 2017 12:34 pm

eu tenho pra mim o seguinte.. alguma das 5 travas não está funcionando ou completando o travamento.. sendo assim, o comando de trava geral não é atingido com sucesso e pra indicar isso, ele destrava o restante novamente.

uma pista é a trava do porta malas, que se não estiver bem alinhada com o gancho, pode não completar o travamento.

outra é tentar ouvir porta por porta se o travamento é efetuado, ou simplesmente tentar abrir porta por porta no segundo em que é travada.. alguma delas vai permitir a abertura mesmo depois do click de travamento, antes do click de destravamento. Acho que por ai dá pra saber qual não tá concretizando o processo.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

xsara Picasso não trava portas

#22

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qui Jan 19, 2017 1:10 pm

Munhoz escreveu:Obrigado Batalha, faz sentido o que disse, vou testar.
Sobre o botão, esqueci de mencionar mas foi a primeira coisa que testei e não acontece nada. Ele não aciona o travamento automático.
Munhoz...põe a nave em movimento e dá só um toque nesse botão de travamento das portas (no painel) pra ver se vai acionar o travamento....se acionar e abrir novamente procede o que o Miau e RGDL escreveram...Uma das trancas não esta fechando corretamente.

Quando puxamos a alavanca interna da porta, uma haste mecânica desarma um gatilho na tranca acionando um contato elétrico que envia informação à BSI de "contato aberto" o inverso acontece quando fechamos a porta....quando acionamos a trava via controle remoto ou enfiando a chave na fechadura e girando pra trancar um sinal enviado à BSI libera da BSI uma tensão/corrente que aciona um motorzim eletrico e este gira a trava de tranca. Se a tensão/corrente chega a uma portas e não consegue girar o motorzim então o contato eletrico de abertura ou fechamento não envia resposta à BSI...ai a chata da BSI manda todos os demais motores ficarem abertos.
Tem dois relés de multiplo uso ligados à BSI logo abaixo dela...se forem originais ainda são roxos Carrier de 25A. Experimente trocar o da direita. Na Citroen aqui de Boa Vista custa R$ 40,00. Um paralelo da DNI, o DNI 0116, substitui perfeitamente este Carrier e custa R$ 15,00 aqui.
O ideal é testar trocando os dois Carrier de 25A por dois novos ou dois DNI 0116.
Sugiro este teste porque suspeito que a BSI manda tensão e corrente aos mortozins de porta via fechamento de contato desses relés.
Posso estar errado, mas se estiver certo vai resolver ou eliminar os relés do elenco de possibilidades.

Se a troca desses relés não resolver, então parte pra verificar a inversão de polaridade das duas portas direitas...e o alinhamento da trava d porta malas conforme sugerido pelo Miau.
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

xsara Picasso não trava portas

#23

Mensagem por Munhoz » Qui Jan 19, 2017 1:53 pm

Timoteo BATALHA escreveu: Se a tensão/corrente chega a uma portas e não consegue girar o motorzim então o contato eletrico de abertura ou fechamento não envia resposta à BSI...ai a chata da BSI manda todos os demais motores ficarem abertos.
Pode ser hein.. pois como descrevi, se eu trancar a porta do passageiro na chave e depois no motorista, a BSI só manda o comando de trancar o que é normal. Agora se a fechadura do passageiro fica destrancada a BSI manda trancar e destrancar na sequência.

Baseado nos comentários de vocês estou pensando que:
A trava do passageiro da frente pode estar com problema no acionamento do motor e por consequência não envia a informação de trancamento à BSI.

Vou começar por ela
Vou postando os resultados, obrigado a todos!
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

xsara Picasso não trava portas

#24

Mensagem por renan97ar » Qui Jan 19, 2017 9:03 pm

Eu creio que algum dos motores de alguma das travas está mesmo ruim! Se fosse problema de sensor, a mensagem no painel e a luz interna estariam presentes. Muitas vezes dá para desmontar a fechadura e trocar somente o motor que faz o acionamento, saindo bem em conta o reparo.

