Xsara Picasso não trava portas

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Rubens Martins
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Jun 24, 2016 11:49 pm
Modelos Citroën: Picasso Exc 2.0 16v

Xsara Picasso não trava portas

#1

Mensagem por Rubens Martins » Sex Jul 01, 2016 11:04 am

Xsara Picasso ex não trava as portas traseira quando tranco a porta do motorista por fora oque pode ser se alguém poder me ajudar eu agradeço bom dia a todos


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

xsara Picasso ex 2003 2.0 16v

#2

Mensagem por rgdl » Sex Jul 01, 2016 3:57 pm

Mas vc usa o telecomando ou a chave direto?

De qualquer maneira isso pode estar ligado ao seu problema da hora que vc relatou no outro post, ou seja, pode ser bateria, pois como disse bateria ruim causa problemas esquisitos nesse carro, digo por experiência própria, porém se vc pesquisar vai ver que outros colegas do fórum também relatam comportamento estranho do carro causado por bateria ruim.

Veja se sua bateria está boa, se ela tiver mais de 3 anos de uso nem precisa testar, bateria nenhuma por melhor que seja dura tanto, com o tempo ela vai perdendo a capacidade de reter carga.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Rubens Martins
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Jun 24, 2016 11:49 pm
Modelos Citroën: Picasso Exc 2.0 16v

xsara Picasso ex 2003 2.0 16v

#3

Mensagem por Rubens Martins » Sex Jul 01, 2016 4:51 pm

Então esse carro fico um tempo parado mais de 4 meses
É a bateria veio descarregada pedi para dar uma carga na bateria e o auto elétrico falo que ela estava Boa
tanto é que bato na chave ele já pega
Mais vou fazer um teste com uma bateria nova pra ver se consigo resolver
Mais valeu mesmo pela respostas
se der certo ta falo até mais
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

xsara Picasso ex 2003 2.0 16v

#4

Mensagem por rgdl » Sex Jul 01, 2016 5:50 pm

Bateria de chumbo/ácido não pode ficar parada muito tempo, salvo se ela for do tipo estacionária. No caso as baterias de automóveis são feitas levando em consideração a agitação que o movimento do carro provoca nelas. 4 meses é muito mesmo para uma bateria nova, se nova a vantagem é que dá para recuperar, mas se ela já tiver alguns anos de uso isso é mortal.

Outra, muitas vezes a bateria está ruim mas não dá sinais evidentes disso, aparentemente ela pega carga, mas se vc for testar com um simulador de partida vai ver que a voltagem desce abaixo dos 12volts.

Nessa condição o carro dá partida, mas os equipamentos eletrônicos sofrem com a queda de tensão provocando todo tipo de erro. Como o Xsara Picasso tem muita eletrônica embarcada vc vai ver coisas do tipo que estão acontecendo no seu carro, apagar a data e etc... no meu acontecia coisa mais louca ainda, eu ligava o farol baixo e o que funcionava era o limpador do para-brisa, no alto tocava a buzina.

Isso aconteceu com a Heliar de 70A que veio no carro assim que o comprei. Na segunda vez que deu a louca no Picasso por causa de bateria foi uma Moura de 40A, fiquei 2 anos com ela até que queimou a junta do cabeçote e fiquei com o carro parado por 2 meses. O problema que o Picasso dava era diferente com essa moura, ele não dava a louca não, acho que a Heliar estava em pior estado, mas o carro apresentava constantemente o aviso de defeito motor no painel, foi só trocar a bateria que o aviso sumiu como num passe de mágica.

Tem que ver se o auto-elétrico fez teste de simulação de partida ou se ele falou que está boa só porque simplesmente ela carregou sem ter feito teste nenhum.

Mas vc pode fazer esse teste em casa com um multímetro, basta confirmar os seguites parâmetros: 1 - Voltagem da bateria tem que estar em 12,8V com o carro desligado ou valor bem próximo, 12,5V ou menos já é preocupante, 12V ou menos substitua a bateria. 2 - Ao dar partida a voltagem não pode ir abaixo dos 12V.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Rubens Martins
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Jun 24, 2016 11:49 pm
Modelos Citroën: Picasso Exc 2.0 16v

xsara Picasso ex 2003 2.0 16v

#5

Mensagem por Rubens Martins » Sex Jul 01, 2016 11:06 pm

Legal vou fazer este teste depois falo pra vc valeu
Avatar do usuário
jonatas.coelho-dos-santos
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Jun 03, 2016 10:42 pm
Nome: Jônatas Coelho
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2003/2004

xsara Picasso não trava portas

#6

Mensagem por jonatas.coelho-dos-santos » Sex Ago 26, 2016 1:10 am

Olá!
Minha Picasso apresentou o mesmo problema do Rubens Martins, mas eu já troquei a bateria do carro e do controle recentemente e não resolveu.
O meu trava no controle mas não destrava, preciso destravar na chave e mesmo assim so destrava a porta que eu coloquei a chave e o porta malas.
já rodei tudo quanto é oficina, mas o pessoal parece que não quer perder tempo procurando o problema e de cara já querem instalar uma trava pósitron... :/
Se alguém já tiver superado uma questão dessa me ajude por favor...
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

xsara Picasso não trava portas

#7

Mensagem por rgdl » Sex Ago 26, 2016 10:28 am

O ideal é passar o scanner e ver se tem algum código de erro relacionado ao módulo de alarme ou travamento das portas.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

