Olá amigos.
Meu nome é Filipe e tenho um Xsara Picasso 2.0 16V 2002
Bem para início de conversa, possuo esse carro a 7 anos e nunca deu um problema tão grave como esse.
Fiquei 2 horas preso no trânsito e meu carro sempre apresentou temperatura normal..mais do nada o computador de bordo informou que a temperatura estava alta e pediu para parar o carro...
Fiz isso, deixei o carro esfriar e logo em seguida completei a água e vi tb que a ventoinha não funcionava, levei a um mecânico que efetuou a troca do motor da ventoinha e funcionou blz....fizemos os testes e ela armou na temperatura correta. Dez minutos andando com o carro a temperatura alevou e ferveu novamente.
Acredito que possa ser a junta que queimou..
Mais ai, quais dicas vocês me dão e valor médio de preço.
E o que fazer pós serviços
Aquecimento no motor
- Munhoz
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Tem alguns tópicos sobre junta e cabeçote já, da uma pesquisada que da para ter uma ideia de peças, mão de obra e valores no geral.
Boa sorte com o carro!
Boa sorte com o carro!
- Timoteo BATALHA
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Aquecimento no motor
Filipe!
Espero que já tenha resolvido essa!!
Porém, antes da junta de cabeçote estourar houve a causa do superaquecimento! E aparentemente não era a ventoinha, pois depois de trocada o problema voltou!
No teste que fez após trocar a ventoinha, a temperatura da água estava na faixa dos 40 graus pois o motor esfriou durante a troca da ventoinha...já em trabalho a temperatura da água varia entre 80 a 97 graus com o acionamento variável da ventoinha...aí superaqueceu de novo!! Isso mostra uma incoerência do sensor de temperatura ou válvula termostática travando fechada.
Se estás a sete anos sem ter problemas, então troca logo estes dois - válvula termostática e sensor de temperatura.
Tive experiência de mesmo com válvula termostática nova, superaquecer...e era o sensor de temperatura bichado...
Se teu mecânico disser que não precisa da válvula termostático, não cai nessa não!!! É barato e necessário para o bom funcionamento do sistema.
Se após trocar estes dois, persistir o problema, então parte pra trocar os três relés de controle da ventoinha...se tiver grana troca logo os três...se não, tem que testar pra encontrar qual deles está com problema.
Agora se já estourou a junta do cabeçote, inclua a troca da válvula termostática e do sensor de temperatura...e teste os relés pra ver se precisa trocar algum!
Espero que já tenha resolvido essa!!
Porém, antes da junta de cabeçote estourar houve a causa do superaquecimento! E aparentemente não era a ventoinha, pois depois de trocada o problema voltou!
No teste que fez após trocar a ventoinha, a temperatura da água estava na faixa dos 40 graus pois o motor esfriou durante a troca da ventoinha...já em trabalho a temperatura da água varia entre 80 a 97 graus com o acionamento variável da ventoinha...aí superaqueceu de novo!! Isso mostra uma incoerência do sensor de temperatura ou válvula termostática travando fechada.
Se estás a sete anos sem ter problemas, então troca logo estes dois - válvula termostática e sensor de temperatura.
Tive experiência de mesmo com válvula termostática nova, superaquecer...e era o sensor de temperatura bichado...
Se teu mecânico disser que não precisa da válvula termostático, não cai nessa não!!! É barato e necessário para o bom funcionamento do sistema.
Se após trocar estes dois, persistir o problema, então parte pra trocar os três relés de controle da ventoinha...se tiver grana troca logo os três...se não, tem que testar pra encontrar qual deles está com problema.
Agora se já estourou a junta do cabeçote, inclua a troca da válvula termostática e do sensor de temperatura...e teste os relés pra ver se precisa trocar algum!
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Aquecimento no motor
É importante avaliar também a tampa do reservatório do radiador, ela tem prazo de validade e costuma dar problema na valvula. Veja que no Youtube tem alguns videos falando sobre essa tampa,
abs
Rodrigo
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Bem observado Rodrigo, muitas vezes o carro "ferve" e é essa tampa.