Sobre não acionar o travamento automático, é porque ela não tem essa função. Travamento automático saiu nas Picassos pós agosto de 2003 (se não me falha a memória), junto com acelerador eletrônico, COM2000, buzina no volante, BSM etc.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
beatriz.mendes
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Mar 06, 2017 7:16 pm
Nome: Beatriz Mendes
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara Picasso 1.6 16v 2008

Xsara Picasso não trava portas

#25

Mensagem por beatriz.mendes » Seg Mar 06, 2017 8:26 pm

Boa noite amigos.

Gostaria que me ajudasse pois estou com um problema similar ao seu na minha Xsara, o problema do travamento das portas, que acredito ser a tal da BSI.

O defeito é o seguinte: As portas não travam, nem quando aperto o botaõ interno, e nem quando aciono na chave... Nem mesmo o travamento automático, que é quando o carro anda um pouco e trava sozinho, está funcionando.

O auto elétrico fez os testes de fuzíveis e verificou que estão todos OK...

Porém comentaram a sobre o defeito da BSI...

Liguei na Citroen e a troca desta peça sairia por, no mínimo 3000,00!!! quase desmaiei...

Se puderem me ajudar eu agradeceria!!

Abraços...
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Xsara Picasso não trava portas

#26

Mensagem por Munhoz » Ter Mar 07, 2017 12:38 am

Beatriz, o correto é levar em alguma oficina especializada em Citroen. Está em qual região de SP?
Avatar do usuário
beatriz.mendes
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Mar 06, 2017 7:16 pm
Nome: Beatriz Mendes
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara Picasso 1.6 16v 2008

Xsara Picasso não trava portas

#27

Mensagem por beatriz.mendes » Ter Mar 07, 2017 8:52 am

Bom dia Munhoz

Estamos na Zona Norte de São Paulo. Teria alguma indicação?
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Xsara Picasso não trava portas

#28

Mensagem por Munhoz » Sex Mar 10, 2017 1:57 pm

beatriz.mendes, da uma olhada aqui, tem uma lista de oficinass viewtopic.php?f=38&t=691

Galera foi resolvido o problema da trava. O defeito estava na trava dianteira direita, alguma coisa quebrou dentro e por isso a BSI não trancava o resto do carro.
Trocamos por uma usada e agora funciona tudo perfeitamente :ok:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Xsara Picasso não trava portas

#29

Mensagem por Munhoz » Ter Mar 14, 2017 2:12 pm

Update
De fato a trava traseira direita também está com problemas, travou fechada e como a trava de criança está habilitada.. me ferrei
Com mais tempo vou ver se dá pra tirar a forração da porta com ela fechada.
alexnietzsche
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Dom Ago 12, 2018 6:43 am
Modelos Citroën: Xsara Picaso

Xsara Picasso não trava portas

#30

Mensagem por alexnietzsche » Dom Ago 12, 2018 6:55 am

Caro amigo, tenho um carro q ja teve o mesmo problema, tranca e destranca, e o defeito estava na fechadura da porta traseira, tinha entrado água e o motorzinho eléctrico tinha gripado, a solução passou por comprar um fechadura em segunda mão; comprei num CENTRO DE ABATE DE CARROS em fim de vida!!!, aqui em Portugal se chama assim!, mas depois de colocar a nova fechadura ficou o sistema trava destrava electrico ficou como novo - uma dica interessante, caso a tranca da porta traseira nao abra de jeito nenhum tem um segredo para abrir, baixa os bancos e com uma lanterna ilumine a fechadura na zona do fecho e vai ver um um buraquinho onde cabe um arame/palito de metal, coloque ai e puxe para a direita ou para a esquerda e consegue abrir a porta (se consultar o manual do carro tem umas imagens elucidativas) espero q tenha ajudado, abraço
Responder