xsara Picasso não trava portas

#8

Mensagem por Miau » Sex Ago 26, 2016 1:45 pm

Esse caso de travar e não destravar pode ser o botão do controle com o swicth ruim
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
jonatas.coelho-dos-santos
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Jun 03, 2016 10:42 pm
Nome: Jônatas Coelho
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2003/2004

xsara Picasso não trava portas

#9

Mensagem por jonatas.coelho-dos-santos » Sex Ago 26, 2016 10:53 pm

No caso do Scanner, na concessionaria eles passaram o scanner e não acusou nada, eles retiraram a BSI e me mostraram uma mancha bem pequena na placa que, na verdade não estava sobre nenhum contato, mas eles disseram que tinha oxidado a placa e isso poderia ser o problema, então recomendaram trocar a BSI. Mas achei uma solução muito cara pra um problema só de trava elétrica, cheguei pensar em colocar uma trava independente, não sei se é boa ideia, mas acho que o problema ainda não é esse...
No caso do swich, quando aperto o botão de destravar as portas ele chega a dar o comando, ouço o click do rele e as luzes piscam normalmente, só não destrava as portas.
Será que alguém sabe qual é esse rele? eu e meu pai estamos tentando identificar onde ele fica pra ver o estado dele, mas por enquanto sem sucesso...
Obrigado pela resposta rgdl e Miau... se puderem, me ajudem encontrar essa solução.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

xsara Picasso não trava portas

#10

Mensagem por rgdl » Dom Ago 28, 2016 3:56 pm

A grande maioria dos relês desse carro ficam na BSM que está no cofre do motor à direita bem onde tem o aviso para não molhar, mas não sei te dizer se o travamento de porta está lá.

De qualquer maneira tem que ver se o seu carro tem o alarme ou apenas o travamento de porta, se tem o alarme tem que olhar para ver se o alarme não está com algum problema. Lembrando que até um tempo as concessionárias instalavam o Positron e depois passaram a instalar o Lotus.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
jonatas.coelho-dos-santos
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Jun 03, 2016 10:42 pm
Nome: Jônatas Coelho
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2003/2004

xsara Picasso não trava portas

#11

Mensagem por jonatas.coelho-dos-santos » Seg Ago 29, 2016 11:25 am

O meu so tem a trava (conforto), consegui um manual da da BSI que postaram aqui no clube, mas não cosegui encontrar onde fica a parte da trava, ela é citada no manual, mas no esquema eu não encontrei, de qualquer forma desmontamos ela e olhamos pessoalmente se teria alguma avaria aparente.
O próximo passo vai ser testar a bsi de outra Picasso na minha, vamos ver no que dá, só espero que não seja ela.
depois posto aqui o resultado.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

xsara Picasso não trava portas

#12

Mensagem por rgdl » Seg Ago 29, 2016 1:49 pm

Não faz isso não!! Se vc colocar a BSI de outro Picasso no seu vai prevalecer a quilometragem mais alta, ou seja, se a quilometragem do outro Picasso for maior que a sua, o seu Picasso vai ter a quilometragem automaticamente regravada para do outro e vice-versa.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

xsara Picasso não trava portas

#13

Mensagem por Miau » Seg Ago 29, 2016 2:03 pm

bom.. pensando aqui..

se o carro entende o comando de travar e destravar.. então a BSI acho que está ok. O problema seria depois dela.. algo no caminho.

isso tá com cara de chicote/conector oxidado ou falta de aterramento.. é como se não chegasse corrente suficiente pra dar força ao atuador de trava

se todas as portas apresentam o problema, então é provável que o mal contato esteja na parte conjugada antes de distribuir pras portas.. é trabalho de investigação mesmo.. com um bom multímetro.. você pode soltar o conector que vai em cada porta e identificar o par que alimenta o atuador de cada uma.. e medir a tensão que chega lá ao dar o comando. Acredito que os atuadores sejam de 12v.. mas se algo estiver limitando a corrente.. vai chegar bem menos de 12v..
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
jonatas.coelho-dos-santos
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Jun 03, 2016 10:42 pm
Nome: Jônatas Coelho
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2003/2004

xsara Picasso não trava portas

#14

Mensagem por jonatas.coelho-dos-santos » Ter Ago 30, 2016 11:17 pm

Bom pessoal...
RGDL QUE SUSTO VC ME DEU! kkkkkkkkkk!!!
Eu só abri as mensagens aqui do clube depois de fazer o teste com as BSIs, quando vi sua msg, corri desesperado pra olhar a minha pq a outra estava com 15000 a mais que a minha, mas UFA... não sobrescreveu, acho que foi pq nós não chegamos fazer o reconhecimento da placa. Mas foi o bastante pra perceber que o problema vem realmente da BSI, infelizmente, quando colocamos a outra BSI as travas funcionaram normalmente.
Agora preciso saber se alguém faz esse tipo de reparo e se vai valer a pena, pq se não, vou ter que colocar o sistema da pósitron mesmo.

Miau, alguns desses testes que vc falou nós fizemos tb e não acusou nada.

Enfim acho que valeu a experiência, apesar do final relativamente trágico...hehehe...
Agradeço a atenção e a ajuda de vocês.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

xsara Picasso não trava portas

#15

Mensagem por rgdl » Qua Ago 31, 2016 9:52 am

Rapaz o esquema de segurança anti fraude do hodometro inclui manter a informação da quilometragem na BSI com redundância no painel. De modo que quando há divergência nos valores prevalece o maior. Vc deu sorte em não ter sobregravado

De qualquer maneira, o bom de tudo é que vc consegui achar a origem do problema.